Após a publicação do artigo sobre os documentos incongruentes do Leak da Insomniac houve quem prestasse informação relevante que podem ajudar a fazer perceber os mesmos.
Há discussões em que os dados fornecidos são efetivamente válidos, e outras que são inúteis pois as pessoas fogem a explicar as incongruências.
E nesse sentido tive conversas em vários locais sobre o assunto, e eis que alguém me dá uma explicação que pode explicar todas as incongruencias dos documentos em causa.
Vejamos então o que foi adiantado e como tal explicaria todas as incongruências!
Caso 1, a tabela da Insomniac
A data em que esta tabela foi criada não é conhecida, mas segundo a explicação, a mesma não terá qualquer fundo de realidade, sendo bastante antiga. Isso porque a mesma não representa vendas e receitas efetivas, mas sim e apenas uma previsão a longo prazo de valores esperados de vendas e receitas para a totalidade dos jogos ali presentes e que a Insomniac tinha na sua lista de realização.
Segundo o que me foi dito, e com alguma coerência, a Insomniac projetou o Ratchet & Clank para dar prejuízo, pois ele requeria uma PS5 e a base de utilizadores na altura era baixa. Isto apesar de ele ter depois dado lucro, como a tabela da Sony mostra! Da mesma forma Miles Morales e SM1 remaster bateram as expectativas de vendas e receitas desta previsão.
Daí que todos os valores, incluindo vendas, receitas, e custos de produção também podem não ser reais, mas projeções.
Quanto às incongruências do Break-even, também se explica como sendo apenas uma estimativa básica e não realmente um calculo cuidado.
Por outras palavras, este é um documento que não teria qualquer fundamento de realidade, e não representa números reais, mas meras suposições e projeções, não apenas para os jogos ainda não lançados, mas para a totalidade deles. Esta projecção atira as vendas por baixo e os custos por alto, de forma a verificar a potencial rentabilização do produto.
Podendo esta explicação não ser a real, pelo menos enquadra-se e explica a totalidade das incongruências da tabela, sendo que ser real, torna a tabela em algo completamente inútil para a obtenção de dados realistas.
Caso 2 – Os slides da Insomniac
Apesar de não haver ainda uma explicação para o motivo porque estes slides tem o logotipo da Insomniac em vez do da Sony os PS, foi feito um enquadramento temporal dos dados do qual nunca duvidei, mas que não referi no artigo.
Segundo referido, e sempre acreditei nisso, o teor deste documento teria sido escrito em 2021, e representa os receios da primeira reação da Sony à oferta da Microsoft de apenas 3 anos de COD. Não representa a atual postura da empresa perante o acordo de 10 anos de fornecimento do jogo, os acordos com os reguladores, as vendas da Playstation 5, a atual situação de vendas da Xbox e o atual mercado.
Isto não explicou o motivo pelo qual a Insomniac e não a Sony ou PS, está a discutir o assunto, mas o enquadramento temporal dos receios fica feito.
Fui banido ou foi so um alerta Mário ?
Nem uma, nem outra Saber… Removi o tópico pelos motivos que explicitei. Não defendo roubos ou pirataria e aquele tema pode ser prejudicial a quem foi roubado.
galera que tá baixando os materiais vazados estão levando notificação do Provedor de internet lá por aquele ato de proteção de direito autoral
No “.exe” tem telemetria, pq obvio é para testar mesmo isso, que reporta para o servidor da Insominiac.
Daqui a pouco vai uns dois ou três presos, dos que baixaram, para servir de exemplo para as próximas ocorrências
Esse é um risco. O jogo deve reportar IPs e vai haver malta a pagar o pato.
A Sony não vai ter compaixão.
Não vou falar como mas há forma de passar por isso sem levantar suspeitas de dois métodos diferentes.
E os provedores hoje em dia muitos usam CGNAT para duplicação de endereços de IP. Então endereços de IP de um usuário podem ser iguais um de outro, e para identificação se faz necessário adicionalmente a porta e o endereço MAC.
O IP por IP não identifica nada.
Não estamos a falar dos hacker, mas do Joaquim e do mMnuel que acedem ao conteúdo furtado!
Mas o hacker do GTA 6, que hackeou a Rockstar com um Amazon Firestick, foi apanhado… e ele percebia bem do que fazia! Há formas de se chegar à máquina!
Antes de ser programador era um analista de infraestrutura de redes Mário. Então eu falo com propriedade tem como bloquear este tráfego de monitoramento, e tem como por tunelamento tornar impossível de se saber a fonte.
Ele aparentemente não fez muito bem pois foi identificado.
Saber… Eu tenho formação em redes. Não existe uma garantia absoluta de anonimato na Internet e nem nunca existiu. Há metodologias avançadas que rastreiam atividades online, mesmo que escondas o melhor possível o teu IP. Claro que a eficácia delas depende da habilidade do individuo em proteger a sua identidade, mas também da sofisticação das técnicas de rastreio usadas.
Na informática, a segurança não é uma garantia, e a privacidade muito menos.
Ou seja, a tua palavra impossível não se aplica aqui. Pode quando muito complicar a muito a detecção, e até tornar a privacidade uma realidade, mas garantias… nunca há!
Agora, como referido, não é de um especialista que falamos, mas do Manuel e o Joaquim que acedem ao conteúdo roubado.
