No e-mail não só Matt Booty refere que a Microsoft está numa posição única em que pode “gastar até a Sony sair do negócio”, como tem uma frase onde reconhece que a Microsoft tem uma posição unica no mercado de Streaming que mais ninguém pode igualar.
O dano à concorrência e a posição dominante e de monopólio no mercado de Streaming são duas das preocupações da FTC. E esta agora, apresentou em tribunal um e-mail de Matt Booty onde este admite claramente que não só a Microsoft iria gastar dinheiro a sério para retirar a Sony do negócio, como ainda acrescenta que “é praticamente impossível alguem começar nesta altura um serviço de streaming” à escala do que a Microsoft possui.
Citando as frases exatas:
We (Microsoft) are in a very unique position to be able to go spend Sony out of busines.
e
It is practically impossible for anyone to start a new video streaming service at scale at this point
Relativamente à primeira afirmação, Matt Booty nem sequer falava da compra da Zenimax ou Activision. Nessa altura a ideia era apenas gastar 3 biliões em aquisição de jogos. Mas desde essa altura a Microsoft optou por gastar 7.5 biliões na Zenimax, e agora cerca de mais 70 biliões com a Activision.
E certamente que comprar os produtores dos jogos é um dano bem mais permanente do que competir todos os anos pelos jogos.
Já quanto à segunda frase, Matt Booty referia-se à Google, Amazon, e à Sony, sendo que este refere que o motivo para o que refere não se prende apenas com a infra-estrutura, mas igualmente com o conteúdo, e que nesse campo, apenas a Sony, a que possui a infra-estrutura pior, consegue competir com o Gamepass.
Eis o e-mail apresentado em tribunal.
Sendo que à FTC não lhe compete provar o futuro, pois esse a Deus pertence, o que esta tem de provar é que existem razões para se acreditar que esta jogada da Microsoft pode ser má quer para o mercado, como para a concorrência, como para a aquisição de um monopólio… E nesse aspecto, este e-mail interno do responsável pelos estúdios Microsoft, aceita em cheio na cabeça do prego!
Mas as provas de dano à Sony não se ficaram por aqui. A FTC apresentou uma lista de mais de 100 developers que a Microsoft ponderou comprar para essa ideia.
SEGA, Bungie, FromSoftware, CD Projekt RED, Hello Games, IO Interactive, Crytek, Digital Extremes, Larian, Remedy Entertainment, Techland, Gearbox, e muitos e muitos mais.
Para uma empresa que refere que as exclusividades são o contrário do que o Gaming representa, seria muita empresa a produzir exclusivos. E para uma empresa que refere fazer isto pelos jogos mobile, são muitas empresas que nunca fizeram nada para telefones.
É igualmente interessante ver que no seu final, Booty fala sobre a possibilidade de a Microsoft acabar com os jogos dia um no serviço, argumentando com Tim Stuart contra essa possibilidade.
Essa possibilidade ocorreu porque a Microsoft tem consciência de que a troca de receitas das vendas pelo serviço não é vantajosa financeiramente, mas some apenas para chamar clientes.
A ser verdade ou não o e-mail, acho piada estas coisas aparecerem do nada em tribunal, alguém da Microsoft deu este e-mail a FTC? Se sim tudo bem senão é grave.
Quanto ao e-mail a considerar ser verdade fico satisfeito ver a marca que eu gosto a ter muito dinheiro para gastar e comprar e ter intenção em investir.
Caro Rui. Não estás no Benfiquistão. Se o interesse maior está em causa o direito privado vai para o galheiro.
Só mesmo cá e com juízes Benfiquistas é que isso não acontece.
Quanto à marca que gostas, talvez seja bom perceberes que eles até pensaram em acabar com a Xbox e virarem-se para o mobile, mostrando real consideração pelos fans.
Continua a gostar e vais ter jogos de smartphone na tua consola.
Mário, acho que parte da humanidade, mesmo quando tem consciência de que o que se gosta não presta, ainda prefere ignorar tudo o que vê de ruim naquilo e até prefere acabar com a felicidade do outro, e insistir em comer o seu prato de m**** todo dia.
Há coisas que são sem jeito! Só se acabam quando realmente se vão, porque enquanto existem, pelo menos algumas delas, no mínimo temos o rancor e o ódio contra o “bonito” que lhes parece feio.
Sr Mário essa história do interesse maior abre muitas brechas para artimanhas ideológicas, não devia ir por aí.
Eu gosto da Microsoft e subsequente da Xbox, se a Xbox acabar acabou, o pc vai existir sempre e depois deve existir a PlayStation digo eu, eu não vivo agarrado a ideologias, eu gosto do que gosto mas se for preciso mudo.
Eu também gostava da PlayStation até mudar para a Xbox.
Tu vês sempre imensas artimanhas ideologicas… mas são pelos vistos sempre em defesa da burlice!
Sendo a FTC uma organização independente, mas regida por dinheiros públicos, tem o dever de atuar na defesa dos direitos públicos, e deve assim reger-se pelo principio da supremacia do direito público. Nesse sentido, se teve acesso a documentos que comprovam que pode haver dano, é sua obrigação apresenta-los, sob pena de estar a quebrar o principio basilar de qualquer organização pública, que é o enforçar do direito público sobre o privado.
Ao longo dos tempos temos tido conversas por aqui, e tu sempre te mostraste defensor de seja o que for que defenda a tua posição, seja ela correta ou incorreta. É triste que isso aconteça!
