O último patch da Rockstar melhora drasticamente os tempos de carga de GTA V, e tudo graças a um fan que descobriu o problema que levava a que os tempos de loading fossem grande.
Recentemente um fan de GTA fez uma análise à possível causa dos elevados tempos de carga de GTAV no modo online. Analisando os tempos de carga no modo offline e online constatou que haviam diferenças enormes entre a carga da mesma coisa nos dois modos, pelo que resolveu investigar. E descobriu que o culpado era um pequeno ficheiro em Javascript que, quando das cargas do modo online, possuía problemas de programação, pelo que o processamento dos dados de carga estava a ser executado apenas num núcleo do CPU.
Nesse sentido, o fan, que possuia conhecimentos de programação, criou uma correção que aplicou ao seu jogo, diminuindo o tempo de carga de 6 minutos para 2 mimutos.
Perante a divulgação deste dado a Rockstar analisou o ficheiro em causa e confirmou ao problema. A consequência foi um patch (1.54), baseado no trabalho do fan, que reduz o tempo de carga em quase 70%.
Mas o mais interessante é que a Rockstar não deixou a coisa por mãos alheias, e resolveu agradecer ao fan pela descoberta do problema. Ao contrário de empresas como a Nintendo que teriam colocado o fan em tribunal por ter estado a mexer no código do jogo, a Rockstar usou um programa de recompensas para deteção de bugs, para recompensar o fan, atribuindo-lhe a módica soma de 10 mil dólares.
Nada mau para o fan que perdeu tempo a descobrir o problema, e nada mau para a comunidade em geral que beneficiou no novo patch.
Que este exemplo da Rockstar possa servir de referência às demais empresas de videogames (Não acredito que a Nintendo colocou um fan no tribunal por ele ter mexido no código do jogo).
Não é todo dia que esse tipo de reconhecimento acontece.
Ainda bem que esta a recompensou, já estava a imaginar que teriam utilizado a solução e deixado o fan de lado.
Parabéns para Rockstar. Além de uma excelente desenvolvedora no quesito técnico, também consegue ser muito boa na parte de gestão.
Isso também é uma prova de humildade e reconhecer que todos vivem aprendendo o tempo todo… Pode ser a pessoa mais notável e com o QI mais elevado já existente: Todos os dias a gente aprende.
Também pode ser um meio de angariar novos talentos. Se a moda pega, seria muito bom para a indústria.
[OFF] Mário, haverá algum artigo a falar sobre o Super Mario 3D All-Stars?? Pergunto isso porque estou complemente perdido com esta decisão da Nintendo a remover o jogo das lojas físicas e digital, não entendo o que ela quer fazer com isso, forçar a comprarem o jogo por estar disponível por pouco tempo? Há algum problema com o jogo? Até cogitaram em algum direito autoral a vencer mas acho muito dificil um jogo nintendo ter direito autoral de terceiros.
Não estou sequer a par do que se passa.
Desde que o jogo foi anunciado, foi dito que seria um jogo que estaria à venda ate uma certa data (se nao me engano fim deste mes), nao e novidade nenhuma
Agora removê-lo das lojas fisicas nao acredito, pois que não distribua mais e uma coisa, agora nao pode impedir as lojas que os compraram de os meterem a venda apos essa data
Quanto ao resto e uma decisão tomada pela nintendo como uma outra qualquer, eu nao concordo mas quem comprou o jogo ja sabia ou deveria saber que e um jogo com uma data de venda limitada
Pois tem notícia de que até as lojas físicas irão deixar de vender.
Só queria saber do porquê essa venda por tempo limitado, pois pelo que dizem o jogo esta a vender bem.
