Geforce Now continua a perder apoiantes. Porque?

Primeiro foi a Activision que retirou os seus jogos do serviço. Depois veio a Bethesda fazer o mesmo, e agora foi a 2K Games. Quem mais se seguirá?

Vários editores estão a remover os seus jogos do Geforce Now. E o motivo é simples.

A ver se conseguimos explicar isto de uma forma clara para todos, algo que ainda não consegui ver em outros sites!

Quer as pessoas compreendam isto ou não, um jogo digital e um jogo físico são coisas diferentes. Que oferecem posse diferente e direitos diferentes.

Se um bem físico é nosso, e até o podemos vender, um digital… não! Basicamente um jogo digital não é mais do que uma licença para se usar um produto virtual, de acordo com os acordos estipulados na licença, tanto de quem o produz, como de quem o vende. Diga-se que estas licenças também colocam restrições ao físico, como por exemplo a criação de cópias, mas seja como for, são restrições diferentes.



Ora a licença dada nos jogos digitais é para que possam jogar o jogo. Ela não inclui nada que permite a uma empresa terceira redistribuir o jogo. A licença foi realizada entre o produtor e vendedor e o cliente e não engloba terceiros.

E é isso que a Nvidia está a fazer com o seu Geforce Now. Está-se a colocar no meio alugando-vos uma máquina virtual, e usando uma cópia que não é a vossa do jogo digital para vos fornecer supostamente a mesma coisa. A questão é que mesmo que consideremos que no fundo o jogo é o mesmo, e que não há diferença nenhuma, os acordos de licenciamento do jogo que existem implícitos na compra do mesmo não incluem a Nvidia e como tal não dão à Nvidia o direito de acesso ao jogo para que ela o possa redistribuir.

O serviço da Nvidia não é um sistema de aluguer, pois nesse caso a Nvidia teria de ter pago licenciamento dos jogos que possui para alugar. É um serviço que se apoia no facto de o cliente já ter o jogo para fugir a esses pagamentos, ignorando que o licenciamento realizado não a autoriza a aceder ao software.

Basicamente a Nvidia está-se a meter no meio de um negócio de venda e distribuição, e sem querer dar justificações a ninguém, nem pagando licenças por isso.

Há ainda outra questão importante. O Geforce Now, ao aparecer assim no meio, torna os jogos ali distribuidos como concorrente a produtos para dispositivos móveis que os mesmos produtores possam ter.

Por exemplo, quando vocês vão a um Cyber café jogar um jogo, é irrelevante se vocês o possuem ou não. O café tem de pagar uma licença para poder ter o jogo para vocês jogarem. Porque motivo a Nvidia acha que deveria ser diferente?



E nesse sentido a Activision, a Bethesda e agora a 2K games retiraram os seus jogos do serviço. Mas, pelos motivos expostos, certamente mais se seguirão!

 



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