Ao que tudo aponta, o fecho da loja da PS Vita terá sido uma decisão não ponderada da Sony, que meteu assim a proverbial “pata na poça”.
O anuncio do fecho da loja da PS Vita a 27 de Agosto apanhou muitos devs de surpresa. Curiosamente a consola estava agora a ter mais suporte do que nunca, tendo-se tornado num pequeno paraíso para os devs indies. Tal situação deveria ter dado a entender à Sony que não deveria fechar a loja assim tão subitamente, dados os projectos em curso de jogos que estavam previstos saírem na consola, e que foram agora, na sua maioria, cancelados.
Tal situação revela-se penosa para os indies e certamente não ajuda nas boas relações entre estes e a Sony, uma situação que certamente estará extremada no caso da Lillymo Games, que comprou bem recentemente um kit de desenvolvimento da PS Vita, pelos meios oficiais, sem que lhe fosse indicado que a loja iria fechar em breve. Basicamente esta dev pagou por um produto que não lhe servirá para nada, uma vez que o seu jogo não estará pronto antes do fecho da loja. Isto é uma situação realmente vergonhosa, e uma mancha enorme na reputação da Sony como uma empresa que apoia e suporta os indies. Se para os consumidores a indicação do fecho num prazo tão curto é já mau, o que aqui aconteceu com os devs é pura e simplesmente vergonhoso e imperdoável.
Para além deste caso, várias equipas cancelaram os seus jogos, nos quais investiram tempo e dinheiro, e tudo porque não sairão a tempo. E outras estão a acelerar os jogos de forma a poderem tentar ainda recuperar algum do investimento, nos poucos dias que ainda restam à loja.
A realidade é que a Sony, quer se queira, quer não, ao longo dos últimos tempos tem vindo a dar alguns sinais de alguma arrogância. Algo que se espera, para o bem de todos, que não seja bem assim. Mas a realidade é que são já várias as situações que vão contra aquilo que é o desejo ideal dos fans que suportam a marca Playstation. E se até ao momento a coisa tem vindo a ser justificada e aceite, a realidade é que o acumular de situações leva a que se pense até que ponto a Sony não estará a entrar por caminhos que não são os melhores.
O certo é que fechar a loja da PS Vita (e também da PS3, que fica um pouco negligenciada neste artigo por as notícias dos devs não a abordarem), com uma comunicação tão em cima do acontecimento, apanhando tudo e todos de surpresa, mas continuando a vender devkits até à bem pouco tempo, são situações que não abonam exatamente a favor da marca Playstation, e uma mancha na marca na gestão de Jim Ryan.
Estava a ler ontem um comentário que realmente não sabia que era assim, o Shawn era presidente do braço americano e o Jimbo da divisão europeia, agora advinhem lá os estúdios fechados durante a PS4 foram todos europeus… Todos sob a supervisão do Jimbo!
Evolution Studios, Incognito, Zipper, GG Cambridge, Liverpool studio foram todos fechados sob sua supervisão.
Agora que este ser manda na PlayStation inteira, é uma mer#@* atrás da outra…
Eu realmente não ganho um centavo com as ações da Sony, mas mesmo assim tenho uma pergunta relevante:
Quantas vezes o Jim Ryan precisa enfiar o pé na poça para que o Kenichiro o mande passear?
Porque uma coisa é fato, sem PlayStation a Sony hoje seria apenas a Sony Music… O resto só dá prejuízo!
So sei uma coisa, a marca playstation hoje vale mais do que a própria Sony. Esse Jimbo vai dar cabo daquilo tudo…
li no GAF q como não da mais para espalhar “PS5 tá pegando fogo”, agora é espalhar que “sony esta destruindo os seus jogos, vai virar linha de montagem de SO e suite de escritorio”
Por hora eu estou esperando Returnal
sobre fechar a loja, isso sim entra na conta do Jim
Negar a realidade, não muda os fatos, ou Horizon e Days Gone confirmados para o PC, o fechamento de inúmeros estúdios e o fechamento das lojas online da PS3 e PSVita para quem apoiou a PlayStation é uma coisa boa?
Se você acha estas boas atitudes, então está no console errado amigo.
Compre Xbox e seja feliz!
By-Mission… Lá porque a Sony fechou a loja da PS Vita sem avisar os devs isso não invalida que a PS Vita, tal como a PS3, possuem vendas residuais.
Essas consolas estão mortas e as suas lojas teriam de fechar.
Não vamos entrar numa de vitimismo para obter solidariedade.
