Os fans acreditava que devido a isso o jogo pudesse não vender o que merece.
A Xbox estar com os direitos de publicidade de Metaphor: Rafantazio foi algo que assustou os fans do jogo, acreditando que o mesmo poderia não vender como consequência disso.
O motivo é que a publicidade ao estar ao cuidado da Xbox tem duas implicações que preocupavam os fans:
- O fazer passar a imagem de que, sendo o jogo publicitado pela XBox, o jogo iria estar no Gamepass (que não vai). E isso pudesse afastar as pessoas de o comprar, aguardando pelo seu lançamento no serviço.
- O fazer passar a imagem de que, sendo o jogo publicitado pela XBox, o jogo fosse exclusivo Xbox (o que não é). E isso vai oudesse fazer com que os possuidores de outras consolas, onde o jogo venderá o seu grosso, não o procurassem no lançamento.
Apesar que tal não parece ter acontecido, e o jogo vendeu bem no lançamento, infelizmente, as politicas da Microsoft acabaram por conduzir a esta a imagem da XBox no mercado. A de uma consola ao qual estar-se associado de forma muito direta pode ser mau para o produto.
Fonte: Thegamer entre outros
A imagem negativa da Xbox é tal, que um simples acordo de marketing, acresce potenciais riscos, mas o objetivo dos acordos de marketing é mesmo esse, passar uma certa noção de exclusividade.