Gamepass – O serviço que ninguém quer

A Microsoft anunciou o “crescimento” do serviço para os 34 milhões de assinantes. Mas a verdade é que “crescimento” é uma palavra bastante enganadora pois a Microsoft está a perder clientes.

Foi em Janeiro de 2022 que a Microsoft anunciou: O Gamepass atingiu a marca dos 25 milhões de assinantes.

Vindos de uma pandemia, o serviço da Microsoft atingia em Janeiro de 2022 o valor de 25 milhões de assinantes. Mas enfrentava na altura um sério problema: A pandemia acabara, e o que enfrentaria agora era um mercado onde o tempo das pessoas para jogar já não seria igual.

E os meses foram passando. Passavam e passavam sem que a Microsoft anunciasse qualquer alteração ao número.

Foram meses, e foram anos pois quase 2 anos depois, no julgamento contra a FTC a Microsoft voltou a falar do número de assinantes do serviço. E surpresa… Ele estava inalterado!



A situação causou surpresa à FTC, que questionou directamente Phil Spencer sobre se o serviço estava mesmo estagnado, ao que  ele confirmou que sim. Ao longo de quase 2 anos, o serviço não alterou o número de assinantes.

Esta era uma situação penosa para a Microsoft, que via o serviço em que apostava, estagnado. E apesar de a Microsoft ter vindo a público por várias vezes anunciar que o serviço estava a crescer no PC, percebe-se agora que esse crescimento no PC era acompanhado por abandonos na Xbox, e que na prática, o número global de assinantes estava inalterado.

Como sabemos isso? Porque a Microsoft anunciou recentemente que o serviço estava com aproximadamente 34 milhões de assinantes! E confirmou também que esse número incluía os assinantes do Xbox Live Gold que tinham todos passado para Gamepass Core devido à extinção do serviço.

Ora é aqui que a porca torce o rabo. E isto porque se sabia que existiam ainda cerca de 11.2 milhões de assinantes do Live Gold, o que quer dizer que somando isso aos 25 milhões, estaríamos com 36,2 milhões de assinantes no Gamepass.

Mas a realidade é que o número não é 36, é 34, o que significa que o crescimento não foi o esperado. Seja porque houve assinantes do Live Gold que desistiram, ou porque os assinantes do Gamepass já estavam abaixo dos 25 milhões. E isto incluindo o tal crescimento anunciado no PC que foi dado como tendo 15 milhões de assinantes.

Ou seja, como a matemática não mente, conjugando isto tudo, percebemos que se houve crescimento no PC de 15 milhões no PC, houve decréscimo de 15 milhões na consola. E que os 34 milhões são artificiais e criados pela passagem forçada de pessoas que nunca quiseram aderir ao Gamepass.



Por outras palavras, o “crescimento” foi só no número, porque na realidade houve aqui um decréscimo no total de assinantes dos serviços da Microsoft.

É assim a conversa típica da Microsoft que ao bom estilo do Titanic, mantém a banda a tocar enquanto o barco na realidade se afunda.

Aliás, segundo a Forbes, no seu relatório de Maio de 2020, a Microsoft anunciou oficialmente que o Live Gold estava com 46 milhões de assinantes. Uma situação que implica que desde essa altura até hoje, o Gamepass subtraiu 12 milhões de assinantes aos serviços da Microsoft.



29 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
18 de Fevereiro de 2024 10:54

[Opinião] A triste realidade, que parece que ninguém quer ver, é que as pessoas que realmemte investem em jogos como hobby, de maneira a estarem realmente dispostas as gastar nesse mercado de consoles, hardware e jogos, é pouca gente em relação ao todo potencial imaginário existente, eu diria que, pela constância nas bases de console – que, basicamente só parecem migrar de uma pra outra durante o tempo – deve algo entre 200 a 300 mi de pessoas, no máximo, e que esse tipo de público tem um crescimento muito lento no decorrer do tempo, sendo algo quase como que uma nova safra que entra, algo quase que apenas pra repor quem sai.

