Ganancia da Sony está a ultrapassar os limites do razoavel?

A situação está a passar-se na Asia, mas pode vir a arrastar-se ao resto do mundo, e está a causar enorme insatisfação dos utilizadores Playstation.

NOTA às 21:20 de dia 25 – A Sony resolveu o problema relativo aos descontos – Fonte
NOTA Às 23:13 de dia 25 – A Sony deu a conhecer que a questão relativa aos descontos não passou de um erro, já corrigido.

Segue-se o artigo original

——————-

Em vez de relatar a notícia, penso que a melhor forma de a dar é com um exemplo.



Imaginem que vocês adquiriam o PSN+ em campanhas, ou seja mais barato que o valor mensal normalmente pedido.

E para isto nem precisam de recorrer a websites estranhos. A própria Sony tem promoções de final de ano, e outras, onde vende esses pacotes com descontos até 33%.

Daí que não é difícil arranjar-se PSN+ mais barata!

E agora, continuando com o exemplo, imaginem que o valor era compensador e vocês decidiam comprar PSN+ para 3 ou para 4 anos.

Que maravilha de poupança… com um desconto de 33%, numa adesão a 4 anos, podem aderir à PSN por 40,2€ por ano, gastando 160,8€ numa adesão a 4 anos, e poupando 79,2€.

Basicamente nada de anormal aqui… Eu costumo fazer isto regularmente, seja por dois, três ou quatro anos!



O que é anormal é o que vos vou relatar a seguir.

Imaginem agora que entram em vigor os novos pacotes PSN. E que pretendem aderir ao Plus Extra, ou ao Plus Premium. Mas no entanto só querem fazê-lo por um ano, para testar. Isto apesar de terem 4 anos de PSN+ ativos que se tornaram em 4 anos de PSN Essential.

E agora imaginem que ao tentarem fazer isso encontram uma barreira… Que vos diz que isso é impossível!

Basicamente a única hipótese que vos é dada de aderir aos pacotes superiores é fazendo-o no mesmo número de anos que possuem de assinatura. Ou seja, se assinaram por 4 anos, terão de aderir aos pacotes superiores… por 4 anos!

E caso não o façam… estão impossibilitados de aderir aos novos pacotes… até o vosso acabar!



Ora naturalmente isto seria caso para rir… ou para chorar. E nunca aconteceria!

Mas está a acontecer… está a acontecer na Asia onde quem está a tentar aderir aos novos pacotes e possui subscrições ativas, se está a deparar com este problema. Ou aderem pelo mesmo número de anos que ainda possuem de PSN+, ou não podem aderir.

RIDICULO!

Mas na realidade a coisa está a ser ainda pior do que isso.

É que como se não bastasse a Sony estar a obrigar quem quer aderir a aderir por igual numero de anos aos que ainda tem ativos de subscrição, a Sony não está a pedir que se pague o custo de diferença entre o Essencial, e o outro pacote.



Não! A Sony está a pedir a diferença, acrescida do valor total que se obteve de desconto na adesão ao PSN+.

Basicamente, se quiserem então experimentar o Pacote Premium, e tiverem uma adesão ao PSN+ de 4 anos, com desconto de 33%, terão de pagar nada mais, nada menos do que 239.96€ da diferença em 4 anos entre o premium e o Essencial, acrescidos de 79,2€ do desconto que tiveram, ou seja, um total de 319,16€.

Ora isto é caso não só para gerar uma enorme onda de revolta, como para se processar a Sony por abuso e tentativa de extorsão. É realmente chocante ver-se isto a acontecer.

A realidade é que, resolvendo esta situação ou não (pode apenas ser uma bug de software), a Sony deve uma explicação sobre o motivo porque isto aconteceu.



73 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rui
Rui
25 de Maio de 2022 7:03

4 the gamers.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Rui
25 de Maio de 2022 20:52
Eraser
Eraser
25 de Maio de 2022 7:14

Exclusivos a mais 10 euros, caso Horizon FW, agora isto.

PlayStation, Pay As No Limits.

