Fans Xbox estão a perder a fé na marca e a sair da mesma

A base de fans da Xbox está a falhar e a perder a lealdade à marca. A principal razão é a colocação de exclusivos na PS5.

O anuncio de Indiana Jones and The Great Circle para a PS5 bem como o comprometimento da Microsoft em lançar mais jogos multiplataforma está a dar aos fans poucos motivos para se manterem no ecossistema Xbox.

Basicamente a realidade é que o comprador de uma consola espera exclusivos. E a Xbox não os tem, sendo que os que tem, está a colocar na máquina da Sony. Com o aumento dos preços do Gamepass, a oferta de exclusivos a diminuir, e o facto que os exclusivos Playstation não passam para a Xbox, está a levar os fans a abandonar ou a pensar em abandonar a marca.

Esta situação não é opinativa, e pode ser vista neste Thread do Reddit, onde os fans expressam o seu descontentamento com a falta de motivos para se possuir uma máquina da Microsoft.

Eis extratos do que é referido:



A ideia geral de senso comum é que com menos jogos exclusivos na Xbox, há menos motivos para se comprar uma consola Xbox. Com a Xbox Series X e a PS5 praticamente idênticos em desempenho em termos reais, por que comprar a consola que tem menos jogos? E, partindo disso, se a Xbox Series X|S vender menos unidades, diminui a probabilidade de os desenvolvedores quererem até mesmo dar suporte ao Xbox.

 

Apesar de toda a melancolia nas redes sociais, o CEO do Xbox, Phil Spencer, descreveu parte do pensamento por trás da estratégia atual da Microsoft e por que, no final das contas, você não deve esperar que a Xbox mude de rumo tão cedo.

 

No final das contas, a maneira como tudo isso está sendo enquadrado como uma mangueira de incêndio de negatividade trimestral é uma aula magistral de marketing de um produto mau. O gotejamento da Microsoft de notícias “más” para a Xbox está a desmantelar todos os bocados de boa vontade que a Xbox lutou para recuperar com seu núcleo após o desastroso desastre viral do DRM de 2013, enquanto desfaz o melhor exclusivo do Xbox no processo — a sua comunidade.

 

Assim como o Xbox finalmente coloca o seu pipeline de jogos em ordem, a impressão de que a consola Xbox está no degrau mais baixo da lista de prioridades da Microsoft é difícil de ignorar. Eu aleguei o caso de que se a Microsoft vai tirar razões aos seus clientes de consola para ter um Xbox em vez de outras plataformas, ela precisa explorar maneiras de os recompensar.

 

Eles estão a tentar nos vender uma Xbox Series X de 2 TB por 600 dólares quando uma PS5 Pro mais poderosa provavelmente custará o mesmo preço, pelo amor de Deus! Nenhuma fé neles daqui para frente

 

Digam o que quiserem a favor da Xbox, mas a realidade é que a Playstation não está a colocar os seus jogos first party na Xbox. E ainda por cima anunciam isto tudo depois de subirem o preço do Gamepass… outra vez. Penso que a marca Xbox está prestes a cair do mapa nos próximos anos. E isto é uma m**da pois sou um apoiante da marca desde a 360.
Comprei uma PS5 porque queria jogar FF7 Rebirth, FF16, Stellar Blade, Spider-Man 2, os jogos do HoyoVerse e outros. Se todos esses jogos estivessm na Xbox não compraria a PS5. Mas é isto que os exclusivos fazem, vendem consolas. Fim da história. Se todos os jogos da Xbox vão para a Playstation eventualmente irei prescindir da consola. O meu único problema é que sou um fan da Xbox desde que apareceu, e quero manter-me fan, apesar deles me estarem a dificultar a vida.

Que exclusivos estão fora de hipotese?

A passagem do Indiana Jones and The Great Circle para a Playstation deixou os fans confusos sobre que jogos ir-se-ão manter na consola. ISto porque Phil Spencer e a própria Xbox sempre deram a entender que o jogo seria exclusivo da sua consola.



Basicamente a comunidade Xbox perdeu a fá na marca, e isto não se deve só aos exclusivos a passarem para outras plataformas, mas igualmente porque a comunicação sobre o que se vai manter exclusivo e o que não vai, não tem existido, e o que existe é enganador. Será que, por exemplo, o Blade, se vai manter exclusivo Xbox, ou o facto de a Xbox estar em tão mau estado vai levar a que o jogo saia também na Playstation?

