Segundo a the Verge, em Tribunal, este acusou a Sony de fazer… aquilo que a Microsoft também faz!
Confesso que quando li o tweet de Tom Warren que se encontra em baixo, parei! E li-o segunda, terceira, quarta e, quinta vez… Porque não estava a acreditar no que estava a ler!
E a pergunta que me colocava a mim mesmo era: Phil Spencer disse o que??? E disse-o onde?
Bem… eis o tweet que reproduz uma afirmação de Phil Spencer… EM TRIBUNAL, no processo contra a FTC!
Xbox chief Phil Spencer says “every time we ship a game on PlayStation… Sony captures 30 percent of the revenue that we do on their platform and then they use that money… to do things to try to reduce Xbox’s survival on the market.” https://t.co/aPQgk9JU8L pic.twitter.com/wk3CDElVAD
— Tom Warren (@tomwarren) June 23, 2023
Então Phil Spencer refere que sempre que lançam um jogo na Playstation… a Sony fica com 30% da receita do que se faz na sua plataforma… E que depois usam esse dinheiro para fazer coisas que reduzem a probabilidade de sobrevivência da Xbox no mercado!
A sério que a Sony faz isso???
Eu nem acredito! Então uma empresa leva uma percentagem por permitir o uso da sua plataforma… e depois investe esse dinheiro para fazer crescer a sua própria plataforma?
Isto é inacreditável! Não imaginava que houvessem assim empresas sem escrúpulos!
Estou naturalmente a ser sarcástico ao máximo… Pois para além de não haver nada de anormal nestes atos, estes 30% que a Sony leva são exatamente os mesmos 30% que a Microsoft cobra a todas as empresas que colocam jogos na sua plataforma. Sony incluída! É a percentagem comum no mercado usadas pelos detentores de plataformas, sejam consolas, smartphones, ou outros.
E claro, o dinheiro recebido é investido no crescimento da sua própria plataforma.
Daí que este é um claro caso de “olha para o que eu digo, mas não olhes para o que eu faço”!
Num caso equivalente temos por exemplo o MLB The Show. Trata-se de um jogo Sony… que é lançado na Xbox… e no qual, como qualquer outro, a Sony paga à Microsoft 30% do que vende… que depois também usa esse dinheiro para fazer coisas que “reduzem as hipóteses de sobrevivência da Playstation no mercado”. Mas neste caso é pior, pois a Microsoft fez um acordo com o detentor dos direitos do jogo, a liga de Basebol Norte Americana, que permite que o jogo seja colocando no Gamepass. E aqui a Sony não só não recebe nada por isso (quem recebe é a liga de Baseball Norte Americana), como tal reduz as vendas e a parte que chega à Sony.
Perante tal hipocrisia, ao acusar os outros do que eles mesmos fazem, sinceramente nem acreditava no que estava a ler, e num contexto normal só consigo perceber uma frase destas, em Tribunal, como vinda de alguém que ou se encontra mentalmente perturbado, ou senil. Porque acusar os outros de fazerem o que eles mesmos fazem, e criticar ainda por cima de depois usarem o dinheiro para fazerem crescer a sua plataforma, o que eles também fazem, e isto ainda por cima em pleno tribunal, é certamente algo que não consigo conceber estar a ser feito por uma pessoa na posse plena das suas capacidades.
Mas Phil Spencer nem está mentalmente perturbado ou senil. E assim sendo, só consigo compreender a coisa como vinda de alguém que teme pelo seu futuro, estando desesperado, e com o receio de o barco se afundar, tentando assim agarrar-se a qualquer coisa a ver se se mantém à superfície, mesmo que isso implique fazer afirmações hipócritas, absolutamente sem carácter, ética e vergonha, de forma a tentar junto do Juiz, fazer passar os outros por maus, e eles por coitadinhos.
E não fiquem escandalizados pelos termos. Porque se o fizerem estarão vocês mesmos a ser hipócritas, uma vez que seria isso que se pensaria de qualquer pessoa que fizesse o mesmo, pelo que excluir Phil Spencer seria hipocrisia.
O que dirá Phil Spencer a seguir? Que a AMD lhes leva dinheiro pelas peças que usam nas consolas, e que o usam para criarem tecnologias que a Sony pode usar e dessa forma impedir a Xbox de crescer, tornando a sua sobrevivência impossível?
