Isso é o que acontece com a Microsoft… Que não liga nenhuma aos mercados onde vende pior, caindo assim globalmente em vendas.
Basicamente o que a Xbox vende… é maioritariamente nos EUA. A Europa está longe de ser o maior mercado da Xbox, mas a realidade é que um estudo recente mostra que as coisas estão piores do que nunca neste mercado para a Xbox.
Portugal, Espanha, França, e muitos mais países possuem atualmente uma presença baixa ou quase nula da Xbox. No entanto nada vemos do lado da Xbox para alterar isso!
Segundo dados oficiais em Espanha a Xbox tem menos de 1,7% do mercado Espanhol de consolas de mesa, com a PS5 a ficar com os restantes 98.3%. Um valor que em Portugal será ainda menor!
O mercado Francês não era um onde a disparidade fosse a maior. Mas a situação tem-se vindo a agravar ao longo do tempo, ao ponto de atualmente, de acordo com os dados revelados pelos Outlets Franceses, a quota de consolas vendidas neste país ser quase 9:1 a favor da PS5.
A MS com todo o o bafafá em torno de IAs já deveria ter as traduções/dobragens feitas em tempo real nos jogos, mas até na área em que domina parece inerte, está fazendo streaming de qualidade inferior a da nanica Sony. A impressão que tenho é que toda a verba de marketing de xbox é usada o xwitter e nos comentários de sites de games e que por investimento eles consideram apenas a compra de outros negócios prontos…
É triste ver empresas menores tentando mesmo trazer um lip sync em qualquer idioma e as empresas maiores ignorando até legendas em alguns países.
https://www.youtube.com/watch?v=bc7w9snC9uI
https://www.youtube.com/watch?v=1lmVPqeGUXE&t=32s
Já no mercado japonês, em uma semana surpreendente, no caso de 23 a 29 de Outubro, Xbox Series superou as vendas do PlayStation 5, de acordo com o levantamento da Famitsu. Historicamente, a Microsoft tem dificuldade de vender consoles no Japão.
É um fato, mas não houve nenhum aumento expressivo nas vendas de xbox, só queda nas do PS, sabe-se lá por qual motivo.
Última semana divulgada:
https://www.gematsu.com/2023/11/famitsu-sales-10-23-23-10-29-23
2903 SX
398 SS
2717 PS5
216 PS5 D
Semana anterior:
https://www.gematsu.com/2023/10/famitsu-sales-10-16-23-10-22-23
2585 SX
163 SS
8164 PS5
1680 PS5 D
Então, é preciso tentar entender o que houve com o PS5 que tem uma queda de vendas acentuada, na ordem de 70% menor que na semana anterior, mesmo com um forte onda de bons lançamento nele, Spider 2, Baldur’s Gate, Alan Wake 2 e etc., com o Series se mantém vendas estáveis com crescimento percentual bom no SS e no SX mas que representa apenas 553 unidades a mais o que não faria grande diferença se as vendas do PS também tivessem se mantido..
De qualquer forma, nada lá se compara com a Switch, que tem números impressionantes mesmo com o fim de vida pré-anunciado.
Editado: para adicionar informações.
ao que parece é pq eles pararam de mandar PS5 FAT para o japão e estão esperando a produção do lote de “slim para o japão”
Agora vamos às semanas? E depois aos dias e às horas?
Por amor de Deus… Faz-me lembrar quando a Xbox vendeu mais que a PS5 nos EUA por dois meses e até o Nadella veio dar entrevistas a dizer que estavam a dominar o mercado.
Percebe que essa notícia até é degradante. É pegar em qualquer coisa para se falar quando não há nada de relevante.
Porque se formos ver os resultados de Setembro, as vendas da PS5 no Japão subiram 189.9%, e as da Xbox caíram 52%.
Viste isso noticiado? Mas estás a ver que vendeu mais numa semana… Perante a realidade que existe no japão em que a Xbox tem 2.2% do mercado face a 40% da PS, percebes o ridículo de se noticiar que a Xbox vendeu mais cerca de 400 consolas?
https://www.vgchartz.com/article/458672/ps5-vs-xbox-series-xs-vs-switch-2023-japan-sales-comparison-charts-through-september/
Boas.
Esse daí veio do banheiroclub. Lá é comum pegar um dado aleatório e apresentar como algo extremamente positivo. Isso quando não deturpam completamente a informação. Lá acreditam que a MS tem lucro na divisão x box e ainda lucram mais que a sony baseado naquela informação dos documentos do julgamento.
