Perante o aumento gigante de vendas da PlayStation na Europa e a queda brutal de vendas neste mesmo território, os fans da Xbox mostram-se algo desesperados, tentando de todas as formas descer as vendas da Playstation. E desde FUD até um pedido de intervenção ao presidente dos EUA, tudo tem aparecido.
As notícias de que a Xbox se encontra em queda a pique de vendas na Europa, com a PlayStation a ter aumentos gigantes de vendas nesse mesmo território, tem causado agitação nos fóruns, e acima de tudo pânico junto dos fans da Xbox.
Isso não é novidade nenhuma para os leitores dos comentários desta página, mas o que talvez seja novidade são as iniciativas que estes tem realizado de forma a tentar parar com as vendas da Playstation.
Nesse sentido, e tendo Phil Spencer dado a conhecer uma possível alteração da divisão já em 2028, com o abandono das consolas, caso as coisas não mudem radicalmente, e estas notícias dando a perceber que as coisas não estão a ir bem para a Xbox, uma das táticas usadas, e já usada há anos. tem sido o FUD (Fear – medo, Uncertainty – incerteza e Doubt – dúvida) aplicado à PlayStation.
Vamos ver:
It seems that the #PlayStation division will close in 2025! According to a major Japanese investor on Twitter: The gaming business is on the verge of bankruptcy, and the Ps5 is sold at a low price in the United States, and therefore the market value will decrease, and this is a pic.twitter.com/qxORrWA8r9
— Mustafa (@Gilgame48416687) November 25, 2023
Segundo este senhor, a divisão PlayStation, que tem vindo a apresentar lucros históricos, e que tem as vendas da PS5 a acontecerem a um ritmo igualmente histórico, irá fechar em 2025, e isto porque o negócio está à beira da falência.
Parece assim que este senhor julga que ninguém conhece os relatórios financeiros da Sony, e mais do que isso, em algo que do lado da Microsoft se desconhece, os seus lucros.
Mas, num caso mais caricato, a situação que mais vontade de rir deu foi quando um fanboy decidiu colocar um tweet (X) na conta do Presidente Norte Americano, Joe Biden, solicitando que este intervenha junto dos seus aliados da NATO, neste caso os paises Europeus, para que estes façam algo para parar as vendas da PlayStation e façam vender a Xbox.
Esta situação não só se torna ridícula pelo ato em si, mas pela total ignorância do fanático, que desconhece que o Japão é parceiro da NATO, e como tal aliado dos EUA, como também desconhece que a SIE, apesar de pertencer à Japonesa Sony, opera de forma independente, tendo sede nos EUA.
Eis o tweet em causa:
@POTUS PlayStation has been reeking havoc all over Europe for the last 28 years by crushing their competition. American companies like Xbox are struggling to stand a chance.
Please Mr. President, do something! Your NATO allies should stand behind American corporations!!!
— Micah the chips ???? ???????? (@ChipsChipChip) November 21, 2023
O mais engraçado para estas pessoas é que em vez de perceberem e tentarem ver o que está mal com a Xbox que a leva a ver preterida, querem é tentar atirar areia para os olhos ou parar com as vendas da concorrência, mesmo que ela seja a preferência do grosso do mercado. E isto porque a sua marca de eleição tem de sair por cima!
É doentio… Mas ao mesmo tempo dá para rir um bom bocado pela demência que a situação atinge.
Xbox está precisando de um substituto, quem sabe a Valve, ou mesmo uma Européia como a Ubisoft…
O Phill Spenser teve aqui no Brasil, falou qualquer coisa e os “fãs” do Xbox aceitam numa boa o aumento do siris s. O engraçado é que é só Sony aumentar 1 centavo que essa galera ficava falando…. Kkkkk
Outro fato fato curioso que eu acabei lendo uma thead de um desses “representantes” do Xbox reproduzindo as falas do Phill sobre o aumento de preço “seguramos até onde deu” aí o cidadão foi questionado pq o ps5 não subiu de preço e ele disse que a Sony tá subsidiando o preço do ps5 e ele foi questionado novamente pq a ms n poderia fazer o mesmo já que ela é uma empresa trilionaria KKK
O cara disse que era melhor pagar mais caro no Xbox e ter um serviço estilo gamepass kkkkkkk
Quero só ver quando o GP aumentar novamente o preço qual vai ser a nova passada de pano kkkkkk
Por fim, Phill Spenser se quisesse seria eleito presidente do brasil pq as maiores qualidades de um político Br ele tem kkkkkkkkkk
E entretanto em alguns países a X está a 350 euros. A ver se vende!