Mas diga-se qua a coisa não se fica por aqui. Igualmente em tribunal, Phil Spencer refere que Minecraft não está otimizado PS5, porque a Sony não lhes mandou a tempo um devkit da PS5.
Phil esquece que as consolas já foram lançadas há 2 anos, que os devkits já estão consigo e que mesmo assim a versão da PS5 continua sem as devidas otimizações.
Mas o pior é a cara de pau que é preciso ter-se para uma declaração destas. Então a Sony ia enviar antecipadamente, ao seu maior rival, um devkit da sua consola? Este senhor teria bebido nesse dia? Este queixa-se que, a Sony que, tal como a Microsoft criou uma consola personalizada, com características que foram mantidas ocultas dos seus rivais, deveria dar a conhecer antecipadamente, ao seu maior rival, as capacidades e características da sua consola, ao entregar-lhes um devkit para otimizar o… Minecraft? Em que planeta vive este senhor?
Mas no entanto, sem qualquer vergonha, refere isto em tribunal como se ele e a sua empresa fossem vítimas dessa situação! E isto, independentemente de poderem ganhar ou perder o caso em julgamento, ou é mau caráter, ou total desespero!
Parece mais mentalidade tipicamente americana,desde que eles estejam bem ..vale tudo.
Por aí, Antonio.
É como o caso da Huawei e a suposta espionagem e recolha de dados ..se for a Google e o Facebook aí está tudo bem, é só um exemplo.
Ora ,eu até pensava comprar uma série x.mas com estas tretas todas e sem preocupação em fazer jogos para ela ..acho que perdi a vontade.E onde anda o ppl dos comentários?isto já parece um monólogo:)
O tema é sensível… Provavelmente não querem deitar lenha para a fogueira.
Com o calor que está ,não convém…
Eu ia comentar mas pensei não vou comentar, já sei o que a casa gasta.
Comenta… Até quero ver que ginástica mental se pode fazer para defender uma atitude destas… E ainda por cima, num tribunal!
Pessoalmente acho que alguem que faz uma coisa destas é um sem carater… Porque acusar os outros do que se faz é pura hipocrisia!
Você ia comentar, mas aí percebeu que qualquer defesa que fizer ao Phil vai ser algo ridículo e que todos vão ter certeza do seu fanatismo. Melhor ficar quieto mesmo, Rui.
Ao invés de comentar isso você poderia comentar os jogos que deixaram de sair no Xbox a partir do momento em que o estúdio foi adquirido pela Sony. Você disse semana passada que iria ver isso.
Livio, eu não disse isso, quem puxou dessa conversa foste tu a semana passada, eu disse que já não me lembrava de todo o teor do tema.
Mas tens o caso da psygnosis e do destrution derby 1 e 2, que saiu na saturn e depois em 1996 já dentro do controlo total da Sony já não saiu na consola rival o 2.
Depois tens de ver o contexto das compras e a magnitude das mesmas.
A zenimax custou 7000 mil milhões de dolares e mais uns trocos, equivalente a isto da parte da Sony tens apenas uma empresa chamada Bungie que tem um portfolio de jogos próprios ultra reduzido, logo nao é facil dizer à partida se futuros jogos serão ou não exclusivos, o marathon é uma ip nova e um jogo serviço, o destiny depende desta compra da activision, se passar o destiny 3 será exclusivo na minha opinião.
Todas as outras produtoras que a Sony controla eram ainda pequenas ou médias no máximo quando adquiridas são contextos diferentes.
E a minha opinião sobre este assunto é clara, quem quer ser comprado e quem paga 79000 mil milhões de dolares tem direito a fazer o que quiser com as propriedades, senão mais vale estar quieto.
Eu que exista reguladores armados em Maya no RU, tudo bem, agora no próprio pais em que o interesse que uma empresa como a Microsoft Americana seja cada vez mais competitiva para combater as emergentes chinesas como a Tencent e ter no seu próprio pais a FTC contra deixa me admirado, mas enfim eu já vi de tudo.
A Bungie não se equivale em nada à Zenimax. Primeiro porque custou apenas 2.5 biliões (o outro foi para manter o talento), e segundo porque é um estudio e não um produtor.
A tua frase sobre “outras produtoras” que a Sony controla está assim errada. A Sony não possui qualquer produtor!
E concordo que a Microsoft pode e deve fazer o que quiser com o que compra. Agora segunda essa máxima não pode é comprar nada que retire logo um camião de IPS à concorrência.