Sei que depois do ocorrido, é fácil afirmar que previu e tudo mais, mas sempre achei o Gamepass com enormes defeitos, o principal deles, a falta de algo que fidelize o cliente, pois não há nada, além de um lançamentos desejados de modo contínuo, que façam um cliente manter sua assinatura. Permanecer assinado lá durante o tempo não traz recompensa ao cliente, não faz crescer uma biblioteca de jogos, não bonifica os clientes, e por isso os clientes ficam num entra e sai eterno.

Junto a isso, matou o potencial de venda de grandes lançamentos, e tornou o console totalmente opcional, fazendo clientes – aparentemente – migrarem de plataforma (PC), já que teriam o mesmo, sem pagar online, ficar limitado a uma única loja ou serviços de uma empresa, ampliando suas possibilidades em catálogo de jogos e hardware.
Junto a isso, passou uma década com lançamentos próprios muito fracos, com raras exceções.

Ou seja, o que a MS fez, na gestão do Phill Spencer, foi minar toda a base do próprio console ao jogar seus títulos no PC, vender o Gamepass de forma agresssiva com os mesmo títulos day one.

Sou da opinião que a melhor estratégia pra Microsoft teria sido lançar grandes jogos, e que fazendo aquisições menores e diversificadas teria sido algo melhor que adquirir grandes players da indústria, pois apoiaria mentes mais inovadoras e gastaria muito menos.

Sobre o Gamepass, as únicas maneiras dele realmente crescer é estar nos consoles da concorrência, tendo um grande AAA por mês, de forma contínua e estável, ou criar uma maneira de fidelizar um cliente, como criar uma biblioteca cumulativa, e tudo isso,balanceado com um bom preço.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
18 de Fevereiro de 2024 11:51

Acho que nenhum concorrente seria doido o suficiente pra aceitar. Ao meu ver, desde o início a Microsoft nunca quis concorrer pelo mercado de games. Seu intuito era dominar, nem que fosse necessário destruir. O gamepass foi a ferramenta final no processo de destruição. Mas graças ao consumidores, ele falhou. E agora temos uma empresa perdida, que vai tentar tudo. Até que algo funcione. E se nada funcionar, vai abandonar o barco e deixar uma terra arrasada.

Deto
Deto
Responder a  Hennan
18 de Fevereiro de 2024 14:27

Sobre deixar uma terra arrasada, eu vi o podcast lá

A MS/XBox/Phill falam quase como se eles fossem a indústria… Que se eles não crescerem a indústria não cresce.

Para quem achava que entedia mais de fazer Vídeo games que a Nintendo, nada mais normal que achar que eles são a indústria.

Dito isso, não vai ter terra arrasada nenhuma… O xbox vai embora e a indústria vai ficar bem

Como o Phill dizia que “a sony vai ficar bem” enquanto eles tentavam monopolizar o mercado third party, para deixar o playstation sem conteúdo tradicional third party, agora eu digo:

“a indústria vai ficar bem sem o xbox”

Last edited 10 meses atrás by Deto
Hennan
Hennan
Responder a  Deto
18 de Fevereiro de 2024 18:21

Se o Xbox for embora o que acontece com o pessoal que trabalha na Xbox? O que acontece com os estúdios pequenos que foram adquiridos? O que acontece com a galera que depende de parceria com o gamepass? Podemos gostar ou não do que a microsoft faz, mas é inegável que sua saída iria destruir muitos estúdios e muitos empregos.

Deto
Deto
Responder a  Hennan
18 de Fevereiro de 2024 19:49

o xbox é o console, mas eles irão flexibilizar bastante o nome para parecer que venceram.

“xbox em todos os lugares” é na verdade “xbox em nenhum lugar” pq o console vai sumir nisso ai, o que vai ser em todos os lugares são os jogos que eram do xbox.

E ainda vão empurrar isso como vitória, terem fracassado na plataforma fechada deles e tendo que começar a vender os jogos deles nas plataformas das outras empresas.

Last edited 10 meses atrás by Deto
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Deto
18 de Fevereiro de 2024 20:17

Mas o que eles falaram sobre a indústria de jogos não crescer é verdade! Eles não estavam falando só deles mesmos! É só você ver que desde da época do PS2/Xbox Classico/GameCube a somatória de todos os consoles vendidos de todas as marcas é quase a mesma em toda geração! Não há um aumento grande de pessoas que compram consoles a muito tempo!

