Pode não ser a utilização com que os utilizadores que o compraram desejavam. Mas ao menos, o Gamepad do Stadia não fica encostado a ganhar pó!
Após o encerramento do Stadia, muitos dos que aderiram ao serviço ficaram com um elefante branco em mãos… O controlador específico da Google!
Mas felizmente a Google ao encerrar o Stadia pensou nisso, e resolveu garantir que os mesmos poderiam continuar a ser usados.
Como? Bem, basicamente como um controlador Bluetooth Genérico.
Para isso a Google vai disponibilizar uma ferramenta que vai tornar estes controladores em controladores Bluetooth genéricos, e que podem ser usados em PCs, consolas, tablets ou smartphones.
We’ve also got Bluetooth news: next week we’ll be releasing a self-serve tool to enable Bluetooth connections on your Stadia Controller.
We’ll share details here on release. pic.twitter.com/6vYomngfmA
— Stadia ☁️🎮 (@GoogleStadia) January 13, 2023
off rápido que são 5:30 da madrugada de segunda aqui.
Esse EP 3 do last of us, serie, ficou muito bom… melhoraram 10000x a história do Bill na cidade lá dele.
e vou dormir.
Concordo!
Mas esse EP foi para quem jogou e gosta do personagem, um “fan service” se é que posso chamar assim.
Mas quem nunca conheceu a obra antes, no caso o jogo, vai se questionar para que esse EP serviu com uma obra ao todo
tirando isso de lado, eu preciso parabenizar o diretor Craig Mazin, esse homem faz uma sutileza excepcional em suas obras, que eu amo em filmes e serie.
Achei que ele não superaria a série Chernobyl
Tem futuros que passam rápido! Esse do Stadia que ia revolicionar a indústria de games foi um. A ideia de Streaming é muito boa para o controle por parte de quem vende, pro consumidor final, apesar da aparente atratividade de catálogos que isso trouxe (o que pode até gerar certo desinteresse de jogadores pela grande oferta e a sensação que é tudo igual) ainda é algo que tem suas falhas porque redes de comunicações falham.
Mas vamos que vamos… não anseio mais por esse futuro!
Não acho que o Stadia seja um produto tão ruim. Ele é um produto para um público especifico. Mas como vender um serviço de forma lucrativa se o concorrente faz dumping? Teve outros problemas, sem dúvidas. Mas o maior problema deles é cobrar do consumidor por algo que a Microsoft dar grátis?
Mas você ainda guarda alguma esperança nos jogos por streaming como futuro da indústria de games no molde XCloud/Stadia/PSNow? Quando na verdade o processamento no cliente é mais barato pras empresas e tudo é uma questão de se evoluir hardware (a grosso modo – armazenamento e velocidade de banda larga pra baixar)? Imagina se daqui uns anos você carrega 100 TB num cartão e a banda larga é 10GB por segundo…
Acredito que com a implementação do 5G será a forma predominante no futuro. O preço do hardware não está se tornando mais acessível, muito pelo contrário. Se seguimos nesse ritmo, daqui uma década praticamente não vai existir jogador de PC.
Podemos falar o mesmo de TVs e Celulares?
As GPUs estão chegando com suas tecnologias novas e se mantendo no máximo na casa dos 1500 dólares que já acho um absurdo!
Mas nada supera os preços por tecnologias de TVs e Celulares…
As MICRO LED é o maior exemplo aqui, se essas TVs chega no Brasil por menos de 40 mil, pode ter certeza que é um golpe.
Mas você precisa realmente disso? Uma microled se quer tem imagem melhor que uma Oled.
Agora já viu os últimos lançamentos no PC? Games tão mal otimizados que uma 3080 está sofrendo. E o grande problema não é uma 4090 por 1500, mas uma 4060TI com desempenho de 3070 por 600.
Infelizmente as versões consola de alguns jogos estão também miseráveis. Mas a questão é que o PC para se safar está a exigir um hardware de luxo.
O meu PC com a 3090, 32 GB, NVME e GPU 12 núcleos salva-se bem, mas não consigo comparar os 2000 euros que gastei nele com os 500 da consola. No global o valor pelo dinheiro das consolas está mais brutal que nunca.
Exato. Acredito que os consoles vão seguir fortes. Mas se o PC seguir nesse caminho, muitos vão migrar para o streaming.
https://twitter.com/HardwareUnboxed/status/1620181849413926912?s=20&t=C_ASEbwIUVwYiwkS_nu-aw
Mas o problema é o Denuvo de novo? Desculpa, não me contive em fazer esse trocadilho infame! 😂
O problema é pensares em criar um mercado de massas com um standard elevado quando um PC capaz de passar por cima destes problemas te custa 2000 euros.
Tu pelo preço de uma consolas não consegues nada que corra com iguais performances.
Quando tu vês uma PS5 a conseguir andar alto acima de uma 3700, onde consegues um PC com esses specs por 500 euros?
Mas o pior é que as coisas estão com tendência a agravar. O direct storage conseguiu trazer para o PC os tempos de carga das consolas, e até as bate. Mas ainda está por provar que o direct Storage seja eficaz em streaming pois ele, por muito poucos recursos que use, usa recursos do sistema, neste caso o GPGPU, para funcionar.
E isso implica que as performances do GPU não estão lá a 100%.
Seja como for o Direct Storage não resolve os problemas da compilação de shaders, algo que terá de ser abordado via hardware no futuro, pelo que os stutterings ou a pré compilação continuarão a ser um problema no PC por mais algum tempo. E não se pode esperar que seja uma 4090 de 1800+ euros a resolver esses problemas.
Com o mercado a ser maioritariamente bem abaixo disso, o PC tem atualmente um problema.
O PC é um sistema fantástico. Tem poder para esmagar qualquer consola, mas infelizmente a sua arquitetura evoluiu sem pensar em resolver problemas que advinham da evolução do software. Problemas que tiveram de ser pensados na Xbox series e PS5 para serem superados.
A solução da Microsoft permitiu aos PCs uma solução por software, mas uma que gasta recursos ao sistema. E não sabemos quantos pois durante o loading o GPU não está verdadeiramente a uso. Mas e no streaming? Essa é a questão que atualmente coloco!
Off: A queda de receita dos videojogos na Xbox, no quarto que inclui o período de natal foi de 684 milhões. Quer-me parecer que, basicamente com as vendas a decaírem na Xbox devido ao Gamepass o período do Natal deixa de ser um período de interesse de vendas. E isto para a thirds, pode pesar e muito!
Off 2: A Microsoft vai subir o preço das Xbox no japão… Pelos vistos a questão do não ter medo de perder mercado ou era balelas para arranjar simpatia, ou a Microsoft perdeu o medo também.
Qual seria? Eu acho que sei!
Parece que a política de “sangrar para ver a concorrência sangrar” não deu muito certo e está com os dias contados.
Eu tive a oportunidade de pega nesse controle pessoalmente, confesso que gostei bastante, a estica me agradou e a pegada também para alguém que tem a mão enorme.
Pensei em um futuro próximo comprar para jogar com ele no PC.
Agora falando de controlador, nada supera o reWASD uma obra-prima para quem usa controle no PC
E aí Mário, não vai falar do último evento do Xbox?! O que você achou?