O caso dos e-mails tem muito de argumentação, mas o certo é que foi julgado por um juiz que deveria ter sido afastado do processo. É um processo que envolve o Benfica, sendo o Juiz benfiquista, sócio à mais de 50 anos, condecorado com a aguia de ouro do benfica, e possuidor de acções da SAD do clube.
Chocantemente não foi afastado e o resultado todos o conhecemos. Falta saber agora se os tribunais europeus reconhecem a sentença!
Que comentário!!!
Para alguém que vive a falar (erroneamente, como já foi rebatido aqui tantas vezes!) que a Sony causou a destruição da Sega, esse comentário é simplesmente o cúmulo da hipocrisia.
Sinceramente Rui, algumas vezes, até fiquei ao teu lado, em alguns pontos de vista, mas com esse comentário, realmente passaste um atestado de fan boy da Microsoft que não há volta a dar.
Eu como já disse aqui várias e várias vezes, espero que a Microsoft acorde e comece a lançar grandes jogos, a indústria precisa disso. Porém não com essa estratégia predatoria.
Esse tipo de comportamento é prejudicial em qualquer mercado. Principalmente em mercados de nicho, que é o que o nosso hobby é.
Sinceramente, ser fanático por qualquer coisa que seja é simplesmente estupidez. Isso faz com que as pessoas fiquem cegas.
Seja por futebol, religão, política ou empresa.
O que se está a passar neste julgamento, está-me a chocar com as revelações que estão a vir a público e a desfaçatez e hipocrisia de algumas declarações.
É realmente incrível!
Como é que o fanatismo consegue cegar as pessoas nesse nível.
Eu fico desolado com a situação actual das pessoas.
É surreal.
Nesses clubismos (eufemismo), pessoas com ideias radicais encontram outras com outras ideias radicais e que não são muito aceitas de modo geral e lá encontram aceitação e “valores aproximados ou comuns” e começas a agir como manada só propagando as ideias radicais de grupos, infelizmente sempre foi assim, só que agora temos a internet pra agilizar esses processos, pois a “tosquidão” consegue se encontrar mais fácil.
Hoje, esse pensamentos radicais e muitas vezes desconexos e contraditórios, estão em todos os tipos de lugares e ideologias, desde política e religião, onde são mais perigosos, até esse pensamentos ancap surreais ao estilo do rui aí.
Fanatismo é fanatismo, e quando é voltado a destruição, começa a ficar preocupante pra sociedade. Penso que o futuro do mundo vai ser pior do que já foi, porque a agregação dos destrutivos está mais rápida que em qualquer outra época da história da humanidade. E não vejo solução possível além da radicalização contrária, o que também não seria o certo, mas ou esse pessoal começa a entender o que é viver em sociedade, e entre diferentes que não podem querer o fim do outro, ou não têm como viver em sociedade, porque dá barbárie, da “lei do mais forte” ou da “lei de talião”, já viemos desses lugares antes e não funcionou.
Eu não vejo mal nenhum na minha equipa favorita, consola, marca ter muito dinheiro e querer investir, fico satisfeito com isso.
Eu sempre disse que preferia a Xbox aqui, sempre fui coerente, ao contrário de alguns companheiros aqui, não sou dissimulado, não tenho jogo de cintura, nem dois pesos e duas medidas.
E mantenho que a Sony destruiu a Sega, não destruiu a Nintendo porquê não calhou e quer destruir a Xbox disso não tenho qualquer dúvida e por favor não venham outra vez com a conversa da Sega isto e aquilo.
Eu já sei essa história toda, eu viva-a.
Caro Rui… com este teu comentário não te deixarei entrar absolutamente qualquer outro comentário em que abordes o tema Sega.
Estás a insistir numa coisa que já te foi demonstrada por mil e uma vezes que não aconteceu. Não há qualquer registo histórico de que a Sega tenha saido do mercado por causa da Sony, mas sim e apenas por um acumular tremendo de erros e escolhas que tiveram enormes repercussões internas.
Mas tu insistes em carregar nessa história, causando revoltas e conversas desnecessárias aqui.
Não sou eu que te vou ensinar a realidade das coisas, e longe de mim querer forçar alguém a acreditar numa situação. Mas quando a situação é claramente falsa, alimentar a mesma é doença, é fanboyismo. E não irei permitir isso aqui!
E se tu viveste a história, deverias estar sob efeito de algum tipo de medicação, pois não podes ter vivido algo que não existiu!
https://www.pcmanias.com/como-a-sony-nao-matou-a-sega-ou-melhor-como-a-sega-se-matou-a-si-mesma/
Recomendo que confirmes isto na internet, algo que já disseste que não fazes pois como tu mesmo dizes, não pesquisas nada, mas o que está aí é a realidade das coisas.
A questão não é ter uma preferência.
Isso é normal em todos nós.
A questão é que, como você mesmo demonstra com esse comentário que refuta todos os factos (a Sony destruiu a Sega…) o seu caso não é ter uma preferência. É ter um fanatismo tão grande que não permite absorver factos!
E quanto à notícia, não se fala da Microsoft querer investir. Se a Microsoft quisesse investir, não teria sepultado tantos estúdios, muitos com provas dadas na indústria.
A Microsoft quer apenas dominar o mercado à força!
Como não teve competência para disputar o mercado, quer simplesmente dominar pela força do dinheiro, nem que para isso tenha que adquirir editoras, estúdios ou o que quer que seja com prejuízo. Apenas para tirar os concorrentes do seu caminho.
É disso que se trata o artigo, Rui.
Se a Microsoft investisse 70 biliões de dólares nos seus estúdios internos, todos, digo mesmo todos os envolvidos no Hobby estariam dando os parabéns.
