Há dias em que nada corre bem… Mas nos casos em questão, dado que a mensagem que se tenta passar é falsa e deturpada, a situação era de esperar… E a vergonha… acaba por alcançar quem tenta fazer-se passar por sério.
Há situações na guerra das consolas que são vergonhosas, mas que por vezes são acompanhadas de acontecimentos que dão clara vontade de rir.
A questão é que a Xbox tem um exército de “astrofurfers” que actuam a seu favor. São pessoas que inventam as mais diversas histórias, sejam a favor da Xbox, seja contra a Playstation, e fazem-nos, por muito que isto choque, com o apoio da Microsoft.
Um dos exemplos, é o Snr ColtEstwood, um youtuber e pessoa activa no Twitter, que não só é apoiado pela Microsoft, tendo recebido uma consola por parte da empresa, antes do seu lançamento, como já teve alguns nomes de relevo da Microsoft no seu podcast RDX que faz em colaboração com outros conhecidos fanático da marca, como o Dealer, o Dee Batch e o Tim Dog.
Always a pleasure Colt, nice to see everyone getting excited for launch.
— Aaron Greenberg 🙅🏼♂️💚U (@aarongreenberg) October 7, 2020
Durante a presente semana Colteastwood e outros fanáticos combinaram dedicar o seu tempo a um conjunto de novas situações, que se citam:
- Que a Xbox é atualmente lider de mercado.
- Que devido ao Gamepass o futuro da Sony é sombrio.
- Que a Xbox vai comprar a Kojima productions
- Que a Xbox iria adquirir a Square Enix
- Que a PS4 e a PS5 estão condenadas a um dia se tornarem injogáveis pelo facto de usarem pilhas
Vamos analisar tudo o que este conjunto de fanáticos espalharam durante as últimas semanas, e como os acontecimentos desta semana lhes destruíram a narrativa!
Ponto 1 e 2 – A XBOX É ATUALMENTE LÍDER DE MERCADO e DEVIDO AO GAMEPASS O FUTURO DA SONY É SOMBRIO
Infelizmente os tempos em que a Xbox lutava lado a lado com a PS5 parecem ter ficado para trás. No entanto tal não impediu que a narrativa usada fosse quem devido ao Gamepass, a Xbox era atualmente líder de mercado, e que em consequência da atividade da Microsoft, o futuro da PS5 era agora bastante cinzento. Nada de anormal dada a enorme quantidade de alarvidades que sai da boca destes senhores de forma constante e regular.
Este tipo de situações chega a ser chocante. A quantidade de informação falsa que um grupo de pessoas, nas quais se incluem estes senhores e muito outros, criam em torno da Xbox e Playstation deveria ser algo que deveria ter consequências para os mesmos.
Mas felizmente durante a passada semana houveram várias situações que vieram a público que desmantelaram esta onda de contra informação que estava a ser criada:
A primeira notícia foi que a Playstation 5 bateu um novo recorde… Um recorde que já era seu, mas que agora é renovado aos 5 meses de vida, sendo a consola que em toda a história vendeu mais unidades nos EUA nos seus 5 primeiros meses após o lançamento.
Quanto à liderança da PS5 nos restantes mercados mundiais, nem é preciso dizer grande coisa, pois o único grande mercado onde a discussão sobre qual a consola que vende mais ainda existia era o Norte Americano, o território natal da Xbox, e onde a consola da Microsoft está igualmente a perder terreno, mesmo com a tão apregoada e anunciada como arma derradeira que vai derrotar a Sony, o Gamepass.
E o mais interessante de ser referido é que isto está a ser um valor obtido em plena pandemia, e com enorme dificuldade de a Sony repor Stocks.
Como segunda notícia relevante para derrubar toda a estratégia que estes senhores estavam a colocar em prática, surge o já esperado relatório financeiro da Sony, onde a empresa apresenta um resultado histórico recorde em toda a sua existência, com receitas de 22.83 mil milhões de dólares.
Note-se que esta é a receita da divisão Playstation e da divisão Playstation apenas. Não a receita global da Sony, e torna a Sony naquela que deverá ser a segunda empresa do mundo ligada aos videojogos, mais lucrativa, apenas superada pela chinesa Tencent, e com valores que superam em quase de 2x as receitas estimadas da Xbox (e aqui há apenas uma estimativafeita pelos especialistas pois a Microsoft não revela as receitas da Xbox de forma direta, sendo que o que a Microsoft anuncia são as receitas da sua divisão de Personal Computing que inclui não apenas a Xbox, mas igualmente as vendas de hardware PC, Surface e Windows OEM)
Eis os valores que retiramos directamente dos relatórios financeiros das três marcas de consolas.
Basicamente, não só se torna claramente falso que a Xbox seja líder de mercado, como é igualmente falso que o futuro da Sony seja atualmente sombrio.
Ponto 3 – A Microsoft vai comprar a Kojima Productions
Mais uma narrativa apregoada à boca cheia… e baseada na seguinte imagem:
Segundo estes senhores, o facto de Phil Spencer ter o boneco que é o logotípo da Kojima Productions, na prateleira, e ao lado do logo da Xbox, significava que a Kojima Productions iria ser adquirida.
Mas eis que esta semana, Mark Cerny dá uma entrevista, e…
Basicamente a conclusão imediata é simples: O Kojima enviou a estatueta para todos…
Ponto 4 – A Microsoft vai comprar a Square Enix
Aqui teremos de ser correctos. Este foi um rumor da Xbox, sim, mas tambem apareceram alguns tweets na internet que punham a possibilidade de a empresa poder ser adquirida pela Sony.
Basicamente este é um ponto onde ambas as “task forces” dos dois lados se degladiaram. Daí que temos de deixar claro que neste ponto a derrota foi para os dois lados.
E isso porque a Square Enix emitiu o seguinte comunicado:
Basicamente a situação poem fim a qualquer rumor. Não só a Square não equaciona ser comprada, como não recebeu qualquer proposta de compra.
Ponto 5 – A PS4 e a PS5 estão condenadas a um dia se tornarem injogáveis pelo facto de usarem pilhas
Nos últimos dias foi dado a conhecer que a PS4 apresenta um problema causado pela sua pilha interna. Segundo o relato, a consola usa a pilha para sincronizar os trofeus, pelo que agora, com o lançamento da PS5, e com as PS4 a não terem tanto uso, a descarga da pilha causa um erro na consola que impede o seu uso, e que só é reparado com a sua ligação online.
Ora este é um problema que requer solução, até porque certamente os servidores não vão existir para sempre, e nesse sentido a consola, mais cedo ou mais tarde, poderá vir a ter problemas com este erro por não ter onde se ligar e corrigir a situação.
E sabe-se agora que a PS5 tambem usa pilha, pelo que o problema irá persistir com ela.
A solução definitiva para o problema, um dia que alguma destas duas consolas deixe de ser suportada, passa por uma alteração ao firmware que impeça a sincronização de trofeus.
Ora isto não é, e nem será tão cedo, um problema sem resolução, ou sequer um problema de peso. Mas no entanto os fans da Xbox não entendem a coisa assim, e pegaram na situação para as suas propagandas.
Assim, quando foi dado a conhecer que o problema também se estendia à PS5, a situação teve uma resposta:
A ideia passada era que a PS5 era literalmente uma bomba em contra relógio que deixaria de correr os jogos.
Mas eis que o autor da mensagem inicial dá a conhecer algo mais:
Basicamente aqui é dado a conhecer que o problema da PS4/PS5 também se estende às Xbox One e Xbox séries. E isso quer dizer que essas consolas terão, mais cedo ou mais tarde, o mesmo erro que as consolas da Sony. A grande diferença é que se a consola da Sony tem uma correção manual que é possível de ser aplicada, as Xbox não a tem.
E torna-se então engraçado ver a diferente postura face à situação.
Basicamente a PS5 era uma bomba em contra relógio… mas quando a coisa afeta a Xbox é apenas algo que a Microsoft tem de remediar.
As coisas engraçadas que a vida tem…
Gente “doente” existe dos dois lados, digo dois porque a malta da nintendo parecem ser os únicos que compram uma consola exclusivamente para jogar.
somente o lado do xbox tem isso ai, validação oficial da Marca.
do mesmo jeito que somente xbox tinha “xbox milgrau” no brasil.
vc acha que o Greeberg indo gravar podcast com esses caras não é a MS validando o que eles fazem na internet?
Pode ser que tenha dos dois lados. Mas aqui no Brasil a grande repercussão de um canal tóxico chamado Xbox Mil Graus era sobre a doutrinação de acéfalos da marca Xbox. Como falei, pode ser que haja do lado da Sony, mas a nível da repercussão deste canal do sr. que se auto entitula Chief? Isso não vi. E o problema é que as pessoas são muito vulneráveis a lavagem cerebral e levadas a pensar pela cabeça de outros. Eu até entendo quem tenta manipular os outros porque esses sempre ganham algo com isso. Já quem é manipulado só serve mesmo de bucha de canhão e mais nada.
Infelizmente o que dizes é verdade… Vi e ouvi coisas vindas do Brasil que nem sequer imaginei possíveis. Ameaças de morte, racismo, pessoas ameaçadas de estupro, pessoas despedidas, e tudo porque a comunidade Xbox nesse país é provavelmente a mais tóxica do mundo. Ao pé dessas situações este Colt Eastwood é um anjinho.
mas pelo visto o Colt tá indo no mesmo caminho, pode até ser um anjinho agora, mas se a MS continuar a dar corda ele ficará a nível do falecido mil grau
Apesar de ser membro da comunidade fã de Xbox, este senhor Colte não me representa ou agrada. Ao invés de aproveitar seu alcance e posição privilegiada para contribuir ativamente com a comunidade, exigindo melhoras e mudanças que são necessárias, fica espalhando asneiras por aí, que no fim acabam se voltando contra ele. E parece que ele não aprende, pois sempre acaba voltando com mais asneiras.
Fanatismo existe em todo o lado, e para piorar ainda tem pessoas que acreditam em tudo o que vêm na internet.
Eu optei pela série X porque já tenho uma coleção de jogos digitais jeitosa desde a 360 e essa é realmente a maior vantagem em relação á PlayStation, mas que pelo visto também estão a trabalhar nisso.
As marcas, sejam elas quais forem não merecem a nossa lealdade, elas existem para fazer dinheiro e como tal elas só são leais á nossa carteira.
Apesar de este site ser mais inclinado pra PlayStation no que toca a consolas, também é justo dizer que não se deixam cegar e analisam as coisas com a cabeça e não com o coração.
O site em si não é mais virado à PlayStation (já os leitores… Terei de concordar). A questão é que o site não vai em engodos de marketing e como isso é uma aposta regular da Microsoft, a consequência é que essa imagem pode passar.
Me desculpe a franqueza Mario, mas o site é sim virado para o Playstation, e muito virado, os leitores que você adquiriu,é só um reflexo dessa escolha de lado, pode conferir por você mesmo, vai lá na aba de pesquisa do seu próprio site e pesquisa por XBOX, vai até Janeiro e pesquisa a quantidade de artigos positivos e negativos sobre as novas tecnologias do XBOX, e depois pesquise por Playstation, e faça um comparativo, a diferença é enorme, e dada essas situações podemos tirar duas seguintes conclusões, ou o XBOX é um fracasso tecnológico imenso que não merece atenção alguma, ou você simplesmente escolheu ignora-lo. Existe algum problema nisso ? claro que não, o espaço aqui pertence a você e pode muito bem decidir sobre o que quer escrever, porém ao fazer isso gera um efeito negativo, isso torna o ambiente hostil para fãs de XBOX, mas enfim, é só um desabafo mesmo, e uma pena por que esse é sem dúvida um dos melhores sites técnicos focados em game na língua portuguesa e poderia estar ajudando a difundir informações verdadeiras sobre ambos consoles que se permite dizer as duas são excelentes ofertas e merecem o mesmo tratamento.
