Estarão os utilizadores PC a caírem no mesmo que os da Xbox caíram no passado?

Um utilizador resolveu mostrar a superioridade da sua 4090 face à Xbox série X… e deu-se mal!

Quem acompanhou a PCManias em 2013 deve-se lembrar do que vamos falar de seguida.

E começo publicando uma imagem:

A imagem de cima deu origem a uma enorme polémica. A foto da esquerda é da PS4 a 1080p e a da direita é da Xbox One a 900p.



A devido às diferenças na imagem, deu origem a uma enorme discussão que referia que a Xbox tinha melhores gráficos que a versão da PS4.

E realmente olhando para a foto, assim parece, com o chão da Xbox a aparentar muito maior detalhe. Isto apesar de, por exemplo nos fios da grua da direita ou no detalhe da grua ao fundo, se perceber claramente a diferença da resolução entre as consolas.

Onde a polémica sobre esta imagem começou foi quando aqui na PCManias resolvemos fazer uma pequena experiência… e pegamos na imagem da PS4, metemos a mesma no Photoshop, e aumentamos +10 pontos ao brilho, + 20 pontos ao contraste + 40 pontos ao sharpness. E obtivemos uma imagem exatamente igual à da Xbox!

Basicamente, perante esses resultados podíamos concluir que, com um mero ajuste na TV, as imagens eram iguais, beneficiando a PS4 de maior resolução.

O que se passava na Xbox era algo que não sabíamos na altura que existia, mas que a Microsoft veio depois a explicar. Um filtro colocado por eles e existente por defeito (que até esmagava os pretos), destinado a disfarçar a menor resolução.

E perante esta introdução voltemos a 2022, para um caso algo diferente, mas semelhante:



E eis que recentemente um utilizador PC aparece num fórum, tentando mostrar a superioridade da sua 4090 face à Xbox série X.

E isso poderia muito bem acontecer! A 4090 é efetivamente MUITO mais capaz que a Xbox série X, pelo que quando vi o que este apresentava olhei para as imagens comparativas que este utilizador apresentava, com muito cuidado.

Vou colocar aqui as duas capturas:

PC



Xbox séries X

Efetivamente há claras diferenças!

Mas olhando com atenção o que via?

A maior diferença deve-se à proporção do ecrã. A Xbox tem uma captura 16:9 ao passo que o PC tem uma captura 21:9. Isso implica à partida diferenças no campo de visão, e que estão presentes na imagem.



Para além do mais, as personagens na Xbox estão mais avançadas no cenário!

De resto, as cores estão bem diferentes, mais marcantes no PC, e com sombras bem mais notórias…

Mas será que estão?

Olhando com atenção o que percebo é que a imagem da Xbox está bem mais clara na sua totalidade. O que implica um brilho superior e um contraste inferior.

A acuidade aqui não aparenta estar em causa.



Perante isto, ia pegar na imagem e submeter a mesma ao mesmo tratamento que fiz no passado. E plenamente convicto que ia chegar ao mesmo resultado, a questão aqui era perceber o que estava a causar a diferença.

Felizmente não foi preciso pensar muito, pois a resposta já tinha sido dada!

Daí que sim… os utilizadores de PC estão a confundir qualidade de imagem, com qualidade gráfica… e tudo devido a configurações.

Os tempos em que veremos jogos da 4090 a esmagaram a Series estão a chegar. Mas a realidade é que ainda não foi aqui!



Mas espera aí… Então se o PC RGB é melhor, porque não é o recomendado… E quando é que o devo usar?

Bem, isso é o artigo de amanhã! 😊



20 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
7 de Novembro de 2022 10:22

Só sei uma coisa 😉, essa 4090 é placa para 10 anos, não para correr tudo nas maiores resoluções, más é uma placa que aguenta bem até 2030 a correr até ao Ultra.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Cardoso
7 de Novembro de 2022 11:35

Do amanhã não se sabe… Entendo sua ideia, mas em termos de durabilidade, não parece que vá tudo isso.

