Final Fantasy XVI é um sucesso de vendas

Quem o diz é a própria Square Enix.

Segundo algumas narrativas, Final Fantasy XVI estaria a ser um flop de vendas. O argumento baseia-se nas vendas face ao conseguido por Final Fantasy 7 Remake e Final Fantasy XV. E assim, segundo a narrativa, este jogo estaria a ser um flop, ao não conseguir alcançar os valores de vendas dos restantes jogos.

Efetivamente Final Fantasy XVI vendeu menos… mas segundo a Square, o jogo vendeu 3 milhões na semana de lançamento.

Ora este número está longe de ser baixo, apesar de ser menos que os 3.5 milhões que Final Fantasy 7 Remake conseguiu em Abril de 2020, e ainda menos que os 5 milhões conseguidos por Final Fantasy XV em 2016.

Ora aqui o que falta depois é contexto.



Porque em 2016, Final Fantasy XV foi lançado para duas plataformas, a PS4 e a Xbox One, sendo que na altura a PS4 contava com 57.9 milhões de consolas , e a Xbox One com 24,2 milhões.

Final Fantasy 7, era um remake… E quando foi lançado em 2020 para a PS4 existiam 117 milhões de consolas no mercado.

Ora a PS5 tem atualmente cerca de 38 milhões de consolas no mercado, tendo vendido 3 milhões de cópias. A Square Enix tem perfeita noção do que existe no mercado, e das expectativas de venda perante a base instalada de consolas. Ao ponto que quando iniciou o projeto nem saber que poderia contar com 38 milhões de consolas nesta altura. E mesmo assim, como com qualquer jogo lançado na vida inicial das consolas, acreditou que venceria o suficiente para que o jogo se pagasse. E refere assim que os 3 milhões até agora vendidos foram vendas extremamente fortes o que torna o o jogo num sucesso de vendas.

Com 38 milhões de consolas despachadas globalmente (a 31 de Março de 2023), as vendas de Final Fantasy 16 superaram is 3 milhões de cópias dias após o lançamento a 22 de Junho de 2023. Tomando em conta os números de vendas do Final Fantasy 7 Remake e a diferença na base de instalação da PS4, na altura do lançamento , podemos ver que o attach este do Final Fantasy 16 é extremamente alto face à base instalada da PS5.

A Square Enix considera que os resultados de vendas iniciais do Final Fantasy 16 são extremamente fortes e continuará a levar a cabo um conjunto de iniciativas para encorajar ainda mais pessoas a jogar o jogo.



32 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Andrio
Andrio
27 de Julho de 2023 10:00

Trilha sonora desse jogo é maravilhosa!
ainda não cheguei a zerar pq estou jogando acompanhando da minha esposa kkkk pois é, ela ta acompanho a história que tá bem intrigante.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Julho de 2023 13:42

Mário, na minha opinião, o ponto fraco do jogo são as sidequests (o que tem um pouco a ver com a quebra de ritmo de que alguns reclamam), que no geral são pouco inspiradas, de problemas técnicos, o que realmente incomoda um pouco é que é um jogo bastante rápido e abusam um tanto do Blur, algo que até pode ser totalmente desativado.

Pro meu gosto, setar o blur em 2 e desativar a câmera automática seguindo o player foi o melhor setting que encontrei pra mim. Pra você ter ideia eu consegui achar melhor o modo 30 que o 60, o que claramente quer dizer que o 60 não está muito bom, e falo mais da cadência de frames e nem tanto de nitidez da imagem.

No geral o jogo está tecnicamente muito bom, apesar dessa questão do Blur. É um jogo muito bonito, com cenários bonitos e uma ótima iluminação no geral.

Inegavelmente o jogo tenta ser mais ocidentalizado e tem muitas referências a Game of Thrones. Fãs mais radicais podem achar que não é um Final Fantasy raiz, e que está muito mais próximo de Devil May Cry, o que pode ser positivo pros menos radicais.

