É caricato que um fabricante de um sistema operativo, para oferecer uma ferramenta ao mesmo, tenha de recorrer a outro sistema operativo.
Não vamos estar aqui com meias medidas, e vamos dizer a coisa de forma curta e grossa. É vergonhoso que um fabricante de um sistema operativo, requeira a instalação de outro sistema operativo, para poder oferecer uma ferramenta ao seu sistema.
Mas isso é o que acontece com a ferramenta de IA para o Windows, onde a Microsoft apenas pede que se instale o Linux, de forma a que esta funcione.
A preview of Microsoft’s Windows AI Studio has landed – a set of tools and models from catalogs, including Azure AI Studio and Hugging Face – however you’ll need Linux to run it.
The preview was announced at Microsoft’s Ignite event and the Visual Studio Code extension requires Ubuntu 18.04 or greater as well as Windows Subsystem for Linux (WSL) to run. It will also only run on Nvidia GPUs.
Caricato…
Nem critico isso, Mário, porque a MS já sabe que perde no SO de servidores… Logo, se quer aceitação maior da sua IA vai ter de aceitar fazer coisas que funcionem igualmente no Linux, tudo bem que é um trabalho preguiçoso e não valoriza a prata da casa, mas não demora muito a MS vai vender distro Linux como SO Windows, e sim, eu sei que a MS já tem sua distro, mas até onde sei não chamam de Windows ainda… Lol
OFF: O meu PC principal fritou o SSD, consequência da slot M2 ficar sob a RTX 3090.
Vou ter de trocar a board e comprar um SSD. Pfff… Era só isto que eu precisava.
Sério? Pior que que é assim na minha placa mãe. Três slots ficam abaixo da gpu. Ela já vem com dissipador nativo, mas fiquei preocupado.
Talvez seja do próprio M2. Estes carinhas quando estão num processo de leitura e gravação muito intensos eles passam dos 100 graus celsius.
O SSD Gen 3 original da minha máquina não vinha com thermal cover, pegava fogo (não literalmente é claro ). Eu troquei por um SN850 que vinha com um, ele agora no máximo fica morno.
Quanto as placas de vídeos sempre gostei do modelo blower por mais que fizesse mais barulho. Ela pega todo o ar de dentro do gabinete resfria a placa e depois joga o ar quente atrás do PC.
Semelhante ao que os notebooks gamers fazem. Respiram pela frente ou laterais da máquina , passam pelas aletas quentes do processador e GPU e uma ventoinha empurra o ar quente pra trás.
O SSD estava com dissipador ?
Sim… Mas a board é uma Asus Tudo B550M, se vires as fotos vês que ela tem duas slots m.2, uma sobre e outra sob a slot PCI. Ambas ficam debaixo da 3090, pelo que mesmo com dissipador, o calor é muito.
Uma pena, Mário. Infelizmente estamos sujeitos a isso… O meu aqui fica acima da GPU, acho que é menos ruim. Mas esses M2 são algo que esquentam muito sempre!
Aqui ontem foi o condicionador de ar que queimou um capacitor… Ao menos não foi logo o compressor!
Tá ai gastando 100 bilhões no xbox enquanto não tem grana para investir no windows e fazer ele “fazer o mesmo que o linux”
Já tá na hora da MS adotar o formado do Linux e MAC, ambos sistemas operacionais superiores.
No linux basta vc fazer contas de usuários e root separado para toda vez que o usuário pega um Vírus, sequer contaminaria o sistema… iria corromper tudo a nível de usuário a melhor, somente aquele usuário e mais nenhum outro.
Esse é só um exemplo.
Mas não, pra que reescrever o windows e gastar grana? Se quer melhorar a segurança só jogar na cabeça do usuário a despesa com TPM 2.0
A Qualcomm lançou agora um novo CPU ARM. E vai ter sistemas windows com ele.
Segundo os seus criadores o CPU é mais rápido que o M3 da Apple, mas como eles dizem, se isso não se vir é porque eles só podem fazer um bom CPU, mas o OS (windows) não é feito por eles.
Se isto não é a maior piada que se pode mandar à qualidade do windows, não sei o que é.
Windows é o sistema com maior número de usuários, maior número de aplicações suportadas até por retrocompatibilidade, maior desempenho em aplicações profissionais, maior desempenho em aplicações visuais e em jogos.
