Os problemas com Halo Infinite continuam, e a 343 Industries não dá conta do recado.
Sinceramente fico chocado como é que uma empresa com 750 funcionários não consegue dar conta de um jogo. Mas infelizmente é isso que se passa com a 343 Industries e com Halo Infinite!
O jogo foi apresentado num estado lastimoso, foi adiado, e mesmo assim, lançado incompleto.
Agora, 5 meses depois, a equipa não consegue sequer apresentar uma estimativa de quando lançará o conteúdo em falta, alegando que está muito ocupada a resolver problemas no jogo.
Ora isto poderia ser menos preocupante se Halo Infinite fosse um jogo dotado de bastante conteúdo, mas na realidade… não é! E o conteúdo existente é super limitado e não consegue prender os jogadores.
O resultado, de acordo com um estudo da Rock Paper Shotgun, é que o número de streamers que se dedicam ao jogo desceu de 200 mil para 10 mil, com a justificação a ser “o anormalmente baixo nível de atração que o jogo possui, particularmente para um jogo como serviço com um nome tão sonante associado”.
Segundo os streamers entrevistados, o jogo foi lançado com muitas funcionalidades ausentes e que são pedras basilares do Halo. A re-introdução dessas funcionalidades está a ser simultaneamente lenta e sem causar excitação na comunidade para fazer as pessoas voltar. Isto inclui o modo Co-op e o Forge, incluindo ainda modos populares como o “Team Doubles” e o “Shotty Snipers”. E isto é o que as pessoas esperam de um jogo Halo, não falando já de novo conteúdo que não tem existido desde o lançamento.
Consequentemente a viabilidade a longo prazo do Halo como serviço está sob ameaça, e a não ser que se vejam muitos acréscimos, apenas pequenas coisas irão fazer desaparecer o interesse num mês ou algo assim. Pelo menos esta é a opinião do criador de conteúdo Halo, Arrash.
Um outro criador, KevinKoolx, resumiu o problema a “termos longos períodos de… nada”. E outros criaadores ainda maiores, como Hrebinka, apresentador do show youtube LateNightGaming, já abandonaram o jogo, estando agora a fazer videos de Call of Duty, e Elden Ring.
A questão aqui é que a 343 industries está perfeitamente ciente de tudo o que os fans se queixam, e tem vindo mesmo a
responder a questões no Reddit. O diretor de comunidades Brian Jarrad afirma mesmo que a equipa não está contente com o não conseguir satisfazer as expectativas da comunidade, esperando poder partilhar mais sobre a segunda temporada do jogo, que sai em algumas semanas.
Infelizmente, salvo surpresas, o conteúdo desta segunda temporada já foi criticado igualmente por ser altamente reduzido.
Os problemas de Halo tem sido preocupantes, e mostram a dificuldade que há em manter os jogadores presos a um jogo como serviço, que neste caso está a colocar uma equipa de 750 pessoas num período de crunch sem fim à vista. O maior problema deste jogo talvez seja o tentar ser muitas voisas num mundo aberto, seja um jogo de jogador único, uma experiência Halo clássica, um shooter moderno, e um jogo como serviço. E apesar de acertar em muitas coisas, com um núcleo muito bem conseguido, os problemas e mudanças de direção durante o desenvolvimento mostram que a equipa não estava preparada para a criação de um jogo deste tipo.
Esperemos que seja possível dar a volta, pois halo certamente merece.
Comentários
Não é a primeira vez que abordamos Halo Infinite e os seus problemas. E achamos triste ver um nome como Halo a cair assim nas ruas da amargura.
Infelizmente, para os fans da Xbox, referir algum tipo de problema na marca é algo que não se pretende, e atacam o mensageiro que transmite estas mensagens.
No fundo o único comentário que fica, é que é triste que isso aconteça, e que os fans aceitem absolutamente tudo o que vem da marca sem criticar e tentando ocultar a realidade das coisas e os problemas.
Mas neste caso os problemas são tão fundos que os maiores fans estão a largar o jogo. E para um nome como Halo, é muito, muito triste, que isso aconteça.
Esperemos que a temporada 2 possa corrigir parte destes problemas.
O que mais me indigna nem é isto, é o facto deste jogo ter levado com 9’s e 10 por parte da dita critica “especializada”, estando no estado em que sempre esteve, está, e estará.
Mário não vai fazer uma matéria sobre o Xbox estar começando a vender mais que o Play 5 nós últimos meses? Seria um bom assunto!
Ainda tenho notícias para escrever. Esse será um dos assuntos tocados.