Isso sim seria bom para a indústria, mas não é o caso.
Por isso, essa conversa de “Fico sim feliz por saber que a marca que gosto tem dinheiro para investir” é uma conversa da treta.
O que satisfaz os fanáticos da Microsoft/Xbox é simplesmente a possibilidade de destruição dos concorrentes.
Os caras tentam a todo custo colocar a culpa na concorrente mas na resposta ele mesmo diz que a Sega não foi competente e relata um dos problemas que resultaram na saída dos hardwares.
É o alinhamento dos fanboys do Xbox/Sega: “a culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser (SIMPSOM, Homer)”
E no final agem como se fossem viúvas em busca de vingança, relatam e reclamam de ações que a Sony fez, mas apoiam a MS fazer o mesmo ou pior (adquirir publicadores é mais grave que um exclusividade temporária) para tentar acabar com a empresa que eles dizem ser a culpada de tudo.
Bem por aí. Pessoal vive num mundo paralelo.
Onde o Phil ainda não disse que já perdeu a guerra dos consoles…
Amém, irmão! Lol
Acho interessante, Fernando, é você achar que a Sony, depois de duas décadas, e tendo praticamente vendido mais software que o PS3 à época com o 360, a Sony não tenha feito o “mesmo que fez com a Sega e a Nintendo”, segundo o que você diz. E lembro que quem tirou a Rare da Nintendo foi a Microsoft, acharam até que estavam levando Donkey Kong juntos, aqueles idiotas. E olha que na geração do 360 a MS pagou a geração inteira pra PS não ver nenhum do Mass Effects (EA) ou Dead Rising(Capcom), fora coisitas menores…
Chegou ao cúmulo de pagar por um Tomb Raider exclusivo na geração passada, um jogo que nasceu à época do PS e que esse console chegou a popularizar, e só falou que era temporário porque pegou muito mal….
Há aqui uma clara fanboyice neste tema. A competitividade da Sony naturalmente que não contribuiu, mas estamos longe de ter sido ela que eliminou a Sega.
O desejo de alguns em querer reescrever a história é deveras chocante.
E o acusar os outros daquilo que os próprios fazem, é hipocrisia.
Quanto à negociação de exclusivos eu fico chocado com o que ouço.
E questiono: Porque motivo a Microsoft não adquiriu igualmente os seus exclusivos?
Por um motivo simples:
Comprar um exclusivo é uma despesa que pode, ou não trazer rendimento. Comprar um developer ou produtor é trocar dinheiro por activos, obtendo o mesmo.
Fernando não vale a pena, repare, eu fiz um comentário sem nada de especial, recebi prai 10 replys.
Alguns respondo porquê reconheço mérito para receberem a resposta, outros ignoro.
A questão da Sega, custa pelos vistos, para alguns, perceber quando falo da Sega que não foi só a Sony, eu nunca disse que a culpa é só da Sony mas que ela teve um efeito chave no desaparecimento da Sega é claro e obvio, não foi por causa da Nintendo de certeza absoluta, nem da Xbox,nem do OnLive, nem do Gaikai, nem do Stadia, nem das Steam Machines.
A Microsoft em tribunal diz as verdades dela e muitas estou de acordo, mas custa a perceber as coisas, o starfield provalmente hoje seria exclusivo senão tivessem sido comprados, assim como a Sony pagar para não sair conteúdo no gamepass afirmado muito antes dos tribunais, como os exclusivos tem um preço X para a PlayStation e XXXX para a Xbox, não querem saber.
É ou não verdade que a Sony tem pago muitos exclusivos e muitas exclusividades para não sair na Xbox? É ou não verdade que vendem pelo menos há 10 anos mais consolas? É ou não verdade que tinham mais equipas debaixo do seu controle? É ou não verdade que o starfield seria exclusivo senão fosse a compra? É ou não verdade que pagam para impedir jogos no gamepass? É ou não verdade que aconteceu isto sistematicamente de 1994 a 2023?
Rui, nestas tuas teoria, seria mais fácil o fim daquilo se dever a fazerem uma parceria com a Microsoft, que na verdade a queria comprar, e fez o DC adotar Windows CE pensando em facilitar ports da Sega pro PC, o que afundou de vez a companhia, com executivos dela a passar pra MS e os planos da MS em se apropriar do catálogo da Sega e da rede online deles. Então o prego no caixão deve ter sido isso, Peter Moore mesmo, antes do fim pulou pra MS, ou seja, provavelmente era um “agente infiltrado”, já que gostar dessas conspirações, esta me é mais plausível.
Diz aí o que a Sony fez sistematicamente de 1994 a 2023 que eu aponto de igual pra pior da Microsoft. Aí a gente vê que é o vilão da história. Diz aí, por exemplo o que a Sony comprou pra tirar dos outros? Vou começar, Microsoft comprou a Bungie pra tirar Halo da Apple. Comprou a Rare pra tirar Battletoads, Conker, Banjo, Perfect Dark da Nintendo… Vai aí, o que a Sony comprou pra tirar das concorrentes?
Isto não tem a ver com a Sega, ou tem? Porque se tem deixem morrer aqui pois apagarei.
A conversa da Sega já deu para ver que não chega a lado nenhum, e assim sendo só está a gastar espaço.
Meu amigo, parabéns por esse comentário kkkkkkkk
Como assim “se for ⁶verdade”? Tu acha que um órgão regulador vai apresentar algo em tribunal que tem possibilidade de ser fake? É Rui, sua paixão pela Microsoft é algo que extrapola o racional, é incondicional. Melhor vc admitir que é mulher de malandro, fica menos feio.