E é por isso que o MAC OS e o Linux nunca emplacam como sistema de usuário.
E o Linux não lidera mais no mercado de servidores. Porque está estagnado frente as novidades pós Windows Server 2018.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQO34JUuXePo21ZP-KhFVoe_9o-tUyBLcNdyg&usqp=CAU
É uma “piada” de sucesso global ao que parece.
Quando uma empresa “mata” milhões de utilizadores, forçando a máquinas com poucos anos para implementar o TPM 2.0, mas não corta com o código legado para compatibilidade software de 1700 e carqueja, algo não está bem.
Se o padrão de trusted execution mudou em hardware precisa de mudar em software também. Não pode haver meios termos.
E ninguém morreu só porque não pode migrar para o Windows 11.
Diz isso a milhões de empresas que estão ainda no windows 10.
Por exemplo, onde trabalho há seis anos meteram computadores topo de gama que de repente se viram todos impossibilitados de passar para o Windows 11. Foi preciso novas máquinas para garantir algum futuro.
Não sei precisar quantos computadores novos foram adquiridos pois nem todos usam computadores, e nem todos tiveram upgrades mas a empresa tem atualmente mais de 3000 pessoas ao seu serviço.
Como eu disse é uma pena mas o padrão de segurança se elevou.
E empresas quase sempre compram as versões LTSB do sistema. Compram uma versão estável para ter o minimo de atualizações possiveis tirando as de segurança.
Eu nem visualizo razão para a atualização das máquinas do 10 para o 11 neste seu cenário. Só porque querem ??
E eles podem facilmente comprar suporte extendido de segurança como muitas outras dentro do Windows 10. E até lá ja estarão pra lá de obsoletas.
Mas que segurança? Com os novos windows fomos alvo de ramsomware. De que segurança falas?
E com os antigos Windows como o Wannacry do Windows 7 o mundo quase parou, e quem tinha Windows 8 e 10 sairam ilesos, graças a parcimonia de segurança ativa e mais moderna deles, e não passiva depois que o ataque foi feito.
E o Juca está redondamente errado com seu “em nome do reestabelecimento da verdade”. A própria Red Hat afirma que a Microsoft tem mais de 47% do market share global de sistemas de servidores. Liderança, Isso em 2018.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT0k2ORoykteVl4MsXdyiChx1gVn7n5WE4tEg&usqp=CAU
Que se expandiu até os 72% daquele período até neste ano.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQO34JUuXePo21ZP-KhFVoe_9o-tUyBLcNdyg&usqp=CAU
Microsoft e windows são coisas diferentes…
Mas há aqui dois gráficos diferentes. E muitas fontes a afirmar o contrário.
Tem de se perceber isso melhor.
Está percebido… O Linux domina o mercado de servidores. O que o Saber postou não é a quota de mercado do Windows, mas o crescimento no ano do uso desse os como servidor.
Are most servers Linux or Windows?
What Can I Use Linux Databases For? Linux servers are some of the most widely used around the world for a variety of reasons. Unlike Windows and other proprietary software, Linux is significantly more affordable, and gives you more control over how to configure your servers to get started.
However, both have similar growth rates for 2018 and 2019. Windows grew from 71.9% to 72.1%, while Linux-powered servers increased by 13.6% from 12.9%.” Meanwhile, according to W3Techs, Linux holds an 80% market share, while Windows Server accounts for 20%.
Eu estranharia se não fosse assim, pois as pessoas com que lido que trabalham com servidores fogem do Windows como do diabo da cruz.
Ah sim, artigo de 11/08/2023
Que paciência admirável a sua, Mário! Os administradores do Xwitter da MS precisam ir lá corrigir as informações do Wikipédia! Lol
Quem sabe colocar lá estátísticas de o SO com mais crashes, sofrer mais ataques bem-sucedidos por vírus e malwares… Lol
Até nos meus Android, que tive ao logo do tempo e uso mais nos últimos anos e é bem mais desprotegido em relação as distro Linux comuns, pois não tenho sequer controle de permissão de arquivos como no Linux, nunca peguei qualquer vírus… No Linux, nunca peguei qualquer vírus, já no Windows já peguei até ransomware com desktop e usando o Windows Defender e passando ferramenta de remoção de malware com regularidade… pego vírus nos SO da MS desde que o Windows era só uma interface gráfica para o DOS… isso a gente tem que dá um braço a torcer, é de uma constância incrível ao longo do tempo… e uma certeza pra qualquer usuário, inevitavelmente como o Windows, quem tem ou já teve, já viu uma tela azul da morte e já pegou vírus! Lol.
