Há mais utilizadores PlayStation com Xbox do que Xbox com PlayStation?

Numa resposta aos reguladores, a Microsoft fala em percentagens de utilizadores Playstation com Xbox, e utilizadores Xbox com Playstation… Mas trabalha com números especulativos!

Na sua resposta a quesitos dos reguladores, a Microsoft refere o seguinte:

Gamers often multi-home across gaming consoles: Gamers who multi-home simultaneously own more than one gaming console. Multi-homing gamers who already own an Xbox are not impacted by a withholding of Activision content from PlayStation and/or Nintendo. They are unlikely to “abandon” their PlayStation or Nintendo console and instead simply purchase the exclusive content for their Xbox console. This severely reduces any impact on rival platforms and further hinders Microsoft ability to foreclose rivals. Third-party data procured by Microsoft in the ordinary course of business suggests that at the very least [20-30]% of PlayStation 5 users also owned an Xbox Series X/S and [X] also gamed on a PC. These metrics are as of December 2020 and are likely to have [X] at the time of this submission.

E mais à frente lê-se ainda:

Microsoft regularly procures third-party data from NPD on console cross-ownership in the USA. The latest available data from NPD shows that in the fall of 2020, ca. [20-30]% of PlayStation 5 users also owned an Xbox Series X/S whereas [10-20]% of Xbox Series X/S users also owned a PlayStation 5. The same data also suggests that [] of PlayStation 5 and Xbox Series X/S owners also plays on their PC. The difference in share of cross-owners across consoles is likely to be explained by the ongoing semiconductor shortage caused by the COVID-19 pandemic and the fact that PlayStation 5 has witnessed a higher excess demand compared to the Xbox Series X/S. As the latest available data refers to the very beginning of the console generation, Microsoft expects the share of multi-homing console gamers to have increased materially over the course of the past months

Traduzindo a parte que nos interessa para este artigo, a Microsoft estima que 20 a 30% dos utilizadores de Playstation 5 tambem possuem uma Xbox séries X/S, mas do lado da Xbox, apenas 10 a 20% dos utilizadores Xbox série X/S possuem uma Playstation 5.

Estes valores, foram obtidos, segundo a Microsoft, por questionário.



In the context of a survey, Microsoft has asked gamers which of their consoles is their “favourite” to play on. Generally, gamers that multi-home across consoles have reported to prefer their PlayStation over their Xbox More specifically, in response to the question: “Of the consoles you play games on, which one is/was your favourite to play on?”, [60-70]% of gamers owning an Xbox and a PlayStation have reported their favourite console to be a PlayStation – [30-40]% PlayStation 4, [20-30]% PlayStation 5, [10-20]% Xbox Series X, [10-20]% Xbox One. Of the gamers owning all three consoles, [40-50]% have reported their favourite console to be a PlayStation – [30-40]% PlayStation 5, [10-20]% PlayStation 4, [10-20]% Xbox Series X, [10-20]% Nintendo Switch, [10-20]% Nintendo Switch OLED, [0-10]% Xbox One, [0-10]% Nintendo Switch Lite.

Basicamente diga-se que estas conclusões são, para mim, chocantes, por diversos motivos.

Apesar de os valores não me chocarem (afinal e Sony vende mais, o que demonstra maior preferência), o primeiro motivo que me choca é estar-se a usar como prova… Um mero inquérito. Do qual não se refere a dimensão da amostra e a qualidade da amostra. E estes são dados super relevantes pois resultados de inquéritos todos os conhecemos, nem que seja da altura das eleições, e sabemos o quanto eles, salvo à boca das urnas, se podem afastar da realidade.

Repare-se que são referidas margens de erro muito grandes, como PS (20 a 30%) e Xbox (10 a 20%), o que abre aqui margem para valores como PS 30% e Xbox 10%, mas igualmente PS 20% e Xbox 20%, ou seja, quotas iguais.

Segundo motivo, o facto de se catalogar as pessoas que optaram conscientemente pelas duas consolas em simultâneo como sendo ora de um lado, ora de outro, de acordo com a consola em que preferem jogar. Ignora-se a disponibilidade de jogos, suporte, gostos, e uma enorme série de fatores que levam a que qualquer pessoa tenha uma preferência, para forçosamente catalogar pessoas que pretenderam ter os dois produtos, como sendo ou da PlayStation ou da Xbox.

Sendo este um mero inquérito, ignora-se aqui a possibilidade de, pura e simplesmente, haver respostas falsas, com pessoas a afirmarem possuírem duas ou mais consolas, quando na realidade isso não acontece. O que basicamente nos atira de novo para o ponto 1, e o facto de se apresentar este tipo de dados tão voláteis como prova.

Porque não, a catalogar estas pessoas para um dos lados, algo de que discordo, não o fazer pela consola que compraram primeiro? Seria uma métrica tão boa como qualquer outra, e apesar de igualmente falível, se calhar mais indicadora da tendência do utilizador, mas aqui ignorada.



A realidade é que nem Sony, nem Microsoft, possuem dados de uso reais sobre as consolas rivais, e devido a isso torna-se basicamente impossível saber-se ao certo qual consola o utilizador usa mais. Será que um utilizador que prefere a consola Y, mas que, por um motivo ou outro, divide o seu tempo entre ambas, se pode catalogar como sendo alguém com a consola Y como principal?

Basicamente, a meu ver um utilizador PS com Xbox acaba por ser exatamente o mesmo que um utilizador Xbox com PS. Basicamente alguém que procura o melhor dos dois mundos! Daí que a métrica de utilizadores com mais do que uma consola acho-a válida. Já o catalogar essas pessoas da mesma forma que as que só tem uma consola, é algo que acho pouco correto e que só esperaria ver num mundo como os das consolas onde se confunde preferências (algo que forçosamente existe) de pessoas que apenas procuram jogos, com ser alguém de um dos lados da barricada das guerras das consolas, que também tem a consola da concorrência.

