O hacker continuou a hackar mesmo depois de a policia lhe ter confiscado o portátil.
O jovem de 18 anos que hackeou a Rockstar libertando o trailer de GTA 6 arruinou a sua vida! Este foi condenado a confinamento hospitalar para toda a vida!
Mas o motivo não foi exatamente o hack da Rockstar, mas sim a prática continuada de hacks.
O jovem estava sobre proteção policia após ter sido identificado como sendo o responsável pelos ataques e roubos de dados da Nvidia e da BT/EE, sendo que este estava num hotel sob vigilância e acompanhamento policial até poder ser julgado.
Mas nesse entretanto, com a ajuda de um smartphone, um Amazon Firestick e a Tv do hotel este atacou a Rockstar.
O resultado foi que, pela irresponsabilidade do ato, foi considerado como mentalmente instável e incapaz, sendo condenado a prisão perpétua em um estabelecimento hospitalar.
Basicamente… o jovem arruinou a sua vida!
Diga-se de passagem que não espero que os responsáveis pelo ataque à Insomniac tenham melhor sorte caso sejam detectados e capturados. Ali não há a prática repetida, mas há um hack de grandes dimensões que poderá ter causado um prejuízo de largos milhões, e certamente que a Sony não vai deixar a coisa morrer, com uma investigação personalizada e paralela à do FBI.
A punição desse pessoal precisa ser exemplar, como de qualquer bandido comprovado, do contrário, servirá para inspiração ao surgimento de outros, já que o banditismo vira algo “cool”, e heroísmo a lá Robin Hood.
Tenho lido várias notícias a respeito e quase nenhuma diz o mais importante sobre o hacker, que é ele sofrer de autismo severo. Como tal fazer dele um exemplo não deverá ser o mais correto.
“Médicos consideraram Arion incapaz de cumprir pena em prisão comum devido ao seu autismo severo. Durante sua custódia, o hacker foi considerado violento, com dezenas de relatos de ferimentos e/ou danos materiais.
Segundo apuração da BBC, uma avaliação de saúde mental utilizada no tribunal alegou que o membro do grupo Lapsus$ “continuou expressando a intenção de retornar ao cibercrime assim que possível” e que ele é extremamente motivado.
Arion Kurtaj foi considerado como um grande risco para sociedade por seu desejo aliado à suas habilidades de cometer cibercrimes. Ele foi condenado a cumprir sua sentença em um hospital seguro pelo restante de sua vida, ou até que as autoridades da saúde não o considerem mais um perigo para a sociedade.”
https://www.espn.com.br/esports/artigo/_/id/13024131/gta-6-hacker-vazou-trechos-gameplay-condenado-internacao-hospitalar-tempo-indeterminado
Obrigado pelo complemento.
Boas.
Independente dos problemas individuais de cada um, nada justifica ações criminosas. Essas ações, sejam quais forem, precisam ser punidas senão a sociedade poderá se comparar a selva ou ao Brasil.
O diagnóstico e o grau de autismo aí já fez inclusive com que se adequasse o tipo de punição ao criminoso, agindo como atenuante (do meu ponto de vista), no futuro, possivelmente ele deverá ser reavaliado pra ver se há condições de ser reintegrado a sociedade.
Mas assim, ele a princípio conseguia ter relações sociais com outros membros do seu grupo hacker, e sendo autista (em grau severo), presume-se que em algum momento deve ter tido supervisão familiar ou mesmo ter tido acompanhamento médico do sua situação especial… De qualquer forma, independente de atenuantes, se é crime, precisa pagar. Todo cometedor de crime precisa ser condenado exemplarmente, sob o risco de outros problemas sociais decorrentes, isso não significa aumentar a pena acima do necessário ao tipo de crime, nem de desconsiderar a questão humanista da coisa. Punir exemplarmente é fazê-los pagar como criminosos que são conforme a lei e restituir danos causados a terceiros.
O ataque a imsoniac não parece ter sido feito por um script kiddy como esse ataque da T2. Parecem estar em outro nível.