Há placas gráficas à venda com GPUs falsificados.

Os gravadores de metal a laser facilitam a falsificação.

Se pretendes comprar um GPU usado, e caso não lhe possas fazer um benchmark, certifica-te que não só o mesmo tem a caixa original, como, idealmente, a fatura de compra (mesmo que fora da garantia).

O motivo é que o mercado de GPUs usados está a enfrentar um aumento de fraudes. Com o boom da mineração de criptomoedas há um excesso de stock de placas gráficas usadas para venda, e é aqui que surgem alguns esquemas para enganar os compradores que incluem a troca de módulos de memória danificados, colocação por meio de soldas artesanais de GPUs usados em placas novas, e até a venda de placas sem alguns componentes.

Segundo a Northwestrepair, uma loja de reparações que recebeu o que seria uma nova placa gráfica ASUS RTX 4090 TUF, numa inspeção mais detalhada percebeu que o GPU rotulado como AD102 era na verdade um GA102 (o usado nas RTX 3080 Ti). Para esta falsificação o chip foi raspado e feita uma nova gravação a laser sobre o mesmo. E para além disso, alguns dos módulos de memória foram alterados, e pelo menos um dos supostos módulos GDDR6X de 2GB eram na realidade chips de 256MB.

Fica por isso o alerta.





1 Comentário
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
14 de Julho de 2024 10:38

No Brasil a coisa é pior ainda, há lojas de grande popularidade ( que tem nome de um multiplicador seguido de shop) vendendo essas placas “remarcadas” como novas.

error: Conteúdo protegido