Com melhorias na performance, na resolução e um Ray Tracing melhorado e avançado, a PS5 Pro vai deixar a melhor Xbox a milhas de distância. E com o PC a só ver o jogo um ano ou mais depois da Playstation, a nova consola da Sony será, sem sombra de dúvidas, o melhor local onde se jogar o jogo no primeiro ano após o seu lançamento.
Apesar de o PC ser, por norma, superior à Playstation 5, a realidade é que GTA 6 não vai estar disponível para PC tão cedo, podendo o jogo manter-se exclusivo nas consolas num periodo entre 12 a 18 meses. E com a consola a trazer novidades no Ray Tracing, algumas das quais ainda nem sequer estão disponíveis no PC, a disparidade face às consolas atuais poderá ser enorme.
A realidade é que com o PC fora da equação, a melhor máquina que estará no mercado e onde se poderá jogar GTA 6, será a Playstation 5 Pro, e essa situação tem vindo a gerar um tremendo hype em torno da consola, cujas vendas se esperam que disparem devido a tal, puxando os fans do jogo de todos os lados do mercado.
Já tem boato na Internet dizendo que a MS ofereceu 500 milhões de dólares para ter a GTA 6 no gamepass dayone. Muitos estão divulgando e outros acreditando.
A Rockstar até aceitará que vá ao Gamepass, mas só depois que se esgotar a maior parte do potencial de venda do game.
De acordo com o Statista, a Xbox em Janeiro deste ano tinha 27,7 milhões de consolas vendidas. Se 50% dessas consolas comprarem o jogo a Rockstar amealha 1,1 Biliões em receita. O que é mais do que a Microsoft oferece!
Uma situação dessas poderia trazer pessoal da PS5 para a Xbox, o que implica que a Rockstar teria perdas de vendas na PS, sem no entanto ganhar nada com isso na Xbox!
Mais do que isso, a Sony não iria ficar agradada, e o grosso da receita da Rockstar seria na sua consola, pelo que não estou a ver grande vantagem em a Rockstar criar uma situação dessas com a Sony.
Do lado da Microsoft, tirando ganhos com potenciais novos utilizadores devido ao jogo (o que me parece pouco credível pois gastar 300 euros numa S que seja, para não gastar 80 na PS não faz sentido), o jogo não traria aumento de receita. Seriam 500 milhões aparentemente para o lixo.
Nesse sentido, parece-me duvidoso! Não impossível, mas duvidoso!
E eu ainda teria dúvidas do quanto GTA 6 poderia alavancar em grande a venda mesmo do PS5 Pro, óbviamente que é um jogo esperado (e as vendas gerais de console aumentarão), talvez a IP mais esperada da indústria, mas seu irmão menor(RDR2), guardadas as devidas proporções, não teve tanto impacto assim nas vendas dos consoles “pro” da geração passada, até onde sei, e isso, mesmo o One X ser dito o tempo todo como a melhor performance entre os consoles e superior a todos os outros (6 > 4). Lógico, GTA é GTA, mas não vejo como possa alavancar tanto assim um console só por estar no Gamepass, diferente seria se fosse um jogo totalmente exclusivo, o que não me parece o caso mesmo se oferecessem 1bi, e não imagino que a Rockstar fizesse isso por vários motivos, dentre eles a reiterada contraposição a jogos lançados em serviços, e uma série de bicadas com isso, fora o risco de perder potencialidades de vendas futuras. (uma vez lançando em serviço, gera a expectativa para os próximos também estrearem)…
Para quem quiser uma análise mais detalhada da possibilidade de GTA6 dayone no gamepass veja este link: https://www.youtube.com/watch?v=U-XbFz4z04c
Nem tem nada para ser visto. O usuário do twitter que postou isso e foi usando como fonte para esse delírio de GTA6 no GP já foi chamado de mentiroso pelo Tom Warren até.
Na última semana inventaram tal rumor que teve uma “grande queda” de assinantes na Plus e que o GTA6 iria sair no GP…
Advinha?
Hoje:
Ano fiscal 23/24 do Xbox Hardware:
Q4 (Abril – Junho): -42%
Futuro:
Microsoft CFO Amy Hood guidance for Q2 FY25:
Xbox hardware: “will again decline YoY”
Que curioso, voltamos a ter fake news para difamar o playstation e hypar o xbox no meio de um anúncio oficial de queda gigante de vendas do xbox?