Isso e tudo marketing da nintendo, ela fez uma decisão e pelos vistos acertou pois o jogo pelos vistos vendeu bem, foi uma decisão como muitas outras empresas fazem quando lençam um produto limitado a um numero, so que aqui a nintedo nao quis tar a fazer um numero limitado mas uma data, quem sabe que nos dias a seguir ela nao venha anunciar algo que esta relacionado com isso
Agora so espero que com o fim da venda do jogo ela deixe de suportar o jogo
Quanto as vendas fisicas pelo que vi so sera na Nintendo Tokyo store que deixara de ser vendido mais o Game & Watch e tudo o resto que está relacionado com os 35 anos do Mario
A Nintendo SEMPRE teve jogos edição limitada… É essa a proposta pro colecionador. Os caras adoram isso.
Provavelmente eles venderão esses jogos separadamente na eshop, ou seja, de forma digital.
Off – Rumores que a Sony vai abandonar o PS3 e o PSVita (esse último até entendo), mas agora quero ver os sonystas mais fanáticos defender esse tipo de coisa, antes de começarem os argumentos de que principalmente o PS3 é um console ultrapassado, lembre que países como o Brasil pelo custo e renda das pessoas consoles antigos ainda são muito populares, então se for verdade está cada dia mais difícil defender as atitudes da Sony. https://twitter.com/thegamerwebsite/status/1373993078386790402?s=20
Hiago a Sony fazer este tipo de coisa, eu não vejo problema e é ate comum, pois o Ps3 e Vita já estão há 2 gerações e uma hora ou outra isto iria ocorrer.
Agora outra coisa que critico a Sony é a nova aquisição que ela fez a EVO, ou para quem não conhece um dos maiores senão o maior campeonato de jogos de luta existente. Para mim em um período de pandemia como estamos passando isso é um negócio furado.
Uma empresa pensa a longo prazo. Não viveremos em PANDEMIA para sempre e provável que conseguiu comprar por um valor bem atrativo. São aquisições estratégicas.
Eu imaginei isso, porém a Sony precisa é comprar mais studios ao meu ver e não eventos. Isso entra em meu check list:
Sony aumentar preço de jogos para 70 dólares porque as produções estão caras= OK
Liberar jogos no PC para arrecadar mais dinheiro= OK
Fechar a Japan Studios= OK
Abandonar o Japão= OK
Gastar com a compra do Crunch Roll= OK
Gastar com a EVO= Ok
Comprar novos estúdios= Not OK
Responder as investidas predatórias da Microsoft não liberando seus jogos= Not OK
Fazer a Retro com o PS3= Not OK
Para mim a Sony está visando só o dinheiro e os fãs que se danem, pois estes sempre vão aplaudir.
Jogos a 70 euros.
Se pensares que a Sony é a única empresa cujos exclusivos não estão presos a uma consola com 7.5 GB de RAM e 4 Tf de performance gráfica, poderá ser que os 70 euros (apenas nos seus exclusivos) venham a justificar.
Libertar jogos para PC.
Criticável… Mas… O único jogo até agora foi Horizon. Com vendas esgotadas, ofertado na PSN+, e novamente ofertado a partir de 20 de Abril na PS5.
Se isto acontecer com todos os jogos PS que forem para o PC que queixas podem os jogadores PS ter?
Fechar a Japan Studios…
Efectivamente uma pena… Mas a Japan Studios não fechou. A Team Asobi fica, e a equipa de desenvolvimento externo também.
Abandonar o Japão.
Não é verdade. A Sony não abandonou o Japão, apenas quer apostar em jogos mais universais.
Compra do Crunchy Roll
Não vamos esquecer que a Sony é uma empresa com o foco principal no entretenimento, com apostas no cinema e TV. Está compra é realizada mais ness sentido do que relacionado com as consolas.
EVO
Aqui não argumento nada… Também não vejo grande interesse nisto.
Novos estúdios.
A Sony não entra e nem nunca entrou em loucuras. A sua aposta é em duplicar as equipas de cada estúdio, algo que sai mais econômico.
Responder às investidas predatórias da Microsoft não liberando os seus jogos.
Aqui não sei do que falas, pelo que não comento.