Mas lógico, o Windows tem virtudes, tem um ótimo suporte de aplicativos, o que conseguiu ao longo do tempo, e a familiaridade com sistema e mesmo, para desktops, uma menor curva de aprendizado, já que é bastante popular para usuários de desktop, não fosse isso, não seria mais, muito provavelmente, nem liderança nos desktops/laptops… pense aí em jogos tendo o mesmo suporte noutros SOs? Por isso, é um dos motivos que torço pelo sucesso do console portátil da Valve.
De novo com essas imagens ai sem o LINK da fonte?
E fica pior ainda quando o cliente concorda que quem lhes vende o SO pode fazer o que bem quiser… Inclusive obrigá-lo a trocar todo o seu hardware ao invés de dar-lhe suporte, mas o mundo está louco mesmo.
Em nome de reestabelecer a verdade e da informação, o Sistema Operacional com maior número de usuários no mundo chama-se Android. E quem domina o mercado de servidores supercomputadores desde 2017 chama-se Linux. Os 500 supercomputadores mais potentes do mundo usam Linux. Linux também domina o mercado de Web Servers.
Por fim, sistemas como Android e Chrome OS são SOs baseado em Kernel Linux.
https://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_operating_systems
https://www.fortunebusinessinsights.com/amp/server-operating-system-market-106601
Essa tua lista é Fake, todo mundo que trabalha com TI fala que os servidores que eles usam é tudo linux
podia mandar a fonte desse teu gráfico? cadê a matéria?
da wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_operating_systems
quer dizer que a MS agora tem 80% do mercado global de servidores
Mas a tua fonte para isso é uma Foto do “statista” sem o link para a matéria?
https://www.statista.com/statistics/915085/global-server-share-by-os/
tá ai a tua fonte, um paywall que exige pagamento para exibir a fonte deles
se vc veio aqui falar que 80% dos servidores do mundo são windows, vc precisa ver que mundo de fantasias vc tá inserido
essa estatistica maluca que vc postou não faz sentido nem com a MS exigindo Linux para rodar aplicativos no “supremo sistema operacional, criador do ceu e da terra”
Mas eu vou prever o que vai acontecer:
o fã da MS vem com os delírios dele, larga na internet e finge que é realidade “se eu escrevi na internet, é real”
MS SQL Server roda no Linux
.net Framework roda no Linux
Mas deixa eu advinhar, a MS vez aplicativos deles para Linux, mesmo tendo 80% do mercado de servidores, pq é “boazinha” ?
Não é pq no mundo real o Linux É 80% do mercado de servidores?
Servidores windows? Eu fujo disso como o diabo da cruz…
Estava aqui a ver essa questão das percentagens e encontrei algo interessante. Sabes qual o OS da Microsoft para o IoT (internet of things)? É o Sphere OS renomeado para RTOS… Criado pela Microsoft, e baseado em Linux.
Rebranding! Lol
Enquanto você não
aprender a dialogar de forma adulta, com respeito, e sabendo tratar do plural de ideias, não vai ter resposta minha.
Neste meio tempo esses seus comentários assim como este, os futuros a ele e os outros anteriores a ele, ficarão pairando avulsos em baixo dos meus.
Entendeu bem como vai funcionar ?
começou o coitadismo vitimista
e não responde mesmo, eu não posto para fanboy da MS mesmo, para fanboy da MS a realidade não importa
eu continuo a desmentir os teus delírios e vc continua passando vergonha com esses gráficos fakes se fonte
Vamos acalmar, sim…
Eu estou absolutamente calmo. Leia bem Mário, os comentários da thread, para ver quem é que está se exasperando.
E vou adiantar, se essa aporrinhação não parar, eu vou dar um jeito de parar ela.
