A situação era no fundo esperada, uma vez que esta funcionalidade não transitou para a PS5.
Será já em Abril que a funcionalidade Comunidades presentes na PS4 irá encerrar. Tal foi comunicado pela Sony via E-mail a todos os seus clientes, sendo que nada mais será afetado na consola, exceto esta funcionalidade.
As comunidades foram adicionadas com a atualização 3.00 em Setembro de 2019, e permitia criar comunidades baseadas em interesses comuns como jogos ou outros. Havia uma espécie de quadro de mensagens onde a pessoas podiam dialogar e trocar imagens, bem como partilharem a sua presença em jogos para que outros pudessem se juntar.
Apesar de tudo a funcionalidade não deverá ter tido um grande sucesso pois já em Março do ano passada, a aplicação para smartphones que geria estas comunidades foi cancelada, o que mostrava já que a remoção da funcionalidade seria uma inevitabilidade. E quando a PS5 foi apresentada e se percebeu que as comunidades não estavam presentes, tudo apontava claramente para que esta seria uma funcionalidade a ser cancelada.
Com a PS4 em final de vida, e sem suporte à PS5, a funcionalidade desaparecerá já para o mês que vem!
Curiosamente aqui na PCManias chegamos mesmo a criar uma comunidade… mas a mesma acabou abandonada por falta de uso!
Interessante Mario; pena que algumas funcionalidades do ps4 poderiam ser aproveitadas no ps5.
Mário queria sobre uma dúvida que tenho. Sera que esses jogos crosgen estão usando o paralelismo do xbox series x, pois teve o marvel avengers e tá melhor no xbox que ps5. Queria saber se a ideia de GDK atrasado tem haver com isso. Não acho que o ps5 ainda esteja bem otimizado, pois ele tbm deve receber melhorias mandei GDK. Emfim parabéns pelo excelente trabalho no pcmanias
Acima de tudo Vítor, a Xbox é mais poderosa que a PS4. Se tornarmos a coisa de forma básica, a Xbox tem 12.14 Tflops contra 10.28. Daí que o normal é a Xbox ter jogos superiores.
Agora há fatores a tomar em conta.
A PS5 tem personalizações que, se devidamente usadas permitem cortar ainda mais a diferença, e quem sabe, até passar a X.
Mas para isto tens de optimizar para ambas as consolas. Não é pegar no que existe e adaptar. É criar de raiz.
No caso do Avengers, o jogo pega no que existe na Pro e X e melhora. Como a Pro usa Chequerboard rendering, a PS5 também o usa. Como a One X não o usa, a Xbox também não o usa.
O resultado é melhores FPS mínimos na PS5, e muito provavelmente também melhores FPS máximos, mas como eles são limitados a 60, não vês.
Acima de tudo, não tomes como garantido que o sistema A ou o B é melhor. Isso vai variar de jogo para jogo conforme ele depende mais do paralelismo ou da velocidade.
No futuro, com jogos pensados de raiz para ambas as consolas iremos ver o que cada uma delas vale. Mas nesta fase, com jogos como este, que foi adaptado da geração anterior, a X deve sempre levar vantagem pois tem como base a One X, ao passo que a PS5 tem a Pro.
Obrigado Mario. Me esclareceu muito
E tem outro ponto, segundo o el analista de bits, a vantagem de Marvel Avengers para o Xbox Series X é essencialmente no modo performance, onde tem-se melhor resolução nativa e melhor draw distance.
No modo qualidade a resolução de ambos é praticamente igual, ele alegou que pode oscilar um pouco acima no Xbox, mas como a oscilação ocorre entre 2088p e 2160p nos dois consoles, deve ser uma dirferença muito pequena.
Mas eu gostaria de ver uma segunda análise, o el analista de bits me pareceu um pouco superficial nos presets gráficos, principalmente no modo qualidade que teve muito mais melhorias.
Então considere que no modo melhor “trabalhado” pela Square, o PS5 obteve resultados praticamente idênticos aos do Xbox Series X. É um bom indicativo.
Viva Vítor…
Vindo da boca de um Dev da Remedy (Control). Basicamente o que te tenho dito sobre os jogos cross gen.
– Having to develop for cross-gen sucks, because an engine made for X generation won’t magically scale for X+1 generation of consoles, and QA becomes a massive undertaking when several consoles are targeted. He specifically mentioned feeling sorry for the team behind Halo Infinite.
Apesar de ele aqui se referir à Xbox, isto aplica-se igualmente, e até em maior escala, dado que a Pro é um denominador inferior à One X, à PS5.
– This time, having to develop for cross-gen sucks even more because Microsoft introduced two consoles with very different performance tiers. He mocked the internet experts who claim that developing for the Series S is just “downscaling render and texture resolution” from the SeriesX. “It just doesn’t work that way”
Apenas como nota sobre a série S e o prender a geração.
– The SeriesS became the lowest common denominator for Gen9, and it will be holding back both the PS5 and the SeriesX (at least for a smaller team with limited resources like his).
Mais uma frase sobre isso. Repara que se a S vai prender a Xbox série X sempre, isso não acontecerá com exclusivos PS5.
– We should expect the new engine they’re working on to show a massive improvement in graphical fidelity once they’re getting rid of Gen8 compatibility
E voltamos à questão da performance presa pela anterior geração. O que temos visto de vantagem aqui e ali são jogos de antiga geração adaptados. Mesmo Valhalla e Dirt 5, que vem de equipas maiores e de prestígio, com mais optimizações para a nova geração, tem situações que prendem a performance do jogo.
Ver o que valem as consolas só numa próxima geração de jogos. Nessa altura se tudo for optimizado ao máximo a diferença entre consolas deverá ser bastante reduzida ou até nula (como digo, se tudo for optimizado). Pelo menos é o que se pode prever com os dados oficialmente conhecidos.
Eu usei bastante essas comunidades no início quando saiu, era legal juntar o pessoal com assunto de apenas um jogo e não aparecia hater que tem em forum com “ain, vcs estão gostando muito desse jogo, não é tudo isso tô com inveja da empolgação de vcs com esse jogo”.
depois de um tempo parei de usar, principalmente pq vendi o PS4 PRO bem antes de sair o PS5.
E lembram da treta do facebook?
será que teve algo a ver? pq essa “comunidades” te toda a cara de “proto rede social”
Eu tenho Facebook por causa da PCManias. Porque essa empresa é uma da qual quero fugir. Recentemente desinstalei o WhatsApp por causa das políticas. Não é que os gajos assumiram aceitação tácita dos termos a quem não respondeu à questão se aceitava?