Se fores a ver os jogos da actual geração, e a qualidade gráfica apresentada, não há nada que se temer sobre o que se pode esperar na próxima, independentemente de a consola que desejas poder ser a mais potente ou não.
Tens noção real da qualidade do que foi apresentado nesta geração?
A pergunta de cima pode parecer algo absurda, mas a realidade é que aposto que todos vão ver as imagens que se seguem e vão ficar algo pasmados com elas, mesmo tendo jogado os jogos em causa!
Aqui vamos apresentar alguns dos jogos que foram o expoente máximo da qualidade gráfica desta geração. Daí que vamos excluir tudo o que tenha feito sacrifícios de resolução para apresentar o resultado que vemos, fixando-nos apenas em jogos que corram a 1080p nativos, sem qualquer reconstrução de imagem e usando cenas construídas ingame ou com o motor do jogo em tempo real.
E o que temos são os seguintes jogos conseguidos numa consola com um processador desenhado para uso em tablets, e um GPU com performance de 1.31 Tflops (Xbox One) ou 1.81 Tflops (PS4), com larguras de banda médias na ordem dos 150 GB/s.
Notem que as imagens podem demorar bastante a carregar:
Forza Horizon 4 – 1.31 Tflops, 1080p 30 fps
Horizon Zero Dawn – 1.84 Tflops, 1080p 30 fps
Uncharted 4 – 1,84 Tflops, 1080p 30 fps
God of War – 1,84 Tflops, 1080p 30 fps
Gran Turismo Sports – 1,84 Tflops, 1080p 60 fps
Perante isto e o sabermos que agora vamos contar com um CPU equivalente aos de secretária, com performances 4x superiores, e um GPU que vai superar estes em várias vezes, será realmente importante se a consola que queres vai ter um pouco mais ou um pouco menos de performances que a consola concorrente?
Desde que devidamente explorada, seja qual for a performance das consolas de próxima geração, elas poderão garantir-se um futuro bem risonho!