Mário, a mudança de uma litografia de 7 para 6 nanons, fará com que a Sony consiga produzir mais ps5? Pois essas últimas derrotas do ps5 para o xbox series, mostra claramente que são vendas do series S, pois o series X está com o msm problema do ps5. Como a Sony irá contornar isto, caso tenha alguma forma de contornar… O Brad Sams do Windows Central já soltou que a MS está fazendo um novo series X, provavelmente com 6 nanons.
Edson… Segundo as notícias, a Sony tinha comprado a maior parte da produção da TSMC para 2022.
Daí que a Microsoft estar a entregar e a Sony não só se justifica com pagamentos adicionais.
E se o mercado está assim, nada garante nada…
Ou então… São Xbox série S.
Para você ver a situação, a notícia relevante hoje é dizer que a APU terá revisão para ter menos consumo energético e geração térmica…..
Como se isso não existisse desde a época do PS1, SNES……ou até antes.
Tenho visto comentarem sobre isso mas uma dúvida, qual dos Series está a vender mais?
Há mais ou menos 1 mês pela primeira vez vi um dos novos consoles na prateleira de um grande varejista brasileiro, no caso era um Series S.
Não sei os números de venda para comparação nos meses anteriores mas pode ser que o PS5 alcançou o pico de venda e agora continue com uma quantidade média, falta saber se a procura aumentou com o lançamento do Horizon FW e do GT7.
No Brasil, em relação ao PS5, ou a situação do estoque está “normalizando” ou é consequência da atual situação financeira do brasileiro. O estoque do PS5 não dura 1 dia nos sites das grandes lojas e o “normalizar” que citei se dá que ultimamente o estoque está a durar algumas horas, ao contrário dos poucos minutos em estoques anteriores. Foi nesse período prolongado que consegui comprar o meu entre 20 e 30 minutos após o estoque estar disponível, porém após a compra fiquei acompanhando e na Amazon deve ter durado umas duas horas.
O S vem vendendo bem, pois geralmente tem estoque sobrando e várias promoções. Já o SX tem estoque na Europa e dificilmente fica sem. O ps5 vende o que chega em minutos, o Xbox fica sempre mais em estoque. Agora a galera tá se baseando em VGChartz, o que não é parâmetro pra nada! Quando a Sony falar o que vendeu de ps5 eles atualizam, sempre foi assim. No ps4 erraram sempre pra baixo as vendas, imagina no Xbox, onde não divulgam.
Onde é que foste tirar esses dados de que a SX tem stock na europa e raramente fica sem stock?
É que em Portugal, país com eborme tradição playstation a SX tem problemas de stock, apenas a worten vai aparecendo com algumas unidades e muitas das vezes com entrega em 4 ou 6 semanas.
Série S
A partir de 299
Worten – Disponível
Fnac – Em stock
PCcomponentes – Em stock
El Corte Inglês – Entrega na hora
Aquário – Entrega a 29 de Abril
Castro Eletrônica – Entrega a 27 de Abril
Vermegreen – Disponível
WebMobile – Em Stock
Coditek – Disponível
Octopia – Disponível
PTEletronica – Em stock
Back Market – Entrega em 2 dias
Lowcoststuffs – Disponível
Série X
A partir de 499.99
Worten – disponível
El Corte Inglês – Entrega na hora
CSTech – Em stock
Bitcc – Em stock
Castro eletrônica – Entrega a 4 de Maio
PS5
A partir de 887.67
CSTech – 2 em stock
DUALChip – últimas em stock
PCexpress – disponível
BitCC – Disponível
CODITEK – disponível (1100€)
WebMobile – disponível (1200€).
Esta é a realidade cá.
Isso da series x foi apenas desde á duas semanas. Tem havido todos os dias stock de ps5 nas últimas duas semanas. Além de que muitas não são colocadas online devido ás reservas, ainda a somar a enorme quantidade de scalpers
E mais uma vez, portugal é a sonylândia, longe de ser
exemplo geral.
Elcorteingles está esgotado.
Elcorteinglês está esgotado, ou seja tirado a worten e escalper está parecida á ps5.
Sim, corrijo. No El Corte Inglês está esgotada a S e a X. Mas curiosamente o botão adicionar aparece no fundo da página e não deveria aparecer ou aparecer a cinza. Mas carregando nele não adiciona aí carrinho.
Uau!
O interessante é que quando se fala de vendas quando o ps vende mais é errado pq a microsoft não divulga números de vendas. Agora estão usando até o vgchartz. xD
Essa galera do lado verde é engraçada até na hora do flame.
Eu percebi isso hehehe
Normatizaram os chutes do VGCharts
até o momento em que ocorrer o contrário e com isso não terá mais serventia!!
