A Sophy é a IA mais avançada existente no domínio da condução automóvel em simuladores.
Apesar de GT 7 ser cross gen. a PS5 contará agora, de forma exclusiva com a presença do Sophy 2.0, a famosa IA de condução em simuladores automóvel.
Esta IA, capaz de condução ultra realista e de desafiar mesmo pilotos experimentados e profissionais, marca uma etapa no domínio da IA em jogos de condução. Ao contrário da Sophy 1.0, que foi disponibilizada no jogo em período de tempo limitado, a Sophy 2.0 pode conduzir mais de 340 carros em 9 pistas, cobrindo assim 95% dos carros disponíveis no jogo.
Evoluímos o GT Sophy de um projeto de pesquisa que abordava o grande desafio de criar um agente de IA que pudesse superar os melhores pilotos em um jogo de corrida de simulação de ponta, para um recurso de jogo funcional que fornece a todos os jogadores um oponente formidável, semelhante ao humano, que aprimora a experiência geral de corrida.
Desde o início, a nossa missão na Sony AI tem sido avançar na investigação e desenvolvimento da IA para melhorar a imaginação e a criatividade humanas, bem como as experiências de entretenimento. Este novo marco para a GT Sophy mostra o nosso trabalho para apoiar esta missão, bem como as nossas estreitas parcerias com criadores para aproveitar a IA de uma forma única para desenvolver experiências novas e enriquecedoras.
Kazunori Yamauchi, presidente do estúdio Polyphony Digital da Sony, que produz os jogos Gran Turismo, disse em comunicado:
GT Sophy é uma nova tecnologia revolucionária que mudará a forma como os jogadores experimentam os jogos de corrida. É um elemento chave para manter o Gran Turismo emocionante para além dos seus 25 anos de história. Estamos muito satisfeitos com esta conquista e ansiosos para ver o GT Sophy evoluir ainda mais no futuro.
Eu fico preocupado com isso, sou um fã de jogos de carro, mas como piloto virtual, minha insiração no mundo real é o Rubinho (Rubens Barrichello), e agora estou com medo de não ganhar mais nenhuma da IA. Lol
Mudando o assunto e divagando um pouco, toda vez que escuto Sophy, me vem a cabeca os sofismas, aquilo que parece real mas não é… Será que o nome vem daí?!?!
Então uma ordem de equipe é bem aceita?
Melhor ser Rubinho do que ser Massa que quer ganhar um título no tapetão.
Claro, deixo passar fácil, tudo em nome da equipe! Lol
OFF: Sony confirms it’s delayed half of its 12 planned live service games | VGC (videogameschronicle.com)
Ninguém imaginou que daria errado. A questão é saber qual foi o impacto no desenvolvimento dos demais jogos. Será que o fraco ano de 2023 e talvez 2024 não tem relação direta com esse desastre?
Para completar a desgraça, a Warner insiste no erro. Enquanto isso nada de jogo do Batman.
Shinobi602 on X: “WB will focus on more live service games going forward: “Our focus is on transforming our biggest franchises from largely console and PC based with three-four year release schedules to include more always on gameplay through live services, multiplatform and free-to-play… https://t.co/WkjYOLWvjJ” / X (twitter.com)
Uma pena Rocksteady metida nisso também.
Sobre a PS, espero que o novo presidente da PS corrija os rumos da empresa pois certamente que não contem comigo pra comprar GaaS, MAG pra mim já foi lição o suficiente.
É esperar um novo crash dos videogames e ver quem sobra, eu apostaria na velha Big N.
Tá ai o motivo do Jim ter saído… Ele fez uma lambança nos GaaS, no calendário dos GaaS e também deve ter ficado estressado mesmo com aqueles negocios de viver entre três continentes viajando.
No mais eu não vejo tanto como fracasso isso, se virar experiência.
Quem sabe quais mecânicas do MP dos jogos eles não desenvolveram que serão úteis no SP?
O importante é não “jogar tudo no lixo”
Inda enterrou 3.6bi na Bungie, é bom lembrar… A Bungie prometia 800mi de receita por ano, algo que no longo prazo poderia se pagar, mas agora parece cada vez mais improvável se continuar nessa linha. Sorte que a PS está indo bem e a Nintendo não briga exatamente no mesmo espaço. É ver como será o próximo ano, pelo menos tenho grandes expectativas em FF7Reb , só esperando a pré-venda das edições físicas aqui.
E a Sony como todo como está indo ? Viu os relatorios de hoje ?
Playstation segura uma massa morta praticamente.
Recomendo um oftalmologista.
Porque estou a olhar para o relatório e vejo:
Games and network: 48.9 biliões
Music: 81 biliões
Pictures: 29,4 biliões
Entretenimento, tecnologia e serviços: 61 biliões
Soluções de imagem e sensores: 46.4 biliões
Serviços financeiros: 15,7 biliões
Outros: 2,1 bilioes
A divisão PlayStation nem sequer é a que rende mais…
Daí que ou oftalmologista, ou tens de deixar de ouvir a ladainha dos padres que te catequizam.