A Xbox é o único competidor direto da Playstation. Mas a realidade é que a Playstation está a receber jogos Xbox, ao passo que a Xbox não está a receber jogos Playstation. E perante duas consolas onde as diferenças de performance até estão muitas vezes do lado da Playstation, com a tendencia a isso aumentar mais devido a que os jogos nessa consola vendem muito mais, a realidade é que estamos perante dois produtos onde a vantagem de ter jogos exclusivos de qualidade está do lado da Playstation.

E com esta incerteza sobre o que a Xbox tem para oferecer, será que a Xbox consegue sobreviver?



18 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Carlos Zidane
Carlos Zidane
4 de Setembro de 2024 10:06

Caramba, foi na loja e o Concord nem lá tava mais. Essa foi a maior baixaria que já presenciei na minha vida de jogador, nem o Xbox no seu pior momento conseguiu as várias façanhas do Concord. Caramba, isso é inacreditável.
O que virou a Sony PlayStation… A pior geração até aqui no que tuca a jkgjs e o maior fracasso da história desde ET… Oito anos de desenvolvimento.
Caramba.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Carlos Zidane
4 de Setembro de 2024 10:08

Perdoem os erros de gramática, publiquei sem corrigir e não consigo editar via mobilel espero que dê pra entender. Abraço.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
4 de Setembro de 2024 11:27

De fato,foi um fiasco, mas ao menos devolveu/devolverá o dinheiro dos consumidores, ao contrário de muita empresa que lança jogo inacabado e fica por isso mesmo. E cá entre nós, Concord parece ter pecado na proposta, que parece a mesmice antiquada de sempre, não na qualidade técnica que certamente se percebe que o jogo tem.
Espero que o exemplo da Sony, pelo bem e pelo mal, sirva de exemplo pros demais, tanto pra não fazerem um jogo que ninguém quer, quanto pra devolverem o dinheiro quando o jogo for uma verdadeira bomba. E olha que Concord recebeu nota melhor que muito jogo hypado por anos e logo abandonado.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
4 de Setembro de 2024 12:18

Foi uma situação que eu nunca esperei ver. E sobre o que cita sobre as notas, mais um exemplo de que elas não servem pra absolutamente nada. O público emplacou uma nota beirando a zero, a crítica falou mal do Wukong mas desse eles aliviaram um pouco parece.
Mas eu não quis comprar o jogo porque a proposta não me interessou, mas aí a comoção me fez ir ver as gameplay’s… Nunca vi pessoas fazendo tanta cara de esforço pra tolerar aquilo, era tanto desequilíbrio em tudo, todos os aspectos, o design dos personagens execrável, pessoas nível 60 contra nível 1 isso quando dava gente após esperas de vários minutos, 100 jogadores simultânes na steam… Aí o show de horrores. Até pessoas conhecidas por serem tendenciosas a Sony só criticando tudo.

Eu queria tanto que o PlayStation voltasse pra mão dos japoneses.

Mas ainda pior é as muitas pessoas em vários locais (acho que todos) falando que vão comprar o PS5 Pro pra jogar o GTA 6 em qualidade decente pois é uma das poucas coisas que dão ânimo pra ter um console atualmente, uns até falam do próximo Cyberpunk, mas sobre os exclusivos, o viés político e a falta de diversão acabou com o moral dos jogos da casa.. Que fase.
Sem presente e sem futuro definido.
Pra mim o Pragmata que foi o único que restou de esperança só falta adiarem uma terceira vez. Wolverine já desisti só de ver quais as pessoas envolvidas, e a falta de material também… e o Spider Man 2 foi uma decepção. (Mais uma né).

Resta esperar um Showcase esse ano mas, será que dá tempo da Sony se recuperar da estratégia errada do Jim Ryan e companhia (provavelmente não) ou será coisa pra anunciar esse ano ou no próximo pra jogar só no PS6? Vai saber

Lembra quando crucificamos Crackdown 3, Redfall e outras porcarias da Microsoft?! Quem diria que veríamos bem pior e do lado azul hein…

Não vou nem falar mais nada, chega de chutar cachorro morto.

LIvio
LIvio
Responder a  Carlos Zidane
4 de Setembro de 2024 12:39

Rapaz, lendo o início do seu comentário até fiquei receoso no Astrobot que será lançado na sexta feira!!!

Este comprrei na pré-venda 4 dias atrás e espero que venha decente e quenão venha com bugs como o Littel Big Planet 3 veio (que foi outro jogo que comprei na pre-venda só na confiança dos games anteriormente jogados.)

