A PS5 Pro não é uma nova consola, não é uma nova geração… é uma consola mais poderosa, que oferece melhores performances. E nesse aspecto, não está a decepcionar!
Julgar a PS5 Pro pelo que ela debita nos jogos PS5 é algo errado. E é errado pois os jogos estão compilados para o hardware da PS5 base, e isso quer dizer que tudo o que os jogos podem fazer é usar a maior velocidade de relógio da consola para oferecer performances melhoradas.
Sim, não julguem que as consolas são PCs, e que meter um GPU diferente com mais compute units é algo imediatamente utilizado. Porque neste caso, dependendo de como a coisa foi realizada, pode ser ou não ser.
Basicamente as consolas são um hardware fixo, e isso quer dizer que a sua optimização, a ser plena, toma em conta todas as especificações do hardware. E isso pode implicar a colocação de threads em núcleos específicos de CPU ou em CUs específicos do GPU. E isso implicaria que meter mais CUs, não traria ganhos absolutamente nenhuns, exceto os trazidos pelo rendimento interno do GPU e diferente velocidade de relógio.
Claro que a maior parte dos jogos não chegam a este ponto, e isso quer dizer que podemos ter ganhos não só por esses factores, mas igualmente pelo aumento de Compute Units. Agora o que não teremos, é ganhos pelas capacidades do RDNA 3 ou 4 presentes na consola, e que não existem na PS5 base.
Para isso… precisamos de um patch!
Resumidamente, o que se pretende dizer é que não podemos avaliar a PS5 Pro pelos ganhos que, sem qualquer patch, ela nos traz aos jogos PS5. Porque eles podem ser pequenos… ou grandes. Mas uma coisa é certa… não são os máximos que podem existir!
Um bom exmplo é o Ratchet and Clank: Rift apart, que ganhou mais resolução nativa, e mais fps pelo facto de estar a correr na PS5 Pro. Mas que após o patch conseguiu colocar o modo Detalhe da PS5 base a correr a 60 fps, ficando esse a ser o modo performance da PS5 Pro. Já o modo Detalhe da PS5 , esse acrescenta mais geometria, mais Ray Tracing e mais resolução ainda.
E isto aconteceu tambem em Spider Man, e em Horizon: Zero Dawn.
O caso mais recente foi com The Crew: Motorsfest, onde o patch PS5 não só permitiu ao jogo passar de 1440p para 1692p, como re-escalar o outoput para 4K, o que não acontecia na versão base. Permitiu ainda aumentar a densidade da Geometria em 15%, as folhas em igualmente 15%, e aumentar o número de espectadores em pista. Tudo isto, ao mesmo tempo que sobe os fps para 60, em vez dos 30 da PS5 base.
São melhorias significativas, e essas sim, mostram o verdadeiro poder da PS5 Pro.
Nesse sentido, o ganho que vos vamos falar que acontece em Gran Turismo, está longe de ser aquilo que a PS5 Pro pode oferecer. Mas a realidade é que, mesmo sem qualquer patch, a nova consola consegue oferecer um modo 4K 120 fps, algo impensável na consola base que a 120 hz apenas consegue 1220p nos replays, e 1440p na corrida.
Não seixa de ser algo significativa para um jogo que não levou qualquer patch, o que nos faz pensar sobre o que acontecerá com um patch. E segundo temos lido, a grande novidade nesse patch, quando existir, será a inclusão de ray tracing durante as corridas, assim como um potencial aumento do nível de detalhe das viaturas e geometria em geral.
Mário, o PS5 Pro não está a trazer os modos qualidades aos dobros de frame, está trazendo, no geral, os modos desempenho com melhor aspecto, aspecto esse que nem sempre se iguala ao modo qualidade. O Spiderman 2 é um exemplo, a qualidade do modo Desempenho Pro é inferior ao modo Qualidade base, mas não em todos os aspectos, pois é superior no RT, mas perde em nitidez. As coisas precisam ser avaliadas caso a caso. Final Fantasy VII Rebirth é a mesma coisa, ela não traz um modo Qualidade do PS5 a 60, traz um modo Desempenho Pro com melhorias, trazendo alguns aspectos que se igualam ou superam o modo Qualidade normal, mas trazem coisas que só existem na versão desempenho como um draw distance mais curto, ou pop-ins mais perceptíveis… Ratchet parece ser o mesmo caso, embora tenha alguns aspectos indiscutivelmente melhores que no modo qualidade (AA e RT…) apresenta densidade de NPCs em alguns pontos e efeitos colaterais da própria tecnologia de IA…
Como sempre, o GT é uma ferramenta valiosa para a Sony mostrar a sua tecnologia, é provavelmente o estudio mais talentoso e tecnicamente dotado de toda a Sony.
Um jogo melhorou muito foi o Star Wars Outlaws, e não foi somente com os 60 fps, mas também melhorou muito a nitidez da imagem, que era muito “borrada” no PS5 base.
Agora o grande ganho que achei foi na iluminação, no PS5 base, entre as transições da animação para o gameplay os efeitos de iluminação eram desligados, já no PS5 Pro os efeitos de luz se mantem no gameplay, deixando o jogo bem mais bonito.