Forza Horizon 5 e Gran Turismo 7 não usarão Ray Tracing durante o jogo.

Em ambos os jogos a utilização do Ray Tracing no campo visual fica limitada a modos fora do jogo.

Parece que os dois grandes jogos de carros que se avizinham, o Forza Horizon 5 da Microsoft, e o Gran Turismo 7 da Sony, não nos vão oferecer o uso de melhorias gráficas baseadas em Ray Tracing durante o jogo.

Segundo afirmações dos produtores, a Playground Games, o Forza Horizon 5 apenas contará com melhorias visuais baseadas em Ray Tracing nos modos Fotografia e Forza Vista. Durante o jogo, o Ray Tracing não estará presente nem nas sombras, nem nos reflexos das viaturas, sendo porém que este jogo o utilizará numa pequena porção, e de uma forma muito mais leve, para melhorias no campo do áudio.

Da mesma forma, a Poliphony Digital deu a conhecer que o seu jogo Gran Turismo 7 tambem não contará com o Ray Tracing durante o jogo, sendo que este fica reservado para o modo Fotografia, visualização de viaturas, bem como para as repetições. Fica no ar a questão se o modo replay ocorrerá a 30 ou a 60 fotogramas por segundo.

No capítulo do áudio, Gran Turismo não usará o Ray Tracing, mas usará o som posicional 3D da Sony, exclusivo da nova PS5.



Torna-se claro que para estas consolas o Ray Tracing a 60 fps é problemático. Este efeito, apesar de agora se conseguir processar em tempo real, continua a ser pesado para o tempo de frame de uma cadência de 60 fotogramas (16.6 ms), e não justifica penalizar os visuais ou a performance global apenas por ele, dado que o que ele faz consegue atualmente ser simulado de forma muito realista (apesar que não perfeita) por metodologias bastante mais leves no processamento.



15 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sparrow81
Sparrow81
26 de Setembro de 2021 9:47

Não é problemático. Miles e Ratchet já tem Ray tracing em 60fps. Problemático é vc ter um motor gráfico que vai rodar 4k nativos sem opção de reconstruir.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
26 de Setembro de 2021 13:53

Sparrow estes são 2 casos diferentes, SMMM e RC RA, usam o ray trancing em superfícies fixas refletindo o ambiente, agora no caso de carro são superfícies móveis refletindo o ambiente e outras superfícies móveis, isso tem um custo muito maior que o dos outros 2 jogos, agora você pegue Sm e Rc para rodar a 60 fps com ray trancing eles diminuem a resolução para 1440p e também diminuem a quantidade e qualidade dos reflexos, onde em um jogo de carros não é possível e a imagem poderia ficar ate inferior aos dos outros efeitos sem ray tracing. Pelo menos foi o que tenho lido.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Setembro de 2021 16:55

Entendi, agradeço Mário a explicação o lugar de onde eu li estava passando esta teoria, a única coisa que fico intrigado é o do porque a Polyphony ter divulgado os trailers usando o ray tracing, inclusive com checkboard e no final ela dizer que é só os trailers

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
26 de Setembro de 2021 16:02

Você pelo jeito não sabe como funciona Ray tracing pra falar um absurdo desses né? Hahaahah
Não tem diferença alguma e você pode perfeitamente baixar a resolução do traçado de raios para entregar. O problema é que o motor do Studio não tem resolução dinâmica e nem métodos de reconstrução.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
26 de Setembro de 2021 17:00

Olha eu li errado e o Mário me corrigiu, mas já que você é o expert em ray trancing, me diga ai como se usa o algoritimo, quantos raios se fazem necessários para uma boa imagem, qual técnica se utiliza neste caso? Como é feito o denoising? E como atingir tudo isso a 60 fps ou 16.6ms? Como sabe que o motor do jogo não tem suporte e não é mera preferência da dev?

Sparrow não me leve a mal, mas esse jeito que se comporta com as pessoas, praticamente tirando sarro, torna uma conversa que pode ser produtiva para os 2 lados, difícil lidar.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
26 de Setembro de 2021 18:26

Eu não tenho o devkit. Cada sistema vai ser capaz de produzir determinada quantidade e frequência de raios. Vai lá e pesquisa sobre BVH, pois é ali que vc escolhe onde vc vai refletir ou onde os raios vão ter incidência.

Como eu sei que é o motor que não tem a opção? Simples, sei pq hoje 1440p reconstruído é superior a 3k e mto próximo a 4k e os devs já vem falando a anos que 4k nativo é desperdício.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Daniel Torres
Daniel Torres
26 de Setembro de 2021 10:58

Eu vi uma matéria uma vez, explicando que no caso de carros usar o ray tracing é extremamente dispendioso para o hardware, pois não pode diminuir a qualidade do reflexo dos outros carros, nem os deixarem com menos polígonos, já que ficaria uma imagem bem diferente.

Me pergunto se não será esse o motivo.

Mas usando uma frase do Alex Batlagia, eles bem que poderiam consutar a insominiac.

nETTo
nETTo
Responder a  Daniel Torres
26 de Setembro de 2021 14:31

A Insomniac de fato é a Dev que melhor entregou Raytracing em consoles até o momento.

Em Miles Morales no modo qualidade os reflexos são de ótima qualidade, e mesmo o modo performance eles continuam bons.

RC Rift Apart ainda não joguei

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
26 de Setembro de 2021 15:12

OFF

Terminei o Kena, uma ótima experiência, recomendo bastante. Ainda falta muito coletável, devo pegá-los.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
26 de Setembro de 2021 15:41

a PD não tinha prometido RT?
os trailers todos tinha RT do GT7?

Juca
Juca
27 de Setembro de 2021 11:15

Enquanto isso, F1 2021 faz. Sinceramente, antes usarem e focarem na reconstrução da imagem. Essa tara por 4k nativos, já deu. Culpa da DF e suas comparações de contar pixels e ampliar imagens em 400%…

error: Conteúdo protegido