A noite de ontem foi fértil em dados novos sobre as novas consolas, seja na forma de dados concretos sobre a PS5, bem como rumores sobre ambas as consolas. No lado da Xbox os rumores são relacionados com tecnologia AMD ainda por lançar. Mas o melhor… o melhor é o rumor sobre o Navi.
NOTA: Artigo com correcções de dados anteriormente imprecisos na parte do rumor da Navi.
Apresentação PS5
Começando por dados concretos, eis novas novidades sobre a PS5. Estes foram dados divulgados pela Sony, numa apresentação em que falou da sua consola.
O primeiro dado é exactamente a demonstração que Cerny fez do jogo Spider man, e onde vemos o jogo a correr na PS4 Pro e na PS5, com os ganhos nos tempos de Loading.
Sony’s official video comparing performance of PS4 Pro vs next-gen PlayStation pic.twitter.com/2eUROxKFLq
— Takashi Mochizuki (@mochi_wsj) 21 de maio de 2019
Como se pode ver, os ganhos são gigantes. Basicamente não há cargas, e tudo corre basicamente de forma sequencial. É realmente algo impressionante!
A Sony falou do SSD, mas igualmente que planeia tornar a PS4 num servidor de streaming. Este é um dado interessante e cujos planos da Sony para a consola queremos ver mais desenvolvidos.
A cloud faz claramente parte dos planos da Sony, e isso está bem presente no slide de cima.
Os dados já referidos sobre a consola foram expostos no slide de cima, mas sem serem apresentados grandes dados. Os 8K, mesmo representando um uso com uma qualidade menor, estão em cima da mesa.
Additional comments from Jim Ryan:
– Investing in 1st party. 13 studios around the world.
– Plan to expand through organic growth or acquisitions
– Progress in creating titles with post launch revenue streams (E.g. MLB add on content) https://t.co/OmryYYqjc3— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) 21 de maio de 2019
A Sony pretende ainda expandir a sua rede First Party, seja pela expansão dos estúdios, ou pela aquisição de novos. A aposta em conteúdos adicionais que possam dar futuras receitas será também uma aposta.
Ficamos também a saber que GOD OF WAR passou os 10 milhões de cópias vendidas.
Rumores PS5
Passemos agora aos rumores sobre a PS5. E convenhamos que se este rumor não tem fundamento, ele é tecnicamente dos mais avançados que alguma vez vi.
Irei tentar em futuros artigos analisar os chips aqui referidos, mas numa olhada rápida as memórias da Samsung parecem-me GDDR6 e DDR4 e não HBM. Mas este é um devkit prematuro e não final.
As NANDs que constituem o disco SSD serão TH58LJT2T24BAEG da Toshiba, com um controlador topo de gama, o PS5016-E16 da Phison (note-se como curiosidade o facto do seu número de série começar por PS5).
Este controlador consegue debitar leituras superiores a 4 GB/s, com a marca a esperar atingir os 4.8 GB/s, sendo por isso o mais rápido actualmente existente.
Rumores Xbox
Os rumores Xbox são como de costume. Metem tecnologia que é desconhecida ao barulho e como tal tornam-se difíceis de contrariar.
Segundo o rumor, a gama de consolas Xbox Scarlett, usará GPUs VEGA. Segundo ele o Navi é exclusivo da Sony, e como tal a Microsoft teve de se virar para outro lado.
O GPU escolhido foi então o Vega 20 que equipa o Vega VII, mas com uma suposta grande novidade. Os seus CUs serão baseados nos CUs da futura geração de GPUs da AMD, os Arcturus.
Esta é uma situação complexa de ser analisada.
Para começar, a exclusividade do Navi pode ser real… mas é duvidosa!
Depois o Arcturus… Bem, o termo surgiu pela boca de um funcionário da AMD, mas este veio depois a publico referir que o nome Arcturus não dizia respeito a nenhuma arquitectura, mas sim a um GPU específico. Daí que esta insistência no Arcturus como uma arquitectura, neste momento, tem pouca sustentação.
