Foi essa situação que um utilizador do Neogaf quis tirar a limpo, tendo postado as imagens que estão presentes neste artigo.
PS5 e Xbox series ambas usam o Unreal Engine 5, e ambas o suportam no Fortnite… Mas a questão é… a qualidade do resultado é o mesmo em ambas as consolas?
Eis o que um utilizador do Neogaf colocou como sendo os resultados da sua pesquisa.
Eis uma imagem tirada na Série X:
E a mesma imagem na Playstation 5
Notam diferenças? Não, não estamos a falar de algumas diferenças entre os cenários, como a presença do taxi na PS5 e ausência na Xbox, ou a parede do lado esquerdo aberta na Xbox e fechada na Playstation. Estamos a falar de diferenças na qualidade do Nanite.
E assim à primeira vista, tudo parece equivalente!
E a ideia fica até se analisarem alguns pormenores em detalhe.
As fotos que se seguem possuem a versão PS5 à Esquerda e as da Xbox à Direita:
Como se percebe, o detalhe está longe de ser igual… E é superior na Playstation 5, com diversos ângulos a aparecerem na Xbox, que se mantem perfeitamente redondos na Playstation, roubando assim detalhe na imagem.
Outro cenário:
Xbox
Playstation
E uma zona de comparação:
Mais uma vez repare-se com a PS5 quase tudo se mantem redondo, ao passo que na Xbox há ângulos notórios.
Dado que nestas imagens a direção da luz é diferente em ambas as consolas, vamos ver outra onde a mesma é equivalente:
XBox
Playstation
E o Zoom
Basicamente, por esta comparação, a Xbox estará a usar os ganhos da geometria do Nanite de uma forma limitada, fazendo aquilo que é o oposto do UE 5 se propõem fazer. Basicamente onde o UE 5 traz um pormenor realista e infinito, a Xbox corta o pormenor da geometria, voltando a situações angulares.
Será de se referir que não somos responsáveis pela comparação ou imagens, e consequentemente a veracidade do exposto, sendo que apenas relatamos em Português uma situação que está publicamente exposta neste thread.
NOTA Adicional a 21/08/2023:
Eis uma captura de um nosso leitor relativa à Xbox Series X onde se confirmam os angulos visiveis em cima (cliquem sobre a imagem para a abrir num outro separador):
Estranho, pelas fotos não me parece a mesma build. Alguns elementos do cenário estão diferentes.
Também acho que são builds diferentes, até o HUD é diferente, então na última imagem não tem nada a ver.
A resolução entre as duas versões é diferente… Já o HUD… não vejo reais diferenças!
A fonte é esta:
https://www.neogaf.com/threads/digital-foundry-about-xsx-teraflops-advantage-its-kinda-all-blowing-up-in-the-face-of-xbox-series-x.1659494/page-8
Há centenas de posts a seguir e imagens vindas de várias fontes. Nenhuma vez se coloca a hipótese de builds diferentes, ou de falsidade nas imagens.
O que se acredita é que o nível de detalhe definido para o Nanite não está com igual configuração nas duas versões. Mas isso terá sido uma opção da EPIC.
Eu não tenho o jogo, mas pelo que eu pesquisei, é possível aumentar ou diminuir a hud. O que é estranho é q foto do polvo, a direita tem uma árvore grande e no outro não tem.
Isso foi notado… a diferente densidade das arvores… e que num caso faltava uma arvore inteira na Xbox.
Mas se leres o Thread há muito pessoal a dizer que vai confirmar isso na sua consola, e depois não aparecem a dizer nada, o que parece apontar para a confirmação.
Mas nota que o artigo apenas relata em Português o que está no Thread. Não posso garantir nada sobre o que lá está. Mas até ao momento ninguém acusou as imagens de serem falsas.
Mas deixa-me deixar claro que eu não estou a defender que aquilo é verdade ou falso.
Eu coloquei a notícia com um título que possui um ponto de interrogação no fim, o que deixa no ar uma questão. Não é ideia do artigo afirmar, mas apenas relatar.
A fonte está identificada e está claro no artigo que a ideia é apenas dar a conhecer, em Português, algo que está a ser discutido publicamente no Neogaf.
Não se pretende por isso, passar o de cima como verdade ou falso. Eu nunca pude comparar a coisa, nunca joguei sequer o jogo, e não li o Thread todo linha a linha e com toda a atenção.
Como disse apenas pretendo relatar o que lá está discutido. O link está no fim do artigo para que quem quiser participar e ou ver o seu desenvolvimento o possa fazer.