Comprei o plus com 50% de desconto em Dezembro passado, estava á espera de pagar 25 euros pelo update até Dezembro deste ano.
Se não for assim espero que acabe a subscrição.

Last edited 2 anos atrás by Eraser
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2022 12:08

Não entendi assim de tudo o que li, Mário. Quem tem Plus, tem o Essential automaticamente. O que entendi é que quando você quer um plano superior, a diferença para esse plano está sendo cobranda de uma vez só em cima de todo o resíduo temporal de assinatura que existe, impedindo a pessoa de ficar com um plano superior apenas por um ano, por exemplo, e automaticamente voltar ao Essential depois no periodo ainda residual que tem assinado.

Na minha opinião, estão a dar a notícia de modo equivocado e a a parecer pior do que o que é de fato. Mas como uma coisa nova, realmente é esperar pra ver direito o que está acontecendo.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Nuno Sousa
Nuno Sousa
25 de Maio de 2022 8:48

Concordo em parte.
O total já subscrito deveria ser utilizado para converter em qualquer nova modalidade independente do período. Deveria ser puro cálculo matemático.
Depois caso a opção fosse retomar para um plano inferior a mesma coisa.
É bom que se reclame para rectificarem o quanto antes.
Já no que toca ao desconto tenho uma outra perspectiva. Independente da adoção haveria sempre reclamação. Aqui adoptava igualmente o puro cálculo matemático.
Dou-te um exemplo:
Ofereço-te uns ténis com talão de troca.
Eram 100 euros mas aproveitei um desconto naquele dia e paguei 70.
Os ténis ficaram-te apertados e vais à loja para trocares. Mas não trocas por um nº superior. Vês uns da nova coleção que custam 130.
E aqui é que está.
Os ténis que te ofereci se tivesse comprado sem promoção teriam-me custado 100 euros. Ao adquirires por troca com os novos terias que suportar apenas 30.
Mas eu comprei por 70 logo tens que suportar a diferença de 60 e não 30 perdendo-se aqui a promoção pois estás a adquirir um novo produto e não o mesmo.
Caso contrário aqueles que pagaram 100 achariam sempre injusto que os que aproveitaram a promoção dos 70 pagariam os mesmos 30 para a compra da nova coleção.
E não, não acho injusto apenas a diferença entre o que se pagou e o novo preço a pagar.
Mas isto é claro temos sempre que aceitar outras opiniões nomeadamente aquela que vem do Rui que deve também desconhecer estas práticas quando a primeira coisa que a cabeça deita para fora é 4 the gamers.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Nuno Sousa
25 de Maio de 2022 9:34

Concordo com essa perspectiva, ia escrever algo parecido mas tocaste nos pontos todos e bem.

By-mission
By-mission
Responder a  Nuno Sousa
25 de Maio de 2022 10:47

Não poderias estar mais errado…Via de regra 99,999% do comércio se faz com composição de preço (custo+ impostos+ frete+ armazenamento+ margem de lucro)
Outu achas mesmos que o preço do do tênis seriam os 100 como dizes e tomas o os 30. %de desconto pois a loja está a despachar o mesmo? Foi o logista que deixou de ganhar estes 30%! Não existe desconto. Pega nesse seu exemplo e pensa o mesmo teria de ter um preço de custo x 1.4 para ser lucrativo face aos outros produtos. Logo o logista o compra por no máximo 26 para com por o preço e o vender pelos 100. Qualquer desconto acima de 37 ele entra como lucro para a loja… Então não é desconto jovem ele só deixou de de lucrar 30 nesse tênis.
Some isso ao fato de os serviços digitais não serem compostos com armazenagem e transporte voce vai entender que via de regra a margem aqui deve ser de 1.8 ou mais.

