O artigo que se segue compara as versões de Forza 7 na Xbox One com a versão PC.
Pois é, pelo terceiro dia seguido falamos de Forza 7… É certamente muito Forza!
Mas se o primeiro artigo era mostrar lado a lado a versão Xbox One com a da Xbox One X, e a segunda mostrar como um PC topo de gama pode ir muito mais acima do que os 4K da Xbox One X, agora o que vamos fazer é comparar a versão Xbox One com a versão PC do jogo.
Mas porquê esta insistência? Bem, porque sinceramente achamos que a versão Xbox One está tão bem feita que ela merece destaque, e elogios, algo que não aconteceu nos outros dois artigos.
Não é que a versão PC não seja superior… ela é superior, e isso nota-se visualizado as duas versões. E nem é preciso colocar as mesmas lado a lado para que elas saltem à vista, pois elas são claras de forma imediata.
A questão é que a versão Xbox One é um dos melhores exemplos de como se pode reduzir certas situações, sem as cortar, criando uma versão capaz de correr num sistema inferior, e com todas as caracteristicas das versões superiores. Mais ainda, a forma como os cortes são feitos são de uma mestria suprema, pois não só a situação só chama a atenção quando comparada lado a lado, como são realizados em zonas de menor importância, e que durante o jogo nos passam completamente ao lado.
NOTA: As imagens podem ser abertas num novo separador para a sua resolução total.
Vamos ver exemplos:
A imagem de cima mostra a sequência inicial de uma corrida e a mesma cena nas duas consolas. Como é aparente, com excepção de uma maior transparência do vidro na versão PC, as imagens são idênticas.
A mestria aqui passa não pelo corte da transparência (algo que neste caso nem podia acontecer), mas pela sua redução, podendo-se assim diminuir o nível de detalhe no interior do carro, poupando-se algum processamento, sem que a situação seja verdadeiramente chocante.
O mesmo se passa com os reflexos. Vamos ver:
Eis uma imagem da versão PC:
E a mesma imagem na versão Xbox One:
Repare-se como a Xbox mantêm a qualidade quase intacta de tudo que está em primeiro plano, mas no entanto há duas situações diferentes aqui.
A primeira diferença pode ser visualizada olhando para o camião verde, e onde percebemos que o efeito de profundidade de campo é maior na versão PC, apesar de não ser inexistente na versão Xbox One.
A segunda diferença está nos vidros do camião, onde o cenário está a refletir. E como se percebe a resolução dos reflexos é bastante superior no PC do que é na Xbox One. Trata-se porém apenas de um pormenor de animação e não algo que seja super relevante no jogo. A questão a notar é que tudo está lá, nada foi cortado, apesar do corte na qualidade do reflexo.
Onde este pormenor está mais presente em uma dimensão superior é quando optamos por uma vista sob o capot. Aqui, o que temos é o seguinte:
As imagens são um pouco diferentes, mas a zona refletida é a mesma. Notem tambem que isto é um zoom à zona do motor, e não o que possuem no ecrã.
Torna-se clara a maior resolução na versão PC, mas a Xbox possui exactamente o mesmo reflexo, e a coisa até passa despercebida pois ele está lá, e como sabemos certas tintas são mais reflexivas do que outras, motivo pelo qual, a situação nem choca!
Mas onde mais corta a Xbox? Vamos ver mais duas imagens comparativas:
Reparem como as texturas principais são relativamente parecidas (apesar de serem superiores no PC), ao ponto de não chamarem a atenção. Não é um pormenor verdadeiramente digno de registo.
Onde está o maior corte é nas texturas colocadas à distância onde a Xbox usa um Anisotropic Filtering inferior (16x no PC). A geometria dos objectos à distância tambem é de pior qualidade apresentando muito mais flickering devido a uma menor qualidade do Anti Aliasing.
Vamos ver em pormenor:
Repare-se na geometria da antena. Ambas as imagens estão a 1080p, mas o MSAA 8X possível no PC revela-se capaz de reproduzir muito mais detalhe do que a solução de menor qualidade usada na Xbox One.
Diga-se que o flickering do Aliasing é a maior das diferenças registadas entre as duas versões, e é impossível de não ser notado quando comparadas as versões. No entanto note-se que o MSAA 8x do PC e o AF 16x requerem uma placa gráfica de topo.
Outra das diferenças que me pareceu ver quando joguei amas as versões prendia-se com uma suposta melhor qualidade da luz na versão PC. Apesar de não ser nada de flagrante, a versão PC parecia ter um pouco mais de acuidade, algo que inicialmente atribui à melhor solução de AA. No entanto, quando coloquei as imagens lado a lado, percebi que tal não era assim.
Eis um conjunto de imagens que mostram diferenças nas cores devido à melhor iluminação do PC!
No global, apesar da superioridade do PC, a Xbox One surpreende pela positiva e é digna de elogios. O jogo corre fluido a 1080p 60 fps, e os cortes não são chocantes. É um jogo excelente e mostra bem como a optimização, quando bem feita, permite puxar por esta consola.
Note-se que apesar de termos testado os jogos por nós mesmos, usando uma Xbox One e um i7 4770K com uma RX 480, as imagens de cima não foram capturadas por nós, tendo sido obtidas na internet.
Experimentamos ainda o jogo a 4K, downsampled para 1080p, sendo que a única situação que se verifica é uma ligeirissima melhoria no já excelente Anti Aliasing. Nada porém de significativo.