Hennan
Hennan
Responder a  Daniel Cardoso
7 de Novembro de 2022 13:59

Na velocidade que estão os novos games, vai até 2050. Estamos quase terminando o ano e não saiu um jogo tecnicamente surpreendente no PC. O que temos até agora de destaque nessa geração é demons souls, ratchet e horizon forbidden West.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Novembro de 2022 14:50

Cheirinho muito bom, diga-se de passagem, ele e a demo de Matrix foram aquilo que mais me surpreendeu nessa geração, até agora!

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Novembro de 2022 18:48

Sim. O covid atrasou bastante o desenvolvimento, mas já está na hora de algo novo de verdade. Se spiderman realmente sair em 23, deve ser o game. Porque do restante que está planejando pata o próximo ano, não coloco fé em nada.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Novembro de 2022 20:13

Também acho.

Eu vejo Ratchet como “early gen”, ou seja, é o típico next-gen de começo, como Killzone Shadow Fall e Ryse foram em 2013.

O problema é que infelizmente ainda temos pouquíssimos jogos “early gen”, o que coloca Ratchet em uma situação diferenciada.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Daniel Cardoso
7 de Novembro de 2022 15:13

Rodando no ultra (com bom fps) até 2032 eu duvido.

Agora que essa placa vai durar muito tempo rodando de forma decente, isso vai, provavelmente. A GTX 1080ti está perto de completar 7 anos e até hoje roda a maioria dos jogos de forma bem decente (entretanto sem Ray Tracing e DLSS).

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
7 de Novembro de 2022 15:24

Só é bom lembrar é que quem investe todo esse dinheiro numa GPU recém lançada, dificilmente fica nela todo esse tempo. Não tenho dados pra afirmar, mas duvido muito que tenha muita 1080ti na mão do primeiro proprietário ainda.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
7 de Novembro de 2022 15:42

Sim, neste caso estamos falando de entusiastas. Mas nos consoles também existe esse perfil (embora em menor quantidade), ou seja, a pessoa comprou um PS4 ou Xbox One em 2013/14, e poucos anos depois compraram as máquinas premium (Ps4 Pro/Xbox One X). De certa forma também somos entusiastas, já que como o PS4 recebeu a maioria dos jogos lançados até agora, talvez não seria problema deixar de comprar um PS5 e permanecer com um PS4 até 2022.

Claro que estamos falando de uma grande diferença de valores, mas quem vendeu uma GTX 1080ti em 2018/19/20 (para comprar uma RTX) ou um PS4 em 2016/17 (para comprar um Pro), provavelmente ainda conseguiram vender por um preço decente.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
7 de Novembro de 2022 15:31

a primeira coisa que vai ficar datada nessa GPU é o display port 1.4

Hennan
Hennan
Responder a  Deto
7 de Novembro de 2022 18:52

Esse nunca vai ficar datado. A tendência é a Gpu render menos. O 1.4 roda 4k120 sem problemas. Mais do que isso é puro marketing.

Juca
Juca
7 de Novembro de 2022 11:33

É difícil saber se comparações como essas são resultado de ignorância (desconhecimento) ou de puro mau caratismo de fanboy.

Hoje em dia, a quantidade de gente fanática e mau caráter abunda!

Deto
Deto
Responder a  Juca
7 de Novembro de 2022 15:27

é picaretagem mesmo.

sujeito se presta a deixar ligado o xbox one para contar como “hora de gameplay” no Quantum Break e sair postando na internet que demorou 40h para zerar.

o que é alterar brilho? tirar print de video 240p do youtube?

Livio
Livio
7 de Novembro de 2022 13:20

Eu lembro da polêmica que foi a foto comparativa do PS4 e Xbox One!

Deto
Deto
7 de Novembro de 2022 15:26

Isso ai cansa… o sujeito não se importa com a verdade, apenas em “vencer na internet”.

é bem normal dai pra baixo hoje em dia

Andrio
Andrio
Responder a  Deto
7 de Novembro de 2022 18:30

Isso anda bem comum e bem chato. Literalmente tudo que eu vejo eu preciso verificar se realmente é verdade em várias fontes.

error: Conteúdo protegido