É já no dia 19 deste mês que o serviço arranca. E certamente vai colocar à prova muita da infra-estrutura internet por este mundo fora. Basicamente o serviço pode gastar até 1.8 Terabytes de tráfego para quem jogar a 4K numa média de 3 horas por dia.
Numa altura onde a neutralidade da internet deixou de existir, será certamente interessante assistir ao que por aí vem com o lançamento do Google Stadia. Espera-se muitos alertas e limites de tráfego em pacotes que se julgavam sem limites e a criação de pacotes com custo adicional para quem realmente pretende entrar em tais volumes de tráfego. Mas acima de tudo. com tais volumes de tráfego a serem feitos pelo vulgar cidadão, espera-se que a internet se torne muito mais lenta do que é actualmente.
A grande razão é que a Google veio alertar que o seu serviço, ao se jogar a 4K pode consumir até 20 GigaBytes por hora. E isto quer dizer que uma pessoa que jogue uma média de 3 horas por dia, consumirá no final do mês um total de 1.8 Terabytes de tráfego. Certamente muito acima daquilo que se considera um consumo de utilização razoável.
Este alerta da Google não e inocente. Afinal estes valores não eram exactamente desconhecidos! A realidade é que a própria Google tem noção do impacto que o seu serviço pode ter, e nesse sentido lança este alerta, referindo que jogar a 1080p tem um consumo de apenas 4.5 GB.
A grande questão é que a Google vai competir com consolas 4K, e nesse sentido uma oferta como a da Google, onde os jogos são pagos na integra, mas sem qualquer posse, e se paga mensalmente para jogar, mas sem se obter qualquer consola, deixa de ser interessante. O grande interesse, a existir, é nos 4K!
Aliás 1080p é o oferecido pelo Stadia Base. E aí estamos a falar de um serviço gratuito, onde o utilizador apenas tem de comprar o jogo. Não estamos a ver que este serviço seja o que mais interesse tenha para a Google.
Daí que só se pode entender este alerta como uma medida de protecção da Google para que não possa depois ser acusada de não o ter feito.
Mas se formos a ver bem a coisa, mesmo 4.5 GB/hora é um bocado. Tal representa um acréscimo de 418 Gigas de tráfego em cima do tráfego já normalmente efectuado. Não é que se possa considerar um valor exactamente pequeno, uma vez que dificilmente um utilizador normal gasta actualmente algo nesta ordem de grandeza, apesar de facilmente o poder vir a fazer no futuro.
Resumidamente, mesmo a 1080p, o tráfego será acrescido de uma forma brutal. Torna-se dificil que os ISPs aceitem que um utilizador passe de 100 ou 200 GB de tráfego para 600 GB sem qualquer penalização no preço pago. É um aumento de 3x no consumo face a uma utilização standard.
E sem a neutralidade na internet, facilmente os operadores podem-se cobrar pelos acessos ao Stadia.
Este é um problema que a Google tem entre mãos!