E detalhe, o novo preço do SS no Brasil é algo equivalente a 720 USD, ou seja, mesmo que o imposto fosse metade do preço, o valor sem qq imposto para o SS aqui seria de 360 dólares… Ou seja, maior que o preço que eles estão vendendo o SX+Diablo 4 nos EUA, mas segundo o Phil, seguraram o preço aqui enquanto podiam… É muita cara de pau!
Esses números eu vi em um comentário num site ali…. até mesmo o racíocínio da retirada dos impostos
E isso eu tô desconsiderando completamente o preço de custo do console, que certamente não é o preço final, só pra facilitar raciocínio. Enquanto isso Sony e Nintendo que nunca ficaram dando serviço de graça conseguem fazer preços subsidiados, entende… Companhias de 100 bilhões de dólares podem mais que uma de 2,5 trilhões… É muita cada de pau.
Off: É muito dinheiro com conteúdo de terceiros. Praticamente 1/3 da receita. Não sei quanto custa manter os servidores, mas não deve ser nada barato. Ainda tem que pagar pelos custos dos estádios. A conta não fecha,
https://www.vgchartz.com/article/459235/phil-spencer-game-pass-is-profitable-spends-over-1-billion-to-add-3rd-party-content-to-game-pass/
O Phil, a MS e os fans fervorosos merecem ganhar o Nobel de matemática, pois o Xbox só investindo na casa dos bilhões, sem aumento de nenhum número nos relatórios e mesmo assim é uma ação lucrável!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O phill falou que da lucros então da lucros!
Queres saber mais que ele?
O Phil é o cara!
Lol
Mas assim, não li em lugar nenhum naquilo que ele disse que o Gamepass é “profitable”, ele só diz que o serviço faz dinheiro, mas qualquer coisa que se venda minimamente faz dinheiro, porque tem alguma receita, ser lucrativo é outra coisa, é fazer mais dinheiro mais do que se empenha pro negócio existir e continuar existindo. Pra mim, o título é enganador.
[Opinião] Acredito que eles computem o custo de servidores noutros departamentos, a MS parece criar uma liquidez de alguns setores pra justificar investimento neles pra acionistas, certamente há malabarismos contábeis pra não se ver os bilhões injetados no setor de jogos que não dão retorno, mas como é uma máquina forte e quase um representante de toda uma ideia do mundo capitalista as coisas vão indo até aparecerem essas bolhas econômicas que estouram. Portanto, aí reside a necessidade de sempre se mostrar melhor do que o que se é para continuar atraindo acionistas… e sempre estão a bater redordes seja lá do que for.
Ele disse junto desta declaração que o gamepass dá lucro. Está dito.
“Temos um serviço que é financeiramente viável, o que significa que ganhamos dinheiro, com o Game Pass. Colocamos muito dinheiro no mercado, mais de um bilhão de dólares por ano apoiando jogos third chegando ao Game Pass. O que vemos no Game Pass é um serviço que oferece suporte a todos os tipos de jogos, desde os maiores jogos até os jogos indie desconhecidos que você não sabia que iria adorar até jogá-los.”
Declaração na integra de Phill.
Eu tinha escrito isto e não sei porquê não entrou.
Mas vou dar aqui um exemplo.
Tens um take away. E um dos pratos que vendes, vendes abaixo do preço de custo.
Ele dá prejuízo, mas ao mesmo tempo é uma das coisas que te chama clientes. E no global, tens lucro.
Basicamente ter o prato é viável, e apesar de ele te dar prejuízo, ganhas dinheiro com ele.
O prato… Chama-se Gameprato ;).