é porque eles estão apegados a uma tal informação de redução de lucro, mas sabe né, é um grupo de papagaio de pirata que fica repetindo o que um outro fala.
Nunca eles daõ uma informação com detalhes, sempre é um comentário vago e quando é pressionado a resposta é “pesquise aí”.
Mário, falando em recomendar, se ainda estiveres interessado em VR, recomendo fortemente Red Matter 2 um verdadeiro espetáculo no PSVR2, ainda estou jogando, mas é incrível!!!
Um colega daqui que havia me indicado, não lembro quem (me perdoe colega), e sou muito grato por isso, uma excelente experiência.
Ando muito cansado dos olhos. Neste momento não ando com intenção de meter os oculos. Mas fica a dica!
Terei sido eu????
É muito bom mesmo
Sinceramente, Nuno, não lembro, mas sendo ou não, vou agradecê-lo como se certamente fosse, obrigado pela dica! É uma experiência incrível, junto com Synapse estão dentro dos melhores visuais de PSVR2 e uma gameplay muito boa. Gostei demais, não vejo a hora de me teleportar pra lá novamente.
Editado, Nuno, aceito outras sugestões… Tenho estado interessado em Folglands, 7th Guest (lembro de ter jogado no PC há muito tempo) e Wanderer… E qualquer sugestão de jogo que tenha gostado pode dizer aí, sou todo ouvidos. Pra mim, meu top até agora é Moss, Red Matter 2, Resident Evil Village, Synapse, Beat Saber, mas tudo que joguei gostei… Pena que alguns não tenham gráficos tão bons e bom suporte dos comandos Sense e outros (Wingman) senão seria tudo muito incrível.
Terminei agora o Saints Sinners ( o 1º) e vou começar o dlc.
Está fenomenal o gameplay e a história bem cortida. Graficamente muito bom também.
Gostei também do Another Fisherman’s Tale (mais abonecado) e com boa utilização dos comandos, embora certas partes mais difíceis de manobrar. Mas fica aquém do Red Matter 2 embora seja muito divertido.
De lado ainda tenho (compra por promoção) o Demeo (jogo de cartas e combate por turnos que estou bastante empolgado para jogar), o Saints Sinners 2 (comprei o pacote) e o Light Brigade.
Obrigado pelas dicas, esse do pescador vou ver o que acho, normalmente não é a minha vibe jogos de pesca, Saints Sinner está na minha lista. Sabes como está Red Matter 1 no PSVR2? Se estão legais os visuais, pois gostei muito do 2 e fiquei querendo comprar.
Demeo é sempre muito elogiado, mas não curto tabuleiros, é como Tetris Connect pra mim, parece legal, mas não costuma ser o tipo de jogo que eu curto. Por isso não os peguei ainda.
Pois o RM 1 é outro que está na minha lista por causa do 2. Vi no outro dia um vídeo e parece-me muito bem. No entanto pelo menos certas partes passam-se no mesmo sítio se não estou enganado. O 7th guest é outro em vista, bem como o Room que é do mesmo género (este aqui está com 43% de desconto).
Tenho a sorte de me adaptar muito bem ao VR. Para mim esta geração já compensa por isso. Uma maravilha toda a imersão. Até o simples fato de abrir uma gaveta, virar uma carta, espreitares numa esquina… Há jogos fabulosos. E depois os preços dos mesmos 1/3 em média. Estou tão envolvido que nem comprei o Homem Aranha 2. O ultimo foi o Baldur Gate e só fiz 1/3
No Saints podes colocar uma opção para que teu som afete a jogabilidade. Dei por mim a assobiar para um zombi se direcionar para mim afastando-se de outros.
Cortei o braço de um homem de um gang e matei-o. 5 minutos depois ao andar para trás aparece um zombi sem o mesmo braço, ou seja transformou-se. Aí compreendi toda a ligação e não era um zombi ao acaso. O jogo está fabuloso, os gráficos top. A neblina é sublime.
Pensei duas vezes antes de comprar por a temática ser zombis.
Vi e revi demos e pensei este não pode enganar. E não engana mesmo. É FABULOSO.
Tem diversas opções para combater o enjoo se necessário. Trabalhas até com percentagens, tipo a velocidade de rotação do corpo, etc
Tens tarefas opcionais caso queiras. A história … bem … mais não conto.
Eu me interesso apenas pelos jogos deles, espero que tenham saúde financeira pra continuar fazendo jogos. Mas como não sou acionista não fico olhando relatórios de empresas… Só comentei de valor da Bungie porque tenho a compra dela como uma burrada e foi amplamente publicizado. Só vi hoje muito caixista no vibrando no Xwitter porque o lucro da Sony parece ter caído em 28%, só que ainda assim dá lucro, ou seja, parece bem gerida, então, pra mim é de boa, sinal de que estão com saúde financeira e que poderão continuar a fazer grandes jogos.