Não existe desconto jovem. Pense como o logista.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2022 14:44

No ponto dos 4 anos como anteriormente referi totalmente de acordo. No restante eu comprei o Plus também com desconto. No entanto para mim o justo seria a diferença pura e simples do que custou anteriormente para o novo serviço. Caso contrário vais ter sempre outros comentários iguais a 4 The Players mas desta vindo do lado oposto de quem pagou pela totalidade. Hoje em dia se calhar o melhor é mesmo não fazer-se alterações se pensares no roll de reclamações e como consumidor talvez esperar-se pela promoção de um pacote de batata frita.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2022 14:46

Não vou argumentar contigo em termos de lei, mas na realidade eu pessoalmente nunca tive problemas em trocar algo proveniente de saldos, mas lá está, é como o Nuno Sousa disse, tinha que pagar a diferença entre o preço de saldo e o preço de outro artigo, isto depois dos saldos findados.

Se para o mês que vem o teu Plus acaba, esperas mais um pouco para ver no que isto dá, como plano B podes sempre comprar os cartões da PSN (do Instant Gaming) para adicionar saldo à carteira e com esse saldo renovas a subscrição, mas lá está, espera para ver no que isto vai dar.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2022 16:28

A minha empresa é distribuidora oficial de varias marcas e nunca colocamos entraves ás nossas segundas linhas (lojistas), nem ao cliente final de fazer trocas de produtos em promoção, desde que paguem a diferença.

Tecnicamente é uma devolução a credito, para depois fazer uma compra nova e pagar o restante.

Só para complementar na teoria não é uma troca, mas na pratica funciona como tal.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Oliveira
José Galvão
José Galvão
Responder a  Nuno Sousa
25 de Maio de 2022 14:51

Concordo plenamente contigo e faz sentido, mas onde a Sony peca aqui é em não dar a opção de fazer o upgrade por 1 ano para quem tem 3 ou quatro anos acumulados, embora também faça sentido.

Quanto ao Rui, é daqueles que nem piou quando a Microsoft aumentou o Gold para o dobro para empurrar as pessoas para o gamepass, ”Jump In”…

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  José Galvão
25 de Maio de 2022 15:47

Exacto.

A titulo de exemplo a NOS quando queres fazer upgrade a um pacote (ou simplesmente trocar por uma box mais atual) e em exemplo ainda falta 6 meses para terminar o contrato atual, também não deixa fazer o upgrade pelo tempo que resta neste caso 6 meses…
Obriga a uma nova fidelização de 2 anos. (é a prática corrente).

Numa hipoteca bancaria quando amortizas uma parte do valor do crédito também não diminui o tempo contratado da hipoteca…diminui é o valor da prestação.

O que quero dizer é que a Sony não está a inventar nada.

Agora ter a opção de optar pelo valor versus tempo era bem vinda e muito mais amiga do consumidor e preferivel, com essa pratica ganhavam pontos!
Assim só perdem, são iguais as outras ovelhas.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2022 16:29

Não cai bem e era de evitar, concordo.

Netto
Netto
25 de Maio de 2022 9:32

Four the players

Lamentável

Joao Ferreira
Joao Ferreira
25 de Maio de 2022 10:30

Sou assinante do Plus desde praticamente o início, na altura da PS3. Apesar de já o ter adquirido de 3 formas (psn, cartão pré-pago e cartão ativo no acto da compra), ultimamente por coincidência, apenas tenho comprado os pre-pagos. A Sony não tem como saber quanto paguei por eles.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Joao Ferreira
25 de Maio de 2022 14:48

Os Pré-pagos não te obrigam à introdução de um código de ativação?

José Galvão
José Galvão
Responder a  Nuno Sousa
25 de Maio de 2022 14:58

Sim obrigam, ou seja é algo que a Sony permite.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  José Galvão
25 de Maio de 2022 15:18

Ou seja se a Sony não tem controle do que cada um paga deveria ter. A ativação dos códigos é feita no perfil de cada um, ao introduzir-se o código até se tem que confirmar o valor, e tudo feito num separador próprio dos códigos da Store.