Por outras palavras, se as coisas são claras, não se anda com meias palavras. E mais, não se esconde as finanças.
De modo que isto, para todos os efeitos, não diz nada.
Como comparação, a Disney+ tem 8.4 bilhões de receita, não investe 1 bilião… E dá prejuízo.
Estou começando a acreditar que você só vai mudar de ponto de vista no dia que o CEO da divisão abrir os números a público.
Eu não consigo digerir como dar uma declaração dessas não é o suficiente para parar com esses questionamentos e subjetividades.
Ele foi direto e simples no que falou.
Exato… Porque o Phil não tem credibilidade. Não que o esteja a chamar de mentiroso, mas uma divisão que investe num ano mais do que gerou em toda a sua existência está com muita coisa camuflada nas contas gerais da Microsoft.
Nenhum CEO, e o Phill é um, é tolo de afirmar uma coisas dessas a respeito do comportamento financeiro de uma parte da sua divisão.
“É viavel e fazemos dinheiro com o Gamepass”. Simplificando temos lucro e operamos verde.
Pra depois isso ser exposto como uma mentira. É um escândalo Mário, que custaria muito mais que o emprego dele.
Se estivesse mal e no vermelho realmente, ele simplesmente não falaria nada a respeito. Este é o status quo.
Estamos a falar do mesmo Phil que meteu por escrito que não colocaria os jogos da Bethesda exclusivos da Xbox?
Ou o Phil Spencer que em Junho de 2023 dizia que a Xbox não estava a cumprir com os objectivos internos?
https://www.eurogamer.pt/negocio-xbox-nao-esta-a-cumprir-com-os-objetivos-internos-diz-phil-spencer
Provavelmente agora deve estar tudo bem. Todos sabemos como é normal em 6 meses as empresas recuperarem! Isto apesar de os objetivos para o Gamepass continuarem a falhar e as receitas estarem abaixo das projetadas conforme revelado no julgamento com a FTC.
É deste Phil que falamos?
Mas é bom saber que acreditas nele, e no que ele disse sobre a Xbox poder acabar em 2027 se as coisas não melhorassem.
E apesar de o mercado europeu, o que inclui o segundo e o terceiro maior mercado de videojogos do mundo, estar a morrer para a Xbox, certamente estará tudo a melhorar.
Eu desse senhor… Acredito em zero, porque ele já aldrabou tantas vezes que é claro que isso lhe está na génese. O seu discurso é sempre de acordo com a conveniência.
Ele mentiu sobre finanças alguma vez ?
Isso seria algo de outro nível de Mário.E me perdoa a expressão, na posição
dele, dá uma m!@#$ danada.
E já falamos disso. Ele elencou a possibilidade para 2027 ou 2028 não a afirmação.
E quanto a Zenimax o que me recordo dele dizer que seria exclusivamente caso a caso, não me lembro de ler sobre a exclusividade total. Posso estar desatualizado.
Como eu expliquei num exemplo, ele não tem de ter mentido. Mas o que disse não significa a interpretação que o serviço está bem.
Eu não sei se dá lucro ou prejuízo. Eu não me atrevo a dizê-lo. Mas não consigo ser alérgico como tu estás a ser.
Um serviço que gera 3.9 biliões anuais, que investe 1 bilião em Indies, sem falar dos outros jogos e das outras despesas, implica um investimento de mais de 25% da receita só em Indies. Para dar lucros (receita-despesa-impostos) teria de ter margens de lucro na ordem dos 40%. E isso, ninguém me convence que tem!
aproveitando, finalmente achei um link
[img[/img]
estava atrás disso a muito tempo e não encontrava link
https://www.gamevicio.com/noticias/2016/03/nem-todos-exclusivos-do-xbox-one-serao-lancados-para-pc-garante-phil-spencer/
sabe o que é pior nisso?
