Gamepass: Microsoft falha objetivo de crescimento pelo segundo ano consecutivo.

A previsão era um crescimento de 73%. Ficou-se pelos 28%.

Por muito que nos fóruns de tente passar uma outra ideia, a realidade é que o Gamepass não está a convencer assim tanto como seria expectável num serviço tudo em um que pode ser obtido por meia dúzia de tostões.

Quem o refere é a Axios, que se baseia num documento financeiro oficial da Microsoft, e que vem indicar que o serviço cresceu 28%, quando o esperado eram os 73%.

Esta situação explica o motivo pelo qual a Microsoft não divulga novos dados de adesões, e porque preferiu antes falar do crescimento de 159% do Gamepass no PC. Um número bem mais bonito de ser anunciado e que dá uma bem maior ideia de sucesso.

Porém, uma questão surge com ambos estes números divulgados: Qual foi afinal o crescimento do Gamepass na Xbox?



E apesar de não sabermos responder a isso, um crescimento de 159% no PC pode muito bem representar a totalidade dos 28% de crescimentos. Mas seja qual for o caso, é garantido que representará sempre uma boa fatia destes 28%.

Basicamente o que estes números implicam é que o crescimento do Gamepass está demasiadamente lento. E pelo facto de está ser o segundo ano seguido onde a Microsoft fica longe do seu alvo, mostra que é um mercado onde o grande investimento não traz o devido retorno.

Estes resultados podem explicar a atual mudança de discurso de Phil Spencer que, numa altura pouco propícia, até porque estão a usar esse argumento contra a Sony, junto da CMA, Phil Spencer vem falar de um futuro aumento de preços das consolas e serviços.

Agora, segundo Phil Spencer, o futuro já não está nos serviços, está nos jogos free to play. Mais uma vez a Microsoft vai atrás de onde acha que o dinheiro está, em vez de criar e inovar.

Fonte



47 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Deto
Deto
29 de Outubro de 2022 7:40

E dentro da MS devem estar falando uns para os outros:

“espera o app da TV Samsung e nos celulares para vender GP na Xcloud”

“Espera a compra da Bethesda e Activision darem frutos”

O Phill é esperto, larga ate dentro da MS essas esperanças ai…

E essas declarações groselha ai do Phill é para tentar agradar o CMA, nao tem como gastar 100 bilhões para nao ser tentar monopolizar o mercado

Last edited 2 anos atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Outubro de 2022 14:41

as vezes parece que o pessoal lá dentro não se conforma por não criar mais nada de sucesso e fica fazendo essas tentativas só para aparecer.

criaram aquele desastre que foi a Windows Store no PC, que até hoje não funciona direito.

eu gostava do Windows Phone e nunca achei ruim a MS lá, tentava se vitimizar com o Google mas não tinha essa horda de astroturfing inventando até mimimi igual tem hoje que até o cabo HDMI do PS5 é “problemático”

O que a MS quer com loja dela em celulares é fazer o que eles sempre fazem, despejar um caminhão de dinheiro “dando tudo de graça” para atrair clientes e tentar monopolizar a loja… simplesmente quando os apps da loja da MS custarem o mesmo todo mundo volta a loja do google/apple.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Paulo César
Paulo César
29 de Outubro de 2022 8:35

Muito bom. Isso mostra que a fanbase não quer esse modelo de aluguel de jogos. Nós queremos jogos de qualidade, e isso é muito difícil de acontecer com esse modelo de negócio.

Eu espero que a Microsoft veja que Gamepass não tem futuro e volte ao modelo clássico de venda de jogos, que volte a ser o que era na época do X360. Basta tomar a decisão correta.

Paulo César
Paulo César
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Outubro de 2022 10:01

São dois excelentes indies. O Requiem, especialmente, é uma boa evolução em relação ao Innocence.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Outubro de 2022 12:18

Plaque’s Tale é muito bom e muito caprichoso, sobretudo para um indie! Asobo tem meu respeito, Requiem vem pra cá assim que resolverem os problemas de quedas no PS5.