Em tempo, caiu do cavalo hein, Rui. Mostrou que é fanático por Xbox e que é hipócrita ainda. Seu último comentário foi um suicídio da tua reputação.
É porque lá a Microsoft toma decisões importantes só pelos rumores (a aquisição da Zenimax porque ouviram falar que a Sony ia pagar pela exclusividade temporária) e ele pensa que o mundo todo é igual a MS, ou seja, nivela sempre por baixo as coisas.
Caro colega Rui, a Microsoft sempre foi monopolista, não seria de estranhar uma hora eles agirem de tal forma no Xbox, pra mim esses e-mails não me chocam o que me choca é reguladores em sua maioria fazerem vista grossa e alguns que tentam cumprir seu papel de regulador, correm o risco de serem atropelados por interesses políticos e econômicos. Pra mim essa compra irá passar, pois a Microsoft com essa compra já fez um estrago no mercado vide a Sony com serviço de aluguel de jogos também e desentendimentos com a Activision. Steve Jobs um vez disse que a Microsoft produzia produtos que não impressionava, mas eram esforçados e ficar só no deboche e esquecer deles, quando for perceber eles já dominaram seu mercado, isso se antes não foram atrás de oferecer uma proposta de compra. Isso é briga de titãs e a Sony deveria se focar em se manter no mercado, fazer seu dever de casa como fez a Nintendo onde toda essa turbulência não a afeta. Microsoft não vai parar, mas mesmo eu achando que essa compra irá passar, no fundo eu quero mesmo que não passe, mas a ação predatória da Microsoft é tão grande, que mesmo que não passe eles já dominam a tecnologia de streaming de jogos. Só pra exemplificar o nível de predadores que são, vide o Google que paga royalties a Microsoft por causa do Android ser baseado em Linux e a Microsoft tem a maioria das patentes no Linux, como pode né? Fatura em cima da Google. Sony melhor acordar se não vai virar uma SEGA ou terá que sair do pedestal e de alguma forma irá depender da Microsoft. Jim Ryan representa o pior hoje na divisão PlayStation e deveria sair e dá lugar a alguém mais compromissado com a marca PlayStation, pois do lado da Microsoft não há esperança, pois continuam escolhendo o caminho que sempre trilharam.
Eita rui, seria capaz de acreditar que tens a síndrome do pobre que pensa que é rico, ou és filho de gente muito rica e se desconectou da realidade, mas como não o conheço pra saber se és pobre ou rico, fica difícil dar minha teoria como coisa certa. Imagina um mundo na mão de pessoas que pensam só como tu, que tens um viés “ancap” de gente que, no mínimo, conhece pouco do mundo, isso pra não dizer coisas que podem soar agressivas… seria capaz de jurar que sua criação o protegeu demais.
Quer dizer que esse e-mail o deixa satisfeito!?!? Lol
Aí te pergunto: Foi noticiado que a MS leu um e-mail do Jim Ryan neste julgamento da FTC, o que pensas sobre isso?
É mau e errado.
Como eu já referi, a questão da legalidade dos emails pode vir a ser debatida em outro processo. Mas o interesse maior não pode ser anulada por interesses privados, e o juiz aceitou os emails como prova. Nesse sentido não é errado, e é prova válida!
Não tá muito legal o clima por lá. Agora surgiu Pete Hines, da Bethesda, mostrando insatisfação.
https://twitter.com/arielsis/status/1673484495570325504?t=mBwCUSdKEgweBx7gpUBWhQ&s=19
Ele não entende a posição da Xbox, face aos exclusivos.
A Zenimax foi atrás de segurança financeira, sacrificando o alcance e os ganhos da sua obra. Espero que esses executivos que apoiaram esse negócio ganhem comissão e prêmios de acordo com o lucro gerado dos seus jogos, quem sabe um dia caiam em si e vejam que colaboraram para uma escolha ruim para si mesmos, pois tenho certeza que o conselho de acionistas da empresa os deve ter escutado a defenderem que serem adquiridos pela Microsoft seria algo bom pra Zenimax Media.
Sempre existe o risco dos jogos da Zenimax sofrerem o mesmo efeito que Tomb Raider sofreu com a “exclusividade” xbox.
Eu particularmente só gostei mesmo de Fallout New Vegas deles, que era o Fallout comprado pela Bethesda da Interplay e feito pela Obsidiam
Então para mim, bethesda? tanto faz o destino dela.
Pq eu tenho certeza que ela independente não iria fazer um Fallout clássico, sempre se perderia na fantasia medieval de “bom vs mau” do skirym e muito menos contrataria a Obsidian como no New Vegas
Tudo comprado pela MS? muito menos, o Phill está mais preocupada em dar entrevistas que avaliar histórico de franquias.
Então para mim, infelizmente, nada foi ou será perdido…
Deto sou fã de Fallout, Doom, Wolfenstein, e mesmo de Forza, mas essas coisas na mão da MS de agora, não tenho a mínima intenção de apoiar. Mas todas são ótimas franquias, e em mim deixarão saudades, mas atualmente, pra mim, estão mortas.
Falta paixão na MS.
Nao tem um cara la q manda que tenha jogado Fallout new vegas?
Baita jogo, tem uma DLC q te da uma sensação de solidao e jornada, melancólica, otima… a lone some road.
Tem a DLC que mostra um possivel futuro que nunca vai chegar e pessoas presas nesse passado, a old world blues.
Tem a outra que é Serra nao sei o que… Nessa DLC fica claro que a humanidade QUASE conseguiu resolver todos os problemas de falta de Recursos naturais que originou a guerra q acabou com o mundo….