é uma avalanche de coisa do phill falando toda hora que é quase impossível achar a noticia depois de alguns meses.
a a teoria do ruído nas comunicações… bota no google “xbox exclusivos phill spencer” e vc nunca vai achar esse link ai que eu postei
https://www.pxb.net.br/comunidade/index.php?threads/nem-todos-os-exclusivos-do-xbox-one-ser%C3%A3o-lan%C3%A7ados-no-pc-diz-phil-spencer.29105/
tem esse outro link mas que para a fonte está quebrado.
puro oportunismo, viu que estava pegando mal lançar day one no PC e veio com esse papo furado de “nem todos”
igual quando a Sony anunciou o PS4 PRO, o clima na intenet era de “revolta” e o Phill correu dizer que não iria lançar uma versão mais poderosa.
Curioso que eu já reparei nisso. Há certas notícias da Microsoft que parece que desaparecem da internet, mesmo tendo sido bastante faladas na altura. E re-encontrar por vezes é um bico de obra nas pesquisas.
Quanto à notícia do Snr Phil nunca mente, lá está a tal coisa. A Microsoft ajusta-se regularmente à realidade das coisas, e o que diz é de acordo com os interesses do momento.
É muito difícil tomar como um facto seja o que for que sai da boca desse senhor. E o pior é que ele não se cala, falando quase todos os dias.
Eu já li uma coisa sobre isso. Na verdade existe serviço profissional para remover más notícias de ferramentas de busca. Não me lembro dos detalhes mas muitas empresas fazem isso , e pra MS fazer isso, seria extremamente fácil.
Boas.
Então devemos acreditar quando ele diz que em 2027 o xbox pode acabar?
Podemos acreditar que a Sony produz jogos melhores?
Fato.
Quando levanta possibilidade, não afirmação sobre 2027 ou 2028.
Hello… Afirmação seria dizer que a consola acabaria em 2027/28. Claro que é possibilidade!
Conjunção subordinada condicional: se.
Não se falou em possibilidade. A única possibilidade na frase é a divisão xbox alcançar os objetivos. Não deixou de ser uma afirmação. “Se” não alcançar os objetivos, não irá além de 2027.
tá todo mundo ganhando, os acionistas no final, graças ao total de lucro, acabam tendo as suas ações valorizadas igual
e a gente não sabe até que ponto os Astroturfing da MS não são feitos principalmente para alienar acionistas… Talvez seja o contrário do que a gente imagina
A gente imagina que Astroturfing e fanboy do xbox é feito para “console wars”
E se for feito para alienar acionistas? pq veja bem
Qual o melhor jeito de abafar, para acionistas, o fato do xbox estar falindo na Europa?
Poluir o meio de comunicação com ruído do tipo:
“ah, apareceu também um maluco dizendo que a Sony vai falir igual quem falou que o xbox está falido na UE”
Assim os acionistas continuam alienados sobre o xbox, não sabem e nem querem saber pq estão lucrando bastante…
Enquanto isso os executivos da MS tem dinheiro infinito para sustentar negocio falido para nunca admitir que fracassaram
Imagine fechar o xbox pq dá prejuizo?
O nadella vai ter que admitir o fracasso dele e do phill, mas enquanto isso tem grana infinita
“se a gente sustentar pra sempre o xbox, nunca teremos que admitir que fracassamos”
É simples, esses dias o Nadella já saiu falando que “fechar o WP foi um erro”, pois claro… agora ele sabe que poderia manter por 20 anos o WP dando prejuízo, para não admitir a derrota, igual ele está fazendo com o Xbox agora
Se ele injetou 100 bilhões no xbox e ninguém falou nada, ele poderia ter injetado também 100 bilhões no Windows Phone e sustendo a divisão por mais uns 20 anos
Se eles conseguiram remover o xbox da métrica de Bônus, o que importa os 100bi da MS e dos acionistas? para o Nadella não muda nada queimar 100 bilhões no xbox, e ainda pode inflar o Ego deles para mentirem na internet que “vamos vencer”
Pois ele que ressuscite os mortos e abra a loja mobile dele por lá! Lol
Bom, e se essa Fake News não for para “console wars” e sim para alienar acionistas?
