A falta de evolução e os problemas com os CPUs Intel fizeram a marca cair abruptamente. Assim, segundo a Amazon, a AMD tem 80% do mercado.
A AMD continua a dominar a Intel em vendas de CPUs, e isso acontece já há um tempo, particularmente após o lançamento dos processadores X3D. O Ryzen 7 9800X3D, sozinho, supera a venda conjunta de vários dos processadores Intel mais vendidos.
Surpreendentemente, o Ryzen 5 5500, de seis núcleos, e entrada de gama, ainda é uma das principais escolhas para os jogadores de PC e usuários em geral, custando perto de 100 euros. No outro extremo, o Ryzen 7 9800X3D é vendido perto dos 500 euros, sendo o processador mais popular. O Ryzen 7 7800X3D, curiosamente, está no mesmo nível de popularidade do Ryzen 5 5500.
Os dados da Amazon apontam para que a AMD possua 80% do mercado de processadores, uma inversão total com que acontecia não há muitos anos atrás.
Pena que a AMD seja uma empresa estadunidense…
A Intel e Nvidia tbm, Juca!
Pois é, é a falta de opção que critico. É trocar 6 por meia dúzia.
Ao menos no Brasil, apenas o 12400 e 12600 faz sentido e quando estão em promoção. De resto é melhor pegar AMD.
Hennan, algum processador com iGPU faz sentido pra você nesse momento? Estava de olho no 8700G mas o acho bem caro. Estava querendo um processador com iGPU e mais que os 6 núcleos pensando no futuro, mas o desempenho dessas APU parece bem aquém dos processadores de preço próximo, e até entendo, pois vêem com a GPU embutida, mas você acha que vale um 8600G em relação a um 7600x, por exemplo?
8700G não pegaria, muito caro. O 8600G vai ser uns 10% a menos do que o 7600. Se custar 10% a menos está valendo. Para jogar deve segurar praticamente tudo. Para trabalho, o ideal é pular para o 7700 mesmo. Desconsidero a GPU porque por mais que tenha evoluído, ainda é do nível de uma 1650. Só que você vai investir numa placa AM5 + DDR5 e ficar limitado numa GPU ultrapassada?
Em relação aos 8 núcleos pensando em longevidade, não faz muito sentido. Se você precisa hoje, OK. Se não, melhor comprar um 7600/8600g e depois fazer um upgrade para um X3D quando lançar AM6. Seria como comprar um 5600 e fazer um upgrade para o 5800x3d ou 5700x3d. Lembrando que ambos são excelentes até hoje. Na realidade, para jogar ainda dá para manter AM4 tranquilamente.
Acho APUs mais fáceis de passar pra frente, e vejo ter uma 2a GPU para economia de energia ou para trabalho secundário/paralelo como uma vantagem. Por exemplo, hoje tenho um 3600x que e não posso montar outro computador sem precisar de uma nova GPU, e acho que passá-lo pra frente não vale a pena, seria melhor montar um servidor pra mim com os restos, mas teria de comprar uma GPU ao menos básica pra ele.
Penso mais em trabalho mesmo, IA, nem tanto pra jogo, mas pensei numa APU, justamente pra no futuro, não ter o problema que estou tendo com o 3600x.
Eu estava esperando a definição da IA pra migrar (NPUs x GPUs), mas parece que a coisa vai ficar nas gPUs mesmo. Pensei de ir de APUs também pra ter tempo de escolher uma GPU com calma e ganhar um tempo nisso. Mas vou terminar optando por um processador sem GPU mesmo, devido ao processamento/preço.
Boas.
Apenas se atente ao fato que o 8600G é o 8700G são pcie 4.0.
Valeu Éder, nem havia me atentado a isso, e pensei que por serem AM5, bastaria uma MB AM5 compatível pra esse suporte!
Todas MB AM5 são ao menos 4.0. As B650E, X670E e todas X870 são 5.0. Se for comprar uma de entrada, o melhor custo-benefício é a ASRock B650M-HDV/M2. Segura até 9800x3d.
Se for uma top, o melhor custo-benefício era a Asus TUF GAMING X670E-PLUS. Tenho e recomendo. Mas como subiu de preço, pode ser que tenha coisa melhor e mais barato.
