Halo infinite mostra bem como é irrelevante referir-se o número de pessoas que já jogaram o jogo. E muito menos se não pagaram por ele!

Em Janeiro a 343 Industries anunciava que o jogo tinha atingido os 20 milhões de jogadores. Mas no entanto, durante a semana da parte da manhã, na Europa a realidade é outra, e é quase impossível arranjar-se um jogo. Sendo este um jogo f2p e ofertado no Gamepass, isso mostra que os números divulgados de adesão a jogos como este, pouco interesse tem!

Os relatos vindos de jogadores de Halo que referem que o jogo, na Europa, está basicamente morto nas manhãs dos dias de semana são bastantes. Uma situação que revela como é irrelevante quando se vem anunciar que um jogo atingiu X milhões de utilizadores.

A realidade é que quando a 343 Industries anunciou em Janeiro que Halo tinha atingido os 20 milhões de jogadores, a reação imediata foi: Só?

Halo é um porta estandarte… um jogo que não só é um dos jogos mais conhecidos da Xbox, como igualmente um dos grandes jogos existentes. E nesta versão não só ele está gratuito, sendo um jogo Free 2 Play, existente na Xbox e PC, como tambem está incluído no Gamepass. E nesse sentido, 20 milhões de jogadores está longe, muito longe, de ser um número impressionante.

Seja como for, 20 milhões de jogadores são sempre 20 milhões de jogadores… Ou será que não?



Na realidade não. O que a Microsoft refere é o número de jogadores que já entraram e jogaram Halo, mas não os jogadores que estão a jogar Halo. E sendo este um jogo gratuito, ter 20 milhões de contas criadas, não é nada de extraordinário. E até é fácil de se acreditar que essa pessoas não se limitaram a testar, mas que jogaram, por algum tempo, o jogo.

Mas a realidade é que 20 milhões de contas/jogadores, não é o mesmo que 20 milhões de jogadores ativos… e muito menos jogadores ativos em simultâneo.

Halo está em queda… O jogo foi lançado sem conteúdo, e nem sequer a segunda temporada o salvou, pois as queixas de que o conteúdo foi pouco e que há uma espera muito grande para o próximo conteúdo adicional. estão a fazer cada vez mais pessoas largarem o jogo.

Ao ponto de o jogo estar, atualmente considerado morto em certas horas do dia:

Não só as queixas de conteúdo persistem, como há outras queixas. Lag, grande tempo de espera para encontrar jogos e… dessincronização.



O problema da dessincronização está a desesperar os jogadores, particularmente no modo melee, onde com alguma regularidade os golpes não são registados pois a posição do jogador no ecrã e no servidor não estão sincronizadas, sendo que se torna num caso que requer correção rápida.

Mas no entanto, quando questionada a 343 industries sobre o assunto, a resposta é:

Halo Infinite’s melee desync isn’t being fixed because devs have been allocated elsewhere.

Basicamente ou a 343i não está a dar conta do recado, ou Halo está com tantos problemas que a equipa tem os dedos todos ocupados a tapar buracos. A realidade é que sempre que há queixas esta resposta da 343i está a ser dada, e a tornar-se comum.



24 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
8 de Julho de 2022 8:43

Nada mau para um jogo que levou 9s e 10s!
A Microsoft e os seus “números”…

Sparrow81
Sparrow81
8 de Julho de 2022 10:17

Nem o próprio Phil Spencer valoriza os jogos do Xbox. Lembro que um tempo atrás tava uma discussão no Twitter que enquanto a galera reclamava de Halo, só se via o Phil on-line jogando Destiny! Se isso não é desrespeitar totalmente a fanbase de Halo e os fãs de Xbox não sei mais o que possa ser.
Agora Phil e Aaron estão lá, mamando Cory e Santa Mônica, falando que estão ansiosos para jogar GoW Ragnarok em novembro, enquanto o que prometeram pra novembro no Xbox foi adiado e o ano inteiro o console da MS vai passar sem UM jogo first party sequer! O SS/SX foi o pior lancamento da história em termos de jogos (ZERO) e é o pior início de geração da história de um console em se tratando de jogos exclusivos. Ainda tem gente que defende esses dois incompetentes demagogos! Se a Microsoft respeitasse os fãs de Xbox, esses dois senhores já estariam na rua faz tempo!
Só falta alguém me chamar de fanboy pela minha revolta de como esses senhores levam a divisão xbox na brincadeira… Impressionante! Acordem!