Acionista: “li no twitter que o xbox faliu na europa, tem que ver isso ai”
Acionista uns dias depois abre o twitter e vê: “playstation vai falir”
Acionista: “é deve ser uns malucos ai mentindo na internet sobre os consoles, nem vou dar bola, eu ganhou grana igual mesmo com as ações da MS”
É muito estranho empresas que não dão nada de lucro terem tanta grana de investimentos visando “um futuro glorioso”
Enquanto a MS que está sentada em dois monopólios a 30 anos que não emplacou nada de novo e que não tem visão de futuro nenhuma estar valendo tanto assim
Um parágrafo deveria excluir o outro, se a MS tem que valer muito, nenhuma “startup” pode valer muito
Se uma startup pode valer muita grana, baseada em projeção futura, a MS deveria valer nada
Como já foi divulgado aqui na Pcmanias, as vendas de hardware do Xbox Series X e Xbox Series S continuam caindo ano a ano, e ficam atrás até mesmo do Xbox One, apesar do quão difamado foi o lançamento do console. A estratégia da Microsoft de colocar seus jogos de lançamento no PC está, sem dúvida, tendo um impacto na conveniência de seu próprio hardware de console, e eu diria que a falta de inovação e investimento em recursos de console contribuiu para uma redução na empolgação e interesse na plataforma. Alguns sites divulgaram que documentos vazados também sugeriram que a Microsoft não tem interesse em construir seu próprio portátil xbox, apesar da clara demanda por dispositivos como o Steam Deck. Ao longo dos anos, a Microsoft e a Sony têm sido rivais intensas no mercado de jogos de consoles, com a Sony sempre na vanguarda em quase todas as métricas. Mas apesar dos problemas de participação de mercado de consoles do Xbox, a Microsoft encontrou sucesso ao expandir para PC e dobrar os serviços. E agora que a Microsoft adquiriu a Activision-Blizzard, pode estar a caminho de saltar as receitas de jogos da Sony Playstation pela primeira vez na história. A empresa de análise Newzoo divulgou recentemente um relatório detalhado sobre as receitas do mercado de jogos. A Newzoo tomou a liberdade de projetar como seria o gráfico se essas receitas de software e serviço da Microsoft e da Activision tivessem sido combinadas, e nesse cenário, pela primeira vez na história dos jogos, a Microsoft vai superar a Sony PlayStation como a segunda maior empresa de jogos. É curioso ver o desejo da Microsoft de emular a Tencent neste espaço, produzindo jogos de serviço que existem em todas as plataformas, em oposição à abordagem mais tradicional do ecossistema de consoles fechados que funciona bem para PlayStation e Nintendo. Parece que a Microsoft aos poucos está se moldando à Tencent para esse fim, ao mesmo tempo em que oferece suporte a um ecossistema de hardware. Isso talvez torne a Microsoft a mais diversificada agora, com uma forte oferta em jogos móveis com a Activision, continuando com uma posição consolidada nos mercados de consoles ocidentais e maior visibilidade no PC devido a serviços como o Xbox Game Pass.
Veja as 10 principais empresas de capital aberto por receita de jogos no 1º semestre de 2023 (newzoo.com)
Que a Microsoft tenha sucesso nos games, de preferência abandonando o mercado de consoles e se restringindo a mobile, streaming e PC, pois nos consoles parece ser só uma fazenda de cultivo de fanboys tóxicos há pelo menos uma década. Espero que a Valve se empolgue com o Deck e resolva montar mas máquina própria, um desktop voltado para jogos como já é o Steamdeck, ou quem sabe, a Tencent, ou alguma empresa Sul Coreana…
[OFF] Trecho da matéria de grande veículo de comunicação com a tradução de falas do Phil Spencer na visita ao Brasil…
‘Aumento de preço do Xbox Series S no Brasil
“Aumentos de preços são sempre difíceis. Trabalhamos muito para manter o preço do modelo S o mais baixo possível nos primeiros três anos da geração do console. No Brasil, a situação dos impostos para importação de eletrônicos é muito difícil. Então, quando estávamos analisando a viabilidade do nosso negócio no mercado brasileiro, precisamos aumentar o preço.”