E note-se de forma clara que ter apenas uma consola pode não demonstrar preferência pela mesma, pois muitas consolas são de menores que não decidem o que vão receber, assim como a compra pode ter sido condicionada por custos ou por disponibilidade, ou mesmo amizades.

E daí que não me choca que, com empresas a pensar desta forma, que não seja possível os média dizerem seja o que for, sem serem catalogados.



20 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
30 de Novembro de 2022 9:59

O único compromisso da MS é argumentar em prol de fazer acontecer a aquisição. Todas essas informações são coisa do ITDC (Instituto tirei de lá)! 😃

Livio
Livio
Responder a  Juca
30 de Novembro de 2022 12:01

Deixa de fake news, essas informações foram da DDMC(Dados Da Minha Cabeça) 😛

Juca
Juca
Responder a  Livio
30 de Novembro de 2022 12:06

O impressionante é dizer que mais gente no PS5 tem SX que no SX tem PS5, se são a mesma coisa, eles querem dizer o quê, que o SX vendeu melhor que o PS5 já que pra quem tem SX a percentagem que representa também ter PS5 é menor!?!?! Anedótico o negócio! 🤣

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
30 de Novembro de 2022 15:47

Eu vejo essa informação da MS bem contraditória, pois:

Segundo dados no VGChartz, o PS5 tem 26,49M unidades vendidas e o Series S/X tem 18,66M em vendas, se 30% de quem tem PS5 tem um Series então temos:
1- 7.947.000 donos de PS5 tem um Series S/X

Pegando os 20% de donos de Series que possuem um PS5. temos:
1- 3.732.000 donos de Series que possuem um PS5.

Caso a aquisição da Activision seja aprovada e a MS torne o COD exclusivo da plataforma Xbox ela tem o potencial de tirar 7.947.000 usuários da plataforma PS (assumindo que esse total são de pessoas que jogam COD – Se a MS pode usar dados de não sei onde eu também posso usar). Logo com esses números a MS não pode alegar que com a aquisição ela não irá afetar a concorrência

Não duvido que haja esse número de pessoas com os 2 consoles, é estranho visto que o catálogo dos Series também está no PC.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Novembro de 2022 17:35

Eu creio que a MS pensa que está a falar com reguladores que vivem na bolha dela, ou salvo hipótese, a eurogamer está errando na tradução do documento enviado à CMA, pois são tantas alegações que é de ficar chocado.

Alegar que tantos % dos dnos de PS5 tem um Series só reforça que há a tendência dela tomar essa % caso ela adquire estúdios de jogos multi que fazem sucesso no PS e torne estes jogos exclusivos do Xbox.

A outra alegação de 1 semana atrás, que diz que a Nintendo não é voltado para a família, que lá tem mais jogos adultos que o Xbox e que para justificar utiliza jogos multiplataformas é de rir.

A do Elder Scrolls que agora será exclusivo porque é um jogo de média escala, tão interessante um jogo de média escalar ter uma versão VR e chegar a fazer parte do bundle.

Quanto mais eles inventam alegações, mais vão sendo ridicularizados.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Novembro de 2022 21:12

O eterno conflito entre parecer fraca para poder adquirir mais e parecer forte porque tem dinheiro…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
1 de Dezembro de 2022 19:37

Vgchartz? Esquece! Esses caras erraram em 10 milhões de Xbox one a mais na geração passada.

Juca
Juca
Responder a  Livio
30 de Novembro de 2022 12:11

🤣

Netto
Netto
30 de Novembro de 2022 10:32

Eu sou player PS e tenho um XSX e Swtich pra companhia

Juca
Juca
Responder a  Netto
30 de Novembro de 2022 10:52

A questão é que estatísticamente parece uma amostra pouco realista. Uma “pesquisa” que pega só quem quer responder pode não dar uma real dimensão da situação.
É óbvio que há uma percentagem de gente com mais de um console ou também com PC.

Edson Nill
Edson Nill
30 de Novembro de 2022 10:38

preenchedores do questionário: Brad Sams, Cost, Klobrille, Duffy, Chief do ex xbox mil grau, Aaron Greenberg, Alex Bataglia dentre outros.rsrs

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
30 de Novembro de 2022 15:49

Viste o novo trailer do Mario? Tem referência a Smash e ao Kart, ao menos!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
30 de Novembro de 2022 22:04

Sim, achei espetacular, irmão! O DK surrando o Mário foi engraçado demais!

Hennan
Hennan
30 de Novembro de 2022 12:03

Não tenho ideia de qual o número real, mas por lógica tem mais gente com ps5 e series do que o contrário. Simplesmente porque é mais fácil e barato comprar um Series S do que um PS5. Se não tivesse um bom PC, já teria feito o mesmo. Já vi várias vezes Series S por menos de 1k. Some ao gamepass. O investimento não é tão alto.

Pedro Martins
Pedro Martins
30 de Novembro de 2022 14:30

OFF: Esse artigo e outros que li ao longo da semana a respeito dos jogos concorrendo ao jogo do ano me pensar o furdunço que é comprar Xbox para jogar Forza, Halo e Gears of Wars todo ano

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Pedro Martins
30 de Novembro de 2022 22:05

Todo ano? Antes fosse, pois Gears e Forza Motorsport estão alguns aninhos sem serem lançados!

Sparrow81
Sparrow81
30 de Novembro de 2022 15:49

Microsoft a cada dia se enterra com ps reguladores. Isso não tem nem lógica! Amadorismo puro!

error: Conteúdo protegido