Filho desbloqueia iPhone da mãe, usando o Face ID e a sua própria cara.

A Apple refere que a probabilidade de alguém que não o próprio desbloquear um iPhone usando o face Id é um num milhão. É o mesmo que encontrar uma agulha num palheiro! Pois bem… aqui está a agulha!

O face ID da Apple é supostamente seguro, mas a genética é um problema para estes sistemas. E as más condições de luz também!

Tal é demonstrado no video que se segue, e onde vemos que um  miúdo de 10 anos é capaz de enganar o iPhone fazendo passar a sua cara pela da sua mãe.

O que se passou aqui, e como se explica o sucedido? Na realidade o sistema é seguro e continua a ser. A questão é que, claramente o jovem de 10 anos é bastante parecido com a sua mãe.



No entanto o ser parecido não deveria ser suficiente. A segurança do sistema não pode ser batida com “alguem parecido”. E na realidade não o foi, pois esse não foi o único factor a ser tomado em conta!

O problema é que a sua mãe tinha registado a sua cara em condições de iluminação longe das ideais. E como tal a cara do seu filho, graças às suas parecenças, passava pela sua. Mas bastou registar de novo a sua face, esta vez com uma iluminação adequada, e imediatamente o seu filho deixou de conseguir passar por ela.

Seja como for, a situação de se bater um sistema supostamente infalível, e que refere que a probabilidade de ser enganado é de uma num milhão, mereceu notícia em muito sitios, e achamos interessante publicar a mesma igualmente aqui.

 

 



error: Conteúdo protegido