Finalmente a parte onde mostras que segues a doutrina em vez de te informares. O Destruction Derby 2 esteva previsto sair para a Saturn. Não saiu porque a THQ que o ia distribuir, abandonou o mercado da Saturn devido às fracas vendas nessa consola.
Como curiosidade, e para que se perceba do que se fala, o jogo mais vendido da Saturn, o Tomb Raider, vendeu 1/4 do que vendeu na PlayStation.
Nunca o jogo não saiu porque a Sony impedisse.
Caiu a casa do Rui
https://www.adrenaline.com.br/games/sega-fala-sobre-matar-a-sony-em-documentos-vazados-dos-anos-1990/
SEGA fala sobre “matar a Sony” em documentos vazados dos anos 1990
Ué…
Ao todo, o site obteve 272 páginas de documentos em PDF que se referem às operações da companhia japonesa durante o ano de 1996
Está sempre tudo previsto mas depois… O starfield também estava previsto sair na ps5, mas pelos vistos não vai acontecer.
O Starfield não saiu para a PS56 porque a Microsoft o cancelou… O jogo é agora da Microsoft e não de nenhum terceiro. A Microsoft, que tinha referido aos reguladores que existiam critérios, definindo-os, para que os jogos não saíssem na PS5, e reconhecendo junto dos reguladores que eles dificilmente seriam cumpridos, acabou por cancelar absolutamente todos os jogos em desenvolvimento para a PS5.
Rui, pelo vistos vais ter que olhar um pouco para a língua portuguesa pois veja:
O Juca falou dos jogos multi que a Bethesda tinha e que agora serão exclusivos do Xbox e você responde que todos os jogos das antigas devs multi que a Sony adquiriu somente saem no PS5. Sua resposta direciona o assunto a ponto de dizer que a Sony fez o mesmo.
E olhe que quando indaguei isso ainda alertei a diferença entre já existir uma franquia multi que a MS transformou em exclusiva e uma nova IP criada após a aquisição, nos casos de nova IP a MS pode fazer o que bem entender, mas naquelas que já existiam ela falou que ainda as manteria multi.
Veja os trechos abaixo:
In 1993, it became a wholly owned subsidiary of Sony Computer Entertainment (SCE) …
The British development studio Reflections Interactive began creating Destruction Derby for the PlayStation in late 1994.
Destruction Derby was published by Sega and developed by Perfect Entertainment for the Sega Saturn and it was released in August 1996.
Em 1993 a Psygnosis se tornou uma subsidiaria da Sony por completa, onde viste isso que só em 1996 a Sony teve o controle completo? Viu que a IP foi criada após a aquisição da Psygnosis pela Sony? Utilizando a mesma retórica que você deu acima, a Sony tinha a obrigação de lançar o jogo na concorrência, já que ela adquiriu a Psygnosis?? E o mais interessante, Saturn somente recebeu o jogo em 1996, 2 anos após o PS1. Não tem essa de contexto, se o estúdio custa 7000 milhões ou 1 euro o tratamento deve ser igual.
Destruction Derby 2 was released on the PlayStation in North America in November 1996, and in Europe on 18 January 1997
E aqui o PC continuou a receber o jogo.
Rui tá chateado com a Sony ter comprado é porque não teve mais Lemmings! 🙂
Estás a falar mas também fiquei aborrecido e só tinha jogado o demo na 360
Que jogos das equipas Sony saem nos rivais tirando o mlb e o marathon agora?
Não saem todos no trambolho branco?
Quanto ao DD2 se errei em datas? é possivel, falei de memória.
Os jogos criados pela Sony, saem todos nas plataformas da Sony… E não há nada contra isso, seja vindo de que empresa for!
A questão é que os jogos criados pela Bethesda estavam previstos para todas as plataformas. E quando a compra foi aceite, ela foi sob o preceito de que haviam condições, que foram especificadas, para que um jogo não saísse na PS5.
A Microsoft acabou por não cumprir com o prometido, e mesmo jogos como o flop do Redfall, acabaram exclusivos da xbox. O starfield é um do lote!
Comparar isto com os jogos da Sony é, por isso, desonesto.
Que jogos das equipes da Sony saiam anteriormente nas rivais?
