A Intel tem vindo a ser massacrada com falhas de segurança nos seus processadores. Já a AMD, apesar de usar a mesma arquitectura, tem passado incólume ao lado das mesmas.
Nos últimos tempos várias falhas de segurança graves em processadores, como o Spectre e o Meltdown, que tem afectado, acima de tudo, os processadores da Intel.
Estas falhas nunca são situações desejáveis, e a imagem da Intel foi bastante beliscada com estes problemas, tendo a AMD beneficiado com isso.
Para piorar a coisa, numa altura em que a Intel tem os Ryzem da AMD a arrasarem com as suas performances e a preços mais competitivos, eis que é conhecida mais uma falha de segurança grave nos processadores Intel.
O nome desta falha é SWAPGSAttack, e afecta os processadores da Intel fabricados depois de 2012. É um problema de hardware, que coloca em causa a segurança dos sistemas, mas que, felizmente, pode ser resolvido com patches no software.
O nome SWAPGSAttack, surge da instrução SWAPGS que é usada para aceder a zonas de memória protegida, o que quer dizer que este é um problema na linha dos anteriores, e que assenta nas instruções de execução especulativa. Ao que tudo indica, basicamente este ataque contorna as protecções de software até ao momento criadas para o Spectre e o Meltdown, expondo-os.
Os testes até ao momento realizados mostram que aparentemente os processadores AMD e ARM não são afectados.cado através da Internet. Ainda assim, requer inegavelmente o máximo de atenção dos utilizadores.
Felizmente, apesar de o problema só ter sido agora revelado ao público, a Intel deveria ter conhecimento dele, pois a Microsoft tem já um patch para ele. Isso quer dizer que se tem um processador intel devem atualizar o windows de forma a tapar esta falha. O Linux e o macOS possuem já, de forma natural, uma protecção ao tipo de ataques a que este SWAPGSAttack é vulnerável.