Netto
Netto
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Outubro de 2022 11:06

Eu estou jogando ambos

Innocence no PS5 e Requiem no XSX

Sinceramente vi pouca melhora gráfica na sequência, tem cenários mais

Agora uma coisa que me incomodado é a performance da sequência, estranho esses 30fps, pesado, tremido em relação ao remaster do primeiro no PS5

E uma pena o controle do Xbox não ter as benesses do dualsense, muito bem implementado no PS5

É um bonus

Paulo César
Paulo César
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Outubro de 2022 10:03

Concordo. O modelo de assinaturas não se mostra adequado para lançamentos day-one. Pode até ser interessante para monetizar jogos antigos, mas para mim, é muito mais barato comprar o jogo de uma vez do que continuar assinando pra jogar. Eu não apoio nenhum modelo, somente o modelo clássico de vendas. Um fim ao mundo de assinaturas 🙂

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Paulo César
29 de Outubro de 2022 10:31

Vai desmamar essa galera agora? Difícil! MS acostumou seus clientes a pagar pouco pra ter as coisas, não vai ser da noite pro dia que vai desmamar essa galera e se um dia fizer isso estará perdida. Esse povo não gosta de games, é apenas oportunismo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Outubro de 2022 8:56

Eu direcionei meu comentário para uma parcela de pessoas, não para todos. E isso é questão de interpretar corretamente o que estou dizendo. Agora, Mário… Bem chato essa censura que toda hora vem sobre mim e que eu tenho que ficar me explicando. Outros users falam absurdos e postam livremente aqui. Triste viu!

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Hennan
Hennan
29 de Outubro de 2022 8:55

Mas nesse caso estão a chamar os jogadores de burros. Para que haja adesão, precisa ter uma oferta contínua de bons games. Os caras não entregaram nada. Agora com persona 5 os números devem melhorar, mas vão precisar manter a qualidade por muito mais tempo.
O dilema é se é possível entregar qualidade e quantidade num sistema de assinaturas. A própria Microsoft está a mostrar que não. Ou eles dão um jeito de alcançar o público casual ou destroem a concorrência ou terão que mudar de modelo. O problema é que nem no 360 os caras souberam ganhar dinheiro.

Andy Buh
29 de Outubro de 2022 10:38

Eu fico na dúvida como a Playstation com seu “gamepass” vai lidar com o passar dos anos também, se vai bater as metas ou estagnar…
Eu como um jogador como dito aqui “mais antigo” eu não quero e não consigo me acostumar com essa nova forma de mercado dos games.
Às vezes eu penso em comprar outro, playstation 2 e um gamecube, e voltar a ser feliz.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
29 de Outubro de 2022 11:19

“Today, Spencer said, Microsoft gives people choice in how much they’d like to spend if they want consoles. The company offers the $499 Xbox Series X and the less powerful $299 Xbox Series S. Microsoft subsidizes the cost to the tune of $100 to $200 per console, with the expectation that it will make the money back on sales of accessories and storefront purchases, he said. It’s up to gamers if they’d like to pay $10 or $15 per month for Game Pass subscriptions. They can also buy games outright, or play certain games for free.

Fonte: https://www.cnbc.com/amp/2022/10/26/microsofts-phil-spencer-gaming-somewhat-resilient-to-weak-economy.html

$100 to $200, então seria razoável pensar que $100 para o S e $200 para o X.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
29 de Outubro de 2022 12:20

Pela lógica, é isso.
Só é meio absurdo pensar que o SS seria o preço de um PS5 digital.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
29 de Outubro de 2022 12:24

Eu acredito que o PS5 digital também seja subsidiado. Uma vez a Digital Foundry estimou que a mídia de blu-ray custe cerca de $20 dólares. Então considerando que o PS5 em mídia física não seja subsidiado e gere lucro marginal, o digital teria subsídio em cerca de $80 dólares.

É por isso que o PS5 digital possui muito menos estoque que o PS5 em mídia física.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
29 de Outubro de 2022 13:41

Lembro que em certo momento a Sony falou que iria atingir o break even do disco, mas não do digital. O que sugere um subsídio maior para o segundo. Não sei como está agora, mas capaz de ainda ter subsídio. Chip subiu muito de preço.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
29 de Outubro de 2022 13:58

Me custa a acreditar que o adicional de 50 dólares no preço faça tanta diferença no subsídio tendo-se em conta que também há um acréscimo de uma unidade de discos no custo. Mas enfim, se há subsídio, e há diferenças entre eles, pela lógica não seria mais do que 30 dólares em favor do modelo sem discos.

Deto
Deto
Responder a  Juca
29 de Outubro de 2022 15:03

então, eu já tinha postado aqui mas praticamente tudo no xbox é mais caro (o que parece)

RAM
SSD
APU
Formato em duas placas
cooler super dimensionado para aguentar até cargas não previstas

Mas tb, xbox desesperado e até marketing do console desmontado eles fizeram para tentar mudar a discussão de “jogos” para “hardware”, parecia que encarecerem o console só para “ficar bonito no marketing de desmontagem”.

inclusive agora em 2022 a gente percebe bem o motivo do desespero de ficar fazendo circo com qualquer coisa de hardware do xbox com buzzword e tentar difamar o PS5 para a Sony vir defender o hardware do console.