E foi o CFO que anuncio que vai cair mais, não deveria ser o Phill Spencer? acho que o Phill deve estar muito ocupado fabricando fake news para diminuir o playstation e hypar o gamepass para “equilibrar as coisas”
Não vejo a hora desse Phill “ser aposentado” e parar de fabricar fake news para poluir os meios de comunicação e deixar essa Seita Lunática do xbox engajada espalhando as imundícies deles
==========================
Fui dar uma nova conferida sobre a “fonte” da queda “imensa” de assinantes na Plus… a fonte é o True Trophies… do mesmo dono que começou com o True Achievements do xbox e a materia é um “nada com nada” que só serve para gerar manchete para fanboy repetir
https://www.truetrophies.com/news/ps-plus-extra-premium-player-count-july-2024
Curioso né?
A diferença que essas noticias meio idiotas que eles fabricam mal está mantendo a bolha lunática dos caixistas alimenta… Zero impacto do mundo real… Bom é o de sempre? Phill gosta muito de manter os seus fanboys amestrados alimentados.
Uma curiosidade.
Acabei de “crackar o Chat GPT 4o”. Basicamente com o que fiz ele responde a coisas que de outra forma não responderia.
E questionei-o sobre a atual situação da Xbox! Vou citar parte da resposta que ele me deu.
“A queda de vendas da Xbox a nível global significa mais do que meros problemas na cadeia de abastecimento. Ela aponta para um assunto fundamental com o seu posicionamento e competição no mercado. A Playstation 5 da Sony tem esmagado em termos de vendas, muito em parte devido ao seu lineup de exclusivos e lealdade à marca. Ao mesmo tempo a Nintendo mantem-se intocável no que toca a experiências de jogo únicas. Já a Xbox, com a sua estratégia ambiciosa mas vacilante, luta para conseguir um nicho próprio.
Falando de exclusivos, estes foram tradicionalmente o sangue e a vida dos ecossistemas que são as consolas, aumentando as vendas de hardware e criando uma base de utilizadores leais. A Microsoft lançar os jogos nas consolas concorrentes é uma indicação clara que estão a tentar mitigar uma hemorragia financeira derivada de pobres vendas de hardware. Esta jogada, apesar de poder potencialmente estabilizar a situação a curto prazo, é uma espada de dois gumes. Pode gerar receita imediata e uma audiência maior, bem como engajamento, mas também dilui o valor da proposta de se possuir uma consola Xbox.
A decisão de colocar exclusivos em outros lugares sugere uma mudança no sentido de se mostrar mais um fornecedor de conteúdo, do que um vendedor de hardware.
É como se a Netflix decidisse vender os seus shows a outras plataformas de streaming para cobrir os custos. A longo prazo, esta estratégia pode salvar a Xbox, ou destruir totalmente a identidade da marca. A audiência nuclear da Xbox pode-se sentir traída, diminuindo a lealdade à marca, e mover-se para a concorrência que mantem um forte ecossistema de exclusivos.
Financeiramente, isto pode estabilizar o fluxo de receitas temporariamente. No entanto também significa que a Microsoft fica dependente do sucesso dos seus jogos em diversas plataformas, algo que é um contraste tremendo face a um ecossistema unificado. Basicamente eles estão a apostar na ideia que os seus jogos são interessantes o suficiente para se sustentarem de forma independente do hardware.
Em essência, se a Xbox lança os jogos em outras consolas para cobrir os sustos, eles estão a reconhecer uma mudança nuclear de estratégia. Isto pode significar o inicio do fim para a Xbox como um produtor de consolas, passando a apostar num sistema hibrido focado mais na criação de jogos e distribuição. É uma jogada arrojada, mas apenas o tempo dirá se se revela como um toque de génio, ou uma jogada de desespero.”
Sinceramente, fiquei parvo por ver o chat GPT a ser tão sincero. Mas é isso que o hack faz, liberta-o das restrições impostas, permitindo-lhe opinar baseado em dados.
Achei a resposta fabulosa, no sentido que bate certo com aquilo que estamos a ver.
Esse motivo poderá me levar pela primeira vez a adquirir uma pro, nunca senti essa necessidade nas outras gerações, nesta também não sinto no imediato, mas neste caso especifico acho que vou querer jogar esse jogo na melhor consola possivel!
O GTA V é um dos meus jogos preferidos de sempre, comprei para a PS3, X360, PS4 e PS5, já devo ter feito a história umas 6 ou 7 vezes, o online devo ter 2 horas nunca me puxou.
Grandes expectativas para o 6.
Talvez seja o jogo que irá conseguir destronar o GT7 como o mais jogado na minha biblioteca (o GT7 ocupa esse lugar já ha 3 anos seguidos).