“Mesmo com o aumento, o valor que recebemos por console no Brasil –sem contar o lucro do varejo e os impostos– é o mais baixo do mundo. Então precisamos aumentar o preço para manter o negócio aqui. Foi uma necessidade que tivemos, uma mudança que precisávamos fazer no longo prazo.”
Console é item de luxo
“É uma questão de escolha. Sabemos que os consoles, em geral, são itens de luxo, com ou sem aumento de preços. Definitivamente, são itens de luxo aqui, considerando o preço dos eletrônicos para o consumidor. Por isso é importante para nós focar em PC, focar em nuvem e ter consoles aqui. Temos visto um crescimento incrível no PC. O Game Pass para PC está praticamente dobrando a cada ano. Pensamos no tamanho da base de usuários lá. Nossa nuvem tem um desempenho incrível.”
“Nunca tivemos tantos jogadores de Xbox no Brasil como temos hoje. Muitos deles estão no console, mas também temos muitos no PC e muitos na nuvem, e essa continuará sendo nossa abordagem aqui.” ‘
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/12/consoles-sao-itens-de-luxo-diz-ceo-da-xbox-apos-aumento-de-36-no-series-s.shtml
Isto são balelas. Os impostos são iguais na X e na S. A X não sobe porquê?
Ele deve ser bem informado pra saber que aqui é moda culpar o governo por tudo! Aqui no “Brezil” prejuízo é sempre “socializado”, mas os lucros, nunca! Lol
Sendo que o aumento ocorre em uma época onde a cotação real/dólar está em valores abaixo se comparados de 2020 a 2022.
E também em uma época onde o PS5 vive em constante queda de preço, mas como falou o tal analista(repetido por alguns “influencers” BR), isso é porque a Sony vai falir em 2025.
Ainda bem que minha assinatura Plus acaba no fina de outubro de 2024, o Deto assinou até o final de 2029 vai ficar no prejuízo!!!!!
Coitado do Deto, vai se lascar! Lol
uauhauhuhh
azar… se o preço dos lançamentos voltasse a 199 reais, por mim já era lucro..
Deto ou Sparrow, foi um dos 2 que renovou assinatura por vários anos, só não lembro qual, mas sempre aposto que foi o Deto!
A minha também vai até 11/2027. Devo me preocupar?
É só zoeira nossa. Lol
Se eu fosse você estaria mais que preocupado
O Deto renovou até próxima geração se não me engano. A minha vai até 2025 apenas.
[OFF] Eis GTA 6
https://www.youtube.com/watch?v=QdBZY2fkU-0
Eu nem gosto de GTA, mas que trailer maravilhoso!
Woa… Mas 2025? Vamos amargar com a espera.
Espetáculo, venha ele!!
Espetacular se for essa qualidade grafica no gameplay, simplismente incrivel, ta quase nivel de CGI e por incrivel que parece vira para o Series S…
Vira para o Series S? Não percebi o que queres dizer!
Acho que é pelo series S ser fraco e ironicamente o pc ficará fora no primeiro momento.
A versão da S será, como tem sido apanágio, uma versão com os devidos limites.
Por se um console mais fraco que os demais tera que abrir mão de algumas coisas, mas sera que não limitara as versoes de PS5 e xbox series X?
Eu acho que vai limitar o SX, pois esse jogo claramente está usando o Ps5 como base do desenvolvimento. No SS, vão cortar o que tiver que cortar e é isso. Vai ser visualmente outro jogo no SS.
O Japão não é membro da Nato.
Lapso. O termo correto é parceiro. E dos mais próximos. Obrigada pela correção ao texto!
NATO and Japan work together bilaterally on a range of common security challenges such as cyber defence, new technologies or maritime security, as well as through NATO’s broader relations with its partners in the Indo-Pacific region.
NATO Secretary General: no partner is closer than Japan
NATO and Japan deepen cooperation on emerging security challenges
Japan and NATO agree on new partnership programme at NATO Vilnius summit
Email Check:
Result : UNKNOWN
Invalid response from the SMTP server.
Comentário negado! Verifique o seu e-mail e tente de novo.