Joao Ferreira
Joao Ferreira
Responder a  Nuno Sousa
25 de Maio de 2022 15:45

Os cartões pré-pagos quando os compramos apenas se passa o EAN na caixa. A loja até pode informar a Sony que vendeu X cartões mas não sabe informar quais. Podemos ativar logo ou esperar vários meses. A validade é grande.
Depois existem os cartões que é necessário um código de ativação no acto da compra. Aí a Sony deve saber porque além do EAN é preciso esse código. Normalmente em PT são da EPAY e se não estou em erro, não aderem a esses descontos.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Joao Ferreira
25 de Maio de 2022 17:03

Ao introduzires o código automáticamente identifica o valor para confirmares. Isto tudo na tua conta PSN. Logo código -> identifica o valor -> e a ativação confirma a data e intervalo de utilização -> e o perfil da PSN que ativou o mesmo. Têm todos os elementos necessários. Sabem quem ativou, o valor do cartão, o intervalo que representa e a data de início.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Nuno Sousa
25 de Maio de 2022 17:05

Experimenta introduzir o mesmo código 2 vezes ou utilizares um código utilizado por um outro perfil para veres o que acontece.

Joao Ferreira
Joao Ferreira
Responder a  Nuno Sousa
25 de Maio de 2022 18:46

Mas a Sony não tem como saber quanto pagamos pelo pré-pago do PLUS. Imagina que fiz a aquisição dele hoje a 45€, se eu só o ativar em Agosto em que já custa 60€, a Sony não sabe se eu o comprei hoje ou em Agosto. Eu ao ir ativar na PSN apenas assume que é um cartão pré-pago do Plus. Já agora fui ver a gestão de subscrição e no PSN NOW aparece 12 meses com 25% de desconto comprado na PSN. No cartão pré-pago do PLUS comprado numa loja tem subscrição de 12 meses e não aparece o desconto porque não tem como saber.

Hennan
Hennan
25 de Maio de 2022 11:53

Se funcionar assim, não vou nem testar. Pela propaganda da Sony, pensava que poderia trocar o tempo da essencial por um tempo menor da Premium e que a conversão levaria em conta apenas o tempo restante, não quanto paguei. Até porque estás a prejudicar só quem assinou diretamente pela psn. O cara que comprou em promoção o gift card, vai continuar com o desconto. Ou seja, a empresa está a prejudicar seu cliente mais lucrativo. Acredito e espero que seja um erro na implementação do sistema.

Juca
Juca
25 de Maio de 2022 12:04

Eu diria que é mais falta de competência que má fé a respeito de não poder comprar apenas pra anos separados.

Agora, Mário, essa diferença dos descontos só vi aqui.

O problema que li é a cobrança da diferença para os pacotes superiores da

Essential de todo o resíduo já assinado, não entendi que estavam a cobrar o adicional que foi dado de desconto nas assinaturas, se for assim, além de falta de competência, é má fé.

A Sony deveria era permitir quem tem anos excedentes serem recebidos como o valor integral de assinatura e poderem ser convertidos para os mais diversos planos. Ou, ao menos, permitir apenas 1 ano de upgrade pra quem quisesse o testar se não quer sair no prejuízo de dar desconto a isso usando conversões.

No mínimo tudo isso é muita incompetência, cabeças deveriam rolar, porque é má fama sendo construída e reforçada.

Livio
Livio
25 de Maio de 2022 13:48

Sabe um local onde a Sony vai ter uma dor de cabeça com isso? No Brasil.

Não sou advogado mas me interesso e muito em causas de direito do consumidor, posso estar errado mas na minha opinião te obrigar a assinar um serviço pela mesma duração do serviço mais simples é um estilo de venda casada(embora venda casada é te obrigar a adquirir um produto em conjunto com outro mesmo que não seja necessário). Fora que no Brasil não se pode ter cobrança retroativa, ou seja, não te podem cobrar a diferença de algo feito antes dos novos serviços.

Felizmente temos um código de defesa do consumidor(CDC) que ainda tem respaldo e importância. Lembrar que anos atrás teve um aqui a defender as empreses e sugerir o fim do CDC.

Mas sabe o pior de tudo, mesmo com isso há pessoas a assinarem o serviço.