Você pode não ter banimento entre usuários no site, mas sabia que eu consigo pela DIV do comentário do usuário criar facilmente um javascript que tornaria elas ocultas para mim no meu navegador ?
Vou fazer um shadowban a força.
Saber, eu bano quem viola as regras do site. Elas existem respeito, educação e fundamentação de argumentos. Até agora ninguém se insultou, e foi dado um aviso para que a coisa não avance, onde aí sim, teria de intervir.
Quanto ao que tu fazes, é contigo, desde que isso não interfira com a página.
E o aviso foi no comentário dele por algum motivo.
Agora banir alguém que, nesta discussão até tinha razão, pois os teus gráficos representavam outra coisa e ao não mostrares a realidade toda, acabaste por passar o falso como verdadeiro, isso podes ter a certeza que não vai acontecer.
Não se trata de eu estar errado ao confundir crescimento YoY com base, já até estive antes em outra ocasião (do valor de lucro liquido da ActiBlizz), me lembro bem dos meus erros e aprendo com eles.
A questão se trata de como a pessoa se reporta a mim. Você acha que o site deve estar repleto de comentários dos do nível do Deto ?
Aí você quem sabe, você controla o site, eu controlo o front-end que renderiza no meu navegador, e te garanto que este nível não vai prosperar aqui, e de outros dois também não.
O Deto não insultou ninguém. Ele acusou-te de que as tuas imagens eram falsas e que não citavas as fontes. E as imagens eram efetivamente erradas e se tivesses citado as fontes, poderíamos ter percebido a coisa mais cedo.
Acusou-te, na sequência disse de te portares como um fanboy, o que é outra realidade. Não quer dizer que o sejas, mas que, pelo menos neste caso, tiveste um comportamento igual ao que teria um ao passares info errada insistindo que era correta. Se depois, para algo além disso, o barrete serve ou não, é com cada um.
Eu não concordo com os comentários ao estilo do Deto. Mas ele fundamentou o que disse, e tinha razão! Os teus dados não representavam a realidade!
Saber, acima de tudo tens de perceber que aqui, o que acabou de acontecer, é comum! Existem websites pela NET, especialmente ligados à Xbox, onde se deturpa informação, onde se repetem mentiras até elas serem verdade. As pessoas aqui abominam isso! E quando algo assim aparece, caem em cima. A PCManias tudo o que afirma, bem ou mal, é fundamentado. E se preciso refere as fontes para que se possa confirmar de forma independente.
Se foi algo que aconteceu por lapso, ou de propósito, é pouco relevante. Estavas errado, e ainda por cima insististe. Acumula isto com outras situações de histórico, e as respostas são o que são.
Agora se estás aqui, é para participar com todos. Se a ideia é, lá porque não gostas do Deto, ou outro, ignorares as suas respostas, mesmo que ele esteja correto, a conversa fica cortada.
E se for para andar a repetir coisas ou a fazer de intermediário para passar a informação, esquece. Se alguém já te corrigiu, e insistes porque não viste, passas mesmo como fanboy, e assumes isso. Com todas as consequências que possa trazer.
Se a pessoa não é capaz de manter o nível de educação que você e eu já tivemos ao longo de centenas de comentários ou ao menos próximo a isso. Mesmo diante do contraste de ideias. Ela não é uma pessoa que eu desejo por perto. Simples assim. E ela será eliminada.
Como te disse, se preferes perder contexto de eventuais correções, arriscando insistir no mesmo, passando por fanboy, gerando respostas adicionais de terceiros e arrastando a situação a mais pessoas, arriscando banimento por causares mau estar generalizado nas discussões, é contigo.
Eu reconheço claramente que o Deto é seco, direto e rude. Mas nunca insultou e acima de tudo nesta conversa, tinha razão no que dizia.
Não mesmo. Falar do jeito que ele fala não é normal não, parece que digita com raiva. Falando em delírios, que tá passando vergonha etc.
Esse deto, por mais que ele seja correto em informações que ele passa, claramente *** ****** problemas ************ e defende e se ofende por uma empresa que ele nem faz parte. A forma como ele fala é totalmente desnecessária.
Eu acho que a Sony é mais competente que a Microsoft, mas nem por isso me ofendo quando alguém tenta dizer o contrário. Já ele parece que ofenderam alguém da família dele quando fazem isso
Nota: Comentário editado pela moderação.