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
8 de Julho de 2022 12:31

André, estou com um series S e estou curtindo o console,msm sabendo de suas limitações. O Gamepass é bem legal, mas… Não tem como discordar de ti! O Aaron eu ainda entendo, pq ele é pago para criar hype, etc… Porém, o Phil Spencer está se mostrando tão útil como buzina em avião para liderar esses estúdios. Há gente talentosa lá? óbvio que sim, mas Matt Bootty e Phil Spencer são terríveis na gestão de estúdios. A MS em boas mãos, poderia atropelar qualquer empresa se tivesse competência, fazendo AAs e AAAs de muitíssima qualidade, mas nas mãos desses caras, a tendência é ser somente promessas, dependendo de bons jogos da Bethesda e futuramente a Activision. Muito pouco pelos investimentos que a MS fez e possivelmente ainda fará e tbm pela grana que ela tem.

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
8 de Julho de 2022 12:46

Edson, não nego minha preferência por PS, e reconheço as vantagens de Gamepass, sobretudo pra nós brasileiros, mas minha crítica ao Xbox em grande parte é justamente pelo marketing e pela falta de uma verdadeira guerra onde se quer nos jogos esmerados.

A MS tem tanto dinheiro e ao invés de contratar talentos e trazer coisas grandiosas, fica a comprar grandes estúdios pra tirar jogos da concorrência.

Sobre o Aaron nem tem o que falar, há vários comentários tóxicos e pouco inteligentes em diversas ocasiões. Sobre o Phil é um fanfarrão igual a esse Jim da Sony.

Eu não torço contra Xbox, torço pra que ofereçam concorrência sadia e de muita qualidade, trazendo jogos memoráveis com os quais os fãs e novos jogadores possam se deslumbrar.
FH, por exemplo, é um jogo lindo e divertido, e embora eu ache que abusem um pouco ainda na frequência do jogo, aquilo é a MS no seu melhor, quero mais coisas como aquilo. O que a MS faz hoje, no geral, não se justifica pelo dinheiro que ela tem.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
8 de Julho de 2022 13:02

Juca, quanto ao Aaron, não discordo de nada do que vc diz, mas ele é pago provavelmente para ser escroto assim msm, entendeu? Os outros, não devem estar fazendo o que deveriam estar, ao contrário do “gordinho do flame” Sr Aaron Greemberg. Quanto a talentos, ela os tem, mas os não os usam como deveriam e isso é nítido.

Juca
Juca
8 de Julho de 2022 12:18

Sobre esses marketings fajutos e até mesmo do uso de vendas como marketing, não sei nem o que comentar.
Isso não me atrai num jogo, seja de que produtora ou plataforma for.

Sobre Halo MP e outros jogos f2p, penso que a melhor chance deles é ser multiplataforma. Sim, Halo MP no PS e Nintendo ou mesmo mobile, seria uma saída interessante pra reativar o game e tentarem ganhar tempo pra ajustar o modelo, que certamente é o de vender cosméticos e temporadas, e se possível usar outras mídias pra tentar criar a cultura Halo (gibis, desenhos, mini-jogos além da série da Paramount) pra novas gerações conhecerem e manter empolgar os usuários (mas quem sou eu pra ensinar algo a MS).