Hummm… Tu queres dizer que um site português onde a PS5 tem a maior quota de mercado e onde a Xbox quase nem tem representatividade ter mais notícias da PS do que da Xbox é ser parcial?
Eu entendo que ser parcial seria nem a abordar…
Já quanto aos chamados artigos positivos e negativos, eu não sei bem o que isso é. E se chamas negativo noticiar situações reais ou expor situações que não são o que se pintam de algo negativo ou positivo, então creio que estás a apontar o dedo ao sítio errado.
Ainda recentememte critiquei a Sony pelo fecho prematuro das lojas, e critiquei também o voltar atrás que foi apenas um reconhecer de um erro que nem deveria ter existido… Referi ainda um problema com o SDR da PS5.
Mas sobre a Xbox, nos últimos tempos, como algo que nem é bom, nem mau, mas algo factual, só me recorda de notícias que o Dolby atmos teria de ser pago à parte na compra dos phones, algo que abre um precedente mau…
Isto desde o dia 1 de Abril… 3 notícias menos abonatórias e de critica para a Sony, uma que até considero como meramente fatual para a Xbox…
Noutro período de tempo poderás ter outros valores e noutro outros ainda diferentes. Andas a escolhe-los de acordo com as necessidades?
“tu queres dizer que um site português onde a PS5 tem a maior quota de mercado e onde a Xbox quase nem tem representatividade ter mais notícias da PS do que da Xbox é ser parcial?”
Perfeito, ao menos você assumiu de maneira clara e cirúrgica que o site é sim parcial e virado ao Playstation e explicou tbm o por que dessa postura, e faz sentido….
Estás a confundir o conceito de parcialidade e imparcialidade com outras coisas.
A única coisa que pode levar alguém a considerar este website como parcial são os inúmeros artigos de desmistificação sobre as tretas que fanboys como o senhor do artigo criam e espalham. Sejam contra a PS5, o que leva a artigos sobre a PS5 que aparentam ser a favor, ou sejam pró Xbox o que leva a artigos Xbox que aparentam ser contra.
Isso sim… Isso pode levar pessoas que não nos leiam e lhes deixem encher a cabeça a pensar isso. Mas se são pessoas com cabeças onde lhes moldam as ideias assim facilmente também não creio que consigam acompanhar os artigos deste website pois apesar de ser elogiado por saber explicar as coisas, eles não deixam de ser técnicos.
De resto o selecionar de notícias menos relevantes (e não as relevantes pois essas eu cubro-as sempre que posso) que são mais do agrado do mercado onde me inspiro chama-se apenas gestão. Parcialidade seria se escondesse factos ou notícias relevantes para conseguir algum objectivo.
PS: Ignoraste o facto que só neste mês há três notícias de crítica à Sony.
Ser parcial é o que o carinha da DF faz, quando um jogo roda melhor no Xbox está tudo ok, quando roda melhor no PS5 o jogo tem um bug no Xbox ou finaliza dizendo que no PC é melhor, senão analisa modo foto e compara fps.
Falando em modo foto nunca mais fizeram isso…. a chacota deve ter sido grande!
Mário, não quero ser desrespeitoso e só quero dar minha opinião e em minha visão sinto que mesmo sem ser intencional, você acaba dando mais atenção para as notícias do PlayStation, até por ser uma marca mais popular no seu país e a maioria do seu público preferir PlayStation, pois um exemplo foi você noticiar sobre a Sony ir fazer jogos para Smartphones, enquanto não vi ser noticiado várias notícias da Microsoft sobre o Xcloud e tipo, isso pode ser até intencional, mas acontece.
Francis… Eu publico uma notícia por dia…
Como compreendes a não ser que não haja nada de realmente relevante para falar, essas pequenas coisas, muitas delas, que considero mera informação, ficam de lado.
A notícia da Sony nos smartphones foi uma notícia de menor interesse para “encher espaço”, e uma as notícias do dia, no dia em que a escrevi. E sim as notícias são escritas vários dias antes e com notícias desse dia. Se passar dificilmente há repescagem a não ser que no dia seguinte não haja nadinha que entenda ser relevante.
Entendo Mário, até errei no meu comentário, pois eu quis dizer que você pode não ter tido a intenção de fazer mais notícias sobre o PlayStation e para ser sincero, eu não vejo problema se você focar mais nos assuntos ou plataformas que são mais populares no seu site (e até vejo que o canal já foca mais nos consoles do que nos PCs), até porque o site é seu, mas claro que é legal deixar isso claro. No mais, também vejo que obviamente isso não impede de você falar de todas as plataformas, por mais que possa preferir focar na plataforma que trás mais engajamento ou que você gosta mais de falar.
Francis… Eu sempre que vejo uma notícia relevante tento cobrir.
Notícias sobre jogos nos smartphones não são atualmente aquilo a que o website mais se dedica, e como tal não são as notícias que mais procuro.
Agora o que convém que se perceba é que isto é um blog… Algo feito por uma pessoa, nos tempos livres.
O que quer dizer que eu escrevo quando posso, e quando posso meto o máximo conteúdo que posso para preencher a 1 notícia diária.
Naturalmente se o tempo é pouco, não vou andar atrás de notícias que não sejam as mais relevantes, e não havendo notícias que me dêem para um grande artigo, vejo nas notícias do dia o que é relevante e publico.
Imagina que via no mesmo dia uma notícia sobre a Microsoft colocar na Xcloud jogos para smartphone e a Sony ir criar jogos para smartphone. Provavelmente num caso desses, como já aconteceu muitas vezes, ou não colocaria a notícia nem de um, nem de outro, para não fazer diferenças, ou criaria uma notícia híbrida onde referiria que ambas as empresas apostam no mercado mobile. Tenho inúmeros casos desses no website. Notícias que são o apanhado de duas para não criar diferenças.
Mas imagina que não havia mesmo mais nada… E que tinha de escolher uma das duas.
A minha primeira escolha cairia sobre a Sony. Mas não por ser Sony, mas sim porque seria mais novidade, uma vez que já se abordou aqui mil e uma vezes quais os planos da Microsoft com o Xcloud, e todos já sabemos que ele vai para os smartphones. Já a Sony apostar em jogos para lá é novidade absoluta.
Somente em último caso é que faço distinção e pensaria no público alvo. Porque eu não estou aqui para separar as pessoas, eu quero é cativar mais, e fomentar guerras não é a minha intenção.
Mas tenho consciência que sou muito mal amado na comunidade Xbox… Porque sempre que sai um FUD ou uma treta qualquer, eu crio logo um artigo sobre o assunto tentando colocar os pés na terra das pessoas.
Acima de tudo só peço às pessoas que façam uma coisa… Uma coisa que é extremamente simples… Que é pensar.
Pensar se o problema sou eu, se são elas (em alguns casos), ou se é do ambiente que os fanboys estão a criar sobre tudo o que rodeia as consolas. O Gervas calouro artigo da DF, e chegou ao ponto de referir que percentagens do texto são dedicadas a cada consola.
Isto a culpa nem é dele, é de um clima histérico e doentio que se está a gerar em torno de tudo isto, e onde a liberdade de expressão e o desmentir ou desmistificar de certas situações não é bem aceite, e onde as pessoas preferem viver em ilusão.
Fazendo agora uma crítica, tenho de criticar a liderança da Xbox por isto. Pessoas como o Colt Eastwood, o Dealer, o Tim Sob, e outros passam a vida a criar falsas informações, e a fomentar estás guerras. E possuem o apoio da Microsoft com presença regular dos directores da Xbox nos seus podcasts e recebimento de hardware da marca.
Tal como o Xbox Mil Graus no Brasil o tinha e que só foi retirado porque numa altura em que o mundo estava reunido numa luta anti racial esses senhores caíram no erro de poderem manchar a imagem da Microsoft.
Mas o certo é que as atitudes menos correctas desses senhores, que ainda andam por aí a denegrir terceiros, como é o caso do meu website, já vinham de trás e de há muitos anos. Só que enquanto o nome da Microsoft e da Xbox não correu o risco de ser manchado de forma a ser notícia mundial, a Microsoft apoiava-os.
Ora uma empresa conhecida por práticas como o astroturfing continuar assim associada a estás pessoas não ajuda nada.
O caso mais flagrante foi aquela moça jornalista, a Isadora Basile, que foi contratada pelo XboxBR e que porque no seu perfil não tinha os jogos que analisava recebeu ameaças de morte e estupro. E a XboxBR o que faz para acabar com isso? Demite a moça…
Em vez de tomar uma posição forte, de criticar o sucedido, de apresentar queixas, não… Despede a moça.
Perante isto, nunca mais teremos algo que possa ser imparcial a 100%, pois a comunidade está minada ao ponto onde a liberdade de expressão, e a boa informação, se vão contra as catequisações que estes senhores pretendem implementar serão alvo de minagem em tudo o que seja local de forma a tentar tirar a credibilidade.
E eu nesse aspecto reconheço que tenho muito e muito artigo que pode soar a menos favorável à Xbox, pelo simples facto que não consigo deixar passar essa treta toda a descoberto.
Tá se doendo com a matéria rapaz, nao venha jogar suas frustrações no Mario. É um fato os fãs de xbox em sua maioria serem doentes mentais.
Essa resposta depois do sephirot dizer que os leitores são um reflexo…..só lhe dá razão.
nossa, até eu achei q vc passou do ponto uhauhauha
Vitor… Como tu sabes, ou deverias saber, as regras do site impedem insultos. Tu estás a insultar uma comunidade inteira com essa frase.
Apesar de estares em minha defesa, vejo-me obrigado a pedir um bocado de maturidade e que faças um novo comentário com um pedido de desculpas à comunidade Xbox.
Caso não o faças terei de atuar, aplicando a penalização correspondente.
Peço desculpas, mas as regras são assim e para todos.
O Mário é uma excelente pessoa sempre disposto a discutir com educação, já o mesmo não se pode dizer de certos users (que até têm livre transito).
Talvez seja essa a razão de um site com esta qualidade e conteúdo se manter imenso tempo sempre com a mesma meia dúzia de intervenientes.
Garanto-te que se o tem não foi a comportarem-se assim…
Agora não vou tirar ou colocar liberdades a pedido de ninguém. E desde que as pessoas discutam civilizadamente…
Agora isso não está a ocorrer… E naturalmente está-me a colocar um problema caso as conversas não parem…
Juro que li diversas vezes essa parte final para não ter uma interpretação errada, porém o que tenho a dizer que o site/sítio difunde sim informações verdadeiras de ambos os lados, porém o que se vê com maior frequência é que os admiradores da marca Xbox não conseguem aceitar.
Todos os lados tem teto de vidro, uns falam de 4K nativo, mas aceitam jogos com imagens a serem montadas a resolução inferior (Xbox), outros criticam a jogos remake mas quando a marca lança uma coletânia de 3 jogos sem serem remake (e há quem diga que nem remaster foram) compram de olhos fechados (Nintendo), outros começam a apoiar jogos saindo no PC enquanto sua plataforma era sinônimo de exclusividade (Sony).
Mas aí alguns ao invés de debaterem, discutirem as tecnologias empregadas preferem vir aos comentários e tachar o site/sítio de parcial, a denegrir o autor do artigo (independente de quem seja), a falar assuntos que foram anteriormente desmentidos e oriundos de FUD….
Vejo o pcmanias como um site voltado para discutir tecnologia. Então o que recebe maior atenção geralmente são as diferenciações.
Por exemplo, a Microsoft geralmente produz tecnologias diferenciadas no que diz respeito à software, como a retrocompatibilidade total, o fps boost, o quick resume. Vi todos esses assuntos serem cobertos pelo PC manias. E claro, as features DX12 ultimate também tiveram artigos e a merecida atenção.