Livio
Livio
Responder a  PAULO KAUFMANN
19 de Fevereiro de 2024 1:04

pode não ter um aumento no total de hardwares mas veja cada plataforma separada, há duas que sempre crescem e uma que está em queda nas duas últimas gerações, quem é o único a comentar que o mercado não cresce? Aquela que em duas gerações vem vendedo menos, que coincidência!

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Deto
18 de Fevereiro de 2024 20:20

Como assim o Xbox queria monopolizar o mercado Thirdy Pary?! Isso é algo absurdo de se dizer! Existem inúmeras publishers no mercado! A Microsoft comprou 2 além de vários pequenos estúdios! Claro que eram publishers grandes e conhecidas, mas só elas duas não afetaria a disposição de jogos pra Sony! Fora que COD ainda vai ser lançado no Play e a Microsoft muito dificilmente vai conseguir comprar outra publisher!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
18 de Fevereiro de 2024 22:49

Como não afeta Paulo, existe um tripé na indústria que é sabido por todos. FIFA, CoD, GTA.
A MS comprou duas das maiores empresas de jogos de todos os tempos, Zenimax doda de Doom e Elders Scroll, e ABK, dona de CoD e das produtoras mais clássicas da indústria, faziam videogames antes mesmo da Nintendo. É um absurdo que a uma empresa dona de uma plataforma de jogo seja permitida tal coisa… Comparada à Activision, em tamanho a única Thirdie equivalente é a EA.

Não tenho dúvidas de que a MS quer minar o console da Sony, há e-mail vazado do chefão do Xbox Studios dizendo isso às claras. Não entendo porque você insiste em afirmar diferente. A MS usou seu dinheiro como pode pra matar o mercado de consoles e vai continuar usando.

Eu, se fosse a Sony, faria tudo pra comprar a Steam, mas sei que os sócios lá, dariam preferência para a MS e mesmo, só se venderiam por muito mais do que vale.

Last edited 10 meses atrás by Juca
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Juca
18 de Fevereiro de 2024 20:23

Me diga, porque você acha que a Microsoft ficou uma década com jogos muito fracos! Cite exemplos! Eu posso dizer vários títulos muito bons que ela lançou na geração passada!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
18 de Fevereiro de 2024 22:58

Cita aí os muito bons… Porque tirando os Forza Horizon só lembro de Crackdown 3, Sea of Thieves, Battletoads nível mobile, Gears Tatics, Halo Infinite… E na boa, com todo respeito a seu gosto, nenhum deles me parece muito bom, no máximo, sendo fã imagino que o cara possa gostar, mas dizer que são muito bons, soa a exagero.

Hennan
Hennan
18 de Fevereiro de 2024 11:56

O grande problema do gamepass foi não entender seu público. Os gamers são um grupo formado por vários nichos diferentes. Eles têm um gosto em comum, mas são completamente diferentes. Logo, criar um serviço que seja viável e atrativo a todos é uma ilusão. Portanto qualquer empresa que focar nisso, precisa entender que seu produto deve ser viável mesmo com a adesão de um grupo limitado de jogadores. Porque nenhum produto vai alcançar o todo.

Tiohildo
Tiohildo
18 de Fevereiro de 2024 15:19

OFF: Pequeno vídeo sobre performance e resolução do Helldivers 2 no PS5.

https://www.youtube.com/watch?v=HOUMZnWlFCo

No modo performance o jogo opera a 1080p, com frame rate bem estável na maior parte do tempo. Em algumas cenas mais pesadas poderá apresentar alguns drops, recomendo usar VRR para ficar estável o tempo todo.

Já no modo qualidade o jogo tem resolução de 1728p. O frame rate nesse modo fica a 30 FPS, porém apresenta problemas de frame pacing em várias situações.

PS: Jogo é muito divertido jogando de forma cooperativa. Tem um passe de batalha pago mas acho que nem precisa comprar com dinheiro real. Eu comprei a versão base e consegui desbloquear o passe premium só jogando o jogo normalmente, no LV 20 mais ou menos já da pra desbloquear.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Tiohildo
18 de Fevereiro de 2024 18:55

Esse jogo poderia ser melhor no ps5, acredito que um pouco mais de polimento deixaria 100%. Olhando para esses jogos da UE5 e recentes lançamentos vemos a necessidade de um ps5 pro. Ou pelo menos podemos dizer que os desenvolvedores ainda não sabem ultilizar bem o hardware dos consoles.