Horas não, Livio, e sim dias! Em 2020/2021 a pandemia ainda estava em alta, os preços dos consoles estavam acima do que estão hj (pelo menos no Brasil), mas eram vendidos em horas. Tenho uma teoria que até o primeiro ano de um console, as compras são de fãs, porém com um tempo, ele emplaca para a massa não fã ou não! Até msm a Nintendo com o switch é assim ou será que a Nintendo tem mais de 106 milhões de fãs do switch? Racionalmente, até msm por conta da pandemia, o ps5 e o series ainda não “chegaram” e a massa de consumidores perceberam isso! As vendas do Series S estão maiores que as do ps5 por conta do estoque, mas sinceramente… Não sei se estão altas! Tbm não sei como os acionistas da Sony reagem com os atuais números mostrando um ps5 abaixo do series, msm que a explicação esteja por conta da falta dos chips. A sensação que tenho é que massa aqui no Brasil diminuiu o interesse nesses consoles onde o ps5 é mais afetado por ser mais caro, pois praticamente tudo pode ainda ser jogado em um ps4 ou xbox one da vida.
Eu acho que o PS5 é um console muito caro pro brasileiro médio, e o Brasil não é um bom parâmetro global no que se refere a vendas de consoles, e certamente o crossgen dos games não motiva muito pessoas a adquirirem um console caro, então penso que atualmente a venda está mais nos fãs com maior poder aquisitivo.
Em Portugal o stock de ps5 dura segundos, 5 minutos no máximo quando os bundles ultrapassam os 800 euros.
Á mais de 1 ano que não existem ps5 á venda em Portugal sem ser por bundles com jogos e acessórios.
Mas mesmo sendo portugal a sonylândia mundial (talvez atrás do japão), a series x também sofre de stock, sendo que normalmente apenas a worten a costuma vender mais regularmente.
Um waffle produz mais chips de series s do que de ps5 ou series x, por isso deve ser mais fácil produzir maior quantidades de series s.
Aqui no Brasil os estoques duram também alguns poucos minutos
Exato.
Via de regra, os consoles ficam populares (i.e., uma grande concentração de pessoas que possuem em casa) no Brasil apenas no final de suas respectivas gerações.
Foi assim com o Super Nintendo por volta de 1995, com o PS1 por volta de 1999, com o PS2 por volta de 2005, com o X360/PS3 por volta de 2012, e com o PS4 por volta de 2019.
As pessoas que geralmente vejo adquirirem PS5 possuem ótimas remunerações salariais, então obviamente estão bastante acima do poder aquisitivo médio do brasileiro.
Quando lá pra 2025 o PS5 estiver custando abaixo de 2000 reais, aí sim estará mais popular entre os brasileiros. Mas o interessante é que no presente momento eles já possuem uma alternativa por esse preço que é o Xbox Series S. Então será interessante ver o alcance de popularidade que o Xbox Series S alcançará no Brasil até o PS5 estar em um preço razoavelmente mais atrativo para o brasileiro médio.
Pelo que vi nos grandes varejistas(Amazon, Submarino, Amercanas…) não dura mais que 24 horas, nem mais que 2 horas, o que pode ocorrer, e que vi em alguns momentos é o estoque voltar mas poucos minutos depois acabar, o que pode indicar desistência da compra e o item reposto no estoque.
Vi muito isso quando estava na espera do envio do meu GT7, tinha comprado com preço mais baixo e em alguns dias o estoque a edição de 25 anos voltava a preço cheio mas minutos depois acabava.
A esmagadora maioria da base do Xbox Series é do S
Hj ainda é muito difícil encontrar estoque do XSX
O principal console da Microsoft nessa geração por ironia é o de 4TF e não o de 12
Qual Xbox?
Estamos a juntar as vendas de duas consolas bem diferentes Xbox para comprar com a PS5? (ou seja estamos a comprar vendas da S com a PS5? é que nesse caso estamos a comparar vendas da Maclaren com a Peugeout…)
Se é assim também podemos juntar o Surface penso que também faz parte da divisão xbox 🙂
Brincadeiras á parte, espero que esse aumento de numeros seja porque realmente vende e não porque “oferece”.
Caso assim seja, concorrência é óptimo e temos todos a ganhar com isso!