Em hardware as diferenciações também recebem atenção, principalmente em relação ao padrão no PC. Prova disso é a nova arquitetura M1 da Apple, que vem sendo extensamente discutida em vários lugares. Quando a Apple estava usando CPUs da Intel, pouco se falava de hardware nos seus produtos, já que seguia o padrão.
Em 2006 o PS3 era um hardware muito mais customizado, o que atraiu os holofotes de discussão, seja para notícias positivas ou negativas.
Em 2013 o Xbox One teve mais discussões a nível de hardware, em parte pela ESRAM que era uma das principais customizações da época.
Em 2020 o PS5 teve mais discussão, seja pelo smart shift ou pela sua arquitetura de i/o.
Você quer que escreva sobre as super tecnologias inexistentes do Xbox? Por favor, cara. Era só o que faltava né. O Mário escreve algo positivo sobre PlayStation e no dia seguinte tem que controlar dano escrevendo algo positivo sobre Xbox, mesmo forçosamente? Não força, cara. Aqui se escreve prioritariamente sobre tecnologia, inovação. O Xbox não tem nada de novo. Simples.
Podemos falar também de coisas que não existem na ps5.
http://www.pcmanias.com/patente-de-mark-cerny-revela-uma-ps5-com-os-nucleos-de-cpu-unificados-e-com-um-equivalente-ao-infinity-cache/
Não percebi?
Estás a dizer o que?
A notícia fala de uma patente que é real… E que na altura serviu de sustentação a um rumor.
O rumor acabou por se mostrar falso, mas a patente é verdadeira e tudo o que está no artigo mostra-se ainda hoje válido pois ele apenas fala sobre o que seria a realidade com ela aplicada.
Depende de como você interpreta. Primeiramente, é uma patente real. O equivalente ao infinity cache na gpu hoje se sabe que são os cache scrubbers. E já falam que são mais eficientes do que unificar os caches e que poderá aparecer em rdna 3 e o infinity cache do Pc em rdna 2 é transicional. Se isso se confirmar, vai achar ruim também? O SX tem alguma solução equivalente? NÃO. Mas isso não importa pra você, é só mais um fã que quer acreditar que o SX vai superar o ps5 em tudo.
Não inventes. Não sabemos como são são ou funcionam na prática os cache scrubbers na ps5.
Como assim? A Sony não os inventou, e o seu funcionamento está documentado.
Os cache scrubbers são uma funcionalidade que permite a escrita e leitura das cachês em simultâneo, bem como ler e perceber que dados da cache já foram lidos e podem ser substituídos quando por norma para escrever de novo tens de acabar que o processamento termine. Em caso de cache misses impedem que tenham de esvaziar a cache toda e a re-escrever.
Eis vários documentos científicos que podes descarregar e ler…
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.cs.utexas.edu/~mckinley/papers/bandwidth-pact-2014.pdf&ved=2ahUKEwjYi_i65pjwAhWpAWMBHUBLDoEQFjAAegQIBRAC&usg=AOvVaw08mhnfBZbHDPAGPkwuECi8
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.intel.com/content/dam/www/public/us/en/documents/research/2013-vol17-iss-1-intel-technology-journal.pdf&ved=2ahUKEwjYi_i65pjwAhWpAWMBHUBLDoEQFjACegQIBhAC&usg=AOvVaw2xAEGu3NyKXshZJ4Abk8pN
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://people.csail.mit.edu/emer/papers/2004.03.prdc.cache_scrub.pdf&ved=2ahUKEwjYi_i65pjwAhWpAWMBHUBLDoEQFjAEegQIAxAC&usg=AOvVaw2RRtegrfPlhTolNAklLVRl
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://sadve.cs.illinois.edu/Publications/isca00.pdf&ved=2ahUKEwi08v3N55jwAhWIHhQKHSZ_BoE4ChAWMAB6BAgAEAI&usg=AOvVaw0uZDfICcvoaPRPYrKa6JYP
https://www.freepatentsonline.com/y2019/0050346.html
Há inúmeras patentes sobre o assunto, especialmente associadas a motores de coerência, tal como a Sony implementou. Patentes da Google, da Intel, etc.
O resultado é uma poupança de largura de banda cuja média poderá alcançar os 40%, com casos onde tal pode chegar perto dos 59%, e acima de tudo ganhos enormes na eficiência de processamento pelos tempos poupados com o uso das cachês e aumento da sua eficiência.
http://www.pcmanias.com/cache-scrubber-da-playstation-5-podem-reduzir-as-necessidades-de-largura-de-banda-em-ate-59/
Por isso não me venhas dizer que não se sabe o que são ou como funcionam os cache scrubbers… A comunidade gamer pode não saber… A cientifica sabe, e se pesquisarem documentação nesses meios em vez de esperarem por um tweet de alguém, podem saber, como aqui soubemos.
Eu sei qual a ideia de caches scrubbers. A questão é mostrar os resultados inerentes a eles na ps5.
Consegues mostrar os ganhos do Infinity Cache?
Mas dúvidas que eles existem?
Entre um GPU com e um GPU sem tens dúvidas da sua eficiência?
E num GPU com cache scrubbers vs um sem?
Não estamos perante nada que altere Tflops, estamos isso sim perante algo que permite que os valores reais obtidos se possam aproximar mais dos teóricos, diminuindo os tempos mortos internos nos GPUs.
Este será o campo onde no futuro os GPUs irão investir.
Sim tenho ainda muitas dúvidas da dimensão dos ganhos reais do infinity cache. Consegues mostrar exemplos práticos e reais desses ganhos?
Os ganhos do infinity cache são os mesmos de qualquer cache, com a diferença que aqui eles são partilhados por todos os componentes do GPU (daí o nome infinity pois ele envolve tudo), trazendo assim maior eficiência ao sistema. Os ganhos de uma cache são inegáveis e a partilha de dados nas caches possui vantagens comprovadas desde a PS5 quando esta acrescentou marcadores às caches e permitiu a sua partilha entre o CPU e o GPU. Isso foi o primeiro passo da evolução das caches que acabou agora com a criação do Infinity Cache, e que a Sony alterou com uma solução bem mais económica e simples, usando motores de coerência e cache scrubbers.
As memórias cache, pela sua velocidade de largura de banda, são altamente caras, pelo que a aposta num sistema destes terá de trazer vantagens inegáveis. Quantificar as mesmas é impossível sem pegar num sistema com essa cache e testando-o com a cache activa ou não activa. O que é impossível.
Quanto a questionar a sua eficiencia, eu não o faço, pois não entro nesses esquemas de duvidar de tudo o que não posso comprovar.
Ninguém questiona e ediciência.
A questão é qual é quanto é essa eficiência. POr exemplo nas RX6XXX, onde está essa eficiência? Em quê está representada?
E se eu te disser que é exatamente a cache que permite que subas as frequencias no RDNA 2? Porque uma cache assim é a única forma de se alimentar um GPU da forma mais eficiente possível àquelas velocidades!
Ahhh…. pois é!
E isso está escrito em qualquer artigo decente que analise o RDNA 2 e o infinity cache…
Ok, então se for isso quer dizer que a PS5 tem a GPU a 2.23Ghz devido ao cache scrubbers?
Sendo assim o GPU da ps5 é apenas um RDNA de 36cus a 2.23ghz, os cache scrubbers servem para sustentar essa frequência!
A PS5 é um RDNA 2 baseado na 6700 XT. A Xbox é um RDNA 2 baseado na 6800. Ambas as consolas tem compromissos, com alguns componentes a serem RDNA 1. Ao abdicar do infinity cache, a Xbox abdicou da velocidade em favor da paralelização, a PS5 encontrou uma solução alternativa ao infinity cache, podendo manter as velocidades, e apostar num GPU mais económico, e de maior produtividade de fabrico (mais APUs por Waffer).
Ambos os chips são personalizados.
O mito do RDNA é paleio de fanboys Xbox… aqueles com quem não te identificas, mas com quem curiosamente tens, coincidência ou não, uma grande semelhança de discurso.
What? Rapaz, vc tá se perdendo nos seus pensamentos.
Nem sentido faz essa sua afirmação.
O engenheiro do PS5 já afirmou, a CEO da AMD idem. E vc ainda nessa de que o PS5 é RDNA 🤔?
Aliás, eu vejo uma certa dificuldade de compreensão sua, o Mário fala, traz a fonte e vc continua com suas falácia e negacionismo.
Ele não faz ideia de como funciona. E nós somos obrigados a achar que não existem provas de como funciona. Esse camarada vive negando a realidade.
Vcs estão entrincherados aí nessa batalha pra defenfer o Play hein?! :p
Agora acharam um mil grau do Xbox pra dar trabalho e nem argumento ele tem
Tem dias que é melhor nem levantar da cama foi irônico, pois se instaurou uma guerra de fanboys ostensiva hahahaa
Triste…
Carlos, não estou em batalha alguma.
Quando falo que o Ray tracing de miles Morales é elogiado na indústria de games e até cinema é um fato. Tem tweets de pessoas de dentro falando disso.
Quando falo que o ps5 vence na maioria dos comparativos é fato e não achismo.
Quando falo que cache scrubbers são o que são, o cidadão vem falar que não se sabe o que valem? Como não se sabe? Tá documentado, com bem o Mário falou.
Quando é falado que o Xbox tem melhor retro, vou questionar esse fato? Não sou louco, amigo.
Enfim, o rapaz aí vive questionando o ps5 e o SX que é excelente. Ele até diz ter um ps5… Eu queria mesmo era ver a id dele com o nome que aqui está, pois pelo comportamento eu duvido que jogou algo na ps5 até o momento.
Huau…tweets são factos! LOL
Nem eu, nem tu, nem mesmo o mário sabemos quantificar os ganhos reais inerentes aos cache scrubbers.
O que há é pessoas que pensam que sabem.
Como é que coloco fotos aqui?
Espera… Tu sabes quantificar os ganhos da cache L1? da L2? Da L3??
Porque estás a questionar a infinity cache ou os cache scrubbers? Será apenas porque uma das consolas não os tem?
Quanto a fotos, basta o link numa linha limpa.
Numa outra nota, o Reinaldo teve o comentário apagado, e tu também!
Não, não consigo quantificar.
Não estou a questionar que há ganhos, estou a questionar quais são esses ganhos e onde eles se podem representar na realidade.
Fizeste bem em apagar, ele foi bruto e também o fui, mas nunca sendo mal educado como ele foi.
Eu não quero andar a dar bitaites até porque és o dono do site, mas não sendo a zwame exemplo para muito, acho que deverias aplicar aqui um pouco daquilo que eles aplicam por lá, sem os seus exageros.
É notável a diferença de cultural social da maioria de lá e daqui.
Luis… eu aqui não admito insultos, não admito trocas ásperas de palavras, tentando sempre respeitar as pessoas, e alertando as mesmas para pararem.
De resto, a troca de ideias é livre, e desde que não viole as regras do site, eu não censuro mensagens.
É notável a sua falta de educação e prepotência. Achas mesmo que sabe mais que um artigo científico e patentes falando dos ganhos de cache scrubbers? É pura prepotência e de uma ignorância ímpar.
Ali acima vc diz desconfiar nesses ganhos, agora diz que não está a questionar kkk
Para mano
no outro artigo diz que as vendas altas de Miles são de Bundles mas depois diz que em Portugal as lojas é que incluem o jogo e tem notas ficais separadas.