Eu vou-te explicar porquê!
Existe uma coisa chamada income ou receita… Que por acaso até cresceu e muito (em 203,2 biliões de yens.
E se estivéssemos a falar da Microsoft ficaríamos por aqui, pois este dado é o único que ela revela.
A questão é que a Sony revela o operating income, que são os lucros operacionais, depois de à receita ser retirada a despesa.
A Microsoft não revela isso, até porque se metesse os 70 biliões da Activision como despesa, os valores eram de biliões negativos.
Daí que se vês os lucros a cair é porque houve mais despesa, porque as receitas… Essas subiram!
E despesa não é necessariamente algo mau, pois pode pura e simplesmente implicar investimento.
Olha pelo visto eu não fui o unico que percebeu essa queda do lucro. Juca também.
Citando o comentário original:
“E a Sony como todo como está indo ? Viu os relatorios de hoje ?
Playstation segura uma massa morta praticamente.”
O lucro cai, mantendo-se alto. Acima de tudo por quebra nos serviços financeiros (que mesmo assim deram lucros).
Onde está a massa morta?
Onde está a PlayStation a segurar a Sony?
Essa resposta chama-se “virar o bico ao prego”.
Boas.
Talvez devesse se preocupar menos com a sony como um todo, que como sempre está indo bem, apesar de sempre existir adversidades e nos mostrar os milagres da divisão xbox, pois se não fossem papai e mamãe Windows e office, não teria saído de sua primeira geração.
Caiu o lucro da empresa como um todo.
Mas os departamentos de games, music e pictures tiveram aumento nos lucros.
O ponto que chama a atenção nesta discussão não é a queda de lucro da Sony, mas sim na queda do percentual da margem de lucro da divisão Playstation que vem sendo apresentada nos últimos relatórios. Veja no relatório abaixo que oscilava entre 12 e 20% no Q2 de 2017 até 2021, reduzindo para cerca de 5% nos dois últimos relatórios fiscais de Q2.
O Mário e outros colegas que possuem um conhecimento mais aprofundado talvez possam explicar melhor, mas minha suspeita é que essa queda na margem de lucro pode ter ocorrido devido a fatores como o pagamento de aquisições, como a Bungie, ou devido a outras questões, como investimentos agressivos em novos jogos, como os jogos como serviço (GaaS), por exemplo.
E a receita global aumentou 203,2 biliões de yens.
Basicamente a grande quebra foi na parte dos serviços financeiros e no entretenimento, tecnologia e serviços, sendo que mesmo assim ambos tiveram lucros.
Só quem acompanha profundamente deve saber. Pode ser investimento, aumento de custos ou ambos. Provavelmente o ambos. A inflação afetou todas as empresas, seja na compra de insumos, seja no salário dos funcionários. E claramente a Sony expandiu bastante nos últimos anos. Se vai voltar a rentabilidade do passado, difícil saber. Mas não me preocupo com a Playstation.
Agora o restante do mercado vai continuar sofrendo. Se está ruim pra Sony, está ruim para todos e não deve melhorar em 2024.
Cito algumas das conclusões do relatório:
Perante estes resultados a Sony conclui:
Sony’s ability to maintain product quality and customer satisfaction with its products and services;
(ii) Sony’s ability to continue to design and develop and win acceptance of, as well as achieve sufficient cost reductions for, its
products and services, including image sensors, game and network platforms, smartphones and televisions, which are offered
in highly competitive markets characterized by severe price competition and continual new product and service introductions,
rapid development in technology and subjective and changing customer preferences;
(iii) Sony’s ability to implement successful hardware, software, and content integration strategies, and to develop and implement
successful sales and distribution strategies in light of new technologies and distribution platforms;
(iv) the effectiveness of Sony’s strategies and their execution, including but not limited to the success of Sony’s acquisitions, joint
ventures, investments, capital expenditures, restructurings and other strategic initiatives;
Algumas justificações para os resultados
(v) changes in laws, regulations and government policies in the markets in which Sony and its third-party suppliers, service
providers and business partners operate, including those related to taxation, as well as growing consumer focus on corporate
social responsibility;
(vi) Sony’s continued ability to identify the products, services and market trends with significant growth potential, to devote
sufficient resources to research and development, to prioritize investments and capital expenditures correctly and to recoup its
investments and capital expenditures, including those required for technology development and product capacity;
(vii) Sony’s reliance on external business partners, including for the procurement of parts, components, software and network
services for its products or services, the manufacturing, marketing and distribution of its products, and its other business
operations;
(viii) the global economic and political environment in which Sony operates and the economic and political conditions in Sony’s
markets, particularly levels of consumer spending;
(ix) Sony’s ability to meet operational and liquidity needs as a result of significant volatility and disruption in the global financial
markets or a ratings downgrade;
(x) Sony’s ability to forecast demands, manage timely procurement and control inventories;
(xi) foreign exchange rates, particularly between the yen and the U.S. dollar, the euro and other currencies in which Sony makes
significant sales and incurs production costs, or in which Sony’s assets, liabilities and operating results are denominated;
(xii) Sony’s ability to recruit, retain and maintain productive relations with highly skilled personnel;
(xiii) Sony’s ability to prevent unauthorized use or theft of intellectual property rights, to obtain or renew licenses relating to
intellectual property rights and to defend itself against claims that its products or services infringe the intellectual property
rights owned by others;
(xiv) the impact of changes in interest rates and unfavorable conditions or developments (including market fluctuations or volatility)
in the Japanese equity markets on the revenue and operating income of the Financial Services segment;
(xv) shifts in customer demand for financial services such as life insurance and Sony’s ability to conduct successful asset liability
management in the Financial Services segment;
(xvi) risks related to catastrophic disasters, geopolitical conflicts, pandemic disease or similar events;
(xvii) the ability of Sony, its third-party service providers or business partners to anticipate and manage cybersecurity risk, including
the risk of unauthorized access to Sony’s business information and the personally identifiable information of its employees and
customers, potential business disruptions or financial losses; and
(xviii) the outcome of pending and/or future legal and/or regulatory proceedings.