Antonio
Antonio
25 de Maio de 2022 14:02

Serviços ,serviços ,online e maus serviços…por essas tretas todas andei muitos anos sem jogar…lá vai os tempos que era meter o jogo e jogar…tivesse bugs ou não lá se jogava…agora ,compro uma consola e um jogo e quero jogar..quando termino as tretas todas já perdi a vontade…ou é instalação ou é a NET ou é a conta ou uma actualização que tem de ser feita …haha paciência.

Deto
Deto
25 de Maio de 2022 14:29

Os caras tentaram fazer com a Plus o mesmo que fazem com o GP, se lascaram.

Viram promoção de PS Now e/ou Plus e empilharam assinaturas para converterem depois, se ferraram.

Agora os malandros que empilharam assinatura perderam tudo e irão ter que pagar a diferença ou entubar PS Now ou Plus normal até acabar…

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
25 de Maio de 2022 16:50

Não há malandragem em acumular assinaturas e pagar antes por algo que é conveniente com desconto.
O desconto é conveniente a Sony que quer vender o serviço, e o cliente que compra mais de um ano até aposta na continuidade e na manutenção da qualidade do mesmo, algo que até vejo como errado de diversas formas (pois mobiliza dinheiro que poderia ter usos melhores ou mesmo ser aplicado e também incentiva serviços a se mediocrizarem, pois se todos pagam adiantado e antes por muito tempo não há porque se esforçar tanto, já que o “garantido” costuma acomodar).

Do Plus para o Essential a Sony não perde nada, se dá desconto e vende mais de 1 ano ou permite a adição de anos em preços promocionais é porque ela conta com isso.

Não discuto a questão de a Sony não transformar o saldo de tempo da Plus em valor real da assinatura cheia pra ser transformado noutras assinaturas (extra, ou a com streaming), pois nesse, caso é ela quem sabe se daria descontos pra upgrade do extra e do full. Mas não permitir o upgrade de apenas parte desse período é no mínimo burrice, pois pode fazer alguém só gastar pra assinaturas superiores lá após todo o período da essential transcorrido.

Agora, é má fé ela querer cobrar de volta por descontos que deu junto a melhoria de assinatura, pois é como se alguém tivesse que devolver um desconto que recebeu ao comprar um jogo no momento em que compra uma DLC, e isso não existe, é descaramento, nenhuma loja pode comprar valores diferentes porque tem clientes marcados, tipo quem já comprou com desconto tem que comprar depois mais caro o mesmo produto.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Cherokee Bill
Cherokee Bill
25 de Maio de 2022 15:24

Existe gente que acredita que o PS5 não está tomando distância de vendas dos Xbox devido a unicamente a escassez de mercado.

Não é uma completa razão. Estão perdendo mercado na realidade é por culpa de coisas como essas da matéria mesmo.

O pessoal se esquece que boa parte da base de 120 milhões de PS4 antes já tiveram um Xbox 360 e não morrem de amores pelo Playstation.

Basta serem mais anticonsumidor que este pessoal volta para o Xbox e nem olha para trás.

Last edited 2 anos atrás by Cherokee Bill
Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2022 16:30

Quem disse que as má práticas de mercado da Sony começaram a dois dias atrás ?
Eu não lembro de ter escrito nada temporalmente ali em cima. Aliás sua matéria é apenas um complemento de uma miríade de erros que a Sony cometeu na geração passada em seu final e nesta geração.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2022 16:54

Horário de trabalho Mário. A noite explano meus pontos.

Last edited 2 anos atrás by Cherokee Bill
Livio
Livio
Responder a  Cherokee Bill
26 de Maio de 2022 23:39

Estou lendo no dia 26/05/2022, às 20:37, horário oficial do Brasil, certamente mais de 24 horas depois e ainda não vi a explanação dos pontos, será que mora em Marte e o horário noturno ainda não chegou por lá?🤔

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Livio
27 de Maio de 2022 0:03

Não me esqueci deste compromisso de resposta que firmei com Mário senhor Livio. Provavelmente responderei numa próxima matéria como offtopic.
No momento não posso dissertar meu argumento que é longo porque estou atolado até o pescoço no trabalho, em horas extras inclusive.