Uma pesquisa rápida evita tais situações, nem sei se #ficaADica pois eu e demais já falamos tanto sobre isso e sempre insiste em tornar a vivência 100% verdadeira.
Figura demais esse cara em, não sei como a MS confia um divisão inteira a esse sujeito e por tanto tempo….
Já me parece um problema mais abrangente a nível de empresa,não só de pessoa.
Deve ser o que se chama por aqui de “baba ovo”, o tipo subalterno “capacho”. É isso ou é um filho extragonjugal do Billgates ou do Nadella, porque não consigo pensar em qualquer outra possibilidade. Talvez uma figura carismática para os fanboys radicalizados…
o papo furado do Phill funcionou com o Nadella, o tais bilhões de usuários de xcloud no celular, então é de se supor que o Nadella acha que o “phill é bom, pq me vendeu isso ai… então ele vende para qualquer um”
Uma das coisas que se soube no julgamento é que realmente a Xbox esteve para acabar… Mas não por causa do Nadella. Quem propôs foi o Phil!
E isto mostra como o Phil realmente não dá importância nenhuma à Xbox ou aos seus utilizadores, mas serve-se deles para evangelizar aquilo que lhe dá jeito.
Aqui no Brasil, esta surgindo uma nova corrente jurídica a qual o Phil poderia recorrer, é uma corrente jurídica onde a tentativa do mal feito não merece punição porque o malfeitor é incompetente e não logrou êxito. Lol
O que eu falei é a mais pura verdade, ainda bem que essa corrente jurídica, defendida por gente mau caráter, não é a jurisprudência dominante. Mas ilustra bem o modo como o Phil pensa, que o errado, é só quando os outros fazem. É tão arrogante e estúpido que se acha acima do bem e do mal, ou é burro o bastante pra nem perceber o que diz.
Ui,já existe aqui em Portugal a muitos anos…chama-se governo.
Infelizmente estou é a ver esta geração a ser mais da PlayStation, nintendo a parte,o que se torna mau,pois a Sony vai acomodar-se e é mau para os jogos e jogadores.E a xbox nem precisa de ser enterrada pela Sony pois a Microsoft está a fazer um excelente trabalho nesse aspecto.Tenham atenção que desde sempre tive Xbox ,desde a primeira , portanto não sou nenhum “sonista”.se possível tenho sempre os 3 sistemas ,nas neste caso depois de ter tido um série s não tenho vontade de ter uma série x e continuar com Xbox.
Blá Blá Blá do Phill com “falem mal, mas falem de mim”
Para ele já uma vitória… falam dele e não falam de FF16, não falem de jogos.
Se o Xbox não tem nada de bom para ser dito, xbox cria ruído nas comunicações para atrapalhar quem tem o que comunicar.
Foi a mesma coisa, aproveitando o papo de DevKit, no lançamento dos consoles… o xbox não tinha jogo e fez todo o marketing dele voltado a fazer ruído e atrapalhar o assunto de JOGOS de quem tem JOGOS… Full RDNA2, performance sustentável, “100GB” do SSD igual RAM, etc, tudo voltado a falar mal do PS5, mas de algum jeito é o Xbox que é vítima.
Xbox já vai tarde, só fez se criar uma legião de fanáticos, patrocinados e incentivados pela MS (os caixistas evangelizam), inventou on line p2p pago, inventou essas assinaturas de jogos que destroem o valor dos jogos, só faz tentar rebaixar a concorrência ao contrário do xbox melhorar.
Pelo visto, o tanto de papel que saiu… A MS já desistiu dos serviços e casuais no celular e agora quer monopolizar o mercado de video games que deve ser o último recurso deles
Parece ser mais orgulho ferido do que ação racional, a MS nem se importa e lucrar o que está gastando na activision, o importante e remover a sony do mercado e “depois a gente pensa como lucrar”
Ainda bem que o CMA e o FTC se moveram para bloquear a compra, estão cobertos de razão, só pelos valores gastos já se nota de longe que o objetivo e monopolizar o mercado… So entre os fanboys, e no topico do resetera com todos contrários banidos, que se sustenta esse delírio de “MS boazinha amiga dos gamers”
Bom, pelo menos nos video games a justiça está sendo feita a despeito do vitimismo e desonestidade da MS/xbox, Phill/Nadella (deixa a gente competir monopolizando o mercado)
e o Phiil mentiu?
A sony pega os 30% e reinveste na sua plataforma.