Os últimos pontos mostram realidades económicas globais que deverão afetar todos. A grande diferença aqui é a transparência da Sony, que revela lucros e não apenas receitas.
Sinceramente, Carlos, não sei como funciona bem a questão contábil sobre isso. Teoricamente, investimentos podem causar obrigação futura que pode se traduzir em algo próximo a despesa em outros exercícios financeiros. Mas no geral investimentos são a troca de um ativo por outro e não deveriam afetar lucro…
Contabilmente a troca seria de dinheiro no caixa por uma parte da empresa comprada e seria apenas uma troca patrimonial… Só um contador para nos explicar melhor.
Só que não sei muito bem se esses valores retirados ou melhor imobilizados aferariam diretamente lucro.
O que pode ter acontecido é um aumento de despesas operacionais, tipo, estão tocando mais projetos e que ainda não sairam ou não deram o retorno imediato.
Não… A troca de dinheiro por um bem afeta o lucro. O que não afeta é a contabilidade, e a relação deve/haver.
Se comprares algo vais aumentar a tua despesa, logo o lucro altera-se pois o lucro operacional é a receita menos a despesa.
O bem entra como um ativo. Pesa contabilisticamente para o equilibro das contas, mas não no lucro.
Como exemplo, se tens um edifício de 5 milhões, mas o teu lucro é negativo, estás no vermelho.
Isto percebes pela contabilidade caseira. Se tens casa e carro, mas não tens dinheiro após pagares as despesas, estás em falência técnica.
O trimestre do PS foi o melhor segundo trimestre da história da plataforma. Mas não, o fanboy não vai olhar isso, vai olhar pro geral e ainda assim interpretar equivocadamente. Não sabem nem separar as divisões e analisar o relatório com um pingo de sensatez.
Mas até isso conta Sparrow, se for verdade que aonda subsidiam o PS5, a tendência é de quanto mais vendem mais perdem dinheiro com isso. Mas já entendi o pensamento do colega, imagino que não faz muito ele saiu de um xbox. Pois os pontos dele são sempre num mesmo sentido, o de desmerecer PS de alguma forma. Mas está no direito dele de gostar ou não de algo, só precisa é provar o que diz nas discussões, pq se não, fica difícil discutir com ele. Lol
PSVR pra mim vai ficar para 2024, nesse finalzinho de 2023 preferi investir em uma outra coisa, um ramo totalmente novo p/ mim
É justo, Lívio, PSVR2 é um dispositivo legal, mas tem seus incovenientes e mesmo o preço é um deles, eu só o tenho aqui, provavelmente porque me foi dado pela esposa, doutra forma não seria prioridade e provavelmente teria adiado a compra. Adoro o PSVR2 mas ele traz alguns incovenientes como a necessidade de estar descansado pra jogar, então, ao fim do dia, não é como só deitar no sofá pegar um controle e jogar, mas em compensação é um brinquedo de um parque da universal ou disney dentro de casa e só seu, sem pegar filas nem nada. Aumenta muito a imersão de jogar, é como defino, uma máquina de teletransporte.
Seja lá o lugar que vc anda se informando, melhor parar… melhor parar de ver youtuber líder de seita de xbox, windows club e similares.
Flamme é engraçado para zuar mas fora daqui; aqui não cabe isso… muito menos falar a sério os “argumentos de flamme”, tipo o que spider2 é “também” bugado igual starfield ou que “playstation sustenta a sony”
=================
Para vc refletir:
“abraçamos o caos, bethesda sobre os bugs de starfield”
https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/bethesda-defende-bugs-de-starfield/
não é a mesma coisa que:
“vi o spider2 todo bugado no twitter do pastor xbox”
=========================================
https://pt.wikipedia.org/wiki/Falsa_equival%C3%AAncia
É um falácia da falsa equivalência…
A bethesda admitir que Starfield é todo bugado NÃO é a mesma coisa que o spider2 ser todo bugado pq “eu vi um GIF no twitter de um fanboy do xbox”
Agora é com vc, leia a wikipedia sobre falácias que vai te dar ferramentas suficientes para vc descartar toda as fontes “influenciadores caixistas”, que tem quase toda a retórica baseada em falácias.