Não tem jogos para mostrar e queriam mudar de assunto para hardware.

O sonho da MS era hoje a gente estar falando de VRS e Full RDNA2 e não de God of War…

falam que o SSD e IO do PS5 é mais caro, acredito que seja mais caro o desenvolvimento, mas depois que está pronto é “imprimir o silício” que custa o tanto quanto qualquer chip.

acho que a única coisa que o xbox tem de mais barato é o controle.

Esse subsídio explica também a escolha pelo cartucho SSD proprietário, um jeito de amortizar o console, igual a Sony fez com o PS Vita. PS Vita era “barato” e o cartão “caro” para equilibrar um pouco as coisas.

so acho impressionante a MS em 2020 usar a mesma estratégia que já fracassou a uma década com a Sony.

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
29 de Outubro de 2022 13:43

Um valor bem absurdo. Se não fosse a Microsoft, provavelmente a Xbox iria a falência só com o subsídio do hardware.

Sparrow81
Sparrow81
29 de Outubro de 2022 11:27

O vendedor de banha de cobra está com os dias contados e o Xbox como console também! Se a MS não conseguir dar um 180, mandar esse Phil Spencer pro espaço e se agilizar, Xbox SX deve ser o último console da empresa. Pq absorver prejuízos como vem absorvendo ultimamente, não tem como continuar. Os caras levam prejuízo de até 200 dólares por console vendido. Afff

https://twitter.com/hscpedro/status/1586312208971366401?t=sg_My2AgjnKcMip6MhHvsg&s=19

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Outubro de 2022 8:52

É um mentiroso! Duvido muito que tenha prejuízo de 100 dólares por console, imaginar 200 é loucura. É mais uma vez esse senhor tentando se vitimizar pra órgão regulador aprovar a aquisição da Activision.

Juca
Juca
29 de Outubro de 2022 12:09

Vale lembrar que é crescimento um de 28%, mediante queda de 3% de receita na parte de não hardware da divisão Xbox.

E pela lógica, esse crescimento de 159% no PC pode até significar perdas no console, claro, tudo é muito complexo de se saber sem números absolutos divulgados.

Mas a culpa é de não terem adquirido a Activision, a Ubisoft, a Sega… ainda 🤣

Avante, MS… 🤣

A propósito, viram CoD? Está muito bonito e à 60fps! Um belo trabalho ao menos até onde vi! MS está de parabéns, um verdadeiro jogo de nova geração!

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
29 de Outubro de 2022 13:45

O problema é que não temos como saber exatamente onde foi a queda de receita. Até royalties de patentes entram na receita dessa divisão.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
29 de Outubro de 2022 13:59

Um link do Edson diz que houve queda de Gamepass no Xbox, mas isso se a matéria do Gamevício for confiável.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
29 de Outubro de 2022 12:29

Claro que não vai atingir a meta! A Microsoft não lançou nenhum jogo dela Day One! Esse ano foi muito fraco pra Microsoft em questão de lançamentos First pary! E isso é o principal fator de crescimento do serviço!

Last edited 2 anos atrás by PAULO KAUFMANN
Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
29 de Outubro de 2022 13:48

Mas quão relevantes são exclusivos pra venderem consoles ou serviços? E pelo que lembro, a MS no Gamepass esse ano lançou A Dusk Fall, Grounded, Deathloop (Day One assim que saiu para Xbox)… Pentiment sai agora… Fora outras outras exclusividades ou Day One, como Scorn, Plague’s Tale Requiem…

Last edited 2 anos atrás by Juca
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Juca
29 de Outubro de 2022 14:02

Sim, mas esse ano foi muito fraco pro Game Pass também! Vieram poucos jogos bons em relação aos anos anteriores, pra manter um alto crescimento do serviço como a Microsoft quer ela tem que lançar no serviço um jogo dela AAA no mínimo a cada 3 meses! E colocar bons jogos de terceiros! Isso é um dos principais motivos dela estar comprando tantos estúdios! Ela mesmo disse que tem a meta de lançar um jogo por trimestre!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
29 de Outubro de 2022 14:13

Concordo com sua lógica, Paulo, mas o fato de ser AAA não é garantia de que realmente haja o apelo necessário, há jogos bons e ruins independente do dinheiro investido neles. Penso que o ritmo de novidades é muito mais importante já que é um serviço que não fideliza clientes, exceto se trouxer sempre novidades mês a mês.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
29 de Outubro de 2022 13:06

Teve executivo que ganha grana com o gamepass mas… Andou chupando dedo! https://www.gamevicio.com/noticias/2022/10/microsoft-nao-bateu-a-meta-de-assinantes-do-xbox-game-pass/

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
29 de Outubro de 2022 13:37

Aí na matéria diz que nos consoles decresceu, o que é estranho se considerarmos que a venda de xbox está boa.