A MS pega o $$ da MS para investir na plataforma! 😛
Isso é só artimanha retórica, pra quando tirar as franquias consagradas também no PS ter uma pseudo justificativa. Doom exclusivo, Fallout exclusivo… Só pra isso. Já se sabe que tudo da Zenimax será exclusivo. Espero que tenham coragem e coerência e removam o Minecraft tb, assim acabam com o vitimismo.
Minecraft não removem simplesmente porque tem um contrato de obrigatoriedade que o game seja multiplataforma. Se eles irem contra isso, perdem o jogo e o Studio.
Não está em causa mentir. Está em causa o caráter! Ele aborda o que a Sony faz como se isso fosse um dos motivos pelos quais a Microsoft não consegue crescer. “Eles levam 30% e investem esse dinheiro em coisas que impedem a Xbox de crescer”.
Isto seria vitimismo em qualquer caso, mas quando se faz igual em sua casa… É hipocrisia. E falar isto em tribunal vitimizando-se é falta de caráter.
[OFF] MS
Microsoft enfrentará uma investigação antitruste da UE sobre o agrupamento do Microsoft Teams e do Office. Isso ocorre depois que Slack apresentou uma reclamação à Comissão Europeia em 2020
https://twitter.com/tomwarren/status/1675913520133865472?s=20
Vai dar só uma multinha básica! Mas a Microsoft não liga, é como rico que para o carro onde quer se souber que não há reboque… Multa ele paga porque é mixaria!
Depois que a UE não bloqueou nada dessa compra e agora com os documentos do FTC, não confio mais na comissão da UE
claramente a MS está ou estava (sem activision não vai conseguir) se movendo para monopolizar o mercado simplesmente comprando todo o conteúdo que sai no playstation para remover ele do playstation.
Esse plano da MS pra mim sabe como funcionava?
Imaginem em 2013 sempre on line, bloqueio de usados, kinect cobrando streaming por cabeça assistindo na Sala, tudo isso SEM a Sony de alternativa?
Isso que a MS quer agora, ou queria… pq já flopou o plano deles.
COD iria ser o carro chefe deles nessa estratégia…
Console sempre on line, SEM mídia física (pra que? ninguém compra e não precisa nem bloquear igual no xone) com COD ou playstation SEM cod?
Esse seria o xbox SX2 vs PS6
Agora vc começa a adicionar no lugar do “COD” várias e várias franquias thirds que MS pretendia “continuar comprando”
Na minha opinião para dominar o EUA nos consoles só precisava comprar além da Activision, a EA Sports.
Fiquei em dúvida sobre a informação do mlb. Tem alguma fonte? Pergunto porque parece um contrato muito ruim para Sony. E não vejo uma liga tão decadente com tamanho poder de barganha.
A existir fonte é da data em que o jogo foi pela primeira vez para o Gamepass. O jogo ê da MLB e a Sony apenas o faz.
A decisão de ir para o gamepass foi da MLB e não dá Sony.
Como qualquer subcontrato, a Sony recebe por o fazer, e uma percentagem pelas vendas. O acordo do Gamepass foi exclusivamente da parte da MLB. A Sony, infelizmente nem sequer tem direitos sobre o preço do jogo, pelo que nem sequer pôde deixar de o vender full price. A faze-lo teria de pagar à MLB como fez a Microsoft, o que seria caricato demais quando é a Sony que desenvolve o IP.
https://www.pushsquare.com/news/2021/04/sony_suggests_mlb_made_the_decision_to_include_mlb_the_show_21_on_xbox_game_pass
Acredito que a Sony já tenha tentado livrar-se do IP. Mas as condições contratuais não devem deixar.
Este website especula que o jogo deve terminar am 2025 ou 2026, altura em que a Sony se livra de um contrato que neste momento não lhe interessa.
https://goombastomp.com/the-show-is-over-how-much-longer-will-sonys-baseball-game-be-allowed-to-benefit-xbox/
Sinceramente quem assinou esse contrato por parte da Sony merece o prêmio de burro do ano. Um jogo de uma liga decadente, fadado a desaparecer na próxima década tem clausulas mais abusivas do que a NFL. E imagino que a Microsoft pague muito pouco pelo mesmo. A MLB quem está desesperada por marketing, visto que seu público deve morrer, literalmente, em pouco tempo.
Decadente ou não ainda é um esporte popular e salvo engano é o mais popular no Japão.