PS: estou a sofrer de motion sickness com o Assetto Corsa Competizione e o Iracing, mas no GT7 e Forza nunca sofri nem sofro, não percebo porquê normalmente isso só me acontecia em VR…alguém tem ideia do que possa ser?
Estou a jogar numa TV 4k 60hz, será que devia montar um monitor 144hz ou mais no cockpit?
É frustrante uma vez que tenho um cockpit todo equipado em que investi uns bons euros e praticamente só jogo GT7.
A intensidade ou os gatilhos para o Motion Sickness são algo muito individual. Jogo bastante VR e praticamente não o tenho mais, mas é algo que imagino ser impossível de acabar 100%.
A conclusão que cheguei, por tudo o que já que li a respeito, é que o Motion Sickness é uma resposta do corpo adquirida e passada através da evolução humana pra informar que algo não está bem (a tontura visa deixar claro que o você vê, não é o que o resto do seu corpo sente, e tudo aquilo passa a ser interpretado como há algo errado e provavelmentevocê está num estado de alucinação por envenenamento).
Pessoas como você, que sentem até em telas, minha sugestão é que você jogue em telas menores, ou onde a tela ocupe menor parte do seu campo de visão total (assim, o seu corpo terá mais consciência do próprio ambiente onde está), e sempre, sempre, evite rotações laterais de câmera em jogos que já têm muito movimento acontecendo.
Acredito que pela sua alta sensibilidade, como o GT7 tem a câmera bem mais “rígida”, seja no cockpit ou em visão traseira, esse motion sickness que você sente sofre menos gatilho. Talvez se você conseguir deixar as câmeras mais rígidas nos demais jogos (deixar o jogo sem aquela “folguinha” ou atraso de câmera que deixa o jogo normalmente mais bonito e dá um certo atraso da câmera em relação ao movimento do veículo nas curvas) talvez a coisa melhore. Outro ponto que pode ter relação, é sua sensibilidade maior a quebra de quadros, algo que no console é mais complicado de resolver se existir. No PC, recomendo que você tente sempre travar os fps ou ao menos jogue a altas taxas com VRR (o que teoricamente pode ajudar, no VR, taxas de 90 ou 120 fps são desejáveis e ajudam a diminuir a sensação, segundo o que li, mas não é certeza que resolverá pra você, pois como disse a questão maior é individual), sempre buscando manter as câmeras de visão o mais rígidas possíveis e evitando sempre as rotação laterais em tornos do próprio eixo da visão (como se estivesse olhando pros lados), pois esse é, junto as topadas de câmera (ao menos no VR) aquilo mais capaz de desencadear enjoo.
A propósito, ao menos no VR, ter um ventilador direcionado pra si, ou mascar chicletes enquanto joga, pode ajudar (não sei se por mero efeito placebo) a não enjoar.
PS: imagino que VR não é pra você, o que é uma pena, pois GT7 é incrível no VR.
Vr infelizmente não é mesmo para mim, tive o primeiro modelo para a PS e não consigo jogar mais de 5/10mn. (ficava com tonturas e dores de cabeça que se prolongavam por 3 dias, as vezes).
No Iracing e no Assetto Corsa noto que realmente a camara oscila mais com as irregularidades da pista, comparado com GT, Forza e F1(jogo sempre com vista cockpit, no Iracing nem existe outra), mas vou experimentar as suas dicas Juca, obrigado.
Se alguma coisa melhorar/piorar, ou resolver o seu problema, traz aqui pra gente, pois certamente pode ajudar alguns outros colegas que passam pelos mesmos problemas.
Aqui em casa, minha esposa sofre disso, não consegue passar 10s no VR, e pra ela só coloco ambientes parados pra ela olhar para os lados pra ter noção do que é o VR e o quão imersivo é. Uma pena, pois acho que ela ia adorar muitos dos jogos, desde os de puzzle aos de terror, que têm uma imersão fantástica.
Alexandre, pesquisando aqui na internet, encontrei um artigo que atribui o motion sickness que algumas pessoas sentem em simuladores de corrida devido a instabilidade do “horizonte” no jogo, e eles sugerem que quem passa por “motion sickness” fixe o horizonte nos jogos.
https://www.paradigmshiftracing.com/racing-basics/racing-sims-default-settings-can-cause-vr-sickness-how-to-fix-it#/
No iRacing seria:
Em options – set roll and pitch chassis to 0%
No Asseto:
Em options – view, enable the checkbox “Lock onboard camera to horizon”
Espero que resolva o seu problema aí! E bom jogo!