Fazer a retro com a PS3.
Sinceramente acho engraçado que se fale de certas coisas sem qualquer noção.
Emular a PS3 pode pura e simplesmente não ser possível… O Cell era um CPU com características de GPU, e que pode ser emulado nas respetivas partes pelo CPU ou pelo GPU. Mas caso isso não seja conseguido, isso implica que qualquer emulador tenha de funcionar numa base de jogo a jogo. E a Sony não quer oferecer uma retro limitada, que mancharia a sua imagem, mas sim algo que seja 100% funcional.
Sinceramente acredito que a Sony esteja a trabalhar na retro com a PS3, mas quando e se vai existir, é uma incógnita.
Certo, mas:
1- Reconheço seu argumento
2- Não, Horizon não é o único Days Gone também irá sair, e a título de curiosidade descobriam através do Steam data base que o Days gone já estava registrado 1 ano antes do anúncio e há outros jogos da Sony nesta situação. Peço desculpas pois não consegui copiar o link.
3- Ok, mas nunca que estes 2 times terão o mesmo peso no nome, e aposto que ninguém sequer ouviu falar deles, pelo menos até este anúncio da Sony.
4- Peço desculpas de novo, mas quando me referi ao abandono do Japão, também quis dizer de sua sede além dos jogos.
5- Verdade, aqui não tenho o que discodar.
6- Estamos de acordo.
7- Não me referi a ela sair comprando que nem louca, mas ser um pouco mais ousada e quando falei não liberando os jogos quis dizer que ela soltando jogos no pc só beneficia a Microsoft e indiretamente faz o catálogo dela parecer mais gordo, além das pessoas com o tempo irem perdendo o interesse no Ps, por isso manter seus jogos apenas na sua plataforma.
8- Em outra conversa eu já falei isso, a partir do momento que uma equipe que não teve acesso as ferramentas do Ps3 e fizeram engenharia reversa, hoje consegue ter bons resultados mesmo que caso a caso, seu argumento para mim cai por terra. E só para lembrar a Microsoft começou com poucos jogos e hoje a retro do Xbox é uma das melhores coisas que o console oferece. Também não entendo o por que de manchar o nome, só apenas porque o catálogo de início não vai abranger todos os jogos.
2 – A minha argumentação de ser o único é sobre a efetivação do facto.
Days Gone está gratuito para todos que comprarem uma PS5, e pode ainda vir a ser colocado em outras ofertas.
3 – Que outras equipas da Japan Studios conheces? Pessoalmente os jogos sonantes que conheço do Japan Studio são do Fumito (ICO e Shadows of the Colossus), e ele saiu da Sony. SOTC só tem o nome da Japan Studios pela equipa de desenvolvimento externo.
4 – A questão da Sede deve-se certamente a questões fiscais.
7 – A questão do ousada veremos depois. Tu não precisas de comprar equipas para produzir jogos. Se pensares que uma equipa produz em média dois jogos por geração, se calhar sai mais barato financiar jogos de terceiros para exclusivos.
8 – Não duvido que a Sony pudesse ir mais longe. Mas isso não invalida que um GPU não é um CPU, e que mesmo os atuais CPUs não conseguem ter performance suficiente para se meterem no trabalho do GPGPU. E o Cell fazia isso.
A emulação da PS3 é uma tarefa dantesca pois ela tinha um hardware que pura e simplesmente era radicalmente diferente de tudo o que existe.
Colocar jogos a funcionar é possível… Todos, e sem bugs… Pois!
Hehehe
Já tivemos essa discussão aqui de combater a Microsoft com compra de novos studios e eu listei o que a Sony tá fazendo já. Naquele momento você concordou… Não estou entendendo o ponto.