Mário, admiro sua paciência. Não sou seu pai pra lhe aconselhar mas, não devia se desgastar com isso, a menos que não lhe incomode, mas eu pessoalmente tenho muita dificuldade em explicar pros outros que água é molhada, se não querem acreditar, não é problema meu. O site tem sido um dos melhores do ramo, se não aceitam a realidade, azar
Sossega… isto ou termina ou é terminado. Mas este mau ambiente nos comentários não pode perdurar. Eu tenho dado os avisos…
Não, ninguém sabe dos ganhos dos cache scrubbers, pois você diz que não se sabe. Artigos científicos, patentes e tudo mais MOSTRANDO sua eficiência não servem para NADA. São puro delírio. Você é mesmo especial.
Tweets de pessoas técnicas da indústria de games ou que trabalham em cinema são sim relevantes e muitas vezes trazem fatos. Eles não tem sites pra se expressar. Um desenvolvedor falar que é impressionante algo ou sobre uma tecnologia é para as pessoas prestarem atenção. Mas não me impressiona você ironizar isso, pois a quantidade de besteiras que fala é típica de um ignorante.
Também acho muito estranho kk. Eu também não nego nenhuma vantagem ou desvantagem de lado nenhum, mas o Luís por algum motivo está numa cruzada contra o PS5 ou contra o PC Manias… Ou os dois. Isso é besteira, ninguém vai mudar de lado por conta de alguns comentários, só vai gerar mais hate.
Não tenho cruzada nenhuma, aliás sou um dos muito poucos aqui dizem bem e mal tanto da ps5 como da xbox. Admiro coisas na ps5 e na xbox.
Na ps5 admiro os seus excelentes exclusivos, que a par da atenção que a sony dá a Portugal me fez comprar a ps4 e agora ps5 (Quem mais tem jogos em PT-PT?)
O dualsense também está muito bom e embora pessoalmente não ligue muito aos adaptativos nem vibrações sei que é um plus bom para muitos. E nota-se que a sony quer dar muita atenção a ele, mais até que á própria ps5 parece-me.
Na xbox admiro o gamepass e a retro. Também admiro uma coisa que para muitos é irrelevante, a qualidade de construção.
Para mim enquanto jogador gosto de pagar o menos possível por um produto, e não posso ignorar que para jogar MLB e Outbreaker na ps5 atualmente tenho de gastar 120 euros na ps5 enquanto na xbox com esse dinheiro jogo esses jogos e muitos mais que existem e estão para vir durante 1 ano.
Tu e grande parte não admitem nada de bom do lado da xbox, centram-se em detalhes técnicos superiores na ps5 (alguns com diferenças insignificantes) e ignoram e desdenham coisas como gamepass, quickresume, retro!
mas já dizia a minha avó, quem desdenha quer comprar.
É isto que tu e outros não aguentam.
Qualidade de construção??? Eis um tema novo…
Queres expandir isso?
Opa, acho que está esquecido, artigos atrás comentei contigo que acho o Quick Resume uma ótima ideia. Além do que o One X é meu aparelho preferido da geração passada, só não comprei um por uma pequena série de fatores, sempre falei bem do 360, falei sempre bem do design e refrigeração dos Xbox familia One enquanto critiquei os scramjets PS4, sempre elogiei os Forza, a Sony não teve 1 jogo de corrida que me agradou em 7/8 anos, enquanto Forza Horizon 3, 4 se tornaram dos meus jogos favoritos de sempre.
Única crítica que tenho ao Serie X é aquela memória dividida (e também o design estou cada dia mais a achar horroroso, mas isso nem conta).
Não me incomoda que sejam fanboys, mas sim que sejam tão fracos de entendimento que após tantos artigos e explanações nos comentários por parte do Mário e de outros, você e outros fanboys ainda fiquem aí dizendo que não é bem assim e não sabe sequer dizer o porquê, não comenta nada além de “eu acho que…” e o Mário e outros perdem enorme tempo com você ainda!
Não tenho mais nada a dizer, está livre pra pensar o que quiser como sempre esteve
O que se defende aqui não é o Play, mas sim a informação correta, falácias precisam ser combatidas.
E é exatamente nisso que o artigo explana
Vai negar que tem gente defendendo o Play? E sim, eu entendo muito bem e sempre reconheço o serviço de informação aqui do site.
Até hoje não vi um video decente sobre os consoles em língua portuguesa, os que tem na verdade são na maioria um lixo. Mesmo os em inglês são na maioria bem porcos, certa vez até sugeri ao Mário que fizesse um ou outro vídeo no YT pois muita gente hoje em dia tem preguiça de ler e é preciso desenhar pra que entendam alguma coisa.
Falta 1 único que seja canal bom no YT sobre o assunto (em língua portuguesa), e olha que tenho procurado, se souber algum pra me indicar agradeço.
Posso conversar bastante com você sobre as novas tecnologias do XBOX, tenho muito assunto sobre isso, mas suspeito que você não esteja interessado em ouvir.
E porque não conversas? Seria interessante ouvir e até debater.
Mais do que vires aqui acusar de parcialidade…
Aguardando seu texto sobre as super tecnologias ocultas do Xbox SX, que o Mário não abordou até hoje.
Talvez possa ser inconsciente pela proximidade do produto, eu faço o mesmo, e o mesmo se passa com outros artigos.
De facto a Microsoft aposta muito no marketing e é bastante ativa nas redes sociais ( mais no twiter, não me admirava que eles tentassem agora comprar o twiter depois de falharem o Reddit).
Mas agora a guerra de consolas está uma autêntica batalha campal, game pass, aumento do preço dos jogos, as diferenças de hardware que na prática resultam em diferenças mínimas chegando ao ponto de irem contar pixels e frames…etc
Aqui é um espaço mais coerente e em que se consegue ter uma discussão mais saudável.
OFF: live da Xbox gratuito para jogos grátis, será que vai ajudar a vender a XSS?
PSNOW agora a 1080p, guerra no streaming?
Na época do PS3/X360 contar pixels e frames colocavam o X360 acima do PS3, mesmo este tendo suporte de exclusivos maior, mesmo este tendo um suporte oriental muito melhor, mesmo este tendo online free, mesmo este tendo no plano pago 2 bons jogos grátis. Hj em dia, e na situação na qual se encaminha as análises comparativas pixels e frames deixam de ter importância.
Agora só o que importa é o preço de jogos e serviços
LoL
Tenho de concordar em parte, a pcmanias e já o disse aqui antes, tem um olho clinico tipo hugo miguel no var nos jogos do sporting, em relação á xbox, também existe mão pesada na playstation, mas é diferente é uma mão pesada com luvas fofinhas não sei bem explicar.
Mas existe imparcialidade na maioria dos casos.
Quanto ao Sr Colt Eastwood faz o papel dele e como ele existem muitos por ai. Eu acho que a xbox está num bom momento a playstation vive um pouco do sucesso e pronto tudo bem ambas estão bem é o que importa.
É mais que notória a inclinação desde site para a playstation e olhar de desdenho para tudo o que seja microsoft.
Se assim não o fosse, a esmagadora maioria dos participantes assiduos são seriam apoiantes frenéticos playstation.
É normal haver sempre tendências e atrair quem segue as mesmas, tanto de um lado como da outro. Desde quehaja respeito tudo é possível.
Respeito é tudo
Aceito a sua posição, assim como para mim sua inclinação é nítida ao Xbox, mesmo vindo e repetidamente a falar que tem o PS5 e seus jogos que a vc não impressionam em nada.
Quanto a isso, tudo bem. As escolhas estão aí para serem feitas.
PS: O artigo parece ter dispertado uma vontade de ser lavar a roupa suja kkk.
PS2: Acompanho o PCmanias desse 2012, quase 10 anos por aqui. Lembro ainda que o primeiro artigo que li aqui foi sobre a abordagem Raytracing da Guerrilla Games em Killzone Shadow Fall, alguns colegas como o Livio são desta mesma época.
Sim sou da mesma época, tenho uma melhor lembrança de 2013, mas lembro sim de ter visto algo do Killzone.
De lá para cá já apareceram muitos a denegrir o sítio, poucos foram aqueles que debatiam o assunto do artigo. Molho secreto do mediax??? Ahh foram muitos a acreditar e não aceitar a realidade que o Mário citava nos artigos, estes nunca mais deram as caras. Até hoje a MS não ativou o molho secreto do meu Xbox One Forza Edition que tem tudo para correr, já que é um Forza Edition 😛
Falar em dar as caras já está sendo um costume comentarem com falácias e quando recebem uma resposta dão um chá de sumiço e só reaparecem quando a poeira abaixa.
A resposta a isso é complexa… Se não a tens é porque não lês tudo ou então não lês de forma isenta.
Sim é complexa, por isso fico com o que penso para mim pois este tipo de discussões não tem o mínimo interesse e utilidade.
Mas acusções diretas a pessoas e grupos diz muito sobre os acusadores.
E convêm pararem com elas…
Não é o site que tem uma inclinação para a PS, tu é que estás na horizontal com a Xbox.
Ora se a Microsoft é N vezes mais activa nos media e mais dada a esquemas que a concorrência combinada, então é natural que existam mais casos , logo mais artigos, a abordar a Microsoft e de forma menos positiva, o que dá a impressão, errada, de que o site tem uma certa inclinação, quando de facto a ti e a uns quantos, custa a aceitar o que é dito, aliás, é uma das caracteristicas da comunidade Xbox, diga-se de passagem, a mais tóxica de todas.
Tu e mais uns quantos que por aqui andam a fazer acusações de imparcialidade e desonestidade, são como o dançarino que acha mesmo que sabe dançar, mas que não consegue porque acha que o chão está torto.
Cara é cego e culpa o Mário pela própria cegueira. impressionante!
A comunidade do xbox é a mas fanática e doente que existe. Da vergonha desses comportamentos infantis.
100% conversa de um fanático da cor oposta.
Os semelhantes repelem-se, como os imãs!
por enquanto, acusado de crimes é só no xbox aqui.
Lendo alguns comentário e me assusto com o que alguns realmente esperam aqui da Pcmanias…
Sinceramente queria saber qual artigo do mário foi maldoso ou visou denegrir o xbox e, o que de ruim do ps o mário “passou pano” deixou de escrever.
O problema nunca foi o Mário ou o site, é mais alguns users.
De lembrar que uma vez referi que o quickresume era bastante interessante e que gostaria de ver algo assim na ps5. De imediato fui bombardeado com coisas tipo, o quickresume é inútil, ninguém usa aquilo, a ps5 faz igual e melhor…..no fim verificou-se que nem sequer sabiam o que era o quickresume da xbox.
Claro que o VRR e suporte nativo 1440p para essas pessoas também devem ser coias inúteis e sem qualquer utilidade, pelo menos por enquanto!
Ah cara, fala sério. O artigo naquela altura era sobre outro assunto. Aí vc coloca um parágrafo sem ser off falando que Quick resume sim que era fantástico e quer que intepretem como? Por outro lado,você vive falando de coisas que nem sabe aqui e todo mundo te trata com respeito, mesmo sendo erros básicos, coisa de total leigo.
Então eu TB posso achar que seus comentários tem pouco a acrescentar na parte técnica e uma tendência clara, que sempre puxa para Xbox, sendo que a realidade tá mostrando o inverso. Você falou que alguns jogos são superiores no SX e outros são no ps5. Você pode achar o que for,a verdade é que a esmagadora maioria dos jogos roda melhor no ps5. Não é 10 pixels a mais na tela que vão ganhar de framerate estável.
Ah, e sim, eu sei o que é Quick resume. Provavelmente antes mesmo de você saber o que era.
É óbvio que não sabias o que era o quick resume, nem o Mário sabia.
O que é esmagadora maioria? Diz números.
A tua conversa técnica é básica e banal sempre suportada por achismos sem um único dado comprovado.
Até chegaste a afirmar que o RT de miles morales era o melhor do mundo, mais achismo, mais oponião a fazer-se passar por factos.