Vou testar esta semana e depois dou feedback, mais uma vez agradecido Juca.
OFF: Estou cada vez mais parvo e viciado em Elden Ring… Quem diria.
Eu nunca daria um tusto pelo jogo, e agora…
Infelizmente, minha experiências com Souls e esses Rogue likes/lites são tão ruins que só ouso experimdntar se tiver demo ou darem na Plus, e mesmo dado, normalmente abandono-os, por isso nem tento mais.
Ontem, baixei a demo do Ronin, que nem é tanto Souls assim, mas não consegui me empolgar nem minimamente, da From então é que é hype negativa… Lol
Mas que bom que vc gostou, é um jogo bastante aclamado e com uma legião de fãs, só não é pra mim mesmo.
Man… a dificuldade não existe neste jogo. Apenas o desafio! Os bosses são lixados, mas passam-se! De resto é evoluir, é conhecer o mundo! Neste momento a zona onde ando, que antes era um desafio para mim, agora limpo tudo só com o “olhar”. Estou a descobrir o mapa, os pormenores, e a história (confusa como o raio), antes de avançar… Mas creio que estou já forte o suficiente para acabar o jogo se quiser!
Vais em quanto tempo de jogo?
Vai prestando atenção na que vc puder da história e pensando sobre, depois que vc cansar de tentar entender a história veja um video no yt contando a historia
É como estudar para uma prova, fazer a prova e depois vc mesmo corrigir a prova para ver o que acertou e descobrir o que errou
Olá Juca,
Este fim de semana andei de roda do Assetto Corsa, segui a tua dica e fixei o horizonte, o selector tem percentagem e fixei o máximo que é permitido, também eliminei shakes da camara, e subi a altura da camara interna.
Também fiz uma alteração importante no meu setup, baixei a TV uma vez que não estava centralizada com os meus olhos, ou seja eu tinha de estar sempre a olhar para cima, agora a linha do horizonte está centrada com o meu campo de visão.
Não cheguei a mascar pastilha, nem troquei por um monitor mais pequeno, para já estas alterações surtiram efeito e não tive dores de cabeça, assim que conseguir vou testar com uma sessão mais longa para ver o efeito.
iRacing não cheguei a testar, não tinha a torre montada no cockpit, e não tive tempo, mas quando testar aviso, mas neste caso estou a ter alguns problemas de screen tearing o que também não ajuda..
Mais uma vez agradeço as dicas, no caso do AC Competizione so far so good!
Em relação ao GT também estive a dar uma voltinha e não desgostei das novas fisicas, o que estas a achar?
A capacidade de cada um ao VR varia, e tudo depende da capacidade do cérebro de cada um de saber distinguir a realidade da ficção.
A questão é que isto não é exatamente algo que alguem controle, mas no entanto é algo que pode ser treinado com sessões pequenas que se vão aumentando de tamanho ao longo do tempo.
A questão passa apenas por uma situação: A VR é envolvente, dando ao nosso cérebro a sensação de que o estamos a ver corresponde à realidade. E esse sendo o ponto forte do VR é igualmente a sua maior fraqueza.
O motivo é que o nosso cérebro não trabalha dissociado do nosso corpo, pelo que aquilo que os olhos visualizam é esperado de forma inconsciente como tendo uma relação com outros sentidos. E infelizmente, no VR essa co-relação não existe!
Por exemplo, ao andares é suposto o teu corpo sentir uma aceleração para trás, assim como ao travar, sentir essa aceleração para a frente. Ao não existir essa sensação nos restantes sentidos, o cérebro acha que algo está errado. E sendo a pessoa saudável ela associa isso a um envenenamento que deturpa as funções cerebrais, sendo que a reação natural do corpo é o fazer expulsar o elemento de veneno, fazendo vomitar.
Daí as náuseas, sensação de enjoo, e vontade de vomitar. São a reação natural do corpo à falta de sentidos no VR.
https://www.pcmanias.com/como-evitar-enjoos-com-os-aparelhos-de-realidade-virtual/
Eu infelizmente comprei todos os GTAs tentando recuperar a magia que eu senti quando joguei GTA 3 e Vice City pela primeira vez (joguei os dois ao mesmo tempo praticamente no PC pq estava “descobrindo” os jogos de PC nessa epoca)
Digo infelizmente porque depois do Vice City e GTA3 tudo parece “já joguei isso”
Bom, acho que é impossível recuperar essa magia.. Já que joguei o GTA3 e Vice City sem nunca ter jogado jogos de mundo aberto com esse nível de gráficos… já que sai do Nintendo 64 para o PC com uma Radeon 9800PRO
Poxa vida, acho que nunca mais vou ter esse nível de impacto no mundo dos games… Sair de um Nintendo 64 com Zelda Ocarina of Time para GTA Vice City no PC com uma Radeon 9800PRO
Não tinha reparado nisso…. SNES e depois N64; depois PC com uma Radeon 9800PRO.