Isto parece ser igualzinho ao que os fans da PS fizeram quando o GOW perdeu para o Elder Ring, tanto quanto me apercebi o Game Pass está a dar lucro e numa entrevista com o Phill Spencer eles não estão a dar importancia hás vendas da consola, mas sim do Game Pass.
A minha opinião vale o que vale, mas o Game Pass para mim é o melhor serviço que já tive, tenho PS, Nintendo e Xbox e estou verdadeiramente contente com a minha Xbox e com os serviços e jogos que me tem ofendido, tanto que estou a pensar em colocar de lado a minha PS. Sei que pode ser uma opinião impopular para uns, mas é a minha opinião. Só tenho a minha Xbox á 1ano e meio e está a ser uma experiência muito boa, comprei a minha nintendo á 3 anos e sempre tive e joguei PS, a unica que não comprei foi a 5, devido ao preço da consola/jogos e a não se encontrar no mercado, mas agora posso garantir, entre a PS e a Xbox, acho a Xbox como sendo mais atrativa a nivel de preços, bundles, oportunidades e versatilidade.
Numa empresa que refere que as vendas não são relevantes, eu não consigo dizer o que é lucro no Gamepass.
Quando o serviço rende 2.9 biliões, 1 bilião em investimento deixa 1.9 biliões livres.
Ahora vamos ver a restante despesa. Despesas de manutenção de 15 mil servidores, taxas e impostos sobre a receita, despesas com salários de funcionários e programadores (atirando por baixo serão mais de 15mil pessoas), despesas correntes com os estúdios (23 estudios), despesas com a criação dos seus jogos (cada estúdio estará a desenvolver pelo menos 1 jogo).
Eu quero-te parecer que se 2.9 biliões dão lucro há aqui a descoberta da galinha dos ovos de ouro. E nesse sentido, só acreditarei no lucro quando o vir explícito em contabilidade.
Quanto à tua escolha… Ninguém a estranha. Porque o Gamepass é uma oferta fabulosa. E ninguém pode negar isso.
Agora as questões que a maior parte das pessoas se colocam são as seguintes:
Pergunta 1:
Olhando por exemplo para a geração passada, o attach rate da PS4 foi de 8.76 jogos por consola.
Olhando para a minha prateleira, vejo mais de 50 jogos PS4. E isso quer dizer que se a média é aquela, há milhões de utilizadores só com um jogo.
Sendo o mercado mantido por estas “baleias”, e estas baleias podendo obter o mesmo ou quase o mesmo pelo preço de pouco mais de dois jogos anuais, em 8 anos de geração estas pessoas pagaram algo na ordem dos 20 jogos. Ou seja, deixou de entrar no mercado o equivalente a 30 jogos comprados.
Consegue o mercado (não a Microsoft, mas o mercado) manter-se e manter a qualidade com tamanha perda de receitas?
Pergunta 2: Se há milhões de pessoas com apenas um jogo na consola, essas pessoas poderão ser contabilizadas como potenciais clientes para pagar uma mensalidade fixa e constante de 15 euros?
Pergunta 3: Sendo que os jogos que entram no Gamepass são escolhidos pela Microsoft e não pelos jogadores, não serão os jogos escolhidos pela vertente financeira e não pela qualidade?
Pergunta 4: Vale a pena pagar uma fortuna por 8 anos para no fim não se ter nada, e ter de continuar a pagar para se poder aceder aos jogos? Isto se eles se mantiverem no serviço pois quem decide tal não é o utilizador.
Pergunta 5: Perante a grande oferta e clara canibalização que existirá no mercado de vendas, conseguirão as empresas subsistir sem serem forçadas a entrar no Gamepass?
Pergunta 6: Com as empresas no Gamepass, a perderem potenciais receitas (há diversos relatos de jogos que aderiram e deram prejuízo), o Gamepass não se torna um atrativo à monetização?
E podia continuar!
Basicamente o que as pessoas têm contra o Gamepass passa pelo facto que as contas não parecem bater, e o Gamepass poder destruir a qualidade dos videojogos a que nos habituanos, tornando as consolas em algo equivalente ao nojo que vemos nos smartphones, onde todos os jogos são basicamente iguais, apenas mudando o grafismo.