Não é umas quedas irrelevantes e muito momentâneas de fps que vai ganhar de uns pixeis, muitos a mais no caso de hitman 3.
Perdão… Sabia o que era o quick resume. É um save state da RAM. O que na altura aconteceu é que ignorei a vantagem do sistema em casos de jogos como o que referiste.
Desculpa mas nao sabias, ignoraste o principal que era a transação entre diferentes jogos e chegaste a referir que a ps5 fazia igual com o rest mode!
De seguida chegas a admitir que estavas equivocado quanto ao quick resume.
Deves estar a brincar… A nossa discussão foi exactamente que a transição entre jogos demora mais que a carga de um jogo ou um resume de hibernação da PS5.
O que eu ignorei, isso sim, foi que esses save states repõem os jogos exactamente onde estavam. E tinha feito uma comparação com a hibernação que não fazia sentido pois isso obriga a desligar a consola,sendo que aí reconheci o meu erro.
Também ignoraste a transição entre vários jogos em quick resume, que no fundo é a função mais importante deste.
Não ignorei… Isso é a parte do quick resume à qual, pessoalmente, não vejo absolutamente interesse nenhum.
Você quer que eu pegue todos oa jogos e os liste? Por favor! Se você não está por dentro que a maioria dos games está correr melhor no console da Sony, não sei que faz aqui.isso é um fato e não tem nada de achismo. Já te mostrei fatos em outras conversas e você nega fatos. Não posso fazer nada quando uma pessoa está na chuva e fala que não está chovendo.
Melhor, cita os jogos que estão melhores no Xbox? Mais fácil, pois é a parcela menor.
Mais uma vez sem números e dados concretos. E não, não mostraste nada além de achismo.
Eu quando AFIRMO FACTOS, tenho dados para o demostrar.
Nao vou citar nada pois não mencionei nada, tu é que passas a vida a dizer que tudo é melhor na ps5, mas quando te pedem dados…..chapéu!
Oh Luís… Então expõem lá esses factos todos para acabarmos de vez com a conversa…
E o Sparrow igual. Um dos dois têm razão, ou nenhum a tem. Vamos lá a ver e resolver isto de uma vez.
Agora vou-me meter na conversa dos dois… E vamos lá ver esses factos.
Estou a ficar já chateado com isto. Os comentários não servem para que os utilizadores andem a trocar galhardetes, e não vejo isto a acabar pois o que eu tenho lido é um a puxar para um lado, outro para o outro.
E acima de tudo, depois ler tudo isto, devo dizer e insistir que tu Luís, deves colocar a PS5 à venda e ir buscar uma Xbox. Já o Sparrow deve ir comprar uma segunda PS5 não vá a primeira avariar.
Porque tu tudo o que escreves acaba por ser elogiar a concorrência e o Sparrow é ao contrário, não reconhecendo qualquer mérito à Xbox.
Desculpem… Hoje acordei para o lado errado, e caso pretendam continuar está conversa vai ter mesmo de ser assim, ou então vai tudo para o lixo.
A questão é essa Mário, ao contrário do sparrow eu não afirmei factos, apenas opinião pessoal.
Ele sim, afirma as suas opiniões como factos.
Exemplo:
Eu: o RT de miles morales não me deslumbrou e até ache o de control mais impactante.
Sparrow: O RT de miles morales é o melhor do mundo. Foi uma afirmação que carece de prova pois ele nunca disse “PARA MIM”
Citando as frases exactas que encontrei no início da vossa discussão (e peço desculpa se ouve outras que não vi).
Isto é factual… A DF efectivamente referiu isso mesmo!
Kkkkk… Cara, vc é um poço de desinformação e achismo. O fato é que o Ray tracing de miles Morales impressionou muita gente na indústria. Você achar nada de mais, vale o que vale. Sua opinião leiga e cega contra um fato. Ray tracing não é avaliado com achismo em analise técnica, é com TUA análise. Se não tá contente, ativa o moto foto que fica melhor.
Sim impressionou muita gente, assim como não impressionou muita gente.
Eu disse o que achei, uma opinião minha, já tu afirmaste que tinha o melhor RT do mundo…sem dados, sem provas….como já é teu costume.
Como disse, está conversa vai ter de acabar… e desculpa estar a responder a tudo em comentários teus, quando é para os dois, mas o Sparrow não tem aqui comentários imediatos onde eu possa responder.
Mas o que ele referiu foi a melhor implementação de RT em consolas. Creio que nunca saiu desse contexto (corrige-me se enganado).
E, nesse contexto, eu concordo com ele, sendo difícil argumentar algo diferente quando se vê coisas assim (nota: as imagens são do Spider Man e não do Miles Morales, mas o motor, cenários, e efeitos são os mesmos em ambos os jogos):
Agora como tu me dizes que jogaste e não viste nada disto, fico sem muito mais o que argumentar.
Como nota, acrescento que, olhando apenas para as imagens e sem ver em movimento ou com o RT off, na primeira e quinta imagens poderiam questionar sem estamos efetivamente na presença de RT ou apenas de SSR, uma vez que não vejo nelas nada que só pudesse ser obtido dessa forma.
Os reflexos sem RT do spider man já são muitos e bons, daí para mim o RT dele não me fascinou.
Já no Control achei a diferença bem maior, se por causa do tipo de cenário ou não sei.
Também se consegue excelentes imagens de RT no Control.
Nao sei como é o RT de Control nas consolas, mas presumo que seja idêntico ao do PC.
São bons, mas ridiculamente falso.
O refletido não está de acordo com o real:
O Homem Aranha é vampiro.
E até as torres gêmeas que não existem no jogo, aparecem reflectidas.
Digamos que nem 3 comparável.
Bom, desculpe-me, Mario, mas se ele não vê diferenças só pode ter problema de visão. Aqui um vídeo meu, onde a diferença é abismal (colocar em 4k):
https://www.youtube.com/watch?v=BfnT4un5ukc
Quanto a mostrar listinha de jogos, não farei. Se o camarada acha que ta de igual pra igual e não assiste análises, não vai ser com eu colando um monte de link de análises que vai se interessar, né? Então fico com a realidade das coisas e ele com o que for de opinião dele. Fim
Sparrow… Acaba com a conversa… E não te dirijas a mim se é para ele.
Vocês discordam… Vivam com isso…
Uma das formas de perceberes se é RT ou não é olhar para o refletido e ver se o reflexo tem fim… Neste vídeo vês os pilares da janela refletido no modo não RT, mas eles desaparecem no reflexo…
Por outras palavras o SSR só reflete o que está no ecrã. Daí que só vês refletido o que estás a ver. Como os pilares não estão todos no ecrã, eles também não aparecem todos no reflexo.
E se tiveres nos reflexos coisas que não vês no ecrã, então aí é RT garantido.
Muito bem observado, Mario. Achei interessante esse meu vídeo, pois percebi a diferença brutal naquele cenário e resolvi fazer. Aí que falar que não impressiona é opinião e não fato.
A proeza técnica do Ray Tracing não pode ser avaliada pelo “eu acho este mais bonito”. Uma Lara Croft com 1 milhão de polígonos será certamente bem mais bonita que um Knack com 5 milhões, mas isso não invalida que a proeza técnica esteja no Knack.
O RT avalia-se pela quantidade de amostras que se consegue fazer, e o facto do Spider Man ter em alguns casos basicamente todo o cenário, incluindo objectos longínquos, refletidos é que o torna uma proeza elogiada.
Se depois o jogo A ou B é mais bonito, é irrelevante. Isso não tira mérito nenhum ao que o Spider Man faz.
E o jogo até meteu o Alex Batata sem saber o que dizer… E ele é o fanático do RT e o defensor das RTX.
Pois então… Estamos aqui numa “guerra de fanboys” como alguns acham, mas não é. Eu não afirmei A sendo B. É simples. O Alex é um rapaz que vive tentando achar por onde desmerecer consoles. E aí ocorre umas situações interessantes, o de ter que se engolir as próprias palavras a seco. Quando compararam AC Valhalla no PS5 vs PC esse menino quase surtou quando se mostrou a realidade que o ps5 tinha coisas melhores que o Pc. Aí com a 2080ti ele se satisfez, mas esqueceu de falar que ela estava rodando a 1440p e o ps5 em resolução dinâmica, onde na maioria do tempo estava próxima ao 4k nativo. Haja parcialidade.
Pois, mas nun jogo de grande movimento e cenário rico quem é que repara que o que está a ser refletido é o que está á volta?
Eu pessoalmente não consigo dar assim tanta atenção num gameplay.
No control é diferente, aparece muitos reflexos onde antes nem sequer existiam ou eram muito fracos.
Control é ambiente escuro, limitado em cenários. Você achar ou não achar é o de sempre, NADA.
O efeito de Ray tracing em Control no ps5 é superior ao SX e ao Pc. O único que reproduz reflexos de reflexos. Constatado pela análise do NX gamer e que fala que deve ser um probla na API.
O Luís que me desculpe, mas como eu já lhe disse, concordo contigo que não há nada em RT como o Spider Man.
Fica um vídeo do Control.
https://youtu.be/v6R6OkMpI_I
Acho incomparável… Aliás com ou sem RT as diferenças não são nem de perto nem de longe equivalentes ao que temos no Spider Man.
Mais fatos. Apenas isso. Eu não fico aqui a falar com certezas do que eu acho. Eu falo do que acontece. E me desculpe por essa discussão, eu sei que é pouco produtiva e não leva a nada. Só não entendo afirmar algo que não é real vs um fato. Mas ele TB já disse que é opinião pessoal e não um fato, então tudo certo. Nessa discussão eu me ative a fatos e ela deve ter interpretado como opinião pessoal.
Sparrow… Acaba com isso… Ignora…
Eu não vou encher isto de chouriços. Os comentários não são para isto.
Se vocês não acabam, acabo eu…
Ja acabei Mario. Foi só uma resposta mesmo. E tenha absoluta certeza que Não alimentarei isso nas próximas discussões. Já está claro o que ocorre e que cada um inteprete do jeito que quiser. É desgastante e não tô querendo mais isso. Mais uma vez, desculpe-me, minha intenção é só uma: combater desinformação. Um bom fim de domingo e uma ótima semana.
Não tens de pedir desculpa, é a tua opinião, e assim como tens a tua eu tenho o direito de ter a minha.
A questão Luis é que eu não estou a dizer isso porque acho…
Estou a dizer isso porque para refletires um mundo inteiro tens de criar uma quantidade enorme de raios. Muitos mais do que para reflectires um ambiente fechado. com limite de profundidade.
A questão técnica do Spider Man até deu origem a um video explicativo do Bataglia, em que ele explicava os compromissos que é necessário fazer-se para se conseguir aquilo, e onde ele ficava admirado por tal ter sido conseguido.
Daí que não estou exatamente a basear-me em opinião, mas sim na questão técnica por detrás do que ali está.
Ou não… Ninguém sabe!
Quanto ao “ou não… Ninguém sabe!” Não entendi sobre o que se referiu Mario.
Que a questão dos duplos reflexos (ou falta deles) pode não ser problema nenhum no API, mas sim uma opção dos devs por qualquer motivo.
Ah sim, mas isso é uma conclusão do NX gamer. “Pode ser um problema na API.” Outra coisa é que em cenários faltavam objetos na versão do SX.
RT no control foi a primeira coisa a desligar não impressionou nada prefiro os 60fps.
Já no Miles liguei e mantive.
O Mário escreveu um artigo metendo o pau no ps5 no dia seguinte a apresentação road to ps5. Muita desinformação e desabafo no artigo. Aí nos comentários um monte de fanáticos batendo palmas. Até o Mário voltar atrás e perceber que o cenário não era aquele. Aí quem bateu palmas e falou um monte de merda nos comentários, onde TUDO deu errado se voltou contra o cara que admitiu que tava errado e corrigiu. É impressionante. Haahagaga
O problema dos artigos do Mario é que eles mostram fatos, e as vezes fatos que desagradam alguns.