Quanto aos jogos no PC, a situação já foi abordada aqui, e desde que feito com jogos com vários anos, a situação é compreensível do ponto de vista empresarial e só não cai bem nos vitimistas dos fanboys pois na realidade a perda real para a PlayStation acaba por ser pouco ou nada uma da que o jogo está esgotado na consola.
Days Gone e Horizon estão (ou vão estar no caso de Horizon) disponíveis gratuitamente para todos os possuidores da PS5.
Estas a ver o copo meio cheio…
Queria eu ser otimista a esse ponto, mas cá sou eu dizer que antes de cair da ladeira abaixo!
Tu mesmo quando defendes que o modelo atual do gamepass é insustentável para a indústria como a temos hoje e como já explicaste inúmeras vezes não entro no mérito, mas uso uma frase que já disse muitas vezes “não existe almoço grátis” aqui deixo a minha então a situação da PlayStation “sem os restaurantes não há almoço algum”…
Ainda que te digas e inúmeras vezes que um estúdio que está entre os melhores do mundo que adia seu principal projeto, acusado de crushing e etc tem tempo a fazer um remake de um remaster ao invés de um novo projeto, ou que seja uma sequela é um bom sinal acho que realmente não vamos concordar… Ou melhor pegar emprestado metade de outro estúdio pois este não está a terminar seus próprios projetos não me parece que é um ótimo sinal…
E só para dizer que não estou a me vitimizar, só venho a lembrar que realmente eu me lamentar estas decisões realmente não muda nada, assim como reclamar de outras decisões alheias a minha vontade também não mudam a minha situação pois até queria investir em uma nova carreira mas o dólar está simplesmente impraticável no meu país… Decisões que também não concordo mas lá, tentar entender o que se passa não adianta… Como se diz eu sou uma gota no oceano, mais algumas gotas seremos uma tempestade!
By-Mission… Eu ao longo dos anos vi a Microsoft a tomar más decisões.. e critiquei-as… A Sony tomar más decisões, eu também criticarei. Afinal o que crítico é o dano que as decisões possam ter nos videojogos.
Mas o certo é que estamos a criticar aqui o que?
A Sony não querer um Days Gone 2 que vendeu pouco e preferir um remake do Tlou para a PS5, o jogo que mais vendeu, que mais prémios recebeu, e que vai ter agora um filme?
Desde quando as empresas trabalham para outra coisa que não seja ganhar dinheiro?
Sinceramente entre um Days Gone 2 ou um Remake do Tlou a explorar todas as potencialidades da PS4, eu não sei qual compraria.
A Sony não deixou de fazer outros jogos… E nem cancelou nenhum jogo. Apenas deu prioridade a algo que entende lhe poder dar mais receita.
Agora se me perguntas se acho essas decisões as melhores, a resposta é: Não sei… Tem pontos positivos e negativos… Qual pesará mais, não sei.
Mas o que sei é que a concorrência está a esmagar o mercado investindo imenso dinheiro a fundo perdido e que não se se consegue concorrer apenas com boa vontade! É preciso dinheiro também.
Há! Mizeravi, tá acertando tudo na mosca By Mission.
Essas coisas não passam despercebidas, esses caras são profissionais, não sei qual é o plano mas, há um. Assim como o governo não é incompetente como as maioria pensa, é de propósito, num exemplo a parte.
Se for destruir o modelo tradicional pra tentar emplacar um novo modelo mais agressivo (jogos baixo orçamento + monetização, streaming, maximização de lucros, abertura dos consoles ao mercado chinês com idéias que agradem os standarts dos demônios do PCC etc) então estamos só vendo o início da história
É especulação minha claro, mas o que vem se desenhando é um mercado extremamente dependente, de sistemas online e de “reset global”… Fiquem de olho 👁️
Shawn era presidente da worldwide Studios, o cargo agora ocupado pelo Hermen Hulst. O cargo do Jim Ryan é presidente da SIE. Um cargo acima.
PS3: fim da produção em 2017, loja fecha 5 anos depois
PS Vita: fim da produção em 2019, se a loja fechasse 5 anos depois iria fechar em 2024
se tivesse dado o mesmo tempo depois de parar a fabricação, nada disso estaria acontecendo.
Alias, custava fechar hoje a Loja do PS3 e avisar que em “2 anos a do PS Vita vai fechar”?
Podiam ter também avisado com pelo menos 1 ano de antecedência.
E ainda colocar a venda o kit de desenvolvimento é repudiar essa decisão.