Last edited 2 anos atrás by Juca
Cherokee Bill
Cherokee Bill
8 de Julho de 2022 12:55

Mais uma manhã e mais uma matéria sobre Halo. Obviamente falando nada de bom dele. Acho que o dia que verei algo positivo em um parágrafo sequer de todas as matérias de Halo que já li aqui será o dia que o inferno vai congelar.
Sabia Mário que alguns comentários de outras pessoas em fóruns BR se referem o tal PC daqui não como Personal Computer mas como Playstation Console.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Cherokee Bill
8 de Julho de 2022 13:33

E já que não tem argumentos pra rebater o artigo do Mário, você resolveu avaliar o mesmo com 3 estrelas e escreveu esse textinho aos prantos, né! Nada de novidade.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Andrio
Andrio
Responder a  Cherokee Bill
8 de Julho de 2022 13:38

Inferno congelar? Ragnarok is coming 🫣🥶❄️

Juca
Juca
Responder a  Andrio
8 de Julho de 2022 14:05

🤣

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
8 de Julho de 2022 13:46

Quando os 20 milhões foram anunciados, o jogo tinha 2 meses de lançamento e uma quantidade de jogadores ativos bem alta, figurando no top 3 dos jogos mais jogados da Xbox Live, aliás ficou em primeiro por bastante tempo. 20 milhões de pessoas terem interesse por um jogo em 2 meses é um ótimo número. Não vamos colocar steam em discussão, Halo assim como Gears of War, nunca foi um jogo popular no PC, principalmente por todo o design de comandos desenhado para o controle do Xbox. Os jogadores de PC dos fóruns não gostam de como o jogo funciona no teclado e mouse. Mesmo assim, o lançamento do jogo foi ótimo na Steam,
Jogos de sucesso como COD não tem 20 milhões de jogadores ativos em um mês, o número de jogadores hardcore que mantém uma frequencia alta de partidas é muito menor, ainda mais hoje quando se há tantas opções de jogos, e com tanto conteúdo.
A maioria das pessoas nos fóruns fala muito bem do Halo Infinite, do gameplay, da campanha e até do multiplayer, mas são jogadores que já encerraram o ciclo com o game. Vocês entendem muito bem como é isso, vocês estão a umas duas geraçoes seguidas encerrando o ciclo com os games de Playstation em um fim de semana por que não tem conteúdo para ir além, e nunca vi ninguém por aqui reclamar.
O desafio do Halo Infinite não é ser um bom jogo, isso ele já é, e foi reconhecido por isso. O desafio é manter o jogadores em uma época em que existem vários jogos na disputa, e de empresas que colocam estúdios inteiros à trabalhar só naquilo.
Hoje é difícil competir com COD Warzone, a Activision tem um estúdio inteiro, do tamanho de um estúdio de jogos AAA do Playstation, ou de uma Coalition, apenas trabalhando continuamente no conteúdo desse jogo. Existem mais outros 4 estúdios, de mesmo tamanho, apenas trabalhando nos próximos CODs. A mesma coisa sobre Destiny, a Bungie é maior que a Naughty Dog, e toda a força do estúdio atuou em Destiny 2 por anos, e ainda assim o fluxo de lançamentos foi difícil no início. A Zenimax Online é um estúdio de mais de 500 pessoas, totalmente separado da Bethesda e que está a anos trabalhando apenas em TES Online.
A Rockstar é o maior estúdio existente e não são capazes de manter o fluxo de conteúdo do Red Dead Online, e nem de combater os cheaters. Também não estão lançando mais nada relevante no GTA Online e mesmo assim, ainda nem vimos a cara do GTA 6.
Jogos online vivos hoje não são como antigamente, onde bastava apenas ter alguns mapas e manter os servidores que os jogadores se divertiam sozinhos. O pessoal precisa de mais conteúdo, senão se movem aos concorrentes. A 343i não trabalha apenas no Halo Infinite, eles mantém o MCC e já começaram a próxima parte da campanha, chamada The Endless, um nome que faz sentido pra quem jogou. É por isso que dependem da Certain Affinity par criar conteúdo no multiplayer.
Vocês vão entender isso agora que a Naughty Dog vai para o GaaS. Daqui a uns 2 ou 3 anos, vão existir artigos aqui a defender que a falta de conteúdo no Factions é por que a Naughty Dog não pode colocar toda a força do estúdio apenas no multiplayer, por que eles precisam manter o legado e público do single player.
Halo tem legado no single player, sempre teve, o maior motivo da crítica ao Halo 5 foi justamente terem reduzido o single em prol de uma enxurrada de conteúdos no multi.
A impressão que fica, é que sempre existe uma busca de um motivo para criticar o que vem do Xbox, e Halo é o alvo preferido. Primeiro foi os gráficos que eram feios. O jogo saiu, teve a campanha elogiada e foi muito bem nos reviews. Então o alvo virou pro multiplayer. E o pior, é ver as críticas vindo de pessoas que não são o público desse modo. Por exemplo, o Mário quando eu o tinha adicionado na Xbox Live a alguns anos, tinha 2 partidas do multiplayer do Halo 5, dois anos depois do lançamento.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
8 de Julho de 2022 14:42

