A falta de um motor transversal era uma lacuna da AMD face à Nvidia no que toca a Ray Tracing
O Ray tracing é a forma de se obter uma imagem mais realista do que a obtida com rasterização. No entanto o Ray Tracing requer um tremendo poder computacional , particularmente para dois tipos de operações, as interseções transversais e primitivas de raios.
A maior parte dos gargalos obtidos no calculo de rastreamento de raios está nas operações de travessia e interseção. A metodologia transversal permite uma busca acelerada numa estrutura de hierarquia de volume (as BHV) de forma a se encontrar o su8bconjunto de primitivas que serão testadas pelo raio.
Este teste de interceção de raios verifica a visibilidade das primitivas usadas durante a travessia do mesmo.
Ora a AMD possui hardware dedicados para o calculo das interceções, mas no entanto não dispõem de uma ferramenta de busca transversal para a busca acelerada.
Essa é a situação que o RDNA 4 pretende corrigir ao finalmente implementar por hardware um motor de busca transversal.
AMD gets the traversal engine.https://t.co/313sVuXgbB pic.twitter.com/lTsc6js0Jl
— 0x22h (@0x22h) July 3, 2023
A situação poderá não permitir à AMD igualar a Nvidia, mas pelo menos garantirá que o fosso poderá ser reduzido, pelo menos face ao hardware atualmente existente da Nvidia (já sobre futuro não é fácil dizer-se seja o que for).
Fico feliz da AMD tentar contornar seus as deficiências do seu hardware para o RT, e espero que ela se junte a Intel pra padronizar o desenvolvimento dos caminhos desse na indústria, pois contar com a Nvidia pra isso já parece algo impossível. Garanto que os desenvolvedores ficarão gratos.
[OFF] A FTC agora só irá dificultar as aquisições alheias nesse mercado! Kkkkk
https://www.eurogamer.pt/ftc-encerra-oposicao-a-compra-da-activision
Essa Microsoft é poderosa mesmo, brinque, faz do mercado o que quer, só precisa é por vezes combinar com os clientes, porque nem todo o “xadrez” é com os órgãos de regulação.