Infelizmente o Jim Ryan tem feito muita cagada. Saíram vários rumores ontem sobre ter cancelado days gone 2 colocado a bend studios como estúdio suporte da naughty dog, querendo fazer remake de theast of us , coisas meio questionáveis.
Essa do Remake é de uma decepção sem tamanho, o jogo original é tecnicamente bem a frente do seu tempo as mecânicas e gráficos não estão datados.
E a coisa que mais me incomoda é ficar lançando as mesmas franquias de sempre (nada contra, God of war foi uma revolução na franquia) mas o pior que ficar sempre nos mesmos é ficar vivendo de remake. Penso que se era para ter decidido fazer remake de uma franquia famosa, por que não escolheu um jogo que tenha ficado preso no PS3 como Metal Gear 4 por exemplo?
Porque essas decisões são da Sony e só da Sony…
Que se critique mais um remake ainda aceito. Agora não ser o remake que se gostaria…
Para mim não importa, a crítica é sobre mais um remake como você disse, o ponto de MGS4 foi só uma sugestão do que eu acharia mais óbvio, mas como disse, o que quero saber mesmo é de novas jogos.
Bem, isso ainda é rumor né
Sem confirmação por parte da Sony fica complicado assumir como verdade a está altura.
Sobre Days Gone 2 e Bend como suporte? Bem, ao ser perguntado no twitter sobre está história, o diretor do primeiro jogo disse que a época em que estava não soube de nada disso, mas o rumor vindo do Jason do Bloomberg afirma que a proposta para sequência de Days Gone foi feita logo após o lançamento do primeiro (2019) e a época o ex-diretor ainda estava na Bend. Remake de Tlou? Essa história não bate também com as afirmações do Sr New Druckman, o mesmo sequer confirma que Tlou Part2 vai além deste último game que dirá fazer algo que o Studio nunca se meteu, Remake. Se o tumor fosse de que a Blue Point estava a fazer o Remake eu até acreditaria, afinal ela só tem feito isso nos últimos anos.
Dito isso, o tempo vai responder se as afirmações do Jornalista estão corretas
Acima de tudo isso… Há que se confirmar antes de se falar.
Mas bolas fez-se remakes de tanta coisa e porque não do jogo mais premiado e de maior sucesso?
Agora se me perguntarem se preferia ver as equipas a fazer outra coisa e não remakes, a resposta é… SIM.
Simplesmente porque você já fez um remaster na última geração, que vendeu igual água. Mobilizar a equipe da Naughty Dog pra fazer isso é um desperdício absurdo de pessoal, que deveria estar focado em novos projetos. Eu, como o Netto, não acredito nessa história e pelo que Neil Druckman sempre fala eu acredito ainda menos. Eu não acho que ele aceitaria essa imposição de mobilizar equipe para um remake que já foi feito remaster e foi um trabalho hercúleo, como bem falado na palestra dos devs da Naughty Dog. Não foi simples fazer o remaster por causa do Cell.
Outro ponto, mobilizar equipe da Bend Studio pra ajudar ND? Isso simplesmente vai contra tudo o que a Sony vem pregando durante anos. Liberdade criativa. Falar pra equipe jogar fora um projeto de Days Gone 2 e colocar como subfuncionários da ND? Não, não é possível que a Sony fez isso.
Um remaster não é um remake… O último Shadows of the Colossus visualmente nada tem a ver com o original. O mesmo com o Demons Souls.
Seja como for nada disso está confirmado. Estamos aqui a falar de cenas que podem muito bem ser completa treta.
Numa nota, também não me parece que a Naughty Dog precise de ajuda da Bend… Para além da Bend nuca ter trabalhado ao nível de uma Naughty Dog, dedicar uma equipa a um remaster não me parece algo que a Sony fizesse.
Mas… Quem sou eu… Eu não sei o que se passa lá…
Eu sei que um remake não é um remaster… O ponto não é esse. O ponto é que o jogo já foi lançado em duas gerações seguidas e impor à ND que faça um remake do game numa terceira geração é algo absurdo. A equipe poderia estar mobilizada em projetos novos e está perdendo tempo com remake de um jogo que saiu na geração anterior e na de PS3. Esse é o ponto. Bom, de qualquer forma é um rumor, e se isso ocorrer mesmo, meu dinheiro que a Sony não vai ter nesse game. É a única maneira de dar um recado claro que não concordo em ficar reciclando o mesmo game por 3 gerações.
Assim como era impossível um “only on PlayStation” sair no PC… Ou melhor ainda no Xbox?