Li uma notícia que a esmagadora maioria da base desse jogou já o abandonou
Eu joguei o início da campanha, até legal. Mas nada que me prendesse a ele
Halo é uma franquia do passado, passado que adolescente revoltado jogava video game.
ai no jogo vc compensava a frustração, sendo um soldado fodão de 2m, mudo e sem rosto com um capacete ridículo, virgem, sem amigos ou namorada; igual o estereotipo do adolescente que a propria MS alimenta até hoje com o Aron Greeberg no twitter. E para reforçar isso, vc mata baratinhas espaciais se sentindo “superior” olhando de cima para baixo para os inimigos.
Hoje as pessoas cresceram, tem família, amigos, namorada, esposa, filhos… etc; ninguém mais se identifica com soldado mudo.
Pode perceber o deboche de fã de xbox falando “papai simulator” do God of War; se eles tivessem filhos, mulher/namorada/esposa, não faria piada com isso.
Então, esses ai é o motivo do jogo não ter mais impacto… Halo 5 era tecnicamente competente, tinha MP, SP (meio porco que zerava em 4h, mas tinha) e mesmo assim não fez sucesso.
Os autores da Série estavam certos em tirar o capacete do Master Chief sabendo que adultos não se identificam com personagens desumanizados, apenas adolescentes e se o personagem “compensar” as frustrações do adolescente.
(claro, depois virou attention whore botando ele pelado, nem para mostrar que ele é cheio de cicatrizes no corpo para justificar mostrar ele pelado, mostrar o sofrimento e realmente humanizar o personagem, “por traz da armadura é cheio de cicatrizes”)
Tanto é isso que eu escrevi acima, que Gears já virou drama familiar também.
Sem falar a concorrência, hoje o que mais tem é FPS… ao contrário da epoca que o Xbox original com Halo 1 saiu, hoje o que mais tem é FPS MP para competir.
Acredito que até o Phill Spencer sabe que Halo é “datado” e como ele sabe disso, liberou virar um GaaS (halo não tem renovação, então vamos tentar emplacar um GaaS f2p igual fortinite)
A franquia não vai voltar, pq ela só continua sendo o que ela sempre foi e isso inclusive o Phill Spencer deve saber e imaginar e por isso não se importa com a i343 cagando o nome da franquia e mandou fazer um GaaS mesmo pq “talvez assim vire um Fortinite”
Vai ser mais engraçado ainda se for a Sony que emplacar um GaaS MP “Fortinite” da vida antes da MS, que desde a geração passada do xbox one tenta emplacar isso.
Mário, zerou Horizon? Pelo menos é um jogo com 10x mais conteúdo que esse Halo.
Por incrível que pareça não… E tenho-lhe dado, mas o jogo tem conteúdo a dar com um pau, e eu gosto de ver as cutscenes todas, e perceber os diálogos e história.
Tem muito conteúdo que não interessa, é repetitivo e aborrecido como grande parte dos jogos.
Conteúdo a sério com grande valor e interesse não existe como em witcher 3.
Aham 🙄
Mas são verdes.
Tá certo, são “verdes” mesmo… Coisa verde mesmo
Discordo amigo, estou achando Horizon muito acima da média. Inclusive ele tem sidequests nível The witcher 3, pelo menos em minha opinião. Todo aquele arco em Las Vegas é incrível!
E fazes bem que eu também discordo de ti.
Ou essa conversa acaba… Ou eu acabo com ela.
🤝🏼
Eu confesso que estou parvo com o Horizon Forbiden West. Acabei a história à imenso tempo e pensei que platinar o jogo fosse ser uma valente seca. Mas várias semanas depois ainda o estou a jogar, e continuo fascinado. As missões secundárias continuam a aparecer e cada uma delas com conteúdo que poderia bem ser da história principal. Mesmo com a história principal acabada, cada história paralela em si é rica em conteúdo e interesse, e ainda tenho muito o que fazer. Isto contrasta com muitos jogos, alguns que eu gosto, como o Assassin’s Creed por exemplo, onde após a histórias terminada o que sobra é algo que mesmo com quantidade, é vazio, disperso e sem interesse.
O jogo está a ser fascinante por isso.
“The Intiative 2”
Outro estúdio para entregar alguma coisa que a i343 não consegue.
https://twitter.com/CertainAffinity/status/1513909847229673477?s=20&t=BCbjMZuG2T2EW5sYyYQdmw
Alguém já viu estudio terceirizado da Sony ou Nintendo que produz conteúdo ir no twitter divulgar isso ?
Realmente, a MS está simplesmente despejando dinheiro em cima do problema.
Lembro aqui inclusive, a narrativa Lunática que a Naught Dog tinha demorado 7 anos para entregar Last 2, a narrativa demente que a ND não fez nada nesse meio tempo, nenhum GOTY 90+ igual Uncharted 4 e Lost Legacy.
