Estamos em 2020. O mundo está fechado nas suas casas. As pessoas viram-se para as consolas. E nem assim o Gamepass se mostra uma ferramenta capaz de vender a Xbox.
Se havia uma situação capaz de mostrar o interesse do mundo por um serviço como o Gamepass, ela está a decorrer neste momento.
O mundo inteiro está fechado nas suas casas. As pessoas recorrem aos media para se entreterem, para ver filmes, jogarem, etc.
Esta seria a situação ideal para um serviço como o Gamepass vender consolas. Barato mensalmente, com uma tremenda oferta, o Gamepass oferece aquilo que a Playstation não oferece. Jogo local, com quantidade a um preço atrativo. Não há no mercado nada equivalente à oferta do Gamepass, pois a alternativa existente, o EA Access não tem, nem de longe nem de perto a mesma oferta.
Mas será que o Gamepas, numa altura em que as pessoas estão fechadas em casa e procuram comprar consolas para se entreterem, tem sido um fator determinante nas vendas?
Na realidade… não. O Gamepass está longe de ser um fator de compra, e os números globais de vendas de consolas pelo mundo mostram isso mesmo.
Eis os valores estimados pelo VGChartz:
- PlayStation 4 – 325,988 (108,600,058)
- Switch – 147,832 (53,876,584)
- Xbox One – 47,191 (46,844,415)
- 3DS – 4,431 (75,159,750)
A maioria da vendas da Xbox são nos EUA, onde estas passaram as 28 mil unidades. A Europa aparece em segundo com 15 mil unidades.
Repare-se que estes são os valores para a semana entre 5 e 11 de Abril, que mostram a PS4 a vender ao nível dos melhores anos (a este ritmo venderia 17 milhões num ano) graças ao confinamento, mas a Xbox a ficar-se por valores que a manterem-se durante o ano não lhe permitia alcançar sequer os 2,5 milhões de consolas vendidas. Valores que mostram claramente que para a Microsoft a geração já acabou há algum tempo.
Basicamente tal mostra de forma clara que o mercado prefere a qualidade à quantidade e que como tal o Gamepass em que a Microsoft tanto aposta não é algo que tenha verdadeiro peso quando chega à altura de se comprar uma consola.