Não estou dizendo que é impossível nada. Estou dando minha opinião, que não acredito que a Sony está fazendo o que foi falado no relatório… Lembremos tambem que o Jason já deu algumas bolas foras recentemente. Então só acredito nisso se sair oficial. E como disse, se for verdade, a Sony não verá um tostão furado meu nesse game novamente. É o que todos deveriam fazer.
Por mim, se isso acontecer, vai depender da qualidade do jogo.
Eu comprei-o para a PS3, e para a PS4 paguei 10 euros por ele usado, porque realmente gosto do jogos.
O meu caso pior é o Shadows of the Colossus. Comprei-o na PS2, e adorei de tal forma que comprei a versão HD (usada e por 7.5 euros) na PS4. Depois comprei novamente o Remake na PS4, dessa vez novamente full price.
Um jogo que também estou a pensar adquirir é a trilogia Massa Effect, mas isso se o que sair for bom.
Eu quando gosto dos jogos, jogo-os novamente. O Shadows of the Colossus já o acabei vezes intermináveis. E nesses casos não me importo de comprar remakes.
O Tlou já o acabei aí umas 4 vezes.
Que jogo marcado “Only on PlayStation” saiu na Xbox?
E o jogo Only on PlayStation não era exclusivo quando foi vendido?
Há ainda versões (novas) desse jogo a sair com a marcação Only on PlayStation desde que foi para o PC?
E o jogo não vai ser ofertado a todos os possuidores de PlayStation?
Qual a queixa? O não se poder fazer show off aos amigos?
https://www.americanas.com.br/produto/130836199
Estás-me a mostrar uma loja com uma imagem do jogo que provavelmente obtiveram na internet, e que muito certamente não corresponde ao produto atualmente à venda.
Atualmente o produto em venda é o Horizon Zero Dawn complete edition e ele não tem o texto em lado nenhum.
Antes de ir para o PC:
Depois de ir para o PC:
Certamente essa versão também tem duas capas e o website nem se deu ao trabalho.
E isso saiu na Xbox??
Esta capa aqui escrito exclusivo no PlayStation..
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2X_814384-MLB32527832261_102019-F.webp
Se tivesses visto o meu comentário tinhas visto a capa antes e depois do jogo sair no PC.
Esqueci este também tem o “only on PlayStation” e vai sair no Xbox Game Pass.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSlyOGcBeWqTHLl2mNIYLmO3wrD79fxpNzECw&usqp=CAU
O MLB 2020 vai sair na Xbox? Vão re-editar o jogo do ano passado?
tá brincando né?
a americanas está preocupada se mudou o selo “only on” do PS5 desde que ela fez a PRIMEIRA vez a pagina para vender o jogo?
Por mim , que saíam todos os jogos pra Pc day1. Não vai deixar de vender Playstation pq tem gente que não entende nada de computador e também gente que prefere console. Também vão ter a chance de lucrar muito mais com os games e vão dar mais oportunidade prós estúdios , pois o risco cai bastante.
Se os jogos da PlayStation saíssem todos no PC eu não compraria uma PlayStation, e percebo bem das duas coisas.
Porque raio haveria de comprar uma consola que só corre jogos PS quando o PC corre jogos PC, PS e Xbox, e ainda tem emuladores para quase tudo o que existiu até hoje, podendo ter melhores performances, e mais versátil?
Eu sei que você compraria um Pc , mas muita gente continuaria no console , conheço muita gente que , apesar de ter Pc em casa , ainda prefere jogar no console. Conheço pessoas tb que tem um notebook pra usar internet , fazer compras , trabalhar e só , não tem nem interesse de comprar um Pc e adora jogar no console. Nem a Sony e nem a Microsoft lucram com venda de consoles , o lucro vem da venda de jogos , então , prefiro que lancem tudo logo no Pc e tenham mais orçamento pra desenvolver um catálogo mais variado e assumir alguns riscos inovando.
Felipe… Eu tenho um media center na sala… É um PC… Mas dirias que é?
Ele liga e o splash screen da Motherboard está desligado, o ecrã de loading do Windows foi substituído por um ecrã que diz Média center e uma série de fotos de filmes. Ele arranca e tu nem vês o Windows e da mesma forma desligas sem ver o Windows.
Tenho um portátil antiguinho igualmente ajustado, mas que corre uma ersáo do MAME (antiga). Tem cerca de 50 jogo, mas mais uma vez aquilo arranca e tu pegas no joystick e jogas. Nem vês o Windows.