A Microsoft comprou um monte de Studios e entregou o que? Você realmente acha que a líder do mercado de games não sabe o que está fazendo e que deve combater a terceira empresa na corrida de consoles fazendo exatamente o mesmo, como se fosse exemplo a ser seguido? É isso mesmo? Você tá sendo um pouco confiante demais com você mesmo né? Haha
Sparow verdade, mas cada vez que eu penso nisso me surge dúvidas por isso que eu mudei meu pensamento de novo.
Para mim a Microsoft não é de forma alguma um exemplo a ser seguido e peço desculpas se eu dei essa idéia, porém é inegável que a compra que ela fez pode prejudicar a Sony e por isso falo que esta tem que ser mais ousada em fazer aquisições. E eu não estou sendo confiante apenas não consigo exergar com bons olhos estas decisões que a Sony vem tomando e gosto de colocar estas opiniões minhas aqui, pois é o único site em que ainda se mantém uma conversa saudável e ninguém sai se xingando.
Tranquilo, amigo. A Bethesda não estava nos seus melhores dias… Dos últimos jogos, só Doom que se pode dizer que é acima da média tecnicamente. Mesmo assim, Doom é a mesma coisa desde sempre.
Microsoft compra Studios, Sony amplia e duplica suas equipes. Já criou 2 novos studios em 2020 também. Então a Sony aposta no que dá resultado. Insomniac é compra com certeza de qualidade, depois de anos lançando jogos excelentes e com clara evolução a cada projeto novo. Aí você reconhece o amadurecimento de uma equipe. A Sony não vai comprar uma empresa em decadência (bethesda) para fazer volume em Studios. Pode esquecer disso.
A compra da Evo é estratégica. Nao sabemos qual o plano estratégico da empresa para falar que foi algo não pensado e sem sentido.
No mais, lembro que algumas pessoas da indústria vem falando, desde ano passado, que ainda veremos a Sony com outros olhos no decorrer da geração e que nos surpreenderemos. Se isso vai ou não acontecer, só o futuro dirá, mas que a empresa tem algumas supresas para anunciar, com certeza tem.
Doom não é da Bethesda… É da ID.
Isso e uma evolução normal como todas as outras, e nao e so a sony que o faz, a nintendo e mesmo a microsoft fazem o mesmo
Sao consolas que ja começam a ser antigas, ja nao ha jogos que saiem e acredito que nem actualizações de jogos, para que continuar a ter despesas para mester uma coisa que nao rende mais?
E esta e uma coisa que vai acontecer mais no futuro, e e por isso que jogos so compro fisicos e esses ja para pouco vao servir pois hoje em dia o cd so serve para dizer que existe pois no fim temps de descarregar quase tudo para poder jogar
E esta e uma realidade que todos que querem o 100% digital tem um pouco de mal a ver pois de um dia para o outro a store fecha e nao tem acesso a mais nada, nem ao jogo mesmo que sem patch
Nem produção de hardware tem mais
a Nintendo já desligou as lojas do Wii U ano passado…
console lançado depois do PS3.
viu algum “sonysta” reclamando?
o importante é apenas deixar os servidores de updates e downloads de jogos ativos por mais tempo.
Hiago… A PS3 ser popular aí não significa que ela justifique ser mantida. Manter a infraestrutura de suporte à consola tem custos e apesar de vender aí “algumas” consolas isso pode não justificar manter as consolas.
Acima de tudo há coisas que as pessoas, pela paixão que metem nisto,não parecem entender. As consolas são um negócio, e as empresas atuam para ganhar dinheiro. As suas políticas nunca são em defesa do consumidor, apesar que elas tentam agradar ao consumidor. Mas se entenderem que o lucro está em causa, a defesa do interesse global do consumidor toma um papel secundário.
OFF Achei um comentário do neogaf bastante interessante, abordando o uso real dos Teraflops de uma GPU. Ele usou até um artigo científico para embasar seu raciocíno.
Link do comentário: https://www.neogaf.com/threads/next-gen-ps5-xsx-ot-console-tech-thread.1480978/post-262819787
Link do artigo científico: https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/3377138
Segue abaixo uma transcrição com uma leve revisão que fiz no texto.