Aliás, custa a crer que estando a AMD ainda sem ter a Navi comercializada, com os Devkits da Sony, segundo dizem, a serem Vega, esteja já com protótipos da geração seguinte funcionais para devkits. Convêm não esquecer que o nome Arcturus surgiu da captura de ecrã de um suposto devkit.
Basicamente, como de costume, estes rumores Xbox são difíceis de contrariar ou de confirmar. Mas tudo soa a estranho! Agora depende do que é realmente o Arcturus, e do nível de alterações que ele traz, pelo que não podemos dar o rumor como falso ou verdadeiro
Rumores NAVI
A melhor parte deixamos para o fim! Os rumores da Navi!
Bem, são rumores, e podem ser aldrabice. Mas a serem verdade a Navi é realmente revolucionária, e mudará radicalmente os GPUs da AMD.
Pois bem, o rumor surgiu num tweet entretanto apagado, mas ele dizia respeito ao Navi 10 que a AMD anunciou que será o primeiro a ser lançado.
Estamos a falar de um GPU que terá 2560 shader processors, e que todos, como é norma no GCN, associaram a 40 CUs.
Pois bem, este GPU terá efectivamente 2560 shader processors… e 40 CUs…
A diferença é que não na forma como os conhecemos!
Por norma o GCN possui 4 Shader Engines, sendo que cada um pode levar até 16 CUs, criando assim um limite de 64 CUs. E a ideia que as pessoas fizeram foi que estariamos perante um GPU com 4×10 CUs activos.
Pois bem… segundo o rumor, isso não é verdade! O navi não terá 4 Shader Engines (SE), mas sim… 8
Sim, 8 Shader Engines, o que quer dizer que, a ser verdade o rumor, seria de se pensar que a Navi poderia aumentar o limite teórico de CUs para 128, mas pelos vistos as restrições dos 64 CUs mantêm-se, sendo que ao usar 8 SE, cada um fica limitado a 8 CU.
Este Navi 10 com 2560 Shader Processors, não terá então 4×10 Cus, mas sim 8x5CUs.
O rumor refere que esta Navi trabalhará com 2 SIMD com um máximo de 32 CU cada pelo que a Navi lidará com 32 threads de cada vez. As anteriores gerações lidam com 4 SIMD com 16 threads cada. Há uma diminuição no número de SIMD, mas o hardware responsável pela atribuição de tarefas pode agora encher ambos os SIMD com apenas dois ciclo de relógio, ao passo que antes o mesmo requeria 4. Há uma vantagem clara de poupança de ciclos de relógio no processamento mais intenso.
Uma suposta vantagem derivada da capacidade de processamento dos CU, é que o seu aproveitamento passa a poder ser muito superior. Para processamento paralelo, as capacidades de resposta do GPU sobem bastante, apesar de não ser claro se isto se traduz num real ganho uma vez que o número de SIMDs diminui. A AMD aposta numa solução de largura e não potência bruta, algo que os GPUs Nvidia sempre fizeram, pelo que quem sabe se não é desta que a AMD iguala a Nvidia? Pelo menos o racio de shader processors, TMUs e ROPS fica ao nível do que as atuais Turing apresentam.
O que parece evidente do esquema de cima, que não é ainda confirmado, é que ao se duplicar os SE, e com cada um a ter um processador de geometria e rasterização, essas capacidades basicamente dobram face aos designs anteriores do GCN, tornando o GPU extremamente virado para o débito de pixels, e como tal altamente dedicado a jogos.
Como desvantagem, tudo isto vai requerer drivers optimizadas e maduras, que neste momento dificilmente existem. E da mesma forma os devkits actuais, por não terem hardware Navi, não conseguem, de forma alguma obter as performances do hardware final, emulando a situação com os Vega, o que quer dizer que caso este runor se confirme, tudo o que possa ser dito nesta fase sobre a performance da PS5 será errôneo.
Basicamente, isto explicaria como é que os benchmarks que apareceram da Navi a 1 Ghz conseguiram competir com uma Vega 56. E tiraria as dúvidas de uma vez por todas: A Navi pode ter raizes GCN, mas é um GCN radicalmente diferente e uma nova arquitectura.
Esperemos que a AMD fale da Navi em breve… este é um rumor suculento!