Caro Bernardo
Estive para não aprovar este comentário pelo facto que há adjetivação pejurativa a um dos leitores. Mas a realidade é que concordo consigo.
A forma do Deto falar é efetivamente inadmissível, e caso continue, será banido.
Mário, o Deto tem a forma de escrever direta e rude dele, mas o que acho estranho é pessoas se ofendendo com os comentários dele. Vestiram a carapuça? Ele está apenas rebatendo mentiras e fantasia e apresentando fontes que dizem o contrário do que o Saber apresentou como verdade. O que não se pode é mentir e pior, sem fonte, e esperar que os outros leitores engulam seco! Desde que seja educado é permitido mentir descaradamente nos comentários da Pcmanias, Mário? Isso sim é inadmissível! Manter pessoas que mentem e banir quem apresenta fontes contra as mentiras é uma distorção. Quero ver um comentário do Deto rebatendo, de forma rude, alguma verdade. No aguardo.
Eu não sou muito a favor da forma ao qual o Deto escreve, porém as respostas dele sempre são embasadas e com fontes e isso são pontos positivos.
Diferente de alguns que chegam, agem como se fossem novas pessoas mas com o decorrer do tempo acaba fazendo o mesmo que tanto outros, alegações sem fonte, comentários com teor de duvida da capacidade cognitiva dos demais, defesa ferenha de um produto.
Fico surpreso se for uma outra pessoa, mas ser programador, defesa ferrenha do Windows Server, alegações sem fonte são atitudes muito parecidas com de um outro leitor. Não é de agora que tenho tal suspeita.
Concordo com a questão do Deto. E por isso não o bani ainda.
A personalidade de cada um é o que é, mas ele fundamenta sempre, e bem, o que diz. E nesse sentido não lhe consigo tirar a razão, apesar de achar que ele é agressivo na forma como se expressa.
Tenho a mesma percepção que tu, Livio. Pra mim, Celita entre outros leitores sazonais são sempre o mesmo. Mário merece um troféu pela paciência.
Eu não guardo registos assim tão antigos para fazer essas comparações.
Mas quanto a paciência, se te disser que desde à mais de duas semanas que tenho passado pelos piores dias da minha vida não te estou a mentir.
E o de hoje foi um dos piores.
A saúde do meu Pai está deveras preocupante.
Daí que vês que, mesmo nestas alturas eu sou educado. Porque eu sou assim. Mas também sou seguro de mim.
E nem podia deixar de ser assim na minha profissão. Atualmente eu sou a pessoa que toma as decisões, e tenho esse cargo porque quem manda sabe que quando eu decido algo, bem ou mal, tenho excelentes fundamentos para o fazer.
Porque tal como o Deto, consigo justificar todos os meus argumentos. Aceito quando me provam errado, mas lá está… Tem de me provar isso, pois se eu penso algo de alguma forma, é porque tenho argumentos bem fundamentados para o fazer, e daí que para mudar de ideias tem me fundamentar bem as coisas.
Daí que abomino quem diz algo nos comentários baseado apenas na sua opinião, ou em algo que ouviu, ou que acredita, mas não fundamenta de forma palpável o que diz.
Num exemplo bem recente tivemos aqui a discussão entre o Saber e o Deto sobre servidores.
O Saber meteu umas imagens e o Deto uma série de artigos e notícias. E elas eram incompatíveis entre si.
O Deto acusou de que as imagens não estavam contextualizadas e que as coisas assim eram argumento de fanboy.
Exagerou, mas o certo é que estavam… E como mostrei, o que o Deto dizia era verdade e as imagens do Saber eram outra coisa.
Daí que para mim, conversa… É com as provas e todas bem clarinhas…
Mas só como nota, acredito que neste caso o Saber não agiu com intenção e foi apenas um lapso.
Sinto muito pelo que está passando com seu pai, Mário. Espero que tudo se resolva da melhor forma possível. Transmitindo boas energias daqui.
Obrigado…
Mário desejo melhoras ao teu pai, e assim como todos mando boas energias para ti, neste momento difícil.
Obrigada…
Mario, desejo melhoras para o seu pai, vai dar tudo certo.
Não sei se vai. Infelizmente…