GT Sports e Microtransações: Não as teremos, mas aqui estão elas!

Há um proverbio que diz: “Não acredito em bruxas, mas que as há… há”. Aqui é um pouco o mesmo. A Poliphony refere que GT Sports não terá micro transacções, mas ei-las ai!

Numa entrevista dada em 2017 o CEO da Polyphony Digital CEO e criador da Série Gran Turismo, Kazunori Yamauchi afirmou categoricamente durante a PlayStation Experience Malasia, que o seu jogo Gran Turismo não teria micro transações. Mas eis que o último patch para o jogo, em julho de 2018, acrescenta-as, apesar de nesta fase apenas o mercado Japonês ser abrangido.

Mas independentemente dos mercados, sinceramente é muito, mas mesmo muito mau, quando a palavra de uma pessoa não conta para nada, e aquilo que ela afirma não se comprova. Há toda uma perda de respeito que se torna depois difícil de recuperar!

É certo que as Micro transacções adicionadas não são nada de especial ou sequer de novo. Para além de GT6 já as ter possuído nos mesmos termos, o certo é que nenhum dos carros que podem ser adquiridos está bloqueado por pagamentos e todos podem ser ganhos jogando o jogo. Mais ainda, apenas carros que custam menos de 2 milhões de créditos (unidade monetária do jogo) é que podem ser comprados, o que quer dizer que os melhores carros necessitam ainda de ser obtidos jogando-se. Há ainda a opção de esconder totalmente a opção das microtransações!

Seja como for, microtransações… são microtransações! E elas criam sempre aquela imagem associada ao Pay to win. Daí que quando se promete que elas não existirão, verificar-se que a promessa não foi cumprida é sempre algo de mau para a imagem quer do jogo, quer da consola. Afinal houve aqui uma mentira, e quer a Poliphony, quer a Sony ficam com a imagem de empresas que são capazes de mentir.



O total de custo das Micro transacções ali presentes, e que permitem a compra de 218 carros cujos valores vão desde os 99 centimos aos 2.99 euros, perfaz os 400 dólares… é vergonhoso!

A realidade é que a Poliphony já não é o que era! Sim, é responsável pelo Gran Turismo, mas diga-se que é a única coisa que faz! Demora anos a entregar um jogo, e como ele não sai com a quantidade de conteúdo desejado acabando por vender abaixo das expectativas, tenta agora recuperar com as micro transacções, uma das práticas mais abomináveis no mercado atualmente, e que mesmo minoradas como indicado não deixam de ser algo que deturpa toda a verdade do jogo.



error: Conteúdo protegido