Tudo bem, vou mandar um email para o site IGN, para que dê uma bronca no jornalista que escreveu essa notícia absolutamente irrelevante. Tem uma outra notícia, agora vinda de mais perto, do Reino Unido. Segundo o site gamesindustry: “As vendas de consoles de jogos saltaram 44% no Reino Unido durante setembro (em comparação com agosto), impulsionadas pelas fortes vendas de todos os consoles, particularmente, do Xbox Series S e X (dados do painel GfK). As plataformas Xbox se beneficiaram do lançamento de Starfield, com as vendas subindo 136% mês a mês. O Xbox Series S e X foi a segunda plataforma mais popular, atrás do PlayStation 5, que também teve um bom mês, com vendas 24% acima de agosto. Em termos de acessórios, 663.208 produtos adicionais foram vendidos no Reino Unido no mês passado, o que representa um aumento de 17,3% em relação a agosto. O DualSense White mantém seu lugar como o acessório mais vendido do Reino Unido. As fortes vendas de consoles Xbox resultaram em fortes vendas de controles Xbox, com o Black Xbox Wireless Controller subindo cinco posições para o 2º lugar, a variante Branca subindo cinco posições para o 4º e a edição Pulse Red subindo seis posições para o 5º lugar. No total, há seis controles Xbox nos dez primeiros acessórios mais vendidos para setembro.” E essa notícia foi melhor?
Não Rodrigo, a Notícia não é 100% irrelevante, mas é uma notícia destinada a elevar egos, por tres motivos.
1- Globalmente, no japão, as vendas da Xbox continuam a cair
2- A PS5 está esgotada no japão. A Sony não repôs stocks pois quer fazer um lançamento em grande da Slim por lá. Esse foi o motivo porque a Xbox vendeu mais.
3- A Xbox vendeu, apenas nessa semana, mais 400 consolas.
Quanto à nova notícia, fico feliz com ela. Basicamente ela relata uma realidade que acontece com todos os lançamentos de sucesso, um aumento das vendas. Tal como se espera ler daqui a umas semanas na PS5 devido ao SpiderMan 2.
E se essas vendas estabilizarem, isso sim será notícia e uma mostra de recuperação da Xbox.
Mas convém não esquecer a realidade global, e por exemplo esta notícia de setembro, igualmente sobre o mercado do Reino Unido e as vendas em Agosto.
“PS5 Sales Jumped 60% in the UK Year to Date While Xbox Series X|S and Nintendo Switch Sales Are Down”.
Ou seja, está notícia que se refere a Setembro e ao aumento de vendas sobre o mês anterior, reflete um aumento de 136% sobre um mês anterior de queda.
Resumidamente a única coisa que me preocupa aqui é que olhes para resultados parciais e pontuais e os queiras confundir com sucesso. Quando a visão realista é olhar para a floresta e não apenas para uma árvore. E nesse sentido aqui vais encontrar notícias que sejam efetivamente relevantes no futuro das consolas e não coisas pontuais que criam ilusões de sucesso. O sucesso sustentado é o efetivamente relevante, não o pontual!
Aliás o facto de, pontualmente a Xbox ter vendido 136% mais, e mesmo assim ter ficado em segundo, revela que a PS5 vende no Reino Unido mais de 2:1. Mas na realidade é mais, pois a PS5 nesse mercado tem 71,2% do mercado.
É que promover o xbox dá trabalho… pensar em uma estratégia, de criação de campanha de marketing, inovação, criatividade, produzir também conteúdo (jogos exclusivos)
Isso dá trabalho
Mas pegar dinheiro e sair delirando que vai comprar todo mundo, depois pagar advogados para lidarem com o processo e ai ir tirar foto e fazer discurso em evento para inflar o próprio ego é fácil.
Cada vez mais parece que o xbox continua funcionando igual aquela Mulher lá fez o vídeo falando, que ganha promoção o puxa saco, que ninguém trabalha lá… nem veem no escritório.
Lembrando que o Phill Spencer era dessa epoca ai dos “puxa saco que não entendem de vídeo games” no xbox…
Off e referente tb:
Podcast com Rafael Grassetti
NerdCast 906 Bastidores de um jogo AAA
https://jovemnerd.com.br/nerdcast/bastidores-de-um-jogo-aaa/
O Rafael Grassetti de diretor em um projeto do Netflix falando “eu amo a Sony, a Sony é uma mãe, se eu puder volto a trabalhar lá”
Outro Brasileiro que foi trabalhar na Santa Monica sem falar inglês e a Sony pagou professor particular para ele…
É sério que ele falou isso? Rs
Tirando o fato que a geração atual Xbox estar seguindo a passada ser algo que pode mudar destes 3 anos dos consoles.