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  LIvio
4 de Setembro de 2024 19:41

Lívio, esse eu acredito que vai ser bom hein, pena que não é meu estilo mas acho que é uma boa entrada da Sony até, mas longe de ser suficiente pra essa altura

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  LIvio
4 de Setembro de 2024 20:02

Também comprei em pré-venda.

Tenho dois filhos pequenos que gostam do Astro, e vez ou outra eu também gosto de jogar esse estilo de game.

LIvio
LIvio
Responder a  Carlos Eduardo
4 de Setembro de 2024 22:00

Até agora o único Astro que meu filho gosta é o Playroom com a PS4 cam, mas vou tentar fazê-lo gostar desse novo jogo.

Já eu joguei todos, inclusive o VR! é divertido e o considero como o Mário do PS!

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Setembro de 2024 19:37

Sim, refiro a mão criativa dos japoneses. Foram seguir o ocidente e o resultado tai, jogos muito bem avaliados atualmente são orientais, Nintendo, Wukong, Stellar Blade a aquele InZoi me interessou muito (pena não ter pra console no lançamento pelo menos), e tem outro projeto bacana demais que esqueci o nome mas é uma mistura de GTA com Genshin Impact que teve um gameplay impressionante divulgado

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
4 de Setembro de 2024 11:52

Se esqueceu de Redfall?
E esta longe de ser a pior geração de todas… Se esqueceu do Ps3? E do Ps4 no início?

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Sparrow81
4 de Setembro de 2024 12:30

Esqueci não. Não esqueci desse Forza Motorsport flopado também, pior que os anteriores, ou do Forza Horizon 5 saturado, ou da personagem horrível de Fable, ou de Hellblade 2, não um jogo, mas um Tech demo, não esqueci da total falta de jogo de peso, dos jogos genéricos, dos exclusivos indo pro PlayStation e a marca possivelmente se diluindo no futuro. Se não fossem as multiplataforma eu teria pedido reembolso do PS5 (mentira, não teria nem comprado).

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
4 de Setembro de 2024 13:01

Só não entendo o que vc esperava… Esses 4 anos de geração de Ps5 são superiores em entrega first party de qualidade aos 4 anos de início de geração do Ps4… E nem vamos falar em Ps3 né.

E ainda tem mais um fator: 2 anos de pandemia, onde a Sony estava entregando muitos jogos de qualidade e a maioria dos studios third party não entregando nada!

Last edited 3 meses atrás by Sparrow81
Júlio Esteves
Júlio Esteves
4 de Setembro de 2024 11:44

Infelizmente, aqui no Brasil temos muitos influenciadores apostando ainda na ilusão de que existe um plano da MS de dominar o mercado e manter o Xbox como o console mais relevante. Quando os fatos desmentem a ilusão eles vão adaptando a narrativa como se fossem acionistas de sofá da MS. A Sony para variar continua cometendo muitos erros principalmente de marketing de produtos. Eu escrevi aqui e volto a repetir que parece que há alguma “conspiração” para desvalorizar os consoles em relação ao PC, pois é comum ver avaliações de pessoas “sérias” dizendo que o PC é a melhor opção como plataforma sem considerar a questão primordial de que a relação custo benefício é do console.

Last edited 3 meses atrás by Júlio Esteves
Juca
Juca
Responder a  Júlio Esteves
4 de Setembro de 2024 16:06

A Playstation parece um pouco perdida de uns 2 anos pra cá, mas é ver se volta aos trilhos com alguma lineup interessante para o próximo ano e além, o que tem salvado ao PS5, ultimamente é o suporte thirdie, que ainda é bom, e pra mim, o PSVR2, mas veja, já comprei o adaptador para PC pra jogar HL Alyx e alguns jogos do Metaquest que existem pra PC, como Asgard’s Wraith e os Lone Echo… Então, no marketing a Sony parece confusa, e assim como a MS, parece querer jogar seu público pro PC, o que me parece incompreensível, ter um plano B faz sentido, mas sabotar o plano A pra executar o B, parece coisa de louco.

Deto
Deto
Responder a  Júlio Esteves
4 de Setembro de 2024 16:53

Porque para a MS se os consoles falirem eles “venceram”, simples assim

Não foi culpa do Phill dai, do fabricante de macacos craigs e redfalls

se tinha maluco dizendo que “plataformas são o passado” quando o windows phone faliu, imagine com o xbox?

error: Conteúdo protegido