Bem, com isso acho que a Sony está em uma vantagem para definir que a Bungie faça exclusivos na plataforma
Se não for shooter single player, melhor lançar pra todos mesmo, não vejo sentido em f2p exclusivo se quer vender console.
Tava pensando outro dia enquanto jogava Forza.
GT7 parece ser um jogo que rodaria mais tranquilamente no PC que o novo Forza.
Forza o jogo é muito lindo no Ultra em 2,5K. Aqueles efeitos de chuva e iluminação RT são diferenciados e tem um visual sharp e muitos efeitos rodando junto. Mas é matador. Sem DLSS.
Quando coloco Ultra com RT. Tenho de 30 a 40FPS em 1440p.
Quando uso sem Ray Tracing a queda visual é perceptiva mas o PC respira melhor rodando o jogo.
Jogo mais pesado que ja rodei até agora.
Como será que o Series X roda isso a 4K 30 FPS RT ?
Será que está no high-ultra e sem upscaling ?
Não consegui rodar em 4K. Com ou sem RT
Se Spider Man pede uma 3080 para ser igualado (neste caso a 3080 supera, mas a 3070 Ti não chega), o que te leva a pensar que um jogo altamente optimizado para o API da PS5, correria melhor que um da Microsoft, criado de raiz para o PC?
Tu és programador, certo? Mesmo que a tua área não sejam os videojogos, não sabes o que é um API? Não sabes o que é um API de baixo nível? Não tens noção dos ganhos que se pode obter ao se programar para um hardware especifico em detrimento de um genérico?
Porque motivo gostas de falar assim de forma livre, ignorando constantemente essas realidades?
Convém leres um pouco sobre o GNM, que era o API da PS4, e a forma como alguns professores universitários e programadores (alguns deles até o referiram em entrevistas à DF), o elogiaram pelo facto de ir completamente ao metal. O DirectX 12 não consegue sequer chegar lá perto, pois apesar de ser baixo nível é muito mais genérico do que o API da Playstation, possuindo por isso várias layers de abstração.
Quanto à Series X, ela não corre nada a 4K:
No modo performance corre a 1080p, re-escalando para 4K
No modo qualidade corre a 1440p, re-escalando para 4K.
Os presets da X são inferiores aos do PC, em alguns casos até abaixo do low no PC.
1° Spider man tem muito mais objetos em tela que um GT7 e tem Ray Tracing em jogo, ele não.
2° Este assunto da RTX 3080 para se igualar ao PS5 é um entrave que tenho e reitero que não concordo. Eu digo que uma RTX 3070 Ti já se iguala considerando o supersampling feito e como também Spider 1 também não roda no mesmo preset que o PC no ultra, assim como citou o SX no Forza.
3° Quando GT7 sair para PC, e ele vai. Já que a lista de Nvidia está acertando todas, a gente retoma este assunto.
GT7 provavelmente é um dos first party mais leves da geracao PS5.
Desde quando fazer algo em baixo nivel é melhor ? Quando temos uma api de alto nível os problemas de compatibilidade diminuem para variedade de hardwares. Veja a JVM do Java, tem um custo de performance, sim tem, mas o sistema que fiz no Linux, eu rodo ele no Windows sem problema. Supermanobrabilidade é melhor que desempenho específico. E força bruta temos de sobra no PC pra compensar isto.
E estamos conjecturando o desempenho de GT7 no PC. Não sabemos como será.
Vindo de um programador eu estou parvo com estas respostas.
1 – O que conta num GPU é a alocação de recursos. Não se usa mais objetos ou se tem mais RT. Basicamente há um tempo de fotograma e nele distribuis os teus recursos. Se usas RT não usas outras coisas pois eles gastam mais tempo de frame, mas isso não torna algo mais leve ou pesado, o que torna pesado é o processamento que tens no ecrã dentro do tempo de fotograma.
GT 7 não tem RT, mas tem suporte a 120 fps, e a split screen para 4 jogadores. Dizer que o RT pesa mais é uma afirmação sem substância baseada apenas em opinião.
2 – O facto de concordares ou não concordares é irrelevante pois há inúmeros benchmarks e analistas que referem a 3080. E tu já recebeste links para te mostrar isso, pelo que a tua opinião se baseia não no que foi verificado, mas exclusivamente em teimosia tua.
Eis mais um link da IGN a dizer o mesmo:
https://www.ign.com/articles/marvels-spider-man-remastered-for-pc-vs-ps5-performance-review
3 – A lista da NVIDIA tem jogos PS. Pelo que não tinha como não acertar no que acertou. Apesar de falhar no que falhou, e como tal valer o que vale.
