A Federal Trade Commission deu inicio aos procedimentos junto do tribunal federal para impedir a Microsoft de concluir sua aquisição da Activision.
Pois é, apesar de se dizer que a FTC não tem hipóteses, apesar de se dizer que a FTC está a ser pressionada, a realidade é que o processo para impedir a compra da Activision vai mesmo assim avançar. E nesse sentido avançou com um pedido de ordem de restrição temporária e uma ordem de restrição liminar.
Segundo a FTC, ambas as ordens tornaram-se uma necessidade devido à Microsoft e Activision alegarem que poderiam passar por cima da FTC e consumar a aquisição proposta a qualquer momento, pelo que com estas duas ordens, e com o pedido junto do Tribunal Federal de São Francismo, para que elas entrem em vigor na quinta-feira antes das 21h, horário do Pacífico, a compra ficará vedada até que haja uma decisão final em todo este processo.
Será de se recordar que o atual acordo existente entre a Microsoft e Activision termina no dia 18 de Junho, pelo que a FTC procura obter a decisão antes dessa data, tentando forçar assim a que este prazo seja gasto.
Nesse sentido, a Microsoft (MSFT) teria de estender o acordo de fusão, o que certamente custará mais dinheiro à Microsoft, ou pelo menos é assim que David Faber, da CNBC vê a coisa.
Recorde-se ainda que a FTC originalmente entrou com uma ação em dezembro para bloquear o acordo de compra por $ 95 por ação da Activision, num processo que ocorreu por meio de um processo administrativo interno que está programado para ocorrer em agosto.
Esta jogada da FTC surge depois de relatórios, incluindo um da MLex, que referiam que a Microsoft (MSFT) estava a procurar formas de fechar o acordo com a Activision (ATVI) contornando o bloqueio do regulador antitruste do Reino Unido. Diga-se que esta situação parece pouco provável, mas no entanto nada impede que as empresas procurassem ver as possibilidades e respetivas consequências.
Desta forma, caso a porta seja fechada em dois locais, o contorno à CMA não só fica sem efeito, como permite á CMA, caso o pretenda, tempo agir de forma a impedir que tal aconteça.
Nota pós publicação: Saiu já a decisão do tribunal face a este processo, tendo sido dada razão à FTC. A compra da Activision está assim, de momento, suspensa.
A MS perdeu 3 bi nessa brincadeira, mas aprendeu uma lição importante sobre que ter dinheiro não o faz ser dona do mundo. Um duro golpe para as ambições da empresa, mas ver Phil Spencer na conferência da Ubisoft já me soa que tentarão a compra de uma empresa francesa dessa vez. Rsrs
Acho cedo pra chegar a essa conclusão. Na justiça tudo é possível. Vai rolar muito lobby.
Tá rolando Lobby a tempos já é ainda sim a Microsoft tem sofrido duras derrotas
[Opinião]
Não acho que a MS aprendeu nada, gente arrogante e com poder não aprende até estar na miséria completa, e ainda tenho minhas dúvidas, pois impáfia é algo difícil de sumir de algo ou alguém, as coisas são o que são.
Pois é, preferia que comprassem a Activision mesmo. A Ubisoft é medíocre, mas eu prefiro os jogos medíocres dela. Rsrs
A Microsoft ainda vai destruir muita coisa até crashar o mercado. No fundo ela só quer que fique o PC e os servidores de Cloud dela.
Plano B
do mesmo jeito que o Phill dava importância para 60fps…
a MS tá sempre com essa fissura de aparecer, de querer que falem dela… parece até carência emocional de fanboy falando delírios na internet, tipo que starfield tem gráficos melhores que horizon forbidden west (como eu vi em fóruns)
foram lá pq tá sempre desesperados por atenção e alguma modinha.
sabe pq o Kojima meteu o “jogo” que ninguém queria para a MS pagar? pq a MS estava desesperada tentando se associar ao Kojima pq ele tem “nome de peso” e é um DEV famoso
não é pq a MS quer criar jogos diferentes e nem acredita no Kojima…
tudo no xbox e MS é PR, tudo para dar munição para fanáticos ficarem engajados na internet.
isso ai do Phill aparecer na apresentação da Ubisoft é só para tentar promover a imagem pessoal dele e estender ao xbox e dar munição para fanboy hypar delírios na internet.
Phill é o tiozão legal que da atenção para caixistas carentes na internet… “tá sempre falando com o público”
Deto… A repetição das tuas mensagens começa a saturar.
Não consegues dizer nada sem entrares neste tipo de discurso?
Se bloquearem, só boto fé que seja na Inglaterra.
Apesar da clara intenção do governo Biden de tentar frear as Bigtechs e seu poder crescente, capaz de eleger ou derrubar líderes, o histórico americano é de protecionismo econômico das suas empresas com regras de condenação ao que fazem o mesmo que eles noutros países, bem como a lei do “quem pode mais” e do lobbie pra resolver conflitos, logo, como é uma situação que vai para cortes normais, a possibilidade de ser pró Microsoft é altíssima, e que “deus abençoe a américa”…
Na Inglaterra, tenho a impressão que há um respeito maior ao tradicionalismo, às hierarquias e as institucionalidades, tanto que é dos poucos países que passaram pela idade média a preservar suas monarquias sem decaptá-las em algum ato revolucionário e até hoje mantém a família real relevante e ovacionada pelo povo. Então, estrategicamente tem bom histórico em vencer guerras e preservar convicções quando a auto preservação está em jogo. E acho que as falas do presidente da MS mostraram que a instituição está correta em bloquear a aquisição. Não se negocia com terrorista.