Eu acho que seus argumentos são bem válidos, mas vale lembrar que a 343i não é um estúdio pequeno e nem lançaram um Halo do dia pra noite.
CoD um líder da indústria e assim como Fortinite é difícil medir por esses parâmetros, mas cara se o objetivo de um jogo é ser um F2P não tem lógica não preverem um bom fluxo de atualizações pra manter o interesse e fortalecer a comunidade. Isso é óbvio ao se ver o MP de Halo ser lançado como um F2P. Sim, todo jogo tem seu ciclo, e sim é esperado picos em lançamentos do jogo e novidades dele, mas se um jogo nesse modelo não mantém interesse a culpa é só de quem o produziu, é muito difícil pensar em algo diferente pra justificar.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Julho de 2022 15:57

Eu acho que “foi”, Mário, talvez até o 4, mas a MS não soube alimentar o seu público, e talvez sobre Halo, hoje viva da esperança daqueles fãs de outras épocas ainda o idolatrarem incondicionalmente, mas as coisas não são mais assim no geral.

O GoW da Sony precisou se reinventar após o Ascention, e muita coisa da Sony ficou pelo meio do caminho, as coisas são assim mesmo, não dá pra viver só de passado e se for pra manter sempre viva a chama em algo é preciso alimentá-la direito.. Quantas vezes o Mario da Nintendo não se reinventou e se reinventa até hoje?!?

Halo foi sucesso por muitos motivos, dentre eles talvez o de maior marketing da história para um jogo. Halo Infinity, do modo como saiu, nem tentou ser novidade e seu conteúdo mostrou-se bem finito e a proposta não foi condizente com a intenção.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Julho de 2022 19:39

É esperar agora que ele não selecione “fanboys” de nenhuma parte e que sejam pessoas esclarecidas sobre os pontos positivos e negativos de tamanha aquisição.

Ewertom
Ewertom
8 de Julho de 2022 15:51

Eu aconselho experimentar o jogo quem tiver oportunidade.Um game muito bom que tem sim problemas ,mas no geral supre as falhas encontradas.Jigabilidade refinado e fluida e um enredo sensacional.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Julho de 2022 3:15

O jogo tem uma campanha fluida e com muito acrescimo a ser implementado ao longo dos anos,eu mesmo não defendo isso,mas se assim o fizerem compro o conteudo completo.Sobre a parte on-line concordo plenamente,falta muita coisa e para ontem,tiveram e tem problemas tanto no desenvolvimento quanto pós que precisam ser corrigidos,mas como falei para mim o que vale é a campanha e essa ta sensacional,não entendo uma vez voce citou uma mulher que trabalhou no Halo 4 e seu excelente trabalho e elogiou que a Sony a contratou e o que tu achou do Halo 5 com jogabilidade fenomenal e a ascensão da Cortana,ponto de continuação direto do 4 como fã qual a queda citada pelo desinteresse.Curiosidade

error: Conteúdo protegido