Eu como sou macaco velho, sempre achei brilhante essa ideia do Cerny.
sempre percebi que variava o consumo de acordo com o jogo, e não necessariamente o “melhor gráfico” consome mais… basta ver que teste de tortura de PC exibe alguma coisa tosca como uma “rosca” com texturas e não um gameplay do demons souls.
lembro de teste de tortura do PC que era uma meia duzia de bolinha com luzes aplicadas e fundo tosco… e não um gráfico tipo last of us.
tambem percebi com o PS4 PRO, que nunca “melhor gráfico” significava maior consumo, exemplo do mapa do horizon zero dawn
eu entendi perfeitamente e achei muito boa a ideia…
tambem sei muito bem que quase NUNCA CPU e GPU são usadas simultaneamente no máximo.
eu entendo perfeitamente “usuário de fórum” duvidando disso…
agora Leadberg perguntando para o cerny se “o PS5 fizer um bench de tortura da GPU” e o alex bucaca correndo na internet, pq os jogos tinham prioridades de CPU e GPU como “fail safe” dizendo que isso significava que a GPU e CPU nunca ficavam ao mesmo tempo no máximo… ai tive certeza que eles são fanboys ou haters.
mas me diverti, o alex bucaca sumiu e até eu dei com o pé no peito dele esses dias… o leadberg tá bem tristinho pq a MS “gastou mais em silicio” e “não está rendendo nos jogos” fazendo “cara de choro” quando o joystick do PS5 teve mais engajamento que o “teardown” fake que ele fez do xbox sx
depois teve DEV puxando a orelha da DF publicamente com a punhetagem deles de resolução… q já deve ter irritado lá no Hitman com o click bait desesperado deles.
uhauhauhauh
================================================
por isso que leio o neogaff….
no resetera o alex bucaca tem passe livre para dar xilique e quem mostrar os erros dele “esta perseguindo e é banido”
no gaf tem muito troll e incel e eles liberam d+, em compensação tem esse tipo de post.
resumo: gaf tem coisas ruins e coisas boas, Era só tem coisa ruim.
locuste se queimou comigo… veio de novo com o papo de “ps5 não sustenta o clock”
depois das analises dos jogos todo mundo já entendeu que o Cerny falou a verdade, para quem ainda duvidava, e o clock baixa sim… mas é baixar o clock praticamente em “margem de erro” e parou de importar esse papo e ninguém mais liga para “performance insustentável” que a MS tentou emplacar.
aviso legal:
“ainnnn vc vive falando mal da DF”
linus falou groselha do PS5, pediu desculpas e eu nunca mais citei ele na internet.
alex bukaka foi correndo na internet dizer que “o cerny mentiu, o clock não fica no máximo ao mesmo tempo” e não pediu desculpas…
mês passado estava falando groselha do Control ser menor no PS5, tentando diminuir a vantagem dizendo que “no play 4 é assim tb” e nem se prestou a ver o tamanho do jogo de graça na plus para confirmar que o jogo era bem menor no PS5 que no PS4 e sim, é o kraken e o choro de desesperados para diminuir o play é livre.
basicamente esse alex bukaka não aprende com os erros, pq o fanboylismo dele é maior que a vergonha na cara de falar groselha para diminuir o playstation.
Eu acho que deveriam era contratá-lo :-p
Esta e uma das provas que afinal so nao existe o lado mal nos MODS
Mario apenas um a parte
Como muitos aqui, pedi o adaptador da psvr para a ps5 em Outubro e ate hoje nada, por isso na semana passada decidi de tentar pedir um outro para ver se funcionava mudando o meu e-mail, como era de esperar marcava que ja o tinha pedido pois o numero de serie ja tinha sido usado, por isso tentei mudar o último digito do número de serie e para o meu espanto funcionou e hoje nem uma semana depois tinha o adaptador na caixa do correio