Quem da Sony assinou o contrato não imaginaria que a MLB faria isso para colocar o jogo no Gamepass.
Se a Sony está insatisfeita com o que a MLB fez a opção é cumprir o contrato e fazer ao estilo do PES e FiFa, que é trazer poucas inovações ano após ano.
Realmente é muito popular no Japão, mas o jogo não faz o mesmo sucesso. De toda forma 2 milhões de copias não me parece o suficiente para justificar os custos de produção e manter um jogo no gamepass. Para MLB é excelente, zero risco e marketing gratuito no principal mercado deles.
Japoneses e americanos gostam muito de Basebol, provavelmente quando assinaram era outra época, mas nada que bons advogados não resolvam. A Sony se quisesse, também poderia requentar o jogo e fazê-lo definhar até ser insignificante. Aí que sabe a MLB mesmo pediria a recisão.
E ele ainda é um dos jogos mais vendidos .
Dos esportes de “sangue” americano o que mais gosto nos games é o de hóquei no gelo, me divertia com um jogo que tinha no PS1 principalmente quando começava a briga!!!
Lembro de jogar hockey em consoles apenas na época do megadrive… Nunca fui lá muito de jogos de esporte, embora tenha tido meu tempo de winning eleven (pro evolution) à época do PS1, a exceção sempre foram os jogos de carro… Adorava Super Mônaco no megadrive, e o Fórmula 1 no PSX…depois isso foi transferido para os GT e NFS…
O acordo é muito antigo Hennan. E a Sony fazia-o como exclusivo.
Mas os gajos mudaram a coisa e a Sony teve de acatar.
Ou faz dessas, ou faz como a EA com o Fifa… O problema é pra negociar nomes oficiais e negociar time a time… Complica as coisas.
Não tem como fazer isso com ligas americanas.
Então é apelar e usar o Allejo… Lol
será que irão entender?
Essa piada vai morrer com o fim do pes.
Pelo que li à época, do jogo estreando no Gamepass, entendi que a Sony fez o jogo pra Xbox como forma de pagar menos royalties à MLB, e provavelmente, ou não ligou se ia pro Gamepass, ou foi pega meio de surpresa com a decisão do jogo estrear no Gamepass, que entendi ter sido uma decisão exclusiva da MLB, que deve ter negociado diretamente com o Xbox.
Claramente a Sony foi pega de surpresa. Nunca aceitariam laçar no serviço concorrente antes de sair no deles. Da mesma forma que a Microsoft coloca em seus contratos.
acho que pegaram a Sony no mesmo lá de “a MS não vai fazer COD exclusivo” que o Jim pensou logo que anunciaram a compra da ACTV.
Pq não fazia sentido achar que o objetivo da MS era monopolizar o mercado de video games, obvio… a Sony percebia a incompetência do xbox como todo mundo aqui e imaginava que eles nunca iriam queimar 80bi para tentar monopolizar um mercado que claramente todos veem que eles não tem competência para atuar.
Mas veremos, tinha caixista sonhando que “a MS agora vai jogar sério pq a Sony foi contra a compra da ACTV” então já sabe, a ordem natural é a sony ferrar a MS agora, pq tudo que fanboy do xbox fala acontece o contrário.
Isso não faz sentido. Primeiro porque a Sony não ia aceitar um seu exclusivo, produzido por uma first party, na Xbox por meros royalties.
A situação terá sido imposta perante um contrato ainda em vigência. Só isso explica a coisa.
Vcs tão tratando esse ponto em defesa da sony, que coisa bizarra.
OFF
Estão garimpando documentos dos anos 90.
Veja bem,”a Sony matou a Sega” hauhauhauhauhau.
https://www.adrenaline.com.br/games/sega-fala-sobre-matar-a-sony-em-documentos-vazados-dos-anos-1990/
O que tem piada é que, para alguns, a Sony ter comprado alguns exclusivos, matou a Sega. Mas a Microsoft andar a comprar produtores… Não tem mal nenhum.
Isto apesar de a Sega não ter tido problemas por isso, mas sim por causas próprias.
Exatamente, a Sega cometeu suicídio comercial.
Conseguiram a proeza de gastar muito para desenvolver 2 hardwares totalmente diferentes ao mesmo tempo, e fizeram isso por duas vezes seguidas.
Desse jeito não a santo que ajude.