Ok, so observei que existem diferenças significativas nas imagens, o que poderia indicar comparações de coisas diferentes ( ou não, já que parece q o ambiente é bem dinâmico)
Estou só a esclarecer. Porque a questão pode ser relevante. Repara que ela surge no âmbito da discussão sobre a performance dos 12 Tflops da X que deveriam render mais do que os da PS5.
Mas o Nanite foi apresentado na PS5.
Sabe-se que a PS5 tem um Geometry Engine supostamente melhor no Culling de triângulos, e isso é super relevante com o Nanite, pelo que 4K 60 FPS… Pode haver aqui limites num dos lados que não são atingidos pelo outro.
E se isso se comprova é relevante saber-se. Daí que achei que deveria chamar a atenção para a discussão.
Eu no artigo apenas relato e indico os achados. Não opino, pelo que se trata apenas de um relato de algo em discussão e respetivas situações encontradas e nem sequer de um artigo.
Ok. O melhor seria fazer a comparação desse caso com o modo espectador desse jogo, pois irá mostrar a visão do jogador desenhado pelo console que assiste. Se alguém quiser fazer testes eu topo. Eu tenho switch e PS5. Alguém tem Séries X?
Havia aqui leitores com PS5 e séries x que poderiam tirar a dúvida. Mas não sei onde param.
Onde paras Felipe?
Isso eu reparei, e até faço nota disso no artigo.
Confesso que nunca joguei o jogo… Mas percebi isso quando vi as fotos… A pessoa afirma porém ter as duas consolas e que as imagens são tiradas de ambas.
Agora o que me veio à cabeça é que o cenário não é fixo, e há elementos moveis ou adulteráveis. Estive a ver vídeos e os taxis, por exemplo, podem ser chamados, os veículos destruídos. E pelo que leio existe pelo menos um modo que permite mesmo destruir paredes e pisos de edifícios.
Mas como disse, não conheço e jogo, e como refiro no final do artigo, limito-me a colocar aqui as imagens expostas no Neogaf.
Poucas são as coisas no jogo que não levam dano, nesse cenário tudo pode ser destruido, a unica diferença de modo é se pode ou nao construir, de resto pode-se destruir tudo e com diferentes niveis de dano.
Neste jogo existe muitas variaveis que podem que podem causar alguns artificios visuais. Quando tiver um bocadinho de tempo vou tentar reproduzir uma das imagens e meto aqui, só nao prometo quando
Obrigado Gervas, seria ótimo.
Apenas tenho a da segunda imagem, a primeira ja desapareceu do mapa
Modo 120fps
https://www.xbox.com/play/media/TSU352NWFE
Modo 60fps
https://www.xbox.com/play/media/FFWRJCQDPH
Os dois foram tirados na mesma partida com a diferença de um minuto mas nota-se as mesmas diferenças
Obrigada Gervas… As linhas estão lá tal como na imagem colocada online…
Alguém que jogue fortnite na PS5 e possa tirar uma imagem da PS para confirmar que a PS5 não tem isso?
Curioso é que no modo 120 fps… elas não são visíveis Porque será isso? Não consigo encontrar uma justificação.
E sim, tinha lido lá no Thread que os mapas foram alterados e o presente nas primeiras fotos tinha sido retirado.
Interessante notar que a Digital Foundry, renomado grupo conhecido por comparações tecnicistas, e por ampliar os detalhes em 200x ou 400x pra mostrar diferenças mínimas e até insignificantes de imagem pra justificar seus pontos de vista, fez qualquer menção sobre isso, citando apenas vantagem resolutiva inicial para reconstrução de imagem a 4k, dando o veredito de que o PS5 partia de uma imagem 55% de 4k e o SX de uma imagem de 59% de 4k, sem mencionar quaisquer outras diferenças…
https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2022-fortnite-massive-ue5-update-tech-analysis
Nada contra, mas a fonte é muito ruim. Pode não ser o caso, mas a galera distorce muito as coisas.
Uma dúvida. Alguém saberia explicar o porquê da diferença? Fortnite mesmo na unreal 5 não deve ser dos jogos mais exigentes.
Mas corre em 4K nativos 60 FPS… E 1440p 120 FPS. Ou seja, retiras a exigência de um lado e colocas no outro.
Não é 4K nativos, no modo 60fps com Lumen e Nanite é cerca de 55% de 4K no PS5 e cerca de 59% de 4K no Xbox Series X. É mais próximo de 1200p.