O jogo também é bastante linear no geral e é tudo muito vinculado a história, apesar de você ter a liberdade de viajar a esmo pra onde quiser quase o tempo todo do jogo.

Se gostares de Final Fantasy e não fores um “Xiita” dos JRPGs de turno, vais se divertir bastante.

O jogo tem uma trilha sonora legal, uma história e lore interessante, combates rápidos, e visuais bonitos, com vários momentos apoteóticos. É um jogo que certamente eu recomendaria para qualquer fã de Final Fantasy como eu. O jogo, tecnicamente está redondinho, como poucos na indústria nos tempos atuais.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Juca
27 de Julho de 2023 22:04

concordo juca com os pontos citados. Se não for um jogo que o mario tenha urgencia de jogar poderia pegar quando tivesse um desconto.

Hennan
Hennan
27 de Julho de 2023 13:24

PlayStation 5 Surpasses 40 Million in Sales – Sony Interactive Entertainment
10 milhões no ano. Será que chega aos 50 até o final de 23?

Juca
Juca
Responder a  Hennan
27 de Julho de 2023 13:44

Não sei, mas vou comprar outro pra ajudar! Lol

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
27 de Julho de 2023 14:58

Pode chegar, porque vendeu 10 milhões nos dois períodos fiscais considerados mais fracos em vendas Q4 (Janeiro-março) e Q1 (Abril-Junho) https://twitter.com/ZhugeEX/status/1684554004175503361?s=20. Então é plausível que possa vender mais 10 milhões nos dois melhores períodos Q2 (Julho-Setembro) e Q3 (Outubro-Dezembro)

Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
27 de Julho de 2023 15:48

apoiado pelo lançamento do Spider 2 e quem sabe um modelo slim no final do ano.

Falando em modelo slim o Andrio que repassou um link ao qual falava que o hardware do PS5 Pro poderá vir sem metal líquido, eu acho que o slim pode vir sem,mas o Pro com certeza terá.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
27 de Julho de 2023 16:17

Bom ponto, não havia pensado nessa hipótese do modelo slim ser lançado sem metal líquido. Creio ser possível, já que provavelmente irão trabalhar em uma litografia bem menor (talvez 4nm), e como se trata da mesma tecnologia empregada na APU lançada em 2020 (Zen2 + RDNA 2), certamente reduzirá drasticamente os requisitos de resfriamento.

Por outro lado, pode ser que mantenham o metal líquido no slim (já que dominaram a tecnologia), e priorizem a remoção de alguns dos heat sinks, visando reduzir drasticamente o form factor. Meu palpite é que a prioridade máxima desse slim é reduzir o form factor, para que seja vendido como um produto leve, pequeno e de design atraente ao consumidor.

Claro que essas remoções precisariam baratear o suficiente para que o slim não ultrapasse 399 dólares. Por isso que se o metal líquido for o componente mais caro do sistema de resfriamento, talvez estejam de fato trabalhando para removê-lo. Se a litografia for mesmo 4nm, o form factor reduzirá de todo jeito.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
27 de Julho de 2023 16:18

Lá fala de 5nm

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Livio
27 de Julho de 2023 16:38

A vir será com 5nm. E relativamente ao form factor acredito que vai ser igual.
Devido a questão das plaquetas serem removíveis e customizáveis.
Faz sentido seguir pelo mesmo caminho.

Poderá é ser mais magra.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  AlexandreR
27 de Julho de 2023 16:55

Acho pouco provável que seja igual, já que todo modelo slim teve redução de form factor ou pelo menos uma mudança no design. Deixar o PS5 mais “magro” ainda mantém ele desproporcionalmente grande, logo comercialmente falando parece ser mais interessante reduzir o form factor. Mas claro, estou apenas confabulando, não tem como saber exatamente, você pode estar certo.

Com essa redução, creio que haverão dois modelos de faceplates, alguns para o fat e outros para o slim.