Não ligo muito se é de entrada, mas gostaria de suporte s M.2 (mesmo 4.0), ao menos 2 USB 3.2, e de preferência 4 slots de memória (o que é mais difícil nos modelos de entrada) a PCI-e seria mais pensando na futura GPU, pois ainda não sei se vou de Nv 5000 ou Amd 9000, mas sinceramente, pelos preços, terminarei comprando uma Nv 4000… tá ruim a coisa e esperar não tem funcionado, e daqui 3 meses ainda poderá ter as taxas das brusinhas americanas… negócio tá feio!
OFF: Já tem ps5pro por 5479. Não duvido que até o lançamento, o Switch 2 chegue ao Brasil mais caro que o ps5pro. Seria engraçado.
Console PS5 Pro Sony SSD 2TB c… R$ 5479 – Promobit
E o showcase do Xbox, Mário? Vai ter matéria sobre o que esperar?
Eu neste momento não ando com tempo para nada. As notícias estão metidas para uma semana. Depois, quem sabe… Isso é só em Junho.
Quais tuas expectativas de anúncio, Paulo? O que esperas, anseias ver?
Não sou o Paulo, mas espero anúncios de vários jogos para o Switch 2.
Imagino que quase tudo que está indo pro PS5 saia pro Switch, vai ser muito bom pra Nintendo o suporte de jogos da MS pois pode ajudar na rápida transição de plataforma da Nintendo, e quem sabe a EA e outros desenvolvedores aumente o apoio a plataforma. Mas me referi mais a questão de títulos novos como Gears, Halo e coisas das adquiridas pra além do já anunciado.
Nem tudo pode sair na Switch de forma direta. A Switch é uma espécie de PS4 algo melhorada. Não tem capacidade para fazer igual tudo o que possa sair nas consolas de nova geração.
Num aparte, Indiana Jones na PS5 Pro será 4K nativo com RT.
E preparem-se, o preço dos jogos vai aumentar para os 80 a 90 euros devido à Switch2.
E no meio disto tudo a Ubisoft diz em tribunal que só compramos uma licença. Só podem estar a gozar!
Mário, percebo a situação, mas há falas da MS em dar suporte e no potencial de vendas do console, principalmente por agora se colocar como uma publisher third party. Com jogos como Cyberpunk saindo pro Switch 2, demonstra-se que mais que qualquer coisa, é preciso mesmo é boa vontade pra portar coisas, e se a MS sair na frente, poderia cativar um público por lá que não é o próprio de jogos da Nintendo.
Sobre o preço de jogos, se essa não se tornar a realidade de todas as plataformas (jogos mais caros), a Nintendo já demonstrou que 90 é um possível teto e não o preço comum destes, algo constatável já com DK Bananza que não custa o mesmo que o novo MK. Mas assim, é preciso esperar para ver se as coisas ficarão como eu ou você pensamos.
Todos tem interesse no suporte à Switch. Mas se a S retinha a geração pela RAM, a Switch vai limita-la pelo CPU. E duvido que todos os devs estejam interessados nisso.
Agora há que se ter em conta que as consolas nintendo nunca venderam muito fora do que é produzido pela Nintendo. Isso pode mudar, claro, mas é uma realidade histórica.
Cyberpunk não é nova geração!
Todos os jogos Switch2 que foram anunciados até hoje eram capazes de correr na PS4.
Além dos que são certos que vão aparecer, como Gears E-day, Fable, State Of Decay 3, Perfeck Dark, DLC para Starfield entre alguns outros, eu tenho expectativas que possam aparecer Everwild, quem sabe um novo Halo, um novo Forza Horizon, um novo jogo da Double Fine, e tem rumores que a Mojang vai anunciar Minecraft Dungeons 2! Eu queria muito isso! Eu ainda pretendo fazer 1000g no primeiro! E a Toys For Bob disse que queria trabalhar com um novo Banjo Kazooe, então quem sabe eles anunciem ainda esse ano! Entre várias outras coisas! Claro que não vai ter tudo que eu espero e disse aqui! Mas se vier só metade, eu estou satisfeito! Eu só acho que tinha opções melhores pra fazer aquele Direct pós evento que do que The Outer Worlds! O primeiro é muito bom, mas não é nem de longe o maior jogo que a Microsoft tem nas mãos!
Não duvido de um novo FH, Gears também deve estar garantido, e imagino que o evento deve focar mais em Doom, espero que tragam algum projeto interessante de jogos vindouros, Everwild é algo que me pareceu meio escanteado, abandonado, mas sei lá, pode ser apenas um tempo pra reformulação de algo.