Existe prioridades maiores do que dissertar aqui.

Deto
Deto
Responder a  Livio
27 de Maio de 2022 0:09

Eu aqui fui pensar na “miríade de erros”

Só consegui lembrar da caixa do Xbox com o Halo Infinite é do slogam de “o Console mais poderoso” que a MS teve que ir lá na surdina e trocar

Deto
Deto
Responder a  Cherokee Bill
27 de Maio de 2022 0:07

A questão é que para vc eu aposto que Quick Resume é “gamechange” mas lançar um ganhador de GOTYs todos os anos não importa, “e gosto pessoal”

Acertei?

E esse monte de frases de efeito rebuscada que vcs inventam, as hiperberboles meio ridículas, “um complemento da miríade de erros que a Sony cometeu”

Aí vai ver, é um saco de vento retórico, pq vc nunca vai dizer o que são essa “miríade”

Seria tipo isso?

apresentar o Macaco Craig e vender o console com a estampa do Jogo que teve que ser adiado?

Botou slogan “o console mais poderoso” e ter que ir correndo trocar no site para “o XBOX mais poderoso”?

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2022 17:01

O pessoal tem dificuldades de entender o porque de algumas plataformas poderem cobrar 70 dólares / 80 euros num jogo e ter muitos clientes e outras mesmo “dando” 400 jogos por um dólar/euro terem bem menos clientes…
A racionalização deles é dizer que tudo se explica por paixão! 🤣

Last edited 2 anos atrás by Juca
José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2022 20:48

E está mesmo explicado Mário:

https://www.eurogamer.pt/sony-diz-que-descontos-no-upgrade-ps-plus-foram-negados-devido-a-erro

Comentários como o do amigo acima envelhecem mesmo bem.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2022 0:03

https://twitter.com/BenjiSales/status/1529610780118851585?s=20&t=oC72PjIvQd_ED2LKdtQFnw

PS5 terminou o primeiro ano fiscal (2021) vendendo 80 mil PS5 em 82 minutos.
PS4 terminou o primeiro ano fiscal (2014) vendendo 80 mil PS4 em 9 dias.

Isso nos EUA.

Não tem como comparar, a diferença de demanda entre os dois consoles é colossal. Aliás, a Sony já tem projeção de ultrapassar as vendas proporcionais (mesmo período) do PS4 nos próximos 3 anos. https://twitter.com/Zuby_Tech/status/1529596983765348355?s=20&t=4ZHfY9DbvDG_8JMqDUN-DA

Então ao contrário do que disse o leitor acima, não faz sentido associar o PS5 vender menos por insatisfação de clientes, já que a altíssima demanda mostra justamente o contrário.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Cherokee Bill
25 de Maio de 2022 16:53

“Boa parte da base de 120 milhoes de PS4 antes já tiveram um X BOX 360 e não morrem de amores pelo Playstation” –

Onde está a fonte desta estatistica? e o que é boa parte?

A meu ver por essa logica de pensamento se esses utilizadores trocaram a Xbox pela Playstation é porque também não morriam de amores pela Xbox…
e se agora querem trocar a Playstation porque também não morrem de amores pela mesma acho que esses utilizadores agora deveriam ir era para Nintendo e não olhar para trás.
(não descrimine a Nintendo please). Lol

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Alexandre Oliveira
25 de Maio de 2022 17:26

