Estará o futuro da Xbox com sérios problemas em todos os mercados?

A Xbox tem a possibilidade de entrar em 5 mercados diferentes. A questão é: Que sucesso pode esperar em cada um deles?

Atualmente a Xbox procura diversificar a sua oferta, e expandir-se a outros mercados. Mas o certo é que todos eles tem sérios