Ninguém aqui gostou de falar sobre como a ida do conteúdo exclusivo do console ao PC prejudicou e muito a imagem dos consoles.
Falando apenas sobre a imagem com Phill Spencer.
A narrativa era de que não apenas a Xbox iria comprar a KP mas que também o Xbox estaria se alguma forma em parceria com a Nintendo para que está traga suas principais franquias aí console americano. Kkk
E o mais engraçado foi que eu ainda tentei abrir os olhos dos mais fanáticos, um tempo desperdiçado a toa
lembra quando Ori saiu no Switch?
os fanboys do xbox começaram a falar que o Myamoto iria na E3 da MS e anunciar Zelda para xbox para “trocar”
Eu sei que existem fanáticos dos dois lados , mas os caixistas levam isso pra um outro nível… Geralmente , quem prefere Playstation entra nas discussões pra dizer as coisas boas que existem em sua plataforma favorita , já os caixistas , agem denegrindo e inventando mentiras a respeito da concorrente , pois não tem nada pra exaltar no Xbox. Aqui na Pc manias eu já vi vários caixistas tentando denegrir o Mário e a integridade do site , enquanto os sonystas eu nunca vi fazendo isso. Como eu sempre digo , Xbox não tem comunidade , tem formação de quadrilha.
Tenho preferência por PlayStation por razões óbvias. O que vejo é caixista tentando denegrir o “rival” e sonysta tentando rebater as mentiras de.forma mais consciente e verdadeira. Existem os dois lados, podem me chamar de fanático, mas quem geralmente o faz são pessoas que TB são fanáticas do outro lado. O Xbox virou secundário para Microsoft, mas essa galera aí não quer enxergar a realidade. O Mário não fala porque não pode, mas eu cravo aqui que o videogame que vai dar mais em termos técnicos é o ps5 e o SX vai ser o primo pobre sempre.
a diferença entre os fanboys do xbox e playstation é simples.
fanboys do xbox tem apoio financeiro, intelectual e empoderamento e validação do Xbox.
fanboys do playstation não ganham biscoito da Sony.
Pena que não tenho material do VP do xbox na Live do Xbox Milgrau aqui no BR.
O pessoal deveria era estar feliz com as novas tecnologias dos consoles e dos jogos, mas não, preferem denegrir o produto do concorrente, nunca vou entender isso
Fato✔️essa galera não sabe ainda o que é ter videogame
Ora nem mais. Eu gostava que as coisas boas a ps5 fossem para a xbox e vice-versa. Simples, jogar muito e o mais barato possível.
Eu também queria um Ferrari pelo preço de um Smart.
Mas sou consciente e percebo que a qualidade tem custos que se tem de pagar. E que se estou a ter a qualidade sem pagar, algo não está bem, e alguém está a meter o dinheiro por mim.
Depois tenho de pensar que consequências é que isso pode trazer…
Off Topic
Contrato de Paridade News
Em análise DF de MLB21 The Show, PS5 tem performance até 20% superior a Xbox Series X com a mesma resolução e efeitos, loadings mais rápidos e as features do Dualsense, mas custa caro para se adquerir. Por outro lado a versão Xbox é pior em inúmeros aspectos, mas com apenas um Trident é possível alugar e jogar nos consoles Xbox.
PS: Sobre paridade e toda aquela baboseira desta semana, que já fiquei registrado, a versão do One X é melhor que a do PS4 Pro.
Sobre o XSS, baixaram a resolução para 1440p, reduziram alguns efeitos gráficos e ainda sim tem a pior performance no geral das máquinas de nova geração.
Vão falar que por ser um Studio Sony, deixou pior a versão do SX. Praticamente todos os multis estão do lado da Sony. O que será que acontece? Mas pro fanboy trouxa só interessa Hitman 3. Depois eu que sou o fanboy doente. Piada.hahaahahaha
Mas você sabe que é totalmente errado falar que o Xbox Series X só teve vantagens no Hitman 3, né? Além que na própria análise da Digital Foundry é mostrado que o Xbox One X poderia alcançar melhores resultados e que o jogo foi feito por base do hardware do PlayStation.
Eu tenho de questionar. Como é que a DF sabe disso?
Como é que sabem que a One X poderia ser melhor? Baseado em que? Mostram a ocupação do CPU ou GPU? Mostram código? Ou só mandam o bitaite?
E que história é essa do jogo ter como base o hardware da PlayStation?
Eu não estou em condições de confirmar ou negar isso, mas que thirds é que desenvolvem algo na PS e depois convertem? Se um jogo é multi, qual a lógica dedos ser programado no sistema mais fechado?
Não é mais coerente fazer-se o contrário e depois optimizar?
O que é exactamente isso de ter como base o hardware da PS?
Se não é o que disse em cima, será que é mais um bitaite baseado no facto que a PS4 corre a 1080p e a One corre a menos?
Se é isso, então por essa definição, a maior parte dos jogos da anterior geração tem como base o hardware da PlayStation!
Baseado exactamente na mesma coisa quando aqui foi dito que a ps5 era capaz de melhor e que hitman 3 não fazia sentido.
Luis… Não alimentes essa conversa porque ela é conveniente para os dois lados. A realidade é que há jogos em que a X é superior e jogos em que a PS é superior. Há também jogos em que nenhuma é superior e uma bate a outra nuns pontos e a outra em outros, sendo a superioridade no geral de uma delas algo discutível.
Isso bate certo com o que sempre anunciei aqui. Que haveriam jogos onde uma seria melhor, outros onde seria a outra, pontos onde uma seria superior, pontos onde é a outra.
A grande questão aqui, e essa é indiscutível, é que estamos a discutir isso, quando com a diferença que se afirmava existir, nem sequer deveria estar a acontecer a PS5 ser semelhante, quanto mais superar.
E isso é o ponto a reter!
Sim, vai haver sempre uns melhores numa outros melhores noutra.
O que está a acontecer em timing de loads também não deveria estar a acontecer, mas é o que se vai vendo.
Devia… Ou melhor podia.
O Nier Automata (creio que não me engano no jogo) carrega em 8 segundos na PS5 em modo retro. Em modo nativo em 1. É o mesmo jogo!
A programação ainda não tira partido das capacidades de eficiência de loading das consolas, continuando dependente do CPU. Isso deverá mudar em breve, mas obriga a investimento devido a que são optimizações específicas e únicas de cada hardware.
A Xbox tem vantagem pelo facto de usar o DirectX, o API de desenvolvimento dos jogos multi.
Para além do mais, tenho feito uns benhmarks a uns SSDs bastante interessantes.
O meu PC antigo tem um SSD com uma velocidade máxima nos melhores benchmark a de 350 MB/a, o atual nos piores benchmark a alcança 2900 MB/s.
E no entanto… Quando ligo o PC, ambos demoram basicamente o mesmo a carregar, apesar de o PC antigo estar bastante mais saturado com programas e o novo ter uma instalação basicamente fresca.
E posso comprovar isto, se for preciso, dado que tenho ambos os PCs em casa e activos.
Mas isso náo invalida a realidade… Que o que os atrasa é o processamento do Windows no CPU durante a carga. De restos ambos são rápidos o suficiente para meter os dados a tempo de serem processados, e o resultado é uma ridicularia no tempo de carga.
Mas isso invalida que o segundo é muito mais rápido que o primeiro?
De forma alguma….
O que estás a ver nas consolas é o mesmo… Um processador a ser solicitado, provavelmente a fazer algum do processamento em apenas um núcleo, e de um lado 8 núcleos a 3.5 GHz, do outro 8 a 3.8 GHz associado a uma optimização inerente da partilha de APIs com o PC onde o software se desenvolve.
Resumidamente, o que vês atualmente não mostra absolutamente nada do que são as diferenças e é por isso que continuas a ouvir de vários programadores, alguns com experiência já nas duas máquinas, que o maior game changer desta geração será o SSD da PS4.
Argumento válido.
Só no Hitman 3 não. Mas em meia dúzia de jogos sim. Simples assim.
Este é o exemplo perfeito de fanatismo.
https://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2021-mlb-the-show-21-the-first-multi-platform-first-party-sony-title-tested
Li o artigo e os 20% que falas é do tempo de loading? 8s na PS5 para 12 na XSX, sério?
No início do artigo começa por dizer que as diferenças entre a versão PS4 e PS5 sao mínimas, a meio diz que a versão da ONE X é melhor que a da PS4, se fosse tão fanáticos como o nETTo diria que o jogo corria melhor na ONE X do que na PS5.
Isto só para demonstrar que podemos deturpar um artigo da forma que queremos
Pá… Não li o artigo pelo que posso estar a ser injusto (não posso ler agora).
Mas não achas que se está a pegar por tudo?
Ainda hoje me acusaram se ter mais notícias de uma consola do que da outra, como se eu tivesse de andar a contar…
Começo a achar doentia esta pieguice toda.
“All versions run with an unlocked frame-rate, capped only by v-sync at 60fps. Actual in-game action runs nigh-on locked at 60fps on PlayStation 5, and it’s much the same on Series X – just a little less stable. However, it’s in the games cutscenes (or ‘presentations’ rather) that San Diego Studio pushes graphics much harder. Frame-rate buckles on all machines and it’s here that we see that Series X occasionally matches PS5, but more often drops harder – by a factor of around 9-11fps. Series S at 1080p operates much the same as Series X, sometimes a little smoother but more often than not, 2-3fps slower. In terms of the new consoles then, the overall pecking order is pretty clear and fairly predictable, I’d say, when you’re looking at a studio transitioning from single format development to multi-platform for the first time.”
Texto retirado do link que nosso ilustre colega Gervas69 nós trouxe de forma meio descortês. Mas tudo bem, o artigo de hj fala justamente desta situação, não se pode falar um fato que exalte o PS5 e desabone o XSX, logo se vem com os insultos e acusações de fanatismo. De toda forma, está o texto sobre a performance e a “grande” vantagem que o PS5 apresentou para este game.
Edit: Somente para complementar a informação, já se descobriu que este jogo é 28GB menor no PS5, ao qu consta o Kraken está mesmo rendendo.
“até 20%”, ambos rodam a 60fps, nenhum dos dois segura a performance como se deveria principalmente nos momentos “Cutscenes”, em momentos de quedas abruptas o PS5 chega a ter ate, veja eu disse denovo “até” 12fps de vantagem sobre o XSX.
Mas como vc mesmo diz, eu estou sendo fanático hehehe
Edit: Eu não li a matéria, eu vi a análise em vídeo com John Linemann e Richard. E não, eles em momento algum referem que o One X tem assets melhores que os de PS5/XSX, estes tem os melhores assets em consoles
A frase que fica é ” a PS5 tem uma performance até 20% superior”, quem lê isso vai achar que o jogo na XBOX não presta, mas pronto não é fanatismo é exaltação emocional.
“In terms of value, Game Pass clearly comes out on top – particularly when this is very much a cross-gen game with only relatively minor upgrades separating PS4 Pro and PlayStation 5.”
“but the fact that Xbox One X gives a smoother ride than PS4 Pro hopefully underscores that San Diego Studio gave the Xbox ports a good shot. ”
Não disse que os assets eram melhores, apenas a ler estas duas frases pode-se tirar uma ideia errada.
o artigo refere que o jogo é vendido por 60£ tanto para a versão PS4 como PS5 mas para ter as duas são mais 15£, fui ver na XBOX a versão da XONE é 60€, nas séries S/X é a 70€ e as duas versões juntas 85€ mas é a versão Edição Jackie Robinson
Mas porque raio alguém havia de pensar tal coisa?