Adição pós decisão preliminar pró FTC:
Pra MS é uma perda significante, pois terá de voltar a renegociar com a ABK e o preço pode subir. Mas vamos ver se daqui pra data limite essa decisão não cai, pois é possível recorrer a instâncias superiores e essa decisão pró FTC pode ser só uma barganha pra subir o preço de que dá a palavra final.
Embora eu ainda acredite que se a MS insistir na ABK ela consiga em algum momento que essa aquisição passe.
A realidade é que com lobbies e pressão a FTC continua a tentar bloquear.
Mário, mas aí é o governo Biden, a Justiça lá é outra esfera decisória, e cabeça de juiz é uma incógnita, na maioria das vezes.
18 Julho, se até lá a aquisição não for finalizada o custo pra Microsoft será grande.
3 Bilhões, reputação manchada e frustração em conteúdo não adquirido
Único prejuízo real em não acontecer, , que eu vejo, são os 3bi, mas mesmo assim, ninguém sabe se esse acordo não contemple vantagens para a MS de alguma forma em compensação mútua pelo insucesso. O contrato pode prever a estréia de determinados títulos da Activision no Gamepass, streaming e etc. por exemplo.
Reputação manchada também nunca foi um problema pra MS, Tio Bill é um “grande filântropo” e levantar a saia das meninas nunca deu em nada, bem como todo o histórico da MS na Europa não fez o órgão da UE impedir de ser favorável a ela.
Frustração pode até existir, mas nada que outra fala do Phil Spencer ou Greeberg a se fazerem de vítimas de uma conspiração sonysta ou que os querem impedir de concorrer e transformá-los na nova Sega não resolva. Bem como pagar por estréias mais robustas no Gamepass ou ir pra próxima vítima da indústria, que pode ser a Ubi. Isso deixa a manada engajada sempre…
Como este é um acordo que interessa as duas partes, certamente tem uma estratégia de operação para o caso de não efetivação, que deve passar pela inclusão de títulos no gamepass, lançamentos day one no serviço, conteúdos exclusivos e transferência do Marketing de COD para o Xbox.
Se essa compra não avançar, eles provavelmente não irão tentar comprar outra editora, e sim estúdios que continuam independentes como Asobo ou IOI, ou estúdios que não seja necessário comprar toda a editora, como Monolith e Netherrealm,
Certamente, Fernando, eles têm dinheiro pra isso e histórico de aquisições continuadasnos mais diversos ramos em que se metem. Mas acho que ainda tentarão comprar empresas de grande catálogo e não parcerias menores que não precisam comprar. Acho que o erro estratégico da MS foi não tentar comprar a ABK antes da Zenimax, talvez tivesse passado com certa facilidade que não está tendo agora.
Eu em sendo MS, comprava empresas mortas cheias de ips consagrados pra começar, ou mesmo só o catálogo dessas empresa, como a Konami, Embracer…
Mas a MS está na vibe de comprar negócios feitos, tipo a mulher com filhos e tudo…
Também comprava uma empresa do ramo de filmes pra ter o próprio Streaming de vídeos, como a Netflix e potencializar mesmo séries de suas ips e fazer frentes noutros mercados. Penso que a compra de uma empresa de produção de conteúdo anda junto com os mesmos interesses do mercado de games. Mas é só a opinião uma pessoa leiga nos grandes negócios.
sempre tem um plano B né….
capaz que a MS vai fracassar?
Talvez esse plano B na verdade seja o principal… e a tentativa de compra foi só uma cortina de fumaça para enganar a Sony e supreender ela no final liberando o poder oculto da GPU escondida…
ehheheh
Lol. Esse Deto!
Aqui no Brasil, estão comentando que esse processo é pura fachada e que a FTC está fazendo isso propositalmente para ajudar a Microsoft a agilizar o processo de aprovação, visto que, segundo alguns, no tribunal ficará mais fácil da Microsoft ganhar.
Diz a essas pessoas que esta situação provavelmente vai custar 3 biliões à Microsoft.
E que se o caso não fosse julgado aqui a Microsoft poderia ignorar a decisão administrativa da FTC tornando o processo efetivo e muito mais complicado de ser impedido.
Já desisti disso a muito tempo. A única coisa que faço e me debruçar em risos quando escuto certos fanboys fanáticos falando certas coisas.
Facilitar não facilita, pois bastava essa FTC aprovar, se não aprovou mesmo depois de mais de 40 países aprovarem e ela estar a fazer a MS desembolsar 3bi, certamente isso não é facilitar.
Exato, Juca. Mas vai explicar pra alguns. Mais fácil ensinar uma porta a ler. Como falei ao Mário, hoje só pego a pipoca e me acabo de rir com os comentários de certos “entendidos” (quando tenho tempo para ler).
Um comentário de um fórum que achei bastante curioso sobre este assunto.
“Tendo lido vários relatos de como a ação da FTC é “boa para a Microsoft” e tendo lido argumentos anteriormente, que se baseiam em não haver ‘nenhuma evidência de que a Microsoft possa remover Call of Duty do PlayStation’, ignorando as aquisições anteriores de editores/estúdios da Microsoft nos últimos cinco anos, anunciou zero jogos para lançamento no PlayStation – mas muitos no Xbox / Windows – não estou convencido de que essa ação seja boa para a Microsoft.
A menos que a Microsoft esteja planejando uma defesa de insanidade com base no fato de eles serem corporativamente bipolares. ¯\_(ツ)_/¯
Garantir/adquirir ativos Para reforçar o portfólio de produtos de sua empresa, reduzindo o apelo de um concorrente por meio de exclusões, acho que está tudo bem. Mas quando você nega abertamente que é isso que está fazendo, enquanto as evidências mostram que é isso que você está fazendo, não sei como a Microsoft espera que isso aconteça.”