O Google Stadia começou mal… mas a Google não ajuda ao não mostrar qualquer estabilidade no que pretende do serviço.
Um dos maiores receios que as pessoas tem em aderir ao Stadia é que o serviço feche. E isso porque o historial da Google é esse mesmo. Abre… e pouco depois fecha, e o histórico da empresa nesse sentido é enorme.
Daí que acima de tudo as pessoas precisam de ver do lado da Google alguma estabilidade, e vontade em que o serviço prospere.
Ora algo que foi recebido como algo de bom foi a notícia que a Google tinha criado a sua primeira equipa dedicada a criação de jogos exclusivos para a plataforma. Tudo aparentava que a Google tencionava começar a ter exclusivos e a competir em termos iguais com Microsoft e Sony, sendo esse o primeiro passo na criação de um conjunto de equipas que permitissem à Google competir.
Mas poucos meses depois eis que a empresa dá uma volta de 180 graus, anunciando que os seus estúdios de entretenimento first party serão encerrados.
Sim, ouviram bem… pode custar a acreditar dado que se passou menos de um ano, mas os dois estúdios First Party da Google, os Estúdios SG&E de Los Angeles e Montreal SG&E vão ser fechados.
A justificação para tal é algo patética, chegando mesmo a ser ridícula:
Criar dos melhor jogos a partir do zero demora vários anos e o custo cresce exponencialmente. Assim, dado o nosso foco na criação da tecnologia comprovada do Stadia, bem como na exploração e aprofundamento das nossas parcerias, não vamos investir mais em trazer conteúdo exclusivo das nossas equipas internas
Basicamente o que aqui é dito dá para rir. Porque uma pergunta se impõem:
A Google não sabia disso? Atirou-se se cabeça sem analisar o mercado?
Pah isto e a Amazon estão já estão com os dias contados.. Já faz uma semana li o que se diz passar com os jogos do Amazon e infelizmente o destino é literalmente o mesmo, após muito barulho por parte do AG tivemos apenas um jogo que estava em Alpha foi para o Beta passou a ser Alpha novamente e por isto, está literalmente no limbo sem previsão de voltar ao Beta ou pior se um dia será lançado!
Fico com pena da Moça que saiu em 2019 de um cargo de chefia da Santa Monica depois do Goty pra se juntar a estse studios ai
“Criar dos melhores jogos a partir do zero demora vários anos.”
Como é que uma empresa destas não percebeu isto?
Ou então fazia como a Microsoft, que ciente disso, abriu o livro de cheques e comprou estúdios para subir a pulso, só que ainda bem que não o fez porque o infeliz comprado teria o mesmo destino que eu suspeito que a Bethesda venha a ter.
A Google achou que o seu nome e peso, bem como os seus recursos financeiros, seriam suficientes para igualar num ápice, o trabalho de décadas densenvolvido pela Sony e Nintendo, mas o tiro saiu-lhes pela culatra, e ainda bem porque o Stadia representa aquilo que eu não quero para os videojogos, já sei que me vão dizer que é o futuro e tal, mas enquanto puder saborear o modelo atual ter a opção de ter a total posse daquilo que comprei, serei um gamer feliz.
É o futuro, para daqui 20 anos. Imaginar que em 10 anos teremos serviço de streaming entregando 4k é insanidade. E eu sempre vou comprar hardware enquanto eles existirem. Odeio pagar aluguel.
Eu acredito que venhamos a ter pelo menos mais uma geração com suporte ao formato físico, depois disso não sei, mas fico contente com a resposta do mercado no que toca ao número de PS5 vendidas versus a Digital Edition, e só não teve mais expressão devido à escassez de consolas, porque muita gente cansada de esperar acabou por comprar o que podia, a digital.
Uma coisa tenho a certeza, a partir do momento em que o streaming vingar e se tornar padrão, o AAA está condenado.
Acredito que demore menos de 20 anos, mas quando acontecer, diz adeus aos Last of Us e God of Wars desta vida, basta olhar para o Netflix para perceber isso, é um forte indicador do que espera os videojogos, futuro esse que a Microsoft está a querer acelarar, e espere que falhe redondamente, nem que isso signifique o fim da Xbox.
Posso estar enganado, mas com a crescente procura e sucesso de vendas de AAA, como TLoU 2 e mais recentemente Miles Morales, não vejo como isso possa morrer a médio e nem a longo prazo.