A Pro corria a 1440p, a One X a 2160p. Mais de 40% de diferença. Os jogos da Pro não prestavam?
Essas métricas são todas uma treta. Nas resoluções a que estamos mesmo 40% não chega a ser significativo.
Eu nem sei porque estas discussões existem. Eu aqui, com excepção da fase inicial onde isso foi necessário para mostrar que a PS5 não era o que a pintavam, deixei de falar disso.
Porque a realidade é que isso não afeta a qualidade dos jogos e só serve para alimentar guerras.
PS5 e Série X são semelhantes. Umas vezes uma é melhor, outra é pior.
Não deixo porém de notar que quando foi do Hitman também falavam de 40% de diferença, e nessa altura não vi preocupação sobre se o jogo da PS5 não prestava. Nem de um lado, nem do outro. Então porque isso acontece agora? É porque a X está agora por baixo?
Amigo acho que vc não aceitou legal essa informação ai não hehehe, veja, eu apenas expus um fato, tai o que eu dissew:
“PS5 tem performance até 20% superior a Xbox Series X com a mesma resolução e efeitos”
Abaixo da fonte que vc mesmo trouxe:
“However, it’s in the games cutscenes (or ‘presentations’ rather) that San Diego Studio pushes graphics much harder. Frame-rate buckles on all machines and it’s here that we see that Series X occasionally matches PS5, but more often drops harder – by a factor of around 9-11fps.”
De modo que ainda estou tentando entender o porque vc ficou pistola e me chamou de “fanático” quando na verdade é vc quem assim está agindo kkk. Veja, também nem citei PS4 Pro e One X no contexto que vc trouxe, apenas ponderei que alguns podem vir a dizer “a mais o studio é da Sony, por isso”, e se assim fosse o jogo deveria igualmente estar melhor no PS4 Pro, afinal, o studio é da Sony hehehe.
Para encerrar está peleja, fica abaixo a vantagem do One X sobre o PS4 Pro, mesma resolução e efeitos, porém com uma vantagem inferior a do PS5 sobre o XSX:
“Visuals look to be nigh-on identical and the resolution is matched at 1440p in the ‘out of the box’ balanced setting. Again, the differential can shift according to content but in the most challenging ‘presentations’, Xbox One X runs around 5-7fps faster than PS4 Pro” Esta foi assim como no outro caso a unica vantagem destes comparativos, PERFORMANCE
Vcs sempre são os negacionistas, no mesmo nível de negacionistas de aquecimento global, negacionismo de vacina, negacionismo de ciência.
Nada vale se não for o que vcs querem ouvir.
Se um jogo roda melhor no PS5 não vale.
Se um jogo roda melhor no Xbox é a verdade absoluta.
Do outro lado, ninguém diz que Hitman é sabotado pelo produtor para rodar pior no Ps5
Adivinha só? Sonysta não é lunático negacionista da realidade, dado a acreditar em teorias da conspiracao de mídia Sonysta, dev Sonysta,
Leia de novo então. Pois está claro que o artigo falou A e você intepretou B.
Simplesmente achei exagerado o “tem performance até 20% superior”, bem na realidade até tem, mas em cut-scenes.
Mais, teria a mesma opinião se fosse ao contrário
Não é exagerado! É verdade… E isso só choca se não tivermos a consciência do que se está a falar. Se eu te disser que a velocidade relativa de uma formiga face a um elefante é de mais de 400% tu presumida que a formiga ultrapassa o elefante?
Não… Tu tens consciência que a formiga face ao seu tamanho anda bem mais rápido que um elefante, mas também tens consciência que uma passada de um elefante demora minutos a ser acompanhada por uma formiga.
Aqui no entanto parece que a inteligência pára…
20% de 60 fps são 12 fps… De 50 fps são 40, de 45 fps são 9… Não é nada flagrante… Nada que impeça os jogos de serem em tudo semelhantes. E nada que não fosse compensado com uma resolução dinâmica onde perdendo meia dúzia de linhas de resolução, nem sequer visíveis a olho nú, isso seria compensado.
Perante esta lógicas porque alguém haveria de pensar que o jogo não presta?
Mas é a ideia que dá, não se vai pensar que será apenas 12fps nas cutscenes, pensas que será também na resolução, FPS e tempos de loading.
Aí meu amigo, não sei o que diga. Porque eu também sofro disso aqui na PCManias. As pessoas não leem os artigos, ou não os leem como deve de ser e extrapolam… Mas isso é um problema das pessoas não do artigo.
O artigo da DF é claro sobre o que está a falar.
Foi por isso que fui procurar o artigo, achei a diferença um grande, não deixa de ser verdade, mas é em algo imperceptível.
Até nem tenho interesse no jogo, vá-la por causa disto até sou capaz de experimentar
Lol… Não achas que isso é um bocado uma atitude de fanboy. Porque motivo haverias de investir num jogo que não te interessa?
Se um jogo não me interessa não interessa nunca. Não é porque a review A ou B diz que corre melhor ou pior na consola C ou D que o compro.
agora a DF avalia preços de jogos também…
Poise, hj a análise técnica começou dessa forma kkkk
Eu como um fã de Nintendo no meio dessa batalha, entendo os dois lados. Entendo o questionamento da turma do xbox aqui quando falam que o site é parcial, pois não existe imparcialidade humana e olhando para a quantidade de artigos mencionados aqui sobre o PlayStation, mostra que o Mário tem alguma simpatia a mais para o console da Sony, com pouquíssimas matérias sobre Nintendo e onde as matérias sobre o xbox costumam ser negativas, muito pelo fato da MS estar cometendo muitos erros, mas tbm ao meu ver, pelo Mário exagerar em enxergar pontos ruins sobre o xbox, teorizando sobre coisas que não temos números concretos e que curiosamente a MS só está nadando em uma tendência, como é o game pass. E a turma do PS tem razão em relação a enxergarem como estúpidos uma boa parte dos caixistas brasileiros. Ironicamente, essa turminha é ” do time que faz arminha” ou seja, fãs do mito, o maravilhoso presidente patético do Brasil e ” bandeirar” a favor do negacionismo, da misoginia, homofobia, etc..
Como que não se tens números ou fatos concretos sobre o gamepass?? Um dos maiores receios que tenho e o Mário também é a queda na qualidade dos AAA dos estúdios Xbox ou de second party(estúdios que não são da MS mas produzem jogos exclusivos para ela).
Gamepass foi lançado em 1º de junho de 2017, há quase 4 anos e de lá para cá quais jogos AAA saíram? De lembrança Gears 5 e até coloco aqui Forza 7 e Forza Horizon 4, mas também tivemos Crackdonw3, State of Decay e aquela apresentação do Halo Infinite. Veja que até Forza não tem lançamento desde 2019, seja o Motorsport, seja o Horizon. A oferta deste jogo que era anual já está indo para o terceiro ano sem lançamento.
Sobre a Nintendo é só ver que também em outros portais pouco se tem de inovação nos tempos atuais, já que o Switch se encaminha para a parte final da geração. Porém vale lembrar de que quando tem algo que surpreenda ele também coloca em artigo, quem não lembra do artigo que tratava do circuito em Mário Kart criado em um ambiente real? ou até mesmo do Labo?
Se o sítio possui muitos artigos a analisar as tecnologias do Xbox, algumas de teor negativo, é porque a MS fala bem de tecnologias que não condizem com a realidade e que em alguns casos são a reinvenção de roda, mas ele(Mário) somente comenta quando tem dados, veja que até hoje não se foi comentado sobre o Velocity Architecture, pois não há dados, nem mesmo canais oficiais da MS conseguem explicar o que é aquilo (a exemplo do Goty que fez um vídeo confuso e que depois foi renomeado, nem sei se este vídeo ainda existe). Lembra o caso das memórias partilhadas do Series que já se previa ser um problema, foi abordado aqui e que a MS BR faz um vídeo dizendo que a solução ali encontrava era tão genial que a tecnologia empregada no SSD do PS5, é para rir.
Se pouco se fala das tecnologias do PS5 é porque a Sony fica calada, veja o Geometry Engine que muitos falam que será o ponto chave do PS5, mas não há nada. E quando se tens dados ele faz a análise de acordo com o que a tecnologia oferece, veja que o Kraken ele abordou um pouco antes de vermos os comparativos e quando saíram os jogos se viu que os jogos PS5 ocupam menos espaço.
Lívio, sabemos que o game pass é um investimento, mas não sabemos aonde levará! Vc fala dos poucos AAA que foram lançados lá e de games como Crackdown 3, State of decay 2, SOT, mas antes do game pass era diferente? Podemos assumir que o game pass recebeu games de baixo orçamento como Grounded e B Edge, mas ao msm tempo, é por conta do game pass que a MS comprou vários estúdios, ampliou equipes, comprou a Zenimax, fez Flight Simulator, etc… Isso são palavras do próprio Phil Spencer. Entenda: Não estou fazendo a defesa do game pass aqui, sendo que já coloquei inúmeras vezes que tbm acho um perigo real para a indústria, mas é ainda prematuro os prognósticos e essa conversa que já cansei de ler por aí que com o game pass, a MS diminuiu investimentos em seus jogos, é uma falácia.
1. Comprou vários estúdios para continuar com games que já existiam e que nem há garantia que serão exclusivos plataforma Xbox, podendo continuar a sair na concorrência. Fora que IPs da MS anunciadas nem data tem.
2. Franquia Flight Simulator já existe há tempos, não foi devido Gamepass (é o que transparece tua resposta). A penúltima versão tinha saído em 2014. 6 anos para um simulador é bastante tempo, sendo que esta versão de 2014 é a versão Steam do Flight Simulator de 2006.
E Microsoft não comprou as equipas por causa do Gamepass… Comprou-as por causa do Xcloud…
Eu creio que as pessoas esquecem três coisas essenciais.
1 – Isto é um blog
2 – Só público uma notícia por dia
3 – A intenção na criação do website não foi nunca a de publicar notícias, mas sim de informar e desmistificar a má informação.
Ora isto sendo um blog nunca pode ter a atenção desejada. Mas é um blog honrado, sem publicidade, sem patrocínios e não lucrativo, onde se faz a coisa por paixão e sem prisões de interesses de qualquer tipo. Sou um consumidor tal como vocês.
A publicação de uma notícia diária é para mim já prisão, mas igualmente uma obrigatoriedade. Sem novo conteúdo sou penalizado pela Google e o site desaparece das pesquisas. O encher chouriços é relevante e a abordar algo abordo as notícias principais e de maior interesse, e essas apenas. Muito fica por ser abordado. E a Nintendo por não andar diáriamente nas bocas do mundo, fica em segundo lugar.
Finalmente o ponto três, onde eu gostaria que o website apenas tivesse os artigos exclusivos que público. Aqueles que explicam as tecnologias às pessoas, que levantam as questões e que abordam as coisas sem marketing e por trás, tentando mostrar aquilo que realmente serão as coisas. E esse é o mau maior orgulho e o motivo porque mantenho este website. Porque em termos gerais,em mais de 90% do que afirmei ao longo dos anos, as coisas aconteceram como referi. E é exactamente isso que vos trouxe aqui!
Quanto ao Gamepass, eu sempre referi que o que escrevo é a minha maneira de ver as coisas. Nunca escondi isso! Eu vejo a coisa assim porque tento ser realista.
Como já expliquei os filmes fazem dinheiro no cinema e nos BDs, pelo que quando vão para estes serviços não precisam de se pagar. E estes serviços não concorrem com os cinemas pois não criam conteúdo competitivo.
E mesmo assim:
https://www.forbes.com/sites/greatspeculations/2020/05/01/netflix-one-question-is-it-losing-money-or-making-money/?sh=55d82d0529a6
Daí que me questiono como é que um serviço que canibaliza a unica fonte de receita externa, as vendas, pode esperar fazer dinheiro. Se alguém me souber explicar, eu tenho boas noções de contabilidade, pelo que força… Expliquem!