Cara, que tristeza… new vegas era um jogo que explorava o niilismo, a desesperança, a irrelevancia
…
Vc fazia um monte no jogo, tentando “salvar” tudo e mal e porcamente mudava algo.. “guerra… guerra nunca muda”
E eles tinha desapego… ACABARAM com brotherhood of steel, a galera que seriam os “herois” do jogo, que de herois nao tinha nada….
Ai adivinha? No Fallout 3 e 4 ressuscitaram eles… como herois no 3 e meio heróis no 4… virou jogo genérico
Fallout com a bethesta virou Generico, com a MS vai morrer…
Acho que já está comprovada a hipocrisia da Microsoft há tempos, essas coisas que estão surgindo são apenas provas das intenções que já sabíamos.
Tudo agora é uma questão de se o juiz do caso da FTC irá ver isso como o que é ou se vai fazer vistas grossas e atuar como um político nacionalista.
A MS tem todo o direito de crescer pelo próprio mérito e construir o império no mundo dos games se quiser, mas não usando de aquisições predatórias para minar todo um mercado e direcioná-lo em seu favor. Até porque, se isso já não fosse errado o bastante, têm uma péssima gestão na área de games de longa data, em 4 gerações, só uma realmente se destacou e não souberam aproveitar as oportunidades reais que tiveram.
se a gente seguir o precedente histórico desse negocio, o FTC vai ganhar no tribunal ehehhehe
pq o precedente histórico desse negocio sempre era todos os palpites e rumores a favor da MS…
lembro quando o “FTC deve aprovar o negocio mês que vem”… deu no que deu.
como agora é “a MS vai patrolar o FTC no tribunal” tem bastante chance do FTC ganhar 😛
no meu caso bastou o CMA largar as questões de Consoles para eu pensar “então vai aprovar o negocio”
já para caixista, eles só substituem uma mentira pela outra mentira…
Antes era “FTC vai aprovar no mês que vem” e “CMA não é um problema” para agora “MS vai passar por cima do CMA e atropelar o FTC no tribunal”
E eles nunca aprendem com a mentira anterior, só substituem por outra mentira.
Off: Informo apenas que a conversa Sega está neste momento banida dos comentários e nenhum comentário ou seguimento de comentário sobre ela terá entrada.
Quando mesmo um ChatGPT, totalmente politicamente correto, afirma que a Sony nada teve a ver com o fim da Sega, e que isso é paleio de fan mais exaltado, a conversa acaba aqui.
Ambos os lados já expuseram o que tinham a expor, pelo que essa conversa só está a usar espaço na Base de Dados.
Quando a coisa começa a ter repercussões internas e eles mesmos tem dificuldade em perceber, certamente que o problema não é de quem aborda a questão externamente.
E por isso e mais outras coisas que a Sony ao enviar os seus jogos para PC, praticamente deu um atestado de óbito no futuro. Invés de fortalecer cada vez mais no ramo de consolas caseiras, assim como a Nintendo fez com as portáteis, o que ela fez foi seguir a lanterna que é a Xbox, só que ela esqueceu que a Xbox já não liga para a sua consola, e o que ela procura é o seu monopólio no ramo assim como no Windows. Um dia que o hardware não seja mais preciso para jogar, a Sony se não fizer nada não tem mais hipóteses de competir neste ramo.
A Sony caiu em duas pegadinhas da Microsoft, uma foi ir para o PC (que têm motivos internos – aumentar ganhos com first parties, ambição de estúdios internos… – e externos – aumento do público japonês no PC…) e outra foi pagar por exclusividades temporárias (pois era só a MS queria pra poder aumentar a sua aposta em engolir o mercado).
Off: Vocês viram que o Phil Spencer disse sob juramento que o COD não vai sair do Play? Parece que eu estava correto na minha ideia de que a Microsoft não iria tirar COD do Play!
Paulo, penso que “nessa altura do campeonato”, o Phil diz qualquer coisa pra conseguir o que quer. Mas convenhamos, não é difícil perceber as contradições dele. Pra mim, ele já até mentiu no tribunal, mas é algo que pode ser visto por alguns como “uma maneira de ver”. O cara, por exemplo, dizer que compraram a Zenimax Media porque ouviu rumores de que a Sony iria pagar por exclusividade temporária de Starfield porque não queriam ficar sem o jogo (na verdade pagaram foi pra tirá-lo do PS como já foi demonstrado pelo cancelamento da versão de PS5 pela MS) e também e que a MS não teria como fazer o mesmo (pagar por exclusividades temporárias) ou usar como desculpa que pra MS sairia mais caro que para o PS pagar por elas, sendo que eles pagaram foi 7 bilhões pela Zenimax, é difícil não perceber que ele usa de argumentos mentirosos pra se justificar. Fora que o que assumiram diante da FTC não cumpriram, pois na aquisição da Zenimax, afirmaram que não teriam o porque por os jogos em exclusividade no Xbox.
Ela nunca disse que os jogos da Bethesda não seriam exclusivos! Eles disseram que analisaram caso a caso! Como por exemplo o COD! E o Starfield poderia sim ser exclusivo do Play, mesmo com a versão do Xbox sendo desenvolvida! Era só cancela-la e seria exclusivo do Play! A Sony já estava negociando isso!
Pelo visto “de caso a caso” se tornou “em todos os casos”
Estar a negociar é diferente de estar negociado. E adquirir um jogo é diferente de adquirir um produtor ou um estúdio.
O Pete Hines da Bethesda mostra nos seus e-mails que não compreende porque motivo a Microsoft refere ir ceder o COD mas não cede o Starfield. Isto mostra que mesmo internamente as políticas da Microsoft não são claras.
Starfield é uma IP nova! Não tem uma base de fans ou uma vinculação a nenhuma plataforma! COD é simplesmente a franquia mais importante do mundo gamer! Tirar ele do Play seria uma grande perda pra Sony devido a magnetude da franquia!
Isso vai competir ao juiz decidir. Da parte do público em geral apenas se vê que não há nenhum jogo da Bethesda em desenvolvimento que esteja para sair para a PS, pelo que as frases valem o que valem.
Internamente o Pete Hines da Bethesda também não entende o motivo pelo qual se coloca a hipótese do COD ir, mas o Starfield não. E se ele que é da Microsoft não entende, porque haveria alguém de fora, compreender?
Paulo, ao comprar a Zenimax a Microsoft fez a seguinte afirmação documental processo de pedido de aquisição na União Européia, algo já debatido por aqui noutro tempo, mas você pode não ter visto, ou não lembrar, então postarei novamente:
A autoridade da UE disseram:
“would not have the incentive to cease or limit making ZeniMax games available for purchase on rival consoles.”
E embora a UE tenha dito que a aprovação não foi dada por nenhuma condicionante ou vinculada a alguma condição dada a MS, a afirmação registrada e documentada mostra que a MS diz o que precisa para conseguir uma aprovação, e de certa forma, mentiu no processo de aquisição da Zenimax pois afirmou e fez o contrário do que disse quando queria conseguir a aprovação.
https://www.gamesindustry.biz/did-microsoft-break-its-promise-to-the-eu-about-bethesda-exclusives-for-the-record
Sobre o Phil especificamente, acho que todos lembramos que a conversa dele é que exclusividade era uma coisa anti-gamer, e que até não importava, propunha até que o importante era o jogador jogar onde quisesse… ao menos foram balelas quando ele quis empurrar os jogos de xbox pro PC e fazer os fanboys engolirem a ideia a seco e pra vilanizar a Sony no crossplay… o resto é só você tirar suas conclusões se as falas desse homem, que desde a balela do poder da nuvem no Xbox One está a mentir ou não, e se merece confiança em qualquer coisa que fale.
Você viu que o Phil Spencer, ao longo de 10 anos, se contradisse dezenas de vezes. Pois é…
São poucas as vezes que vi ele se contradizer! Fora que se ele descumprir o que jurou no tribunal ele é processado!
Ele não precisa cumprir, basta ser substituido a frente da divisão. A palavra dele não tem muito crédito quanto a promessas se não é ele quem realmente pode garantir algo quanto a sua palavra, fora que em processos, a MS está disposta a pagar, inda mais se já estiver com o que ela quer nas mãos. Processar o Phil não desfaz a aquisição depois de realizada e autorizada. Mas cada um ver como quer a situação.
Poucas? Que universo tu vive?
Você fala sobre juramento algo que ocorreu (passado) e não algo que não se sabe se irá ocorrer(futuro).
Se a MS não cumprir o que o Phil “jurou” o que irá acontecer? Nada.
Até porque já falaram que as IPs da Bethesda não seriam exclusivos e atualmente sabemos o que está ocorrendo.
juramento para Playstation 5
[OFF] Da empresa que não paga por exclusivos e que sem a ABK não consegue competir…
https://www.eurogamer.pt/project-dragon-rpg-da-io-interactive-sera-exclusivo-xbox-series-xs-e-pc
Acho piada que estes emails, assim como outros de outros casos, sejam divulgados sem indicação das fontes ou da forma como foram obtidos.
Na história da Microsoft não é raro o caso em que se não consegue competir, compra, foi assim com Skype e outros que já não me recordo.
No entanto esta compra apenas serve para consolidar a sua posição no mercado gaming e claro está que o valor pago mostra a importância significativa do catálogo.
Se a compra acabar por não se concretizar a Sony bem que pode guardar os tostões no bolso porque os argumentos usados para barrar esta compra podem ser usados contra a Sony também e é certo que a Microsoft não vai deixar passar sem fazer barulho
Não aches… Porque eles são verdadeiros, e a Microsoft não os nega! E nem poderia pois isso seria mentir em tribunal. E dado que se está a aplicar o principio do interesse público, a legalidade da obtenção dos e-mails poderá vir a ser discutida em outro local, mas estes estão a a ser aceites como prova aqui.
A Sony se não fosse Japonesa estaria já comprada pela Microsoft. Sendo Japonesa e estando a sua compra vedada, a Microsoft quer basicamente apanhar tudo o resto, fechando-lhes o mercado!
São emails internos de uma empresa privada, com uma interpretação literal e tirado fora do contexto serve de prova????
Como disse antes, a maior prova que a FTC tem são os antecedentes que não são a favor da Microsoft, no entanto o negócio é diferente.
Mas agora emails internos não provam rigorosamente nada, apenas serve para mostrar que a Microsoft está motivada no negócio dos jogos, porque vendo bem para acabar com a Sony nem todo o valor da Microsoft investido chegava
Tirados fora do contexto?
Isso és tu quem está a dizer… Porque o que se quer provar aqui são intenções e não o conteudo.
Daí que quem decide se provam ou não é o juiz. E a partir do momento em que eles estão a ser aceites, e não estão a conseguir ser contrapostos pela Microsoft, vão ter valor.
Não te guies pelo que se diz em milhares de programas desportivos dominados por interesses próprios.