Obrigada pela informação Fernando… Mas foi dificil confirmar. Os resultados do Google não retornam nada… Apenas 4K a 60 fps e 1440p a 120 fps
Adenda: Encontrei: O motivo porque não encontrei nada foi que a DF fala em 55% de 4K na PS5 e 59% de 4Kna Xbox… Mas sem referir resolução.
Mecanismo de geometria imagino eu. Sabe-se que o Ps5 tende a vencer o SX em geometria. GE do Ps5 pode ser programável, mas também funciona automaticamente.
Não deve ser isso. A própria Epic afirma que toda a microgeometria do Nanite é calculada pelos compute shaders na GPU, o que dispensa a utilização de qualquer hardware de função fixa, já que a seleção desses triângulos é feita por computação.
A explicação mais provável está na própria natureza do nanite de ser geometria virtual e dinâmica. Quanto mais próximo mais triângulos são incluídos no objetos e conforme o ângulo de visualização e a movimentação, as instâncias são modificadas. Na demo do Matrix esse comportamento é facilmente visível ao trocar a visualização para triângulos. Pode ser que haja algum tipo de diferenciação no LOD entre as versões. De qualquer forma, o game é gratuito, vou instalar as duas versões e comparar o mesmo cenário para ver se em todas as situações isso ocorre.
Isso seria optimo Fernando… Agradeço… Verifica ambas a 60 fps por favor
A explicação mais provável, e presumindo que sejam as mesmas builds em ambos os consoles, é que há diferenças de escolhas (settings) entre as plataformas por parte dos Devs. E a grosso modo, parece que o Nanite está configurado diferente entre as plataformas, como se o LOD de geometria para o PS5 fosse mais distante e a uma maior distância o PS5 faz objetos mais detalhados.
Mas o que digo é presunção minha.
Essa tem sido a ideia geral. Até se refere por lá o parâmetro nas configurações que deve estar diferente.
Off topic: Achei bem interessante esse relato. Uma análise do porquê mesmo com melhora nas vendas de consoles, a venda de jogos no PS5 ainda não engrenou no Japão.
Jodie De Haarte ~ J-Cat on X: “The True Scale of PS5 Scalping in Japan: A Jodie Report ????????♀️ Many were baffled this week when the PS5 achieved its highest hardware sales in Japan since launch week but no PS5 software managed to chart in the top 10 of the Famitsu chart. ???? https://t.co/7lQzF993E4” / X (twitter.com)
É certo que isto explicaria muita coisa. Mas levanta-me sérias questões:
Este senhor não comprou as PS5 todas. E isso quer dizer que se o scalping tiver a dimensão que se pretende passar, haverá uma grande quantidade de pessoas a fazer o mesmo, adquirindo tudo o que sai no mercado.
Ora a Sony neste momento não tem problemas de stocks, pelo que eles tem mesmo de absorver muita coisa. E isso levanta uma questão!
Porque vais adquirir tanta consola?
Só faz sentido isso se a procura for maior que a demanda. E se isso acontece, as consolas dos scalpers, apesar de mais caras deveriam vender.
Eles podem até reduzir um pouco as vendas, mas para eles adquirirem tanta consola, elas têm forçosamente de vender bem.
E se vendem, mesmo que não de acordo com os números oficiais de vendas, tem de haver bastantes consolas no mercado.
Assim sendo, não alcançam o top 10?
É no mínimo intrigante.
Segundo o mesmo, são levadas para China. Logo melhora as vendas de jogos lá, mas piora no Japão. Era mais ou menos como funcionava na américa latina. O Paraguai vendia muitos consoles, mas proporcionalmente poucos jogos. Porque boa parte dos consoles vinha para o Brasil. No lançamento do PS5, a Sony reduziu ou zerou as unidades disponíveis nesses países e aumento o estoque aqui. Por isso sofremos menos com a pandemia.
Hmmm…interessante
Há tempos que o PlayStation não chama muito o interesse dos nipônicos e a dedução é fácil… Ocidentalização da indústria AAA nos últimos 15 anos, afastando o público japonês do console. As boas vendas do ps5 estava me surpreendendo muito por lá, pois além de ser um console muito ocidental, ele é um trambolho, algo que é ruim até para achar espaço em lares japoneses, por isso acredito no que o cara escreveu. As vendas de softwares no Japão quase não entra nada do PlayStation e quando entra, é um game como Final Fantasy, então é bem estranho um Hardware estar vendendo por lá msm, sendo que os jogos vendem mal.