A Nintendo não anda diariamente nas bocas do mundo, Mário? O switch com mais de 80 milhões de consoles vendidos, Mário Kart 8 Deluxe acabou de virar o jogo de corrida mais vendido da história dos EUA com 40 milhões de cópias vendidas, lembrando que a Nintendo não computa as vendas digitais. Há vários rumores interessantes sobre o tal switch pro relatado em sites relevantes, etc… Entendo que o site é seu e com ele vc faz tudo que quiser, mas não concordo em dizer que a Nintendo” não está na boca do mundo”. Infelizmente quando se vai ao site do flamengo, não lerá notícias do Fluminense.
Edson…tu visitas sites de notícias? É que não parece.
Se visitas percebes que as notícias Nintendo, face a tudo o resto são pontuais.
E eu não vou ao site do flamengo. Eu visito aglomeradores… Sabes o que são? São sites que apanham notícias de todos os sites mais relevantes.
O resto vem de sites de tecnologia como o Beyond ou fóruns como o Neogaf e o Resetera…
E se os visitares também não vais encontrar grande coisa da Nintendo.
Enfim…não vou alimentar esta conversa…
Visito sim sites de notícias, Mário!
Eu sou BR, os sites que eu visito para ler notícias sobre games são vários, entre eles eu posso citar:
Eurogamer
Gamevicio
MeuPS
Xbox Power
Além de frequentar o fórum Outerspace e canais de YouTube como os vários de análise técnica e + alguns YouTubers específicos.
E sinceramente, das 3 plataformas, a Nintendo na minha percepção é que menos apresenta notícias nestes portais aí os quais eu citei. Entre Xbox e PlayStation e vejo um equilíbrio.
Mas denovo, isso é apenas uma percepção minha.
Mário, sobre essa situação do FUD que estava/esta sendo difundido sobre o PS5, infelizmente eu não tenho ninguém além da própria Sony para culpar e eu explicarei traçando um paralelo (e não acredito que falarei isso) com o terraplanismo, peço desde já que fanboys e pessoas sensíveis a críticas, não respondam/nem leiam o que escreverei.
Bom primeiro porque acho que a situação do FUD sobre a Sony tem culpa na mesma e traço um paralelo ao terraplanismo. Eu estava a assistir um podcast chamado Inteligência LTDA. onde o rapaz entrevistava um engenheiro que tem um blog e canal no youtube sobre astronomia, diversas vezes ele foi indagado de como surgiu o terraplanismo e ele mencionou um documentário na Netflix sobre isso e depois ele falou não com essas exatas palavras, mas no mesmo sentido que foram:
“O terraplanismo existe por causa da própria academia, devido ao abismo de distância que existe entre a divulgação cientifica e o alcance das pessoas comuns.”
Perante a explicação que ele deu (que foi mais complexa do que eu coloquei aqui), eu imaginei o seguinte cenário: Academia>>>>>>>divulgadores centificos>>>>>pessoas “comuns”. E o terraplanismo entra justamente aqui:
Acedemia>>>divulgadores cientficos>>>>>terraplanismo>Pessoas comuns.
Agora e o que tem haver isso com a situação da Sony? Eis meu paralelo:
A Sony fez uma apresentação muito complexa na época da revelação do Ps5, chamada Road to PS5, ela foi uma apresentação destinada a pessoas da área como programadores, engenheiros e developers, mas não ao público comum que por sinal não entendeu quase nada, devido a tudo ser muito novo e é aqui que eu começo a traçar o paralelo. A Sony ao invés de ter um pouco mais de paciência e explicar melhor ou fazer demonstrações, o que ela fez? Disse que as pessoas eram burras e que os jogos falariam por si, mas eu pergunto que jogos? e aqui vai meu paralelo:
Sony(Academia)>>>>divulgadores>>>>>>>>>>>>>FUD>pessoas comuns.
E é assim que eu vejo a situação do FUD contra a Sony, ela ironicamente deixou que isso acontecesse com ela.
Lembrando só que tudo a respeito do PS5 era tão novo e desconhecido que até o canal Linus Tech Tips que tem um alcance gigantesco veio pedir desculpas publicamente quando se tocou do erro que havia cometido.
Sim, parte do FUD contra o PS5 é culpa da própria Sony, mas como já falei meses atrás, MS e Sony possuem filosofias diferentes, enquanto a MS grita aos 4 cantos do mundo que tem coisas X e Y e abre margem para ser rebatida, a Sony fica calada e prefere o “espere e verás a verdade”, foi assim com o superaquecimento do PS5, dos 9TF(ou menos) que em muitos casos está batendo no de 12TF, do problema de fabricação com muitas APU defeituosas.
Provavelmente a Sony queira mudar com o Road to PS5, mas como a apresentação causou muita confusão até mesmo para quem é entendido no assunto ela preferiu continuar calada.
E esse é o problema que vejo, não falo que ela deveria responder ao FUD, mas ficar calada neste momento também não vejo como certo, ela precisa melhorar o marketing, pois ela tem um inimigo que já abocanhou um jogo assim que ela perdeu a exclusividade e esse inimigo é o gamepass que aos olhos de uma pessoa casual é uma mina de ouro.
Nisso você tem total razão. O que se vê é uma Sony calada. Mesmo c tecnologias que estão aplicando no ps5 e não no SX hoje e no dia um de lançamento. O console que não tinha ML recebeu implementação em Miles Morales, no Xbox até agora NADA. O console que não ia ter Ray tracing apresentou um exclusivo que surpreendeu até gente do cinema nesse quesito, o Xbox um Ray tracing pobre em the medium, totalmente capado. Falta o marketing bater mais forte nessas questões, mas no final das contas contra fatos não existem argumentos.
Ah, também vale lembrar que a Sony é japonesa, fala até mais que a Nintendo sobre o console, mas é mais próxima dessa na sua política do que do Xbox,que adora falar coisas absurdas, como Full rdna 2, entre outras coisas. A desonestidade intelectual é pior que o silêncio.
Olha Daniel… Eu sobre o terraplanismo só tenho a dizer que… Malucos… É no manicómio.
Da mesma forma com os fanboys é o mesmo.
Porque FUD é criado com más intenções… Nada mais. Se não há informação, não sabes… Não comentas. Mas não inventas!
Mário, desculpa mas não entendi seu comentário, em nenhum momento que quis fazer apologia a terraplanismo/FUD, só quis mostrar que quando a empresa não fala sobre seu produto pessoas loucas e com más intenções se aproveitam dessa lacuna.
Ps: Para mim tanto fanboys quanto terraplanistas são tudo um bando de loucos.
ele não quis falar sobre apologia, só comentou q quem acredita em terra plana não bate bem da cuca, igual aos fanboys
Pois… Foi isso mesmo que eu quis dizer… 😂
Que são loucos e como tal nem os tomo como referência.
Perdão Mário eu tinha interpretado errado 😅
Sim, é óbvio que a Sony tem sua parcela de culpa… O problema maior naquela altura foi que vários técnicos erraram feio sobre o ps5, inclusive o Mário. Mas esse veio depois falar que estava errado e que as coisas não eram como ele imaginou inicialmente. Já outros continuaram com a desinformação, mesmo com devs a falar e explicar como parte das coisas eram. Com que propriedade alguém vai achar que um Dev tem menos poder de argumentação que o Alex passa pano? A desinformação e o FUD em aí continua até hoje, mas o que se vê na realidade é diferente e se prova que o ps5 é uma máquina de ponta, inclusive com muita coisa superior ao poderoso de 12 Teraflops, que é um gago e tem quebra de framerate na maioria dos jogos. Do lado dos que gostam de PlayStation, não se vê essa vontade gigante de denegrir o Xbox, só se combate com fatos. Simples.
Eu errei sobre a PS5? Onde? Em que?
Estás a falar da minha primeira análise, quando foi o The Road to PS5?
Se sim, sim errei. Mas depois revi e revi e revi o vídeo, pesquisei sobre as coisas e percebi que estava errado. E admiro publicamente.
Sim, sua primeira análise. O fato é que errou, desinformou e depois voltou atrás. Não vejo mal nisso Mario. Ninguém é infalível.
O erro foi normal… A minha primeira reação foi exactamente a de todos os analistas… Comparei com o PC…
Mas quando percebi que a coisa era diferente, retraí o que disse….
Mau foi que muitos deles não perceberam o erro e continuaram a insistir na coisa.
Errar é humano..? Admitir o erro, por muito que isto soe a autoelogio, a frase nem é minha, é algo que não está ao alcance de todos.
Sim,na altura do seu primeiro artigo sobre as questões do ps5, alguns que andavam aqui a falar besteiras, aplaudiram. Concordaram 100%. Quando você se retratou e mostrou que as coisas não eram como pareciam, esses mesmos que aplaudiram seu primeiro artigo, vieram com alucinações, onde em Tudo erraram. Resumindo,quem tá errado? Você ou os que ainda continuaram a achar que as coisas são diferentes da realidade. Tudo se provou o contrário do que falavam. Agora temos um aqui que não quer aceitar que a marioria esmagadora dos jogos até aqui apresentados corre melhor no ps5. Ficar debatendo contra gente que fica argumentando contra fatos é insanidade.
Muitos jogos novos correm melhor na PS5. Não sei dizer se a maioria, ou quantos pois nunca contei. Mas há uma tendência a se pensar o contrário por causa da retro, onde a maior parte dos jogos corre melhor na X. E muitos dos jogos que se fala correm nesse modo.
Aliás mesmo esta primeira fornada de jogos com versões para a nova geração possui jogos que são apenas recompilados para poderem ter versão de nova geração e vender melhor, mas não ganham nada com isso correndo e se estivessem em modo retro, tirando assim apenas maior partido das velocidades de relógio, e em alguns casos, acrescentando RT.
Nem estou a falar de retro. Obviamente o Xbox tem uma retro que pode implementar mais melhorias. Vale o que vale. O que quero analisar é jogos novos. E nesses, até o momento, o Xbox está em desvantagem nos crossgen.
Quais e que desvantagens?
Tem tido desvantagens em fps, em resolução, no tamanho dos jogos, em efeitos gráficos, em Loadings.
Claro que ele também leva alguns comparativos, mas eu espero ter respondido sua questão.
Netto já te respondeu de forma objetiva.
Eu acho que até está data, para jogos realmente otimizados para a Nextgen o PS5 levou 60% dos comparativos. Em 10% deles ouve equivalência entre as versões e o XSX levou em 30%.
Isso pelo menos na minha percepção, a qual eu tiro vendo as análises dos diversos portais (DF, VGTech, IGN, NXGamer, Elanalistadebits)
Tá bem equilibrado no geral.
Quanto a Patchs para jogos de PS4/Xbox One o Xbox Series X leva uma grande vantagem por sua retro ser mais robusta e permitir que os jogos sejam atualizados não só com mais efeitos mas também como modos a 120fps.
Eu concordo com você Sparrow, mas o problema e inclusive eu refiro com o meu paralelo é, quem tem mais alcance de pessoas? A digital foundry com suas meias verdades ou o pcmanias/algum dev que falar apenas pelo twiter as coisas como realmente são?
E é por isso que acho que a Sony deveria mostrar mais o que seu console pode fazer, como eu referi não responder ao FUD, mas fazer propagandas de vídeos mostrando de forma prática as inovações do Ps5 e dizendo “Aqui galera nosso console pode fazer isso e muito mais”. Pois uma coisa são devs falarem outra é a empresar mostrar ao que veio.
Sony : clock fica no máximo ao mesmo tempo.
Alex da DF: não fica não, mentira da Sony.
E de onde a Sony vai ir responder novamente falando o mesmo?