Tu podes fazer o mesmo com a Xbox no PC… Arranca, ela aparece e nem sabes que estás no Windows.
Eu sou o primeiro a reconhecer as virtudes das consolas… Sem problemas de atualizações, drivers, cheaters, vírus, etc… Mas se a alternativa para jogares tudo que queres é gastar 1000 euros em duas consolas e mais 800 num PC decente para trabalhar, mais vale gastar 1500 num que faz tudo.
Hoje em dia , os custos de produção de um título AAA de ponta são enormes , além de ser muito demorado , mais de 5 anos , no mínimo… Não consigo enxergar um cenário onde uma empresa consiga continuar lançando software de ponta pra um público limitado e dependendo da aquisição de um hardware específico. Não consigo pensar noutra saída a não ser disponibilizar em mais plataformas , pra assim , manter a engrenagem girando. Uma outra hipótese é diminuir a escala dos jogos , mas acho que isso seria pior. O que pensa sobre isso , Mário ?
Felipe… Uma plataforma é muito mais do que isso.
Tu produzem exclusivos para a consola não para os vender, mas para promover a plataforma. Naturalmente que se os teus jogos venderem e forem um sucesso, isso é o ideal, mas o objectivo dos exclusivos é fazer as pessoas preferirem o teu produto sobre os outros. Porque é graças a um suporte criado por uma base de clientes que compra jogos de terceiros, dos quais tu recebes 30% por cada venda, que surge o grosso da receita.
Não fosse isso nem Sony e nem Microsoft tinham consolas e produziam para PC… Mas ser detentor de uma plataforma dá receitas gigantescas, muito mais do que a mera venda dos jogos produzidos.
Daí que esse é o interesse da consola… Uma situação da qual o cliente também tira vantagem. Afinal o PC existe desde sempre e as consolas são o mercado de sucesso. É aí que estão as vendas… E tudo porque as pessoas quando compram uma consola sabem o que esperar: Suporte, exclusivos, controlo de qualidade, hardware que dura vários anos, hardware que será constantemente optimizado e superado durante a sua vida útil, um ambiente controlado, com ferramentas dedicadas, com pirataria controlada, relativamente livre de cheaters e hackers, vírus e outros.
Há muitas vantagens numa consola, mas há quem reduza isso a poder comprar um hardware capaz de jogar… mais barato.
Essa gestão do Jim vai dar o que falar, estou aqui na espera dos próximos capítulos. Como eu disse aqui outra vez, não me importaria de chutar o traseiro da Sony da minha casa caso ela se mantenha tão anti consumidor assim.
Anti consumidor? Em que? Eu não vou deixar de concordar que a gestão não parece bem encaminhada… Mas anti consumidor? Em que? Ora cita!
Lançar jogos que estavam descritos como “only on Playstation” para PC, desativar a PSN no PS3 e PSVita sabendo que existem jogos que só estão disponíveis nessas plataformas e pessoas que ainda tem essas plataformas como principais, a própria política de devolução de mídias digitais (relembre a bagunça que foi o caso cyberpunk) e algo mais específico do Brasil o maior mercado de Playstation na american latina, onde nem psnow temos disponíveis ainda.
E eu sei Mário, vai argumentar sobre o problema de cyberpunk foi culpa da CD, mas o foco é sobre a merda que é a política de devolução de jogos e citei os principais pontos nem cheguei entrar em detalhes mais específicos como os problemas de durabilidade do dualsense.
A política de devolução de jogos é, infelizmente, resultado do abuso dos jogadores que, durante anos tentaram irar partido do sistema, devolvendo jogos que tinha jogado e acabado.
Seja como for, a Sony foi a primeira a iniciar as devoluções em Cyberpunk.
Hiago… Eu não vou defender o uso errado de um slogan.
Sinceramente acho que a Sony deveria ia a tribunal por isso e indemnizar até os utilizadores pelo que foi publicidade enganosa.
Mas sinceramente não sei se a Sony perdia o processo em tribunal.
Afinal os utilizadores iam-se queixar exactamente de que?
O jogo tem 4 anos… Já não vende, e está morto, sendo que o título de exclusivo PlayStation é apenas algo que, presentemente só serve de show off. Ainda por cima está prestes a ser oferecido de graça, com todas as atualizações, a todos os possuidores de consolas a partir do último quarto deste mês. Daí que as pessoas vão-se queixar de que exactamente?
Quem comprou comprou como exclusivo, jogou-o como exclusivo, e acabou-o como exclusivo. E quem não comprou vai tê-lo na PS de borla.