Onquemoode acontecer é ter um serviço, como é a plus hoje e uma.loja dentro do serviço vendendo esses games que não sairão day one no serviço e nem com prazo estipulados. O modelo seria basicamente o mesmo. O que me deixa realmente triste é que se isso acontecer, não teremos o console físico em casa e nem a possibilidade de comprar mídia física (eu sempre priorizo o físico, só vou de digital em promoções de 70 ou 80% de desconto em jogos que não tive vontade de comprar no lançamento).
Tudo bem, uma mistura dos dois modelos de negócio embora o físico seja eliminado da equação, mas a minha pergunta é, então e se a empresa fecha o serviço e respectivos servidores, ou pior ainda, se a empresa fecha as portas?
O que é que acontece à minha biblioteca?
Tirando o facto que pago e não tenho nada, o aluguer até pode ter as suas vantagens, nomeadamente o custo.
A questão é o manter um mercado e a qualidade atual com os rendimentos de um aluguer, pois não falamos de alugar um jogo, mas sim de alugar 200,300,400,500,600,700 jogos de uma vez a um custo irrisório. E isso pode sustentar quem tem o serviço. Pode sustentar algumas empresas, mas não sustenta um mercado completo com carradas de empresas e não sustenta a qualidade dos jogos actuais.
Exacto Mário as pessoas querem obter coisas ao desbarato e esquecem-se da sustentabilidade de todo ecossistema à volta do negócio e da indústria. Para nós é entretenimento mas para as empresas é negócio e tudo aquilo que não é sustentável a longo prazo acaba por morrer.
Se quisermos jogos de qualidade temos que pagar por ela e o modelo da Microsoft não é benéfica para todos em igual medida.
Off: Mário lembro-me de falares que tinhas hérnia de disco. Eu tb tenho e qd passo muitas horas sentado a jogar começo a sentir muita dor.
Queria ter perguntar o que fazes para minimizar as dores qd tens uma crise.
Obrigado
O modelo da Microsoft acredita na venda em massa, no fazer milhões com o PC como se faz com os smartphones, e num domínio da empresa nesse campo.
Não pensa em manter o actual modelo de jogos e qualidade. Porque para isso não gera dinheiro.
Quanto à hérnia… Gemo 🤣
As dores são por vezes insuportáveis. Tive já duas mega crises, na primeira afectou-me a perna direita. Perdi bué de massa muscular tais eram as dores. Nem dormir conseguia, e fiquei com a pena que parecia um palito.
Fiz ginásio e fisio terapia e recuperei completamente. A pena está como sempre esteve.
A segunda crise foi diferente. Atacou a perna esquerda, e as dores eram menos intensas havendo posições onde não dois. Mas teve outras consequências. Perdi a força toda no pé, ao ponto de não o conseguir segurar quando andava e ele caia. Mais uma vez, fisio terapia, ginásio e muita bicicleta, e recuperei. No entanto sinto que o pé n@o está igual pois algumas ligações nervosas foram-se. Mas no global faço uma vida normal e não jogo nada no dia a dia.
Para as dores tomo o adalgur e um anti inflamatório. Tenho comigo o Palexia (à base de morfina) para eventuais crises muito fortes.
O meu médico, um grande nome na área, diz que o que tenho não é mega grave e não justifica operar, e dado que a hérnia não está muito avançada, acredita que ela possa desaparecer sozinha. Até lá… Aguento se doer.
Muito obrigado Mário pela partilha da tua experiência.
É algo mesmo doloroso e só quem passou pelo mesmo percebe.
Também eu fiz fisio qd surgiu a primeira crise e recuperei.
Passei a fazer exercicio para fortalecer a musculatura das costas e ajuda muito tb.
Mais uma vez obrigado vou seguir os teus conselhos.
Para além do grande conhecedor do mundo tecnológico és um grande ser humano. Desjo-te a ti e familia muito sucesso e muitas felicidades. Abraço
Uma coisa que a mim tem ajudado muito… bicicleta.
Nada de todo o terreno, pois as vibrações verticais são más… E sinceramente não recomendo estrada pois os riscos com o trânsito são muitos e os ciclistas buscam demais pelo que os condutores tem pouca tolerância com eles.
Mas fazer umas ecovias com uma bicicleta de montanha é algo muito agradável às costas e à mente. E é dos exercícios que mais fortalece as costas (isto é, se a tua hérnia for na parte inferior e não na cervical).
A natação também ajuda muito.
Um conselho… Senta-te ereto… E não relaxes ao ponto de te torceres todo sobre ti mesmo.