GT7 é um GAAS e altamente protegido na PS contra adulteração de resultados. É altamente duvidoso que saia para PC onde os hackers abundam.
De resto, o que dizes é pura e simplesmente absurdo. As consolas tem hardwares fixos e únicos para se poder explorar o seu hardware ao máximo. O que tu referes sobre força bruta é aquilo que se apelida de “lazy devs”.
Quanto ao desempenho de GT 7 efetivamente não sabemos como será. Mas sendo um jogo first party da Sony, criado para o hardware específica da PS, e usando um motor proprietário e não genérico optimizado ao longo de anos, usando o seu API de baixo nível, não há porque se pensar que seja muito diferente de outros jogos Sony.
Parvo por não ser o que você queria ouvir ou concordar ? Ou com o que outros do site somente repetem por aí a exaustão ? Bem vindo ao meu espaço do contraditório.
Lembro de uma vez em matemática discreta de ter acertado eu e apenas uma outra colega uma resposta que outros 33 da minha turma erraram. Na época até desistimos de explicar porque estavam errados. Repetiam suas razões
como papagaios, a resposta veio uma semana depois.
Resposta 1 – Conjectura
Resposta 2 – Não concordo, isso não é
tido como verdade absoluta, estou no meu espaço de duvidar.
Resposta 3 -Conjectura
Desempenho em API abstrata vs otimização baixo nivel específico.
Pensei ter dado até um claro exemplo de como APIs alto nivel tem seu espaço. Quer chamar o Java por ser interpretado uma linguagem fruto de um trabalho lazy dev junto de sua JVM ?
Explorar a supermanobrabilidade de execução tem seu espaço, e aproveitar os recursos extras do PC/Servidor é natural como respirar, não é má programação dentro da plataforma de desenvolvimento.
Inclusive abrimos espaços para rodarmos em mais lugares e hardwares assim.
Começando por dizer: Bem vindo à minha página, onde não se discutem opiniões infundadas, mas sim o que é dado como fatual.
Daí que se a ideia é insistirem em contradizer o que o grosso dos os analistas dizem, tentando impor a tua verdade, não terás muito contraditório, pois cortarei a conversa pela raiz.
1 – Tanto como o que referiste neste ponto. Nem é mais verdade, nem mentira do que o que disseste. Mas a tua afirmação era suposto tomarmos como verdade, a minha como conjectura. Vês como a tua dualidade te apanhou!
2 – Como referi é irrelevante se concordas ou não, pois tu falas apenas baseado em opinião, eles (e são muitos) em testes. Nesse sentido estás apenas a cair no ridículo em insistir no mesmo.
3 – Amigo, estamos a falar em jogos optimizados. Optimizar implica tirar o máximo partido do hardware. Esse paleio de conversa de programação generalista não faz sentido. E nunca ninguém falou em má programação.
Talvez o conceito de consola não esteja compreendido.
Quanto à resposta vir uma semana depois recordo que ainda há aqui pessoas à espera que lhes mostre o tal vídeo que, sem as procurar, mostra diversas bugs do spiderman 2. E já vai mais de uma semana.
Caro Saber. Se quer ser tomado a sério, tem de começar a apoiar o que diz com os links, videos, artigos e outros que demonstrem o que diz. E acima de tudo não ignorar as provas que os outros lhe dão, apenas porque sim. Tem o seu direito de duvidar, não tem é o direito de tentar impor aquilo que diz, e que contradiz o apresentado, como verdade absoluta e sem comprovar minimamente o que diz, insistindo no mesmo.
Apontei a arma na cabeça de alguém e a obriguei a seguir o que disse por acaso ?
Agora, preste atenção em algumas coisas. Você não carrega verdades unânimes. Não é o dono da razão. E não aceita outras opiniões bem.
Você uma vez disse que queria fechar a pagina para novos comentaristas. Que democrático !!!
Você acha que eu tenho medo de me cortar a voz daqui
? Corte !
Nem tudo que diz também é factual. Você conjectura direto amigo nos seus comentários.
Faça o que quiser da sua página, rumo a ladeira abaixo pelo visto.
Já que está aparecendo pedindo corte de ad block de usuários.
Agora veja uma coisa se eu for banido. Leitor de longa data. Aposte que não clico aqui neste domínio nunca mais, e pelo ao menos mais um ou dois colega meus que sugeria acompanhar aqui recomendarei o mesmo. Mandarei este comentário para eles lerem.
Amigo… Você é livre de fazer o que quiser. Agora não ameace… Faça!
Nós aqui não estamos a discutir com verdades minhas e suas. Pelo que nunca se tratou da minha razão!
O que está em causa aqui são duas coisas:
1 – O facto de as pessoas lhe apontarem testes e benchmarks de diversas fontes credíveis que apontam uma 3080 como mínimo para superar a PS5, e você insiste que a 3070 ou 3070 Ti chega.
Não posso dizer se sim ou não, mas como nunca comprovou o que disse, a sua insistência face à continua mostragem de links com diversos websites a dizerem o mesmo torna a continuidade da afirmação caricata.
