GPUs NVIDIA RTX 5xxx não suportam Physx 32 bits

Basicamente os jogos que usem o PhysX no modo de 32 bits terão de o fazer por CPU.

E se de repente um GPU mais antigo da Nvidia batesse uma RTX 5090 nos benchmarks?

Pois… isso pode acontecer. E isso porque jogos que suportem PhysX a 32 bits não irão executar o mesmo no GPU, tendo de recorrer ao CPU para tal.

Trata-se de uma limitação que a Nvidia, habilidosamente, resolveu esconder. Os seus novos GPUs apenas trabalham com o CUDA a 64 bits, e consequentemente, tudo que seja 32 bits, não é suportado.

Esta situação afeta jogos como Cryostasis, Batman: Arkham City, Borderlands 2, GRAW 2, Mirror’s Edge, Assassin’s Creed IV: Black Flag, Bioshock Infinite e outros que possui PhysX acelerado por GPU a 32 bits. E neles teremos de contar com o GPU tal e qual acontece com os GPUs AMD.



Ora qualquer CPU atual faz PhysiX. A questão é que não o faz tão bem, ou de forma tão completa como com o GPU. E consequentemente não será de se estranhar se um GPU antigo da Nvidia puder ter melhores performances nestes jogos que um moderno. Diga-se que em alguns jogos, como por exemplo o Cryostasis, se querem ver o PhysiX na sua plenitude, precisariam de uma 4080 ou 4090. Algo que não poderão repetir com um dos novos GPUs da Nvidia.

Ou seja, se tinham uma 4090 e corriam este jogo a 4K com o detalhe no máximo, a algo como 104 fps,

Agora com a 5090 podem contar corrê-lo aos frames magníficos que veem na imagem que se segue:

Ou seja, são 3 600 euros (preço que se está a pedir por uma 5090), bem gastos.



 

 



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Juca
Juca
22 de Fevereiro de 2025 11:53

Mário, só pra ficar claro, as GPUs da AMD não o fazem por ser uma tecnologia proprietária da Nvidia, certo? Mas como as CPUs podem fazer e as GPUs da AMD não? As da AMD só trabalham com instruções 64bits há muito, é isso?

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Fevereiro de 2025 15:57

Mas como conseguem feitos pelas CPUs que são normalmente Intel ou AMD, Mário? Ao menos foi o que eu entendi do texto (que poderia ser feita pelas CPUs).

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Juca
22 de Fevereiro de 2025 16:05

Elas ate podem Juca, mas a perda de desempenho é muito maior do que feito com as Nvidias que possuem hardware para essa função.

KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
22 de Fevereiro de 2025 15:44

Os CPUs hoje em dia estão superpoderosos. Tanto no mobile quanto nos desktops.
Acho que o Physc X32 dos jogos mais antigos eles carregam com as mãos nas costas.
24 Cores nos Mobiles e Desktops pra Intel em uarch hibrida com Foveros. 16 Cores para os Ryzens da AMD em dois CCDS.
Essas coisas já estão em Teraflops por segundo na suas unidades lógicas aritméticas.

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