O nome é AMD V1000, e possui o nome de código de “Great Horned Owl”. É um SOC de elevada performance e baixo consumo que, com as devidas modificações, poderá permitir versões portáteis das atuais consolas.
Um documento confidencial da AMD de 2016 revela que a AMD possui nessa altura um projecto para um SOC com o nome de código de “Great Horned Owl”, e que traria um SOC com um CPU de núcleos Ryzen e um GPU com até 11 CUs.
Eis os dados de 2016:
Como podem ver no canto inferior esquerdo, esta é uma apresentação de Fevereiro de 2016 e confidencial, sendo que esteve protegida por segredo ligado a um NDA (non disclosure agreement, um documento assinado por todos que o visualizaram e onde se comprometem a não revelar o que viram).
Aqui vemos a referência ao “Great Horned Howl”, um SOC aqui anunciado com 4 núcleos Zen, e 11 CU Radeon.
Vamos ver mais slides:
Como vemos este é um SOC com até 4 nucleos Zen que, desde que com a velocidade adequada pode perfeitamente substituir, com as devidas adaptações no software, os 8 núcleos Jaguar das atuais consolas.
O suporte de memória é DDR 4 3200, o que pelo seu limite de 46 GB/s se revela insuficiente. No entanto uma mudança no controlador de memória para suporte de uma memória HBM de baixo custo (não se necessita da largura de banda total desta memória) não acrescentaria ao consumo energético e traria a largura de banda necessária.
Vemos tambem que o GPU é um GFX9, ou por outras palavras, um VEGA.Mas as suas especificações revelam-se insuficiente face aos 12 CU da Xbox One e ainda mais face aos 18 CU da PS4. No entanto, mais uma vez a alteração aqui poderia existir e é para isso que a AMD tem uma divisão de criação de hardware alterado para os seus clientes com necessidades especiais.
Repare-se que este último slide refere tudo o que em cima estávamos a referir como possibilidade. Acima de tudo, o que estava a ser apresentado no início de 2016 era um esquema preliminar e sujeito a mudança!
O slide acrescenta tambem alguns dados extra e aqui vemos que o consumo para a vertente mais potente do SOC, com 4 núcleos no CPU e 11 CU no GPU, varia entre os 15 watts e os 45 Watts. Ora 15 Watts é excelente para uma consola, mas 45 Watts é mais puxado… Com este tipo de consumos, a adaptação a uma consola portátil é difícil!
E é aqui que entra o último slide:
Ora como vemos o Horned Own está no meio (coberto pelas letras do Videocards.com). E ali vemos uma série de dados que não vimos antes! Naquele quadro não só se refere que o SOC está previsto para 14 nm, como na parte dos núcleos aparece um número algo estranho, um 4/8.
Pelo que já vimos o Horned Own pode possui4 núcleos com 8 threads, será que o 8 se refere às threads?
A resposta pode ser obtida de 2 formas… a primeira verificando nos slides dos restantes produtos mostrados na mesma altura o que querem dizer os números equivalentes. E eles referem-se a núcleos de CPU máximos e mínimos. Ou seja, podemos ver aqui algo até agora não dito: Apesar de ate agora só se ter falado de 4 núcleos Ryzen, na realidade este SOC pode ter 8!
A segunda forma de confirmar isso é pelos consumos indicados. É que onde antes tinhamos consumos entre os 15 e os 45 watts, aqui agora aparece um consumo entre os 15 e os 65 Watts, confirmando que realmente podem existir mais núcleos.
Uma terceira forma de podermos ver isso tem a ver com a longevidade do SOC prevista no primeiro slide. E esta ao ser de 10 anos, tal aponta para melhorias constantes ao SOC, e para a possibilidade de este ter melhorias adicionais, não contempladas no documento!
Recorde-se mais uma vez que estamos a falar de um documento secreto de Fevereiro de 2016, e como tal desde essa altura a AMD terá certamente criado tecnologia nova, particularmente se tal foi solicitado pelos seus clientes no seu serviço de produtos personalizados.
É igualmente relevante perceber-se que os consumos dados são para 14 nm, sendo que com a aplicação da nova litografia de 7 nm, eles podem descer para metade. Um conjunto de 4 núcleos Zen, com 18 CUs, a 7 nm, desde que com velocidades de relógio conservadoras, pode ter consumos muito interessantes, pelo que a tecnologia promete e poderá indicar a possibilidade da existência futura de consolas portáteis com a capacidade das atuais. Estas consolas, tal como a Switch, teriam consumos superiores quando ligadas a uma dock, e consumos mais conservadores, correndo a 720p quando em modo portátil.
Vamos aguardar a ver se aparece alguma novidade quanto a esse assunto, sendo que para já ficam a conhecer estes slides!