O BIG BROTHER está à porta, e o Facebook ajuda nisso, sem sequer alertar ou pedir autorização aos verdadeiros titulares dos direitos de imagem, cedendo as fotos dos utilizadores para empresas de tratamento e reconhecimento facial.
O Big Brother pode estar mais perto do que se pensa. E isto que se veio a saber que a Clearview, responsável por um software de Inteligência Artificial para reconhecimento facial com o mesmo nome da empresa, está a usar fotos do Facebook, Instagram e outros para alimentar a sua ferramenta.
Segundo se refere, são mais de três mil milhões de imagens que estão em uso. E pior do que isso, estão a ser usadas de forma eticamente questionável uma vez que as pessoas ali presentes não tem conhecimento da cedência e do uso. É assim que o Facebook, usando a ferramenta da Clearview identifica as pessoas nas fotos de estranhos.
Ora esta situação pode ter enormes consequências junto das pessoas cujas imagens estão a uso. Ao ponto de elas, teoricamente, poderem mesmo ser perigosas.
Devido a isto, a Clearview, uma das empresas com tecnologia mais avançada nos domínio do reconhecimento facial, está agora sob fogo. Porque com a respectiva aprovação do Facebook, ela usa as fotografias que os internautas publicam nas redes sociais no seu software.
A ideia é a criação de uma base de dados com dimensões consideráveis, de forma a que os resultados encontrados sejam cada vez melhores e mais precisos. Daí que nesse sentido o facebook e o instagram se revelam ferramentas preciosas para garantir o evoluir da sua tecnologia.
Há mesmo casos assustadores de pessoas que relatam que forneceram ao serviço imagens borratadas de amigos que quase nem tem presença social, e que mesmo assim foram reconhecidos pelo software_
I’ve had two demos of Clearview & the results were frightening/stunning in their accuracy. Both demonstrations involved me giving blurry screenshots of a video & Clearview was able to identify both people (friends who had consented) even though they barely have a presence online https://twitter.com/oliviasolon/status/1218587318170406914 …
Olivia Solon
✔@oliviasolon
Esta é uma questão de privacidade sobre a qual a União Europeia tem de atuar, usando a plenitude dos seus poderes e com as consequências que sejam necessárias. Há questões de privacidade, e igualmente outras éticas e morais.
No entretanto, o melhor que podem fazer, e até esta empresa ser controlada nas suas acções, é acabar com o uso dos serviços pertença do Facebook, como o facebook em si, o Instagram e o Whatsapp.