Eu apenas estou a tentar acabar com essa situação dado que a sua continua insistência está a tornar-se monótona e a irritar os utilizadores.
Não se trata por isso de aceitar opiniões, pois os benchmarks são reais e existem, logo eles são factuais.
E sim. Eu não sou dono da razão! Mas como referido, a minha razão nunca foi o que esteve em discussão. Foi isso sim a da IGN, da DF, do NXGamer e outros websites que apontaram a 3080 como o GPU requerido para poder igualar (e neste caso até supera, mas é o primeiro que iguala) os resultados da PS5.
E quem não aceita os resultados não sou eu… É você.
2 – O facto que você especula quanto quer, mas sempre de forma benéfica a um suposto PC portátil milagroso que faz aquilo que os benchmarks mostram que a placa de desktop não faz.
Especulou que GT7 correria melhor que forza. E aqui eu poderia ter dito apenas que isso é especulação, mas não. Argumentei de outra forma, igualmente especulativa.
E surpresa… O que eu disse era especulação! Mas o que você disse… Era muito bem argumentado.
Aqui, desculpe que lhe diga, mas caiu como um patinho.
Sobre o cortar a página a novos comentários, agradeço que se abstenha de falar do que não sabe. Tem noção da quantidade de comentários a insultar utilizadores, a dizer palavrões, e do mais baixo nível que entram todos os dias? E tem noção do trabalho que dá filtrar tudo isso?
A discussão aqui é para ser construtiva. Apresentar e receber argumentos, com ambos os lados a aceitarem e a aprenderem um com o outro.
Mas quando os lados apresentam argumentos, e um deles os ignora e continua a bater na mesma tecla, essas pessoas não servem para aqui. Não estão a discutir, estão a querer impor!
Reconhece alguém?
E essas pessoas podem ser muito bem vindas em outros locais. Mas aqui… Não são! Aqui quem participa, põem e aceita argumentos. Se não o sabe fazer, tem ainda de crescer, mas aqui não é jardim escola.
Quanto ao Adblock… Sim referi. Lembrei-me disso porque a Google me bloqueia quando o uso no YouTube. E assim sendo, referi!
Coitada da Google… Rumo ladeira abaixo. Ainda bem que, ao contrário deles, eu não vivo disto, e faço apenas porque gosto.
Daí que se mandar o comentário a alguem, mande este também. Para eles perceberem realmente o que se passou.
Mas também lhe digo… Se eles visitam um website pelos comentários e não pelos artigos, estão bem desgraçados.
Ah sim, manterei os seus comentários se pretender comentar sobre os artigos de forma participativa, disposto a apresentar argumentos comprovados e ouvir os dos outros. Mas se for para lavar roupa suja, nem vale a pena ter o trabalho de responder.
Não deu certo na narrativa é quis se tornar a vítima!!!! É rir pra não chorar de um cidadão desses! Mário, eu parabenizo sua paciência de Jó! Porque olha, ter esse sangue frio e responder esse tipo com o mínimo de educação é pra poucos. Parabéns!
Off. Os valores globais de consolas despachadas colocam a Xbox em último lugar, com menos de metade da Switch e menos de 1/3 da PS5.
PS5 14.5 m
NSW 9.91 m
X/S ~ 4.15 m
Valores de vendas de Janeiro a Setembro de 2023.
Numa outra notícia, foi noticiado que a Sony já pagou a Bungie, pelo que a despesa vai deixar de constar dos relatórios
Ela ” buscou” isso quando abriu claramente o Xbox. Phil Spencer deu uma entrevista para a Famitsu que ali era um tchau para o console Xbox. Óbvio que esse pessoal não são tão literais, mas os pontos apresentados por ele, mostra o interesse absurdo da MS pelos PCs no Japão. Não sei se esperavam esses números sofríveis do Xbox, porém ela nem consegue esconder mais, que virará uma grande editora, ou seja, o Xbox console, deixará de existir em algum momento.
É sério mesmo que quer exigir democracia em um site que tem dono?
Esse devaneio foi longe. Na verdade não tem nada além desse nível.
A democracia existe aqui… e o teu comentário até é ofensivo ao poder passar a ideia de ditadura pelo facto de haver um dono.
Mas aqui sempre aceitei tudo, mas o que não se pode é:
– Criticar o fim de um jogo que, claramente nem se jogou, ou se jogou, interpretou-se como um battlefield não se ligando minimamente à história e sentimento transmitido. Porque a explicação do seu fim só a tem quem vive a história, pois para os outros, especialmente se se viu o fim no YouTube, não parece fazer sentido. E naturalmente que argumentar desta forma dá azo a respostas.
– Insistir em situações que não são aceites por ninguém pois não é isso que as análises comprovam, e ignorar resultados apresentados e vindos de pessoas sérias, argumentando opinião. E mais do que isso, continuar a insistir na sua opinião como se fosse uma verdade.