Ainda é cedo para se apostar em força na tecnologia streming para gaming. Há que melhorar muita coisa.
Off Topic – Acabei de comprar um ps5 standard hoje na Fnac 🙂
A 3080TI vai ter de esperar, possívelmente bastante tempo.
Parabéns, espero que divirtas e se possível dá feedback ao pessoal.
Eu ainda estou à espera, estou confiante de que vou ter a minha até à saida do Ratchet a 11 de Junho.
A 3080ti só sai ano que vem, amigo. Até lá tu tá muito bem servido. Hehe.
Parabéns pela aquisição.
Era para já ter saído, mas foi adiada talvez para março ou abril.
Para o ano que vem é 2022 amigo!
o Hermen Hulst sobre as caganças da Amazon, deve ter a mesma opinião sobre stadia.
https://twitter.com/hermenhulst/status/1358456335776567300
E tem o Shawn Layden:
https://twitter.com/ShawnLayden/status/1358237474921746433
“Amazon, Google and why you can’t just invent a blockbusting games developer“
OFF – Mário e demais colegas leitores,
Creio que todos vocês devem estar sabendo dos benchmarks divulgados ontem sobre os Mesh Shaders (link: https://videocardz.com/newz/ul-releases-3dmark-mesh-shaders-feature-test-first-results-of-nvidia-ampere-and-amd-rdna2-gpus), que basicamente mede qual é o ganho em seleção de geometria imposto pelos Mesh Shaders comparado com uma abordagem tradicional que realiza a mesma etapa de seleção (creio que essa abordagem tradicional mencionada no artigo sejam os vertex/pixel shaders, e não os primitive shaders). Claro que os resultados não refletem a performance da GPU como um todo, mas de qualquer forma não podemos negar que são números bastante interessantes, e que irão fornecer um bom boost ao pipeline da GPU.
Aliás, cabe lembrar que na tech-demo da UE5 tivemos um benchmark real em culling de geometria quando a nanite realizava seleção sobre 16 bilhões de triângulos de 500 estátuas para renderizar no ecrã.
Um ponto interessante que tenho observado, e até já foi dito pelo Mário aqui no pcmanias, é que Mesh Shaders é essencialmente uma nova API. Não existe silício específico para Mesh Shaders em GPUs RDNA 2. E conversando no privado com o LeviathanGamer, ele me expôs que do ponto de vista de hardware/compute units, os Mesh Shaders poderiam funcionar até nas GPUs RDNA 1, substituindo os Primitive Shaders. O problema é que a AMD precisaria desenvolver sozinha algo similar aos Mesh Shaders para suas GPUs RDNA 1, já que não teria suporte da Microsoft, que estava projetando seu DX12 Ultimate com Mesh Shaders para o RDNA 2, como assim o fez. Então RDNA 1 sem DX12 Ultimate e os Mesh Shaders permanece restrita aos seus Primitive Shaders, mesmo com capacidade via hardware para tal. GPUs VEGA e anteriores já não suportariam Mesh Shaders porque suas arquiteturas não possibilitam tal suporte.
O Leviathan até pesquisou drivers para confirmar isso:
https://twitter.com/LeviathanGamer2/status/1344336174610046977?s=20
https://twitter.com/LeviathanGamer2/status/1339034787475025921?s=20
Pelo que andei observando, o ponto central dos Mesh Shaders está na simplificação e flexibilização em trabalhar com geometria, facilitando a vida dos desenvolvedores. E isso também aliado com ganho de performance, já que fluxos ineficientes foram descartados ou substituídos. Parece bem mais simples e eficiente que os Primitive Shaders, e não é à toa que os substitui.
Um ponto interessante é que essa transição para os Mesh Shaders não parece que será simples e rápida, visto que há muita personalização e ajuste. Várias GPUS legadas RDNA 1, Vega e outras precisariam de alternativas para os meshlets para que os jogos funcionem de maneira adequada. Esse artigo destaca bem a questão: https://tekdeeps.com/the-amd-graphics-driver-will-not-help-spread-the-mesh-shader/ .
Bom, e onde a Geometry Engine (GE) com Primitive Shaders entra nessa história? É notório que a proposta da GE é similar, como o próprio Cerny disse no Road to PS5:
Mas a meu ver, ainda temos muitos pontos de interrogação sobre a Geometry Engine. Alguns acham que não existe silício personalizado para a mesma. É basicamente API como os Mesh Shaders, ou seja, a Microsoft tem a sua API para seleção de geometria (Mesh Shaders), e a Sony por outro lado tem a dela (GE + Primitive Shaders).