E qual a fonte que prova o contrário?
Tudo que é comentado é baseado em achismos ou evidências de compartamento.
O Xbox 360 vendeu entre 85-86 milhões de unidades, o Xbox One vendeu mais de 50 milhões, embora o número exato não seja conhecido devido a Microsoft não compartilhar os números oficiais, inclusive nem os números oficiais do final da vida do Xbox 360 em 2015 são conhecidos.
O Playstation 3 vendeu pouco mais de 87 milhões de unidades, e o PS4 vendeu pouco mais de 117 milhões.
O Xbox perdeu cerca de 30 a 35 milhões de clientes na passagem de geração do 360 para o One, e o Playstation ganhou cerca de 30 milhões de clientes na passagem do PS3 para o PS4.
Baseado em experiências pessoais que tenho com donos de 360 que migraram para o PS4, nenhum deles considera não comprar mais um Xbox e fizeram a transição na geração passada por vários motivos, que incluem desde o polêmico caso das diferenças de resolução que todo dia eram ressaltados pela mídia, até a desinformação sobre a situação dos jogos usados, empréstimos, compartilhamento de contas, necessidade de estar 100% online embora isso já não seja nenhum problema em 2022 onde até o relógio das pessoas está conectado na internet 100% do tempo, todo mundo vê TV por aplicativos de streaming e não existe vida sem internet…
No contexto dos usuários reais, fora da tribo de adoração ao Playstation, a Sony corre bastante risco de perder clientes, e nesse ano ela tem perdido em número de vendas na américa de forma constante nesse mercado que não se expande a anos, e é composto apenas de pessoas migrando entre plataformas.

Last edited 2 anos atrás by Fernando Medeiros
Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
25 de Maio de 2022 17:37

Quem cita algo como fato é quem deve provar.
Quem tem maior base de mercado é o PS, quem presume paixões como manutenção ou não dessa base é o colega… é a total inversão de lógica: se você não provar o contrário do que digo é pq o que digo é verdade!?!?

O mundo está cheio de pessoas erroneamente “sofismáticas”, pra não usar um termo mais adequado que poderia ser encarado como ofensa!

Imagina se agora que quem precisa provar as coisas que lê é o leitor… 🤣

Last edited 2 anos atrás by Juca
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
25 de Maio de 2022 19:27

😅😅😅

Deto
Deto
Responder a  Juca
26 de Maio de 2022 2:27

E aplique esse papo no PS2 vs x360.

Vai descobrir que na verdade é os jogadores do x360 que não morrem de amores pelo Xbox, migraram para o PS4 e nenhum FATO indica que isso mudou.

Vender em um país, um dos dois onde o Xbox “existe” de verdade, não é fato indicativo de nada.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2022 2:24

E os donos de PS2 que migraram para o X360 e “não morrem de amores pelo Xbox”, como fica? Irão largar o PS5 pq Returnal é 70 USD e Halo Infinite é grátis com chiclete?

Vc percebe que o Melhor console da MS (x360) PERDEU para o maior fracasso da Sony (PS3) ?

Isso indica onde “está o amor” dos jogadores, muito mais que vendas de um ou dois meses em um ou dois países onde o Xbox é relevante.

Vcs inventam cada arguemento exdrudulo que sempre quando é aplicado no Xbox, acaba prejudicando mais o Xbox que o PlayStation

Last edited 2 anos atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Alexandre Oliveira
26 de Maio de 2022 2:19

Essa narrativa pode ser o contrário

“Metade da base de X360 veio do PS2, não morrem de amores pelo Xbox”

Curioso que isso aí fecha com as vendas do Xbox 360 comparando com Xbox one

O problema dos “argumento” de quem quer diminuir o PlayStation e hypar Xbox podem ser invertidas e acabam deixando o Xbox sempre pior que o PlayStation, uma das versões da “trolha reversa”

O mesmo de “Bloodborne não vale, é Third” e se vc aplicasse no Xbox, não conta nenhuma Halo e nenhum Gears do x360, onde eles eram os verdadeiros sucessos.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Cherokee Bill
25 de Maio de 2022 17:51

Na minha opinião, o PS5 não está repetindo a vantagem do PS4 sobre o Xbox por que o período de aquisição dos jogadores entusiastas passou. Já tem quase 20 milhões de PS5 vendidos. Os clientes que estão vindo agora são aqueles em que a conta bancaria dita as regras e esse cara vê facilmente que é mais caro jogar no Playstation 5.
Para aquele cliente que lá em 2014 e 2015 o PS4 básico fez muito sentido diante de toda a polêmica e desinformação sobre o Xbox One, o mal falado Xbox Series S já é um salto de geração. Esse cliente que não tem a exigência técnica de um dono de PS4 Pro ou Xbox One X e está saindo de uma pandemia que elevou a inflação global, é facilmente capturado pela possibilidade de pagar 300 dólares e mais uma assinatura do Game Pass.
Pra mim o ponto em que a Sony errou, foi em não ter o seu PS5S, por que ela nunca poderá vender o PS5 atual por $300 dólares, inclusive ela terá que vender o PS5 Pro mais caro que o preço atual devido a inflação o que fará dos consoles de meia geração mais produtos de nicho do que foram na geração passada.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
25 de Maio de 2022 18:13