Se quisessem, talvez já poderiam ter reduzido o form factor na revisão de 6nm (até porque teve uma redução considerável de heat sink), mas isso geraria uma confusão muito grande, já que teria uma revisão com form factor diferente sem ser um modelo slim. Não faria sentido, viraria confusão para o consumidor médio.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
27 de Julho de 2023 17:54

as isso geraria uma confusão muito grande, já que teria uma revisão com form factor diferente sem ser um modelo slim.

Sim e ao observar gerações anteriores a Sony fez isso, reduz o tamanho da motherboard mas continua a utilizar a carcaça do modelo original.

Se não me falha a memória só o PS2 que teve revisão mas o tamanho da placa não reduziu até o lançamento do modelo Slim.

Os exemplos abaixo são de modelos FAT mas com placas já reduzidas:
No PS1 os modelos SCPH-90xx (PU-23) eram reduzidos se comparados ao modelo SCPH-10xx (PU-7).

No PS3 os modelos CECH(L/M//Q) tinham a placa VER-001 que era quase a metade da placa dos CECHA(COK-001) e já tinham formato parecido com os do modelo slim.

No PS4 os modelos CUH-12xx tiham placa SAC-001 que era reduzida em relação ao modelo CUH-10xx(SAA-001) e tinha formato já próximo ao do PS4 slim.

Livio
Livio
Responder a  Livio
27 de Julho de 2023 18:24

Revi sobre as revisões do PS2 fat e realmente a última revisão da motherboard (GH-29) pertencente ao modelo SCPH-500xx tem praticamente as mesmas dimensões do 1° modelo (GH-003) do PS2, o SCPH-1000x.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlexandreR
27 de Julho de 2023 17:32

Não creio nisso, apenas acho que o modelo slim não saia antes do segundo semestre de 2024. Vão querer vender as plates do modelo fat por mais tempo.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Sparrow81
27 de Julho de 2023 17:46

Penso de forma parecida, devem arrebentar de vender esse fat com o faceplate do Spiderman 2 neste ano, e em 2024 deverá vir o slim.

Juca
Juca
Responder a  Livio
27 de Julho de 2023 16:42

Uma pena se tirarem metal líquido, além da maior eficiência na transferência de calor, no geral reduz bastante a necessidade de manutenção a nível de desmonte do sistema de refrigeração, embora possa ter seus inconvenientes de vazamento ou corrosões, penso que são melhores que as pastas térmicas à longo prazo. Ao menos pra quem não gosta de ficar abrindo máquina de 3 em 3 anos pra trocar pastas térmicas, apesar de eu sequer ter feito isso uma única vez tanto no meu PS3 qunto no meu PS4. Rs
Por falar nisso, qual pasta termica recomendam para o PS3 e PS4? As Artics ainda são boas?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
27 de Julho de 2023 18:13

Acrtict MX-4 eu uso desde o PS3 fat. No inicio das manutenções do PS3 eu usava a Arctic MX-2, mas ela é meio complicada de se trabalhar/espalhar, daí com o lançamento da MX-4 (que é uma MX-2 voltada para overclock) eu comecei a usar o novo produto. Devido a pandemia elas (Arctic)ficaram em falta e o preço subiu um absurdo. Comprava a seringa de 4g por R$30,00 e a última vez que pesquisei estava a mais de R$120,00.

Desde 2021 uso a MasterGel Pro V2 da Cooler Master nas manuteções do PS4 (ainda não testei no PS3) e não tive retorno e nem reclamação, para mim o comportamento que o PS4 faz(ventoinha) é o mesmo quando utilizava a MX-4

Last edited 1 ano atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Livio
27 de Julho de 2023 20:14

Valeu, Lívio. Quando eu trocava dos computadores eu gostava das Arctics, lembro que cheguei a usar até umas com partículas de prata, que só era um pouco perigosa se estravazasse, pelo uso excessivo, o que poderia causar curtos caso caisse em áreas fora da cpu. A MX-4 acho que cheguei a usar uma vez.