Outro ponto de discussão é com relação a facilidade de uso. Os Mesh Shaders parecem bem amigáveis aos desenvolvedores. E a GE + Primitive Shaders? Será que consegue os mesmos resultados que os Mesh Shaders sem maior complexidade para os desenvolvedores? Essa é uma pergunta do milhão.
Certa vez teve até um senhor que me afirmou sobre o PS5 potencialmente ter quedas de performane em relação aos Mesh Shaders. Compartilho o texto:
Mas no final das contas, eu estou apostando em ver esse avanço em seleção de geometria primeiramente em jogos first-party da Sony, que como sabemos, não tem compromisso com nenhuma configuração de PC como o Xbox tem.
No mais, deixo o link de uma thread gigantesca do LeviathanGamer explicando didaticamente sobre culling de geometria (de certa forma até exagerada, voltando nos tempo de PS1). lol https://twitter.com/LeviathanGamer2/status/1331210570490589186?s=20
Caso eu tenha escrito algo que esteja errado ou que alguém queira acrescentar, sintam-se à vontade. É uma pesquisa em aberto e estou mais interessado mesmo é em aprender com vocês.
Não li ainda o comentário todo, mas parece-me haver aqui alguma confusão.
Os GPUs AMD trabalham com Primitive Shaders, e a nível das exigências hardware face aos Mesh Shaders eles são exactamente iguais. Isto quer dizer que o uso de Mesh Shaders basicamente se reduz a software pois internamente tudo são primitive Shaders.
Ora os Mesh Shaders não são o que se pode chamar de um API. São apenas uma função, não sei se o termo é o adequado, dentro do API geral. Eles basicamente apoiam-se (não só) nas chamadas meshlets, que no fundo são uma espécie de batch files de comandos que sequenciam determinadas operações, com grande efeito a nível de performances e na facilidade de uso.
Como tu bem dizes, os ganhos no seu uso são grandes, mas não substitui os primitive Shaders, até porque é com eles que a AMD trabalha internamente, apenas organiza os comandos e as sequências de processamento destes.
Ora o GE foi apresentado como algo programável, logo não é software, e o ícone usado foi um cérebro, o que indicia algo capaz de processar. A ideia por detrás dele é o processamento automatizado pelo hardware do trabalho que nos mesh é feito manualmente por software.
Recordo que na apresentação o Cerny apenas abordou o hardware da PS5, não há lógica em tomar aquilo como um mero… Software.
E acima de tudo não vejo o Cerny a vir falar de algo que os PCs já faziam (as NVIDIA suportam Mesh Shaders há muito tempo), e que a PS5 faria pior.
Nesse sentido não entendo o contexto do texto que citas sobre o senhor (que nem sei quem é ou o que sabe) que afirmou que a PS5 tem quebras em relação aos Mesh Shaders.
Seja como for, os Mesh Shaders são algo que a Sony não tem de usar. Eles podem ter uma versão proprietária da gestão dos Shaders. Isso é possível porque a Sony não tem de se preocupar com o PC e com o código legado que garante a compatibilidade entre o hardware mais recente e o mais antigo. Os jogos PS5 tem de correr apenas no hardware da PS5, nada mais.
Obrigado Mário, foi bastante cirúrgico.
Sobre a questão do Road to PS5, realmente você colocou um ponto de vista que jamais havia parado para pensar. Nenhuma feature mostrada no evento se referia a software, mas sim em implementações de hardware. Muito bem elaborado.
EDIT: se bem que o Cerny apresentou a Intersection Engine, que embora não esteja claro que se trate apenas de Software, presume-se que execute sobre os Ray Accelerators. Entretanto, a Tempest Engine foi descrita claramente como hardware.
Gostaria apenas de te pedir um favor.
Este comentário abaixo no neogaf sobre o pipeline de Mesh Shaders/GE , etc.. está com diversos likes e me parece fundamentado, apesar de destacar Mesh como hardware. Gostaria da sua opinião sobre o conteúdo.
https://www.neogaf.com/threads/next-gen-ps5-xsx-ot-speculation-analysis-leaks-thread.1480978/post-262329077
Tenho muitas dúvidas se GE é software ou Hardware. Dizem que tem a patente de GE do Mark Cerny. Se alguém achar, mata a charada.
agora, em road to ps5, na parte de GE, o Cerny fala exatamente isto: