Em ambos os jogos a utilização do Ray Tracing no campo visual fica limitada a modos fora do jogo.
Parece que os dois grandes jogos de carros que se avizinham, o Forza Horizon 5 da Microsoft, e o Gran Turismo 7 da Sony, não nos vão oferecer o uso de melhorias gráficas baseadas em Ray Tracing durante o jogo.
Segundo afirmações dos produtores, a Playground Games, o Forza Horizon 5 apenas contará com melhorias visuais baseadas em Ray Tracing nos modos Fotografia e Forza Vista. Durante o jogo, o Ray Tracing não estará presente nem nas sombras, nem nos reflexos das viaturas, sendo porém que este jogo o utilizará numa pequena porção, e de uma forma muito mais leve, para melhorias no campo do áudio.
Da mesma forma, a Poliphony Digital deu a conhecer que o seu jogo Gran Turismo 7 tambem não contará com o Ray Tracing durante o jogo, sendo que este fica reservado para o modo Fotografia, visualização de viaturas, bem como para as repetições. Fica no ar a questão se o modo replay ocorrerá a 30 ou a 60 fotogramas por segundo.
No capítulo do áudio, Gran Turismo não usará o Ray Tracing, mas usará o som posicional 3D da Sony, exclusivo da nova PS5.
Torna-se claro que para estas consolas o Ray Tracing a 60 fps é problemático. Este efeito, apesar de agora se conseguir processar em tempo real, continua a ser pesado para o tempo de frame de uma cadência de 60 fotogramas (16.6 ms), e não justifica penalizar os visuais ou a performance global apenas por ele, dado que o que ele faz consegue atualmente ser simulado de forma muito realista (apesar que não perfeita) por metodologias bastante mais leves no processamento.
Não é problemático. Miles e Ratchet já tem Ray tracing em 60fps. Problemático é vc ter um motor gráfico que vai rodar 4k nativos sem opção de reconstruir.
Sparrow estes são 2 casos diferentes, SMMM e RC RA, usam o ray trancing em superfícies fixas refletindo o ambiente, agora no caso de carro são superfícies móveis refletindo o ambiente e outras superfícies móveis, isso tem um custo muito maior que o dos outros 2 jogos, agora você pegue Sm e Rc para rodar a 60 fps com ray trancing eles diminuem a resolução para 1440p e também diminuem a quantidade e qualidade dos reflexos, onde em um jogo de carros não é possível e a imagem poderia ficar ate inferior aos dos outros efeitos sem ray tracing. Pelo menos foi o que tenho lido.
Na realidade não existe tal coisa como uma superfície móvel dado que cada fotograma não é mais do que uma imagem estática
O problema dos jogos de carros é que não justifica a perda de performance para superfícies tão pequenas. Os modos de Screen Space refletions e as sombras obtidas por Ray Tracing são bons o suficiente para estes jogos.
Descer resolução, fps, ou detalhe para inserir RT nestes jogos não é uma boa troca.
Entendi, agradeço Mário a explicação o lugar de onde eu li estava passando esta teoria, a única coisa que fico intrigado é o do porque a Polyphony ter divulgado os trailers usando o ray tracing, inclusive com checkboard e no final ela dizer que é só os trailers
Penso que poderiam ser replays… 30 fps
Você pelo jeito não sabe como funciona Ray tracing pra falar um absurdo desses né? Hahaahah
Não tem diferença alguma e você pode perfeitamente baixar a resolução do traçado de raios para entregar. O problema é que o motor do Studio não tem resolução dinâmica e nem métodos de reconstrução.
Olha eu li errado e o Mário me corrigiu, mas já que você é o expert em ray trancing, me diga ai como se usa o algoritimo, quantos raios se fazem necessários para uma boa imagem, qual técnica se utiliza neste caso? Como é feito o denoising? E como atingir tudo isso a 60 fps ou 16.6ms? Como sabe que o motor do jogo não tem suporte e não é mera preferência da dev?
Sparrow não me leve a mal, mas esse jeito que se comporta com as pessoas, praticamente tirando sarro, torna uma conversa que pode ser produtiva para os 2 lados, difícil lidar.
Eu não tenho o devkit. Cada sistema vai ser capaz de produzir determinada quantidade e frequência de raios. Vai lá e pesquisa sobre BVH, pois é ali que vc escolhe onde vc vai refletir ou onde os raios vão ter incidência.
Como eu sei que é o motor que não tem a opção? Simples, sei pq hoje 1440p reconstruído é superior a 3k e mto próximo a 4k e os devs já vem falando a anos que 4k nativo é desperdício.
Sparrow… Uma resposta um pouco incompreensível para o que foi dito. Para quê o sarcasmo?
Eu vi uma matéria uma vez, explicando que no caso de carros usar o ray tracing é extremamente dispendioso para o hardware, pois não pode diminuir a qualidade do reflexo dos outros carros, nem os deixarem com menos polígonos, já que ficaria uma imagem bem diferente.
Me pergunto se não será esse o motivo.
Mas usando uma frase do Alex Batlagia, eles bem que poderiam consutar a insominiac.
A Insomniac de fato é a Dev que melhor entregou Raytracing em consoles até o momento.
Em Miles Morales no modo qualidade os reflexos são de ótima qualidade, e mesmo o modo performance eles continuam bons.
RC Rift Apart ainda não joguei
OFF
Terminei o Kena, uma ótima experiência, recomendo bastante. Ainda falta muito coletável, devo pegá-los.
a PD não tinha prometido RT?
os trailers todos tinha RT do GT7?
Replays..
Enquanto isso, F1 2021 faz. Sinceramente, antes usarem e focarem na reconstrução da imagem. Essa tara por 4k nativos, já deu. Culpa da DF e suas comparações de contar pixels e ampliar imagens em 400%…