O anonimato absoluto pode ser questionável. Mas nas mãos de quem sabe o que está fazendo já se alcança níveis absurdos de dificuldade de se identificar o alvo.
Você pode se esconder atraves de múltiplos proxys, tunelamento, bloqueio de tráfego específico dos programas, VPNs com política Zero Log.
Você vira um fantasma na rede.
Agora no direito.
Alias para se formar prova existe a necessidade de materialidade dos autos. Ou seja busca e apreensão dos computadores. As pessoas podem eliminar os drives fisicamente ou digitalmente sobrescrevendo dados randômicos onde antes estava gravado alguma ilegalidade. Eliminando toda e qualquer prova.
Essa carta é uma burrice do ponto de vista estratégico pois avisa com antecedência as pessoas.
Nunca coloquei em causa a dificuldade das coisas. Apenas que se há ferramentas para esconder, há ferramentas para revelar como ferramentas digitais forenses, packet sniffers, honeypots, análise de meta dados, e colaboração com os provedores de serviços que podem dizer quem, àquela hora daquele dia, fez tráfego que se adequa ao movimentado.
Mas enfim, isto neste momento não é assunto de interesse pois como disse o alerta é para o Manuel e o Joaquim.
Boas.
Esquece VPN. Nenhuma empresa pode tornar alguém um fantasma na Internet. E elas precisam garantir a rastreabilidade, mesmo protegendo a privacidade, que aliás essa é a palavra chave: privacidade.
Precisam sempre garantir rastreabilidade, ah é ?
Diga isso para o caso do embaixador Russo. Que foi assassinado ao vivo em público na Turquia, e quando os investigadores tentaram descobrir as conexões do assassino não conseguiram porque ele usou uma VPN Zero Log. Acessaram o servidor e não havia simplesmente NADA LÁ.
Você não entende nada de segurança ou redes amigo.
Está comentando as cegas.
https://www.vpnmentor.com/blog/turkish-investigation-proves-expressvpn-does-not-keep-user-logs/
O Saber tem razão. É possível rastrear as pessoas, mas o sucesso não é garantido. A coisa é mais para o lado da privacidade do que outra coisa, apesar que como referi, privacidade garantida é coisa que não existe.
igual o hacker do GTA né?
Não vivo na Rússia. Aqui no Brasil, se a justiça exigir a identidade de alguém que utiliza VPN, ainda nunca vi negação. Conhece algum caso?
Demandar em cima de servidores que nem estão em solo nacional ? E que por status quo não possuem logs ? Como é que isso funciona ?
Não funciona.
Depende dos países. Se os servidores estão em países que a legislação obriga, mesmo que prometam privacidade, ela é levantada perante mandado judicial.
Mário, não há o que procurar nos servidores de quem está sob VPN zero log.
Te dei um exemplo de um caso de investigação de assassinato que foi a derrocada por isso.
E a lei quase sempre é jurisdicional. Portugal não pode demandar algo na justiça brasileira. A justiça brasileira não pode demandar algo a justiça de Portugal.
Como disse, havendo legislação não há esses serviços. Esses serviços só em países sem legislação.
esses slides ai da ACTV é mais fácil algum caixista ter criado que ser real
Sem chance de estúdio da Sony estar criando isso ai, o cara da insominiac fazendo slide do spiderman, de jogos, e pensou “perai que vou fazer uma avaliação de ameaça da activision que não tem nada haver com o trabalho da insominiac”
Se esse slide fosse com outro fundo, podia ser a sony que enviou por e-mail para alguns ou todos os estúdios… Mais fake que nota de 3 reais.
Fora a retórica, cabe como uma luva para sustentar as fantasias de grandeza e compensa o complexo de inferioridade bem comum a fanboys da MS em geral…
Mas graças a esse slide caixista na internet acha que venceu… venceu sim, se tudo isso for real o Blade vai ter que vender 6M de cópias e assim sendo vai sair no playstatio e não vai sair no gamepass.
Os fãs do xbox não se importam mais com a realidade, faz tempo que virou Seita… E graças a esse comportamento lunático que o xbox está terminando de falir com quedas em vendas do tipo fim de geração
Off: Acabei vendo um vídeo de umas dessa builds vazadas do Wolverine e fiquei impressionado. Parece um God of War no nosso mundo. A mudança da câmera fez muito bem ao jogo.
Deixo só ficar este comentário para deixar o alerta.
A PCManias não apoia pirataria e muito menos roubo descarado. Nesse sentido agradeço que mantenham assuntos sobre esta build afastados daqui.
Ok.
Inclusive mario, peço desculpas por aquele meu primeiro comentário onde coloquei o roadmap da insomniac e ainda linkei alguns algumas materias.
De inicio nem me atentei a essa questão de ser um roubo e postei no calor do momento.
Informação não vejo mal… Mas o jogo… Isso é o trabalho de muita gente, e foram roubados.
O hacker do GTA 6 pegou internação vitalícia pela malfeito… É esperar que aconteça justiça com os envolvidos na insomniac também. Tinha um perfil no Xuitter que era o principal divulgador de tudo, a origem do espalhamento, então, só não pegam mesmo se não quiserem.
Impressiona é uma alfa ser mais bonita que muito jogo dito finalizado.
Pensei a mesma coisa.