– Vir argumentar que a Sony está mal e sustentada pela PlayStation, sem sequer ter olhado para os resultados.
Tudo isto dá ideia de uma clara intenção: A critica e o atirar para baixo. Algo que com o comentário de Forza foi o expoente máximo!
Se em todo o histórico se viu a argumentação de que a PS5 é inferior à 3070, no forza surge a questão: a 3070 não conseguindo, como é que a X corre isto a 4K 60 fps? Acrescentando com a cereja de: Gran Turismo será certamente mais leve!
Uma argumentação que não só mostra desconhecimento da realidade do Forza, como entra no esquema de tudo o anteriormente referido, o deitar abaixo a PS5. E mais uma vez, sem qualquer sustentação argumentativa comprovada, apenas a opinião, mas que se lança para a discussão como plausível.
A Xbox é mais poderosa que a PS5. Sempre foi! Não é, no entanto, tão bem conseguida, e a PS5 permite mais facilmente extrair-se performance. Ao ponto de, no visto até ao momento, uma diferença entre elas superior à performance de uma PS4 ser normalmente nula, reduzida, ou até passar a favor da PS5.
As consolas são por isso muito equivalentes, e o motor de jogo e o tipo de processamento vão ditar ganhos pontuais aqui e ali. Umas vezes ganha uma, outras outra.
Isto está aqui repetido até à exaustão.
Agora democracia, sempre houve. O que se quer é discussão sadia. Onde quando há argumentos, eles se aceitem e não se ignorem apenas porque não convém.
Se há coisa que eu detesto numa discussão é que a mesma não exista. E que o que ali existe é uma pessoa a forçar a sua ideologia em outra.
Se um diz que é preto e o outro branco, ambos tem de comprovar o que dizem, e apresentar os argumentos.
Agora se um deles mostra estudos que comprovam que é da sua cor, e o outro ignora e continua a argumentar que é da outra, sem apresentar nada que não a sua opinião, então, perante o estudo, isso passa a ser visto como teimosia, e não está a haver debate ou diálogo nenhum. A conversa é inútil pois aquela pessoa não quer debater, mas sim convencer da sua ideia.
E aí sim, é que o facto de o website ter quem o modere, faz toda a diferença. Porque para essas conversas há muitos mais sítios!
Isto lembrar-me do Fernando quando vinha aqui argumentar que a One tinha tido mais jogos no lançamento que a PS4. E uma pessoa apresentava a lista de lançamentos e ele calava-se. Mas uns tempos depois voltava à carga e repetia novamente a mesma coisa. E levava de novo com a lista,e calava-se. Mas uns tempos depois novamente a mesma coisa.
Isso não é debate, não é diálogo. É doença!
Na verdade não referi que existe ditadura por haver dono. É só perceber que ele falou em democracia criticando uma decisão sua de não permitir novos participantes, o que não deixa de ser uma decisão pessoal do dono do site e não ditadura.
E esse modus operandi é comum nesse círculo. O Fernando é apenas um exemplo disso. E isso já foi feito por esse participante ao postar a imagem dos “lucros” da ms em outro tópico. Posta, recebe a devida resposta, e finge que não viu. So falta o último passo: repostar em outra oportunidade. Pra finalizar a caricatura, falar que está no trabalho, ou no caminho é que não pode embasar seus argumentos neste momento.
Ah, foi nesse contexto.. peço desculpa, não percebi!
Sabemos o desempenho do Ratchet no PS5. Coloca em 1080 com RT faz um up pra 4k e mostra aí pra gente como fica, mas coloca umas cenas de explozãozinha e tiros voando na tela, estou ansioso pra ver a 3070ti melhor ou igual ao PS5.
Agora essa sua evasividade é triste… API de mais baixo nível sempre tira o melhor da máquina em que roda, acho que nisso não cabe discussão, se fala de performar, e API de mais baixo nível sempre traz melhores resultados em performance. Se não queres performance ou prefere abrir mão dela por compatibilidade aí é uma questão comercial que um console não precisa ter, a menos que não priorizem a máquina que vendem.
O que o leva a crer é esperança, pois ele realmente acha que 3070ti mobile que ele diz ter bate o Ps5 em R&C, mas na realidade não chega nem próximo.
Já o que eu tenho ctza, é que esse perfil se trata de mais um daqueles que vinham aqui sempre a falar disparates. Um Celita da vida.
Mário já deve saber quem é esse perfil, Andresão. Rsrsrs Deve ser de um conhecido nosso aqui. Rsrsrsrss
Mas eu aposto que é! Rsrs
Quem é esse André, não sei se cheguei a conhecer, mas parece alguém que gostava de tumultuar as coisas! Lol
E a IA do Forza melhorou? Porque fiquei sabendo que o negócio fazia era fila indiana quando se parava o carro na pista… Nem no Atari era assim que me lembre, os carros davam um totó e você ficava pra trás se ao menos desacelerasse! Lol
Pelo que é conhecido, está tudo igual.