Há aqui falsa publicidade… Disso não tenho dúvidas… Mas o dano pela quebra, pelo exposto em cima, não me parece facilmente quantificável.
Essa questão do slogan, talvez ela poderia oferecer algo como um “smarth delivery” no PC para todos os jogos que utilizaram de tal slogan e acabaram indo para PC. Acho que seria uma maneira justa para quem tem o PC como plataforma principal e acabou adquirindo um PS4 exclusivamente para jogar esses jogos.
É, Jim Rayan tá conduzindo o barco de forma muita estranha.
Eu como Fã de alguns dos jogos do PlayStation fico preocupado com os rumos que a plataforma está tomando.
Exclusivos no PC: a mim nem cheira e nem fede, afinal, o meu interesse é em jogar os jogos e não ficar me gabando que é exclusivo do meu pedaço de plástico preferidos.
Preço dos jogos: Aqui um fator que é determinante para mim, pois aumentar para 70,00 $ não parece muito, mas aqui no Brasil os lançamentos estão de 289,00 e acima. Versões completas superam os 500 reais, quase metade de um salário mínimo. Isso se torna um absurdo em termos monetários.
Total falta de suporte há antigos consoles/portáteis: Outro ponto de grande desagrado, ver o carinho que o Xbox da a seus antecessores e ver PlayStation/Nintendo largando/requentando seus antigos jogos frustra qualquer fã.
Esses são pontos de vista meus, muito particulares. Agora olhando pelo lado da Sony, do empresarial.
Exclusivos no PC: Uma nova fonte de renda em títulos os quais as vendas já estavam em queda. Se isso for significar mais recursos para os novos jogos do PlayStation Studio, Ótimo.
Preço dos jogos: Para a Sony, muito importante, pois aumenta sua margem de lucro e seus ganhos.
Suporte a antigos Consoles: Um claro corte de custos, visto que a está altura da vida de PS3/Vita/PSP já não há tanta movimentação por estas lojas, sem falar que hj é a coisa mais simples desbloquear estes e aproveita seus conteúdos sem custo algum.
No fim, o que eu espero é que o Sr Jim entregue a Sony para o próximo CEO da melhor forma possível, e que o PlayStation, hj o grande ativo da Marca tenha respeitada toda a sua história e legado.
Só acho que o suporte á Vita por parte da Sony foi deixado muito cedo, está certo que com a chegada dos smartphones contribuiu, e verdade seja dita, são muito poucos os jogos que puxam pelo hardware de um telemóvel de topo.
Não vou dizer que não… A Vita foi lançada em 2011…
Se calhar podiam-na ter aguentado mais….
Ainda em 2011 lançaram um último modelo da PSP e a loja fechada só em 2016.
E não tenho a certeza mas a Vita dava para fazer streaming da PS4
Sim dava… E continua a dar…mesmo fechando a loja. Basta teres a APP instalada.
Mário, você poderia tirar uma dúvida minha? Quando ocorrer o fechamento eu ainda poderei baixar os jogos que eu comprei? E o troféus ainda serão contabilizados?
Não te sei dizer… Depende se eles vão fechar a vendas ou fechar de vez o online…
Como curiosidade, hoje resolvi re-instalar a trilogia Mass Effect no meu PC…
E SURPRESA… O Mass Effect 1 e 2 que comprei físico não funcionam… O 1 é incompatível com o Windows 10, o 2 creio que a versão digital pode descarregar um Patch. Mas eu como tenho a física… Ardi.
O 3 como já usa o Steam descarrega um Patch e funciona… Mas a trilogia que comprei… Foi-se.
Esse é meu medo das coisas ficarem só no online e o risco que tenho de perder tudo, o Mass Effect foi uma franquia que comprei em 2 plataformas sendo o Pc e a coleção no Ps3 e ainda considero comprar o remaster, pois não joguei as DLC’s um dos meus jogos preferidos de sempre.
Esse fecho da loja só me dá pena pelos jogos que só foram disponibilizados lá sem nenhuma outra alternativa.
Eu como descarreguei os jogos todos que obtive digitalmente ou no PLus para a minha PS3… Não me vou queixar. Mas quem tinha discos pequenos poderá fazê-lo!
Eu tinha visto em um outro site que você poderia baixar novamente os jogos, inclusive DLC
Acredito que sim… Acho que só fecha a Store, ou seja não se pode comprar mais nada, mas o que já se comprou, mantêm-se.