Isso pode sugerir o abandono da plataforma por outra, mas obviamente, nem todo proprietário de xbox precisa querer assinar Gamepass.

Hennan
Hennan
Responder a  Edson Nill
29 de Outubro de 2022 13:49

Sem números oficiais é difícil. Mas se a Sony serve de exemplo, menos da metade de usuários ativos assinam o serviço. Logo a Microsoft vai precisar vender muito console pra justificar tamanho investimento.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
29 de Outubro de 2022 14:06

Ela também pode estar a acreditadar que realmente o futuro é o Streaming ou jogos mobile como serviço, isso ainda justificaria o investimento. Mas são só hipóteses e especulações o que estou falando.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
29 de Outubro de 2022 20:30

Esse tipo de serviço na minha ótica nunca vai ter muito sucesso comercial, é mais um bónus do que já existe no mercado. Ao contrário de por exemplo um serviço de streming de filmes e séries, onde uma pessoa a começar tem sempre maior catálogo e principalmente ver o retorno do dinheiro vem gasto. Já no streming do aluguer de jogos é mais difícil isso, na playstation por exemplo funciona bem porque a mesma trata isso como um bónus, e ser associado ao Plus caiu que nem uma luva, para quem assina a versão normal vai ter sempre umas ofertas mais ou menos, e para quem for os outros pacotes tem direito a mais qualidade e sobretudo quantidade. Para não falar que se a Sony conseguir por exemplo manter 10 milhões de usuários a pagar o pacote mais premium por ano, nesses 10 milhões a converter para euros 10mx120€= 1200 milhões por ano. Já a Microsoft vende um serviço por 1 euro, e trata isso como o seu principal foco, para não falar que só tem quantidade e qualidade pouca, e voltando agora mais uma vez ao Streming de filmes e series, enquato eu num mês consigo usufruir de uma C@r@nh@da de coisas, no Xbox game pass não posso dizer o mesmo, o tempo de um jogo é diferente de um filme e principalmente de series. Resumido enquanto a Microsoft tratar esse serviço para quantidade e sobretudo qualidade meia boca, não estou vendo esse serviço ir muito para a frente. Eu hoje se fosse assinar esse serviço, só assinava por causa daquele jogo da praga dos ratos lá, e só assinava para 1 mês e depois cancelava até ter outra coisa interessante para jogar.

Last edited 2 anos atrás by Daniel Cardoso
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Outubro de 2022 22:05

falando em série que não morreu, Casa do Dragão já encerrou a temporada e foi muito boa

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Outubro de 2022 0:22

Sério isso!? 🥲

Ewertom
Ewertom
30 de Outubro de 2022 15:21

Apesar de assinar o game pass eu mesmo em conversas com amigos em privado. Sempre refiro que se a Mic quiser algo mesmo com o game pass, que lance jogos first,em 2020 eu falava com amigos que depois da aquisição da Zenimax a Mic tinha total condição de lançar pelo menos 4 exclusivos no ano e em 2022 o que vemos é um serviço sendo judiado aos poucos por falta de suporte first da dona do negócio,não tem como defender o game pass no momento atual, desde 2020 até a data a Sony e Nintendo entregaram X de jogos e a Mic apenas 3 de expressão sendo um quebrado.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Outubro de 2022 18:05

Torço também, eu mesmo queria ver uma Mic na era 360 respondendo a Sony com jogos,pois quem ganha somos nós.,mas vendo os últimos 5 anos a Mic tá devendo e bastante,Parabéns a Sony e Nintendo lançando seus jogos nos anos fiscais pontuais e a galera verde vendo games da gold morrer e o game pass sem um jogo matador ano, após ano,Forza H 5 não é suficiente,é como o Édson falou se a Mic quisesse algo mesmo que pegasse 7 bi e fizesse 70 AAA ela só quer destruir a indústria que conhecemos e isso não me agrada, não me agrada mesmo

Livio
Livio
31 de Outubro de 2022 14:47

[OFF-relacionado] Microsoft subsidia entre 100$ a 200$ por cada consola Xbox Series vendidaNa esperança que o consumidor compre jogos e acessórios.

Pelo visto a MS está mesmo no All-IN e atirando para todos os lados, pois não faz sentido dizer que tem a esperança que o consumidor compre jogos se a mesma incentiva a assinar o Game Pass

error: Conteúdo protegido