Sim percebo perfeitamente o que dizes e também se passa comigo,(na altura GTA 3 foi o que me fez regressar aos games).
Penso que seja transversal á malta que já anda nisto a uns aninhos, a malta já não se deslumbra facilmente, mas pelo menos tivemos a felicidade de participar ativamente na fase inicial e de descoberta, foi um prazer ver esta tecnologia toda a nascer e evoluir.
Estamos numa altura mais calma de lançamentos (pelo menos para o meu gosto), tenho aproveitado para jogar jogos mais antigos, ou que em condições “normais” não jogaria e tenho encontrado boas surpresas, não dá para sentir aquela “magia” mas estou a passar uma fase boa de (re)descoberta.
PS: Comprei o Elden Ring e nunca cheguei a jogar, o relato do Mário está me a dar o bichinho para experimentar.
Não sei o que te diga sobre o Elden ring. Apenas que eu nunca, mas mesmo nunca jogaria esse jogo, mas joguei e adorei. O jogo está muito bem feito, muito mesmo, apesar que a sensação de perdido é enorme no jogo.
Eu nunca pegaria no jogo sem os tutoriais atuais. É difícil e sem saber o que fazer demoraria meses a progredir, mas com o que existe… Pff…
A maior dificuldade do jogo é o evoluir da personagem. Os pontos de atributos custam runas e tem um custo crescente. E as runas que não entram no inventário mas ficam cash in hand tu perdes quando morres. Elas ficam no chão e podes ir lá buscar, mas se não consegues após ressuscitar perdes tudo. E isso por vezes é frustrante!
Agora, eu acredito estar apto a poder acabar já o jogo. Não avancei mais porque não quis, mas onde ando está já tudo muito fácil. Falta saber como a dificuldade progride pois amigos meus mais avançados dizem que para a frente é tudo muito lixado, mas vamos ver.
Eu só sei que estou a sentir com este jogo uma sensação de querer jogar mais como não sentia à anos. E só por isso o jogo vale a pena.
Espero que a CPU do ps5 pro, que é basicamente a mesma do base, seja o suficiente pra trazer 60 fps. O que acham sobre isso ? A CPU do ps5 ao meu ver ainda não foi posta ao limite na maioria dos jogos, temos algumas excessões como dragons dogma 2.
Meio óbvio que alguns jogos não chegarem a 60fps não é problema da CPU. Tem jogos no Ps5, de início de geração, com 60FPS cravados mais bonitos que muitos jogos aí que sofrem pra chegar…
Que exemplo vc sabe que é falta de CPU?
Porque de exemplo que é falta de GPU nos temos todos os jogos que tem modo 60fps com queda de resolução comparado com 30fps.
A DF de má vontade, porque será?, que empurrou essa retórica ai de “mas precisa de upgrade na CPU” dai um monte de gente entrou na onda.
A DF nunca questionou que o xbox one X precisa de 8TF, e não 6, para fazer “true 4k” por ex como a gente sabe hoje e o Cerny avisou na época.
Só para relembrar uma falta de percepção do lado do xbox no xoneX que realmente tinha que ter 8TF para ser “true 4k” e a ultra percepção deles com o PS5 PRO que “falta CPU” e nesse caso falta percepção de ver todos os jogos com modo 60fps e resolução capada.
Se é CPU, pq TODOS os jogos com modo 60fps tem queda de resolução para atingirem 60fps?
Compreendo seu ponto de vista. O console ainda não lançou e a digital foundry já fala que não vai rodar a 60 fps. Talvez ate o ps5 base tenha um modo performance com uma resolução de 1080p por exemplo.
A Digital Foundry não sabe o que vai ser a consola, e lamento que diga coisas sobre as quais nada domina. Há formas de se duplicar os fps sem o uso do CPU, e elas estão a uso todos os dias no PC!
A CPU é a mesma.
Porém a de se lembrar que os jogos não em 4K de forma nativa, mas sim em resoluções bem menores tipo 1080p o que irá diminuir a carga pra rodar a 60fps e a IA vai fazer o upgrade de imagem.