O processo aqui não é Microsoft vs Sony, caso onde isso seria sério. É mercado vs Microsoft, ou interesse público vs Microsoft. O interesse público sobrepõe-se sempre a tudo, e vejo esse como o motivo de os emails estarem a ser aceites.
Seja como for, estamos aqui a discutir o contexto de UM email, que nem deixa dúvidas quando foram apresentados em tribunal dezenas de documentos que comprovam que a Microsoft pretende ser líder de mercado em 2030. Relatórios, emails, gráficos, projeções, etc.
Por isso, sendo esta uma compra que tira conteúdo à concorrência, e sendo esse o plano da Microsoft, a FTC quer bloquea-la. A Microsoft tem de crescer sozinha, e não à base de comprar a concorrência ou criar-lhes dano. É isso que está em julgamento.
Mas ao bloquear um está a permitir o outro, ou vai dizer que a Sony é uma santinha que faz tudo como deve ser ou pelo melhor interesse dos consumidores.
Seria de estranhar se a Microsoft não quisesse ser líder de mercado e é natural que vão usar todas as estratégias e mais algumas para o conseguir, assim como a Sony o vai fazer para manter o estatuto.
Apenas acho que os emails internos nada provam a não ser trocas de ideias .
Não sei.. Não é a Sony que está em julgamento, e nem as suas intenções de mercado.
A MS adquirir publicadoras e desenvolvedores cujo games eram multiplataforma e que agora poderão ser exclusivos do Xbox está tudo correto, inclusive tornar exclusivo jogo que surgiu na plataforma PS e que até hoje se considera o mascote da plataforma.
Sony a financiar, dar suporte ao desenvolvimento de um jogo e negociar uma exclusividade, que as vezes é temporária, é super errado.
A pequena Sony, que vale 150 biliões ((vale tanto quando a Microsoft tem em dinheiro liquido)) quer matar a Xbox… Mas a Microsoft de 2,5 triliões, que diz internamente que vai comprar tudo para aniquilar a Sony, já tendo gasto mais de 10 biliões e preparando-se para gastar mais 72 biliões na aquisição de criadores e IPs multiplataforma que pode retirar à concorrência, e que tinha mais de 100 developers em lista para comprar, dizendo internamente que não há qualquer possibilidade de ter um rival na Cloud, essa não quer nada de mal à Sony.
Haja coerência, pois acreditar que todas as pessoas comem gelados com a testa é prova de demência.
A CMA cortar a compra devido à Cloud parece efetivamente ter sido a opção correta!
Sinceramente, a UK deveria era exigir o retratamento ou a saída do presidente da MS que tentou chantagear o país.
São palavras, mas mostram as intenções.
Deveria era ter lei para expulsar empresas com conditas desse tipo que acham que estão acima da lei pra dizer ou fazer o que quiserem arbitrariamente.
o UK tem um governo que não faz isso.
Mas é como um sujeito disse no Resetera, e já deve ter sido banido:
Governo do UK recebeu gente da MS para falar sobre o negocio… mas não recebe enfermeiros e médicos pedindo aumento de salário depois de terem literalmente se matado trabalhando na pandemia.
Sorte que o governo do UK não se alinhou com a MS para atacar o CMA… já é lucro…
Algo que vejo com frequência em locais mais dedicados a plataforma PS é o comentário “quando se tem algo que os fans do Xbox passam pano é só esperar que a verdade aparece”. São aqueles casos em que os fanboys do Xbox fazem uma defesa ferrenha e dias depois a verdade vem a tona mostrando o quanto estavam errados.
O assunto do artigo é um exemplo da semana passada, o que tinha de fan do Xbox a dizer que o e-mail é de 2019 e que nada tinha a ver com a Activision (como se a MS não tivesse planos antecipados de aquisição), agora com o conteúdo revelado se sabe que ela pretendia adquirir muito mais, um belo tapa na cara dos passadores de pano.
Viram que a Zynga poderia ser adquirida? Matrick passou por lá….
O e-mail é efetivamente de 2019… Mas já nessa altura havia planos para adquirir developers, havendo uma lista de mais de 100 potenciais compras, e haviam 3 biliões para despesas. De lá para cá a coisa não melhorou! A Microsoft comprou produtoras, adquiriu os IPs a titulo definitivo, gastou 10 biliões em vez de 3, e prepara-se para gastar mais 72…
Como se consegue passar o pano em algo que só piorou desde 2019 para cá, é algo que me intriga!
Sim, sendo o e-mail de 2019 não importa, poderia ser de 2013, o que é ridículo é fan dizer que o email é inválido pois a MS só declarou intenção de adquirir a Activision em 2022. É um povo que não pára um pouco e pensa, que aquisições de alto valor tem que ser previamente planejados e com as intenções do que fazer já definidas.
É uma analogia muito semelhante ao do desenvolvimento do console da próxima geração, como já vimos nas gerações passadas, assim que um hardware é lançado o seu sucessor já está em planejamento e uma preview do mesmo está nas desenvolvedoras uns 2 anos antes do lançamento. Esse pessoal prefere usar a massa cinzenta da cabeça para defender algo sem sentido ao invés de raciocinar.
Não acho que não é porque não pensem direito, Lívio, acho que é porque pra algumas pessoas os fins justificam os meios.
O que querem, assim como a Microsoft é ver a Playstation morta, ou simplesmente vegetando. Infelizmente ética, bons princípios, espírito de coletividade ou mesmo empatia, não é pra todos.
Aí quando acontece similar, mas em sinal contrário, acham ruim e ficam a espernear. Se passar essa aquisição, e acho que vai, espero que a Sony meta uma pedrada boa no olho do ciclope pra ele cair em cima da fanboyada, porque tem gente que só aprende perdendo, ou se não aprende pelo menos sofre algum tipo de perda, em carater punitivo, pois que apoia, isso merece.
Parece até uma grande empresa familiar de gente rica, cheio de apaniguados incompetentes.
Não se apeguem a isso. Matt Booty não comanda o Xbox. O que ele escreve tem que ser checado com o que a MS fez, e o que eles fizeram foi propor acordos para levar os jogos da Activision para todos os serviços de Cloud existentes, bem como oferecer à Sony um contrato que cobriria também o PS6.
Nada disso significa varrer a Sony do mercado. Phil Spencer, que é quem manda no Xbox, tem dito regularmente que simplesmente tirar jogos do Playstation não é bom para a imagem do Xbox pois ele considera que muitos jogadores simplesmente veriam a MS como uma destruidora, e não migrariam para o Xbox simplesmente por migrar.
Esse é o papel do líder, quando você tem um funcionário viajando na maionese, você o corrige. O Matt Booty poderia ter mandado um e-mail com um meme do enterro da Sony, isso ainda não significaria nada além de uma persona cometendo erros de estratégia.
A estratégia da Microsoft é válida para o combate ao que a Sony estava fazendo, e sinceramente, embora vocês gostem de publicar o que convém para a narrativa, a verdade é que a Microsoft está basicamente humilhando a FTC em tribunal. EM breve, a CMA será a única no contra.
Você escreveu isso mesmo? “Não se apeguem a isso, Matt Booty não comanda a Xbox?”
Não vou nem responder a isso, pois é tão absurdo que nem merece resposta.
O responsável pelos estudios não comanda os estúdios… É isso que nós querem fazer acreditar.
Palavras levam-nas o vento. E uma pessoa que diz uma coisa, mas depois faz outra seria considerada Bipolar.
A Microsoft promete os jogos na PS, mas como a FTC demonstrou, de todos os jogos que são conhecidos da Bethesda, nenhum deles está previsto para a PS.
Lógico que não, pois ele é apenas um papagaio de pirata!
tudo isso para sustentar a tua narrativa de “bem x mal” né?
a MS é a boa, não quer monolizar o mercado e está só se defendendo
a Sony é a malvadona que ataca oprimindo a coitada da MS
pagar e fazer o marketing de deathloop e ghostwire para eles saírem primeiro no playstation é coisa de gente ruim
comprar a bethesda inteira pra NUNCA mais os jogos dela saírem no playstation, ai é ser justo a boa.
Off topic: Starfield vai fazer parceria com AMD no PC. Acabou o sonho, esse game será um completo pesadelo no PC. https://twitter.com/Wario64/status/1673681500879896576?s=20
E por qual motivo?
Histórico. Quando um estúdio tem histórico muito bom, a parceria não prejudica. Mas não terá as ferramentas da nvidia como dlss e reflex.
Agora no geral só sai bomba.
É que talvez o DLSS pudesse salvar o jogo de uma possivel qualidade medíocre de upscale e até melhorar a questão dos frames (DLSS3) e input lags (Reflex), a AMD está a alguns passos atrás nisso!
Essas coisas fazem falta nos jogos que saem nos consoles?
Não, mas no PC jogos a 30 não são vistos da mesma forma, nem têm a mesma otimização que nos consoles. E ainda tem quem tem um PC e que pagou caro na sua GPU Nvidia se sente ludibriado.
De qualquer forma, Elton, o mundo não gira só ao redor de nossas escolhas. As parcerias são direito das empresas, mas isso não quer dizer que todo cliente deve ficar satisfeito com isso. Não vê pessoas aqui a reclamar de parcerias de FF16 e querer dizer que isso é argumento suficiente pra MS fazer absurdos?
Mas é o FSR 2! Lol
[OFF] aparentemente o Bobby Kotick procurou o jim para fechar um acordo caso a compra não passe. Esse ai ta atirando para todos os lados xD
Este julgamento está a revelar uma malta sem escrúpulos. E se calhar nem seria de ficar surpreendido, mas como pessoalmente esse tipo de coisas defino-as como escroquice, fico chocado.
Ética e caráter nesse povo parece ser algo raro. Sei que ninguém é perfeito, mas por isso tenho mais respeito por executivos japoneses, podem até incorrer nos mesmos problemas, mas normalmente não aparentam e não parecem ser, e costumam respeitar a concorrência sem desmerecê-la, mas lógico que também se aproveitam de falhas alheias, ou seja a falha de caráter ou ética entre eles parece ser exceção e não a regra como na MS Activision.
Que tipo de acordo? O que precisamente você leu ou do que fala?
mas, mas a sony malvada….
https://twitter.com/charlieINTEL/status/1674128223234412570
The un-redacted Sony document also says Microsoft has signed Day One Xbox Game Pass deals for games that block that same game from releasing on competing subscription services
Vixe… A Sony é muito branda em não ajuizar reclamações anticoncorrênciais contra a MS, só o subsidiamento do Gamepass por vários anos já deveria ser suficiente para multas… E a MS parece ser a campeão de projetar na concorrência tudo aquilo que faz! Kkkkk
Agora, o que acho mais interessante é a MS querer que alguém assine um acordo publicitário para um jogo no PS e ainda assim o jogo saia no Gamepass Day One, mesmo saindo no Xbox. Tem de ser muita cara de pau achar que pode fazer o outro gastar na divulgação de um game pra alguém ir curtí-lo no Gamepass! Kkkkk