Juca
Juca
Responder a  Vitor Hugo
18 de Fevereiro de 2024 23:08

Vítor, tenho minhas dúvidas se com apenas uma GPU melhor num PS5 Pro, aos moldes do que basicamente foi o PS4 Pro, o Unreal 5 ficasse muito melhor. O Unreal pesa mesmo em supermáquinas e pelos rumores uma PS5 Pro teria o desempenho de uma 7700xt (fica abaixo dos 60fps no AlanWake 2 a 1440p em alguns benchs que não é um jogo de UE5, mas tem visuais que gostaríamos de ver nos jogos) ou um pouco melhor… A título de curiosidade, a Engine usada em Helldivers 2 é a Autodesk Stingray, não a UE5.

Dito isso, não acho que um novo PS5 melhoraria tanto a questão de resolução dos jogos, mas certamente melhora alguma coisa, não sei é se faria verdadeira grande diferença.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Tiohildo
18 de Fevereiro de 2024 19:54

A Sony tinha que remover a obrigatoriedade da plus pra esse jogo. Acredito eu que o jogo iria ter mais gente kkkkk

Juca
Juca
Responder a  Andrio
18 de Fevereiro de 2024 23:03

Ow perigo de fazerem isso! Lol

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
18 de Fevereiro de 2024 23:41

Vc é fera, Hildo! O jogo é bonitão, hein?!

Last edited 10 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
19 de Fevereiro de 2024 2:55

Eu acho ele bem bonito. Parece mesmo um planeta cheio de bichos alienígenas kkk

Deto
Deto
18 de Fevereiro de 2024 15:37

Ao que parece o cheque em branco do xbox acabou, mas o cheque em branco do Gamepass continua valendo.

As pessoas já estão fartas de Gamepass isso, gamepass aquilo, gamepass netflix dos jogos (essa frase já sumiu depois que o Netflix anunciou queda de assinantes acho que ano retrasado).

Quem queria isso já assinou, quem não assinou não quer pq concluiu que NÃO vale a pena assinar.

Nunca irão chegar em 100M de assinantes de Gamepass, nunca vai chegar na metade disso.
Não existe mercado de 2 bilhões de casuais no celular querendo assinar Xcloud

Lancem tudo deles no Playstation e o que for possível no Switch
Removam gradativamente os conteúdos Third Party do GP

Depois, com somente conteúdo da MS no GP, lancem no playstation igual o EA Acess e deu que é o melhor que dá para fazer

Contratem de volta Peter Moore para chefe do “microsoft gaming” third party e deixem ele trabalhar lá como ele achar que tem que ser.

Simples assim ou continuem até falir tudo tentando empurrar o modelo de negocios que eles acham que “a indústria depende da gente vencer”, se falir tudo que a MS comprou a indústria vai continuar muito bem.

Last edited 10 meses atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
19 de Fevereiro de 2024 14:32

Eu acho que a MS devia deixar a Zenimax/Bethesda e Activision operarem como bem entendem e como eles já sabem operar.

Pronto.

Acho inclusive que o Bobby é muito mais competente que o Phill Spencer e o motivo do Bobby não ter virado o CEO do Xbox e o Phill não ter sido corrido da MS é apenas EGO, com os casos de assedio eles não se importam.

Deto
Deto
18 de Fevereiro de 2024 17:25

Olha aqui uma consequência das bobagens que o Phill vive falando:

==========================

https://twitter.com/heytred/status/1759023590211744222comment image

Tyler Owens

Build Engineer @PlayApex @Respawn prev @Halo @RocketArena
US Army Veteran OEF 10/11 He/Him
#BlackLivesMatter #TransRightsAreHumanRights

=======================

O cara não consegue ficar quieto sem aparecer, tá ai o resultado… se queimando com os profissionais.

Last edited 10 meses atrás by Deto
error: Conteúdo protegido