“por que ela nunca poderá vender o PS5 atual por $300 dólares”.

“Nunca” é uma palavra muito forte, logo é bom evitá-la. O PS5 digital foi lançado por 399 dólares. Não é nenhum absurdo que sua versão slim possa chegar aos 299 dólares ainda neste ano ou no mais tardar em 2023, já que historicamente toda consola possui redução nos custos de fabricação ao longo da sua respectiva geração.

Sobre a sua opinião como um todo, eu concordaria com ela se os estoques estivessem normalizados. Com isso, poderíamos dizer que o PS5 vendeu apenas 2 mil unidades semanais no Japão porque estava em estoque nas lojas e os japoneses não quiseram comprar. Infelizmente a realidade é bem diferente disso, e amigos que moram por lá reportam até sorteio de PS5 feito em lojas.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Maio de 2022 23:47

Até na eurogamer saiu a notícia do sorteio de PS5 nas lojas japonesas devido a falta de estoque e também para evitar os scalpers. O sorteio é entre os usuários cadastrados da loja

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
25 de Maio de 2022 21:35

São muitos fatores pra vantagem não estar sendo a mesma, e acredito que um dos principais é a falta de disponibilidade de PS5 em relação ao Series S, mas tem o preço dos consoles, Gamepass quase de graça, as políticas esnobes da Sony, os FUDs patrocinados contra a Sony desde o ainda desenvolvimento do PS5, uma transição mais pé no chão da Microsoft sem o imperialismo do sempre online escancarado e quem quiser que fique no 360 e etc… Pode-se imaginar até que alguns gamers não fazem tanta questão de gráficos e estão satisfeitos com o PS4 ainda já que quase não se vê falarem sobre vendas do SX, só do SS onde a prioridade é custo de acesso e não qualidade visual… São muitas possibilidades, mas sem os estoques realmente normalizados, é mera especulação nossa.

Last edited 2 anos atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Cherokee Bill
25 de Maio de 2022 21:56

Vai ser engraçado quando a galera percebe que a falta de estoques do ps5 não está apenas reduzindo suas vendas, mas também impulsionado as vendas do Xbox. Bom guardar os comentários desse post para quando existir estoque nas lojas.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2022 22:41

Pois é, o que indica se uma base de clientes cresceu nunca foi a velocidade aparente da troca de um dispositivo!

Deto
Deto
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
26 de Maio de 2022 2:32

Entre “morre de amor” e Xbox vendendo pq as pessoas pegam ele de segunda opção pq não tem PS5 para comprar, fico com a segunda suposição.

Paulo Kaufmann
25 de Maio de 2022 17:51

Mário não vai fazer uma matéria sobre a Microsoft ter adiado o Starfield e Red Fall? Eu sou um grande admirador do trabalho que a Microsoft está fazendo com o Xbox, mas isso foi ridículo! Eles tem que um evento incrível em Junho pra compensar isso!

Hennan
Hennan
25 de Maio de 2022 19:47

Off topic: Não sei se já foi relatado, mas a Sony corrigiu o absurdo de cobrar pelo desconto. Só espero que ajuste a forma de upgrade também.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
30 de Maio de 2022 17:48

Jogo rodando a 1440p/30 FPS no PS4 PRO = U$ 60,00.
Mesmo jogo do PS4, com as mesmas texturas e efeitos, rodando no PS5 com resolução variável a 60 FPS = R$ 70,00.
Isso é a Sony!!!

error: Conteúdo protegido