Ela sumiu depois que lembraram do incrível desempenho da i343 com Halo, do 5 para o Infinite.
Bizarro mesmo é isso abaixo:
Caixista inventou que a ND não fez Uncharted 4 para arrotar que a ND demorou 7 anos para fazer Last 2 depois do 1, aconteceu que a i343 que demorou 7 anos para entregar o Halo Infinite depois do Halo 5…
Acho que essa narrativa ganha o troféu máximo de trolha reversa.
Já é o segundo estúdio que não dá conta do recado e recorre a terceiros.
É ridículo.
Só para ser mais justo, a i343 entregou:
2016 Halo Wars: Definitive Edition
2017 Halo Wars 2
2017 Halo Recruit
2018 Halo: Fireteam Raven
Além de manter o suporte do Halo: MCC
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/343_Industries
Aí diz que foi tudo em colaboração
A Valkyriam Stúdios também estava a ajudar no Halo…
Mas depois da aquisição da PlayStation, devem se ter focado somente no GOW. Ou estou enganado?
Sim, eles ajudaram no Halo Infinite e no GOW… Haver equipas de suporte para acelerar o desenvolvimento não é algo anormal na indústria.
O que é anormal nestes casos da Microsoft é:
No caso da The Initiative a parceria com a Square basicamente passou-lhes o controlo do jogo. Ou seja, a The Initiative passou de equipa principal a equipa de suporte, e o jogo passou de first a third.
No caso da 343 industries, o jogo está feito. Foi criado como jogo como serviço para permitir um desenvolvimento mais suave e entrega de conteúdo no tempo. Mas os problemas com o jogo são tantos que a equipa vem referir que não está a conseguir dar conta do recado com a resolução de bugs, criação do conteúdo em falta e entrega de novo conteúdo.
Ou seja, o aumento do suporte surge depois do jogo entregue, numa fase em que as coisas deveriam estar mais suaves.
Numa outra diferença, e como exemplo, a Sony Santa Mônica, criadora do GOW, tem 250 funcionários.
Quando desenvolvia o GOW deu suporte ao jogo Fat Princess: Piece of Cake da One Loop Games, ao God of War III: Remastered da Wholesale Algorithms, ao The Order 1886 da Ready at Dawn, ao Everybody’s gone to the rapture da The Chinese Room, e ao Fat Pricess Adventures da Fun Bits ao Bound da Plastic, e ao Here They Lie da Tangentlemen. Recorreu ao apoio da Valkyrie Entertainement para o seu God of War.
De 2018 para a frente, desconheço que jogos apoiou ou que apoios teve, sei apenas que está a desenvolver o GOW:Ragnarok e um segundo jogo AAA secreto.
A 343 industries tem 750 funcionários e desenvolveu o Halo infinite em colaboração com a Skybox Labs, Spearsoft, The Coalition, Valkyrie Entertainement e a Certain Affinity. Desconheco que tenha dado apoios a terceiros. Perdeu elementos essenciais e não deu e continua a não dar conta do recado e está agora a recorrer a mais um terceiro.
A The Initiative desconheço colaboração a alguem, só tem um jogo em desenvolvimento e passou a liderança do mesmo. Era um estúdio pequeno, que se orgulhava disso, e que perdeu metade das pessoas em um ano devido a problemas internos, tendo entregue a liderança do jogo à Square.
o problema ai, e eu não deixei claro, é a mensagem.
eu faço casas… estou aqui anunciando que faço casas. Me contratam e eu contrato mais gente para me ajudar a construir casas.
já imaginou se eu começo a fazer propaganda de quem me ajuda?
imagine eu lá no meio a obra e saio divulgando que contratei fulano, ciclado e beltrano para me ajudarem a construir.
pq eu preciso avisar todo mundo que contratei fulano, beltrano e ciclano para me ajudar na obra?
pq o meu cliente sabe que sou incompetente? (i343) pq eu estou admitindo que sou incompetente (the initiative)
a The Initiative estava tão mal das pernas que nem conter o vazamento que eles precisavam de estudios externos para “ajudar no desenvolvimento” ele conseguiram esconder… tiveram que admitir publicamente e ainda tinha que ser um estudio com “nome” para dar credibilidade.
a i343 está tão mal que precisa divulgar que alguém vai salvar eles.
daqui a pouco alguém nos estudios xbox, se já não perceram, é que se vc fizer M não tem problema… o papai MS paga alguem para fazer a prova no seu lugar para vc “passar de ano”… vc só perde o emprego se pedir para sair… pq o “papai MS” está muito preocupado com “o que as pessoas irão pensar” se ele demitir um monte de gente ou fechar o estúdio…