Livio
Livio
Responder a  Juca
27 de Julho de 2023 20:19

Tem as Arctict (MX2 / MX4) e tem a Artict Silver(de outra fabricante) conhecida justamente pelas partículas de prata

As MX não são condutivas, pode cair nos componentes, embora já vi conselhos para evitar pois poder ter efeito capacitivo/resistivo (se é verdade não sei). A da coler Master creio que também não é condutiva pois se fosse eu não teria comprado

Last edited 1 ano atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Livio
27 de Julho de 2023 22:34

Ah bom, pensei que era um mesmo fabricante! Mas pelo visto há uma tênue diferença de nomes, provavelmente proposital para pegar o embalo na fama da outra. Eu nem sabia.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo
27 de Julho de 2023 17:45

Se vender mais que 50 milhões até início de dezembro, já passa o PS4 no mesmo período. Acho bem possível que ultrapasse a marca dos 50 milhões até 06 de dezembro, pois tem Spider 2, que deve vender muito console.

https://br.ign.com/playstation-4-ps4/43098/news/playstation-4-alcanca-50-milhoes-de-unidades-vendidas

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
27 de Julho de 2023 19:15

Imagino que sim. Mas é bom lembrar que apesar de não ser exclusivo, Hogwartz Legacy foi um fenômeno para o PS5. Spiderman terá trabalho para repetir o feito.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
27 de Julho de 2023 20:08

Spider só é o herói mais popular do planeta! Aposto que vende mais Day one que o próprio god of War, então duvido que não passe Hogwarts também.

Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
27 de Julho de 2023 20:33

Já tenho sérias dúvidas. Spiderman de ps4 vendeu cerca de 13 milhões em pouco menos de uma ano. Hogwartz Legacy provavelmente vendeu 8 milhões ou mais só no PS5 em 2 meses. Sendo que existia mais do dobro de PS4 no mercado.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
28 de Julho de 2023 5:07

Normalmente as sequências dos jogos de sucesso são muito esperadas, e caso Spiderman 2 possua qualidade que alcance as expectativas da crítica e do público, pode superar as vendas do game anterior de 2018.

O que pesa contra é o fato de que Spiderman de 2018 foi lançado com cerca de 83 milhões de PS4 vendidos, enquanto que a sequência deverá ser lançada para uma base entre 45~50 milhões de PS5. Mas a meu ver, o hype nessa sequência está maior do que se via no game original de 2018. Pode ser que venda melhor mesmo em uma base menor.

Seria interessante de saber a vendagem PS5 vs PS4 das 11 milhões de cópias do GOW Ragnarok, apenas para ter uma dimensão do “poder de fogo” da base ativa do PS5 sobre um produto com muito hype. Caso seja elevado, Spiderman 2 pode surpreender, já que certamente será lançado para uma base consideravelmente maior, pois a Sony anunciou 30 milhões de PS5 apenas em janeiro de 2023, 2 meses após o GOW Ragnarok ter sido lançado.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
28 de Julho de 2023 17:40

Não duvido que seja possível, até porque a Sony está projetando vender mais 15 milhões de consoles até março. Minha intenção é de mostrar que não será tão fácil.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
27 de Julho de 2023 23:50

Me atrevo a dizer que Spiderman hj é a maior franquia do PlayStation, Andresão.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
28 de Julho de 2023 0:39

Comercialmente é mesmo. Tem gente que nem tem costume de jogar games e vai comprar o Ps5 por causa do Spider 2. Tenho 4 amigos que estão nessa… Não jogam, mas quando viram o trailer ficaram no hype e querem jogar.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Netto
Netto
Responder a  Carlos Eduardo
27 de Julho de 2023 22:30

Vai ter Spiderman 2 pra ajudar

Juca
Juca
27 de Julho de 2023 13:27

Um excelente jogo, espero que continue a vender bem, não é perfeito, e por óbvio, tenho minhas críticas ao jogo, mas certamente é um jogo que merece brigar pelo Goty com Zelda e Street Fighter 6. Final Fantasy 16, certamente é das melhores coisas do ano. História principal legal, combates legais e apoteótico, sobretudo com os Eikos, um jogo bem acima da média do que no geral se tem na indústria.

error: Conteúdo protegido