É importante notar um cenário de vendas totalmente diferente da geração passada. Graças ao mercado totalmente aberto para PC, cloud e serviços.
Um dia quando isso tudo for aberto. Pararemos de conjecturar números do Xbox.
No dia que isso tudo for aberto, a Xbox não é uma consola. E os utilizadores deram a volta do PC para a consola e da consola para o PC, acabando onde começaram.
É a grande realidade, o departamento de marketing da Microsoft não vale a ponta… tiveram a sorte com o windows e é a unica coisa que continua a valer.
Só por curiosidade, tu viste o telejornal no dia do lançamento do Spider Man 2… Notícia pelo sucesso de vendas previsível. Tirei uma foto ao ecrã, e posso depois colocar aqui.
Windows, obviamente que não foi sorte, foi esperteza, ou visão, como queira preferir, e com muito menos marketing, pois os tempos em que ela se solidificou foram outros. A sorte da MS hoje com o Windows é ter pessoas cativas não dispostas a testar outros SOs no PC, em parte algo até compreensível, pelo costume e comodismo. Lógico que o Windows hoje ainda tem virtudes, mas se as pessoas olhassem para o todo da MS, talvez repensassem suas escolhas, mas as coisas são o que são e cada um só pode fazer sua parte.
Na verdade o que fizeram é algo que fica para a história, que foi a massificação do computador pessoal e a sua forma simples de utilização, hoje em dia todos os SOs usam janelas e não é por acaso porque ainda ninguém conseguiu se lembrar de forma mais pratica de se usar um computador.
Mas o departamento de marketing, pelo menos na Europa, deve não ter qualquer orçamento, já nos EUA fazem umas coisas giras
Só para esclarecer, não foi a Microsoft que usou as janelas pela primeira vez. Isso foi inventado pela Xerox nos seus computadores da gama Alto em 1070.
Quando o Windows 1.0 foi lançado, ao exato mesmo tempo (ambos em Novembro de 1985) a Toshiba lançava no Atari ST o seu Tos 1.0 que usava igualmente o conceito de janelas.
Aqui em Franca, o mercado xbox esta cada vez pior, e acredito que muito tem a ver com o gamepass, pois pelo que vejo muitas vezes em vários fóruns/paginas e que cada vez que se fala na saida de um novo jogo e: “quando sai no gamepass”, “parece ser um bom jogo, mas vou esperar que saia no gamepass”, e coisas do genero
E para nao ajudar ao menos aqui a volta onde vivo, o stand xbox cada vez e mais pequeno e mesmo nas lojas de ocasiao onde antes os stands xbox/playstation eram quase iguais, agora a diferença comeca-se a notar
[Opinião] Penso que o Xbox só está seguindo o seu propósito de ser a Netflix de jogos, não vejo muitos motivos pra investirem em ter coisias a venda em lojas, nem mesmo os consoles mais, acho que eles querem ver a aceitação é dos apps nas TVs e smartphones pra controlarem tudo por streaming mesmo, os planos futuros vazados, apesar a se referirem a consoles ainda sinalizam o caminho de jogos processados em nuvem mesmo, o que é totalmente compreensível, pra Microsoft o futuro dos jogos é o Streaming, eles têm a estrutura pra isso, é onde eles podem realmente dominar, e eles já cativaram o público de console deles com Gamepass, esses não sabem mais viver sem isso, estão evangelizados.
Agora, só resta saber se a MS vai implementar o mesmo no PC pra ter um maior controle dos seus jogos, porque acredito que ela quer que todo jogo dela ao menos esteja atrelado a um launcher próprio seu de alguma forma, se comunicando com os servers dela, e talvez com o tempo deixem até de produzir ports para o PC também, pois é mais seguro pra ela ter sempre assinantes em cloud que se arriscar em lançar um sucesso atrás de outro no PC com riscos financeiros adicionais de um port. O Serviço de Gamepass é o único futuro da Xbox, pelo que vejo, segundo a visão dos atuais gestores, não há mais volta a dar. É jogos como serviço em serviço de jogos, e quem sabe uma propagandinha aqui e acolá!
Olha a notícia de hoje.
https://gamerant.com/xbox-section-down-sized-target/
Quer se queira quer não, isto tem impacto nas vendas. O ir a uma loja com um miúdo,e ele ver a secção da consola vai implicar uma potencial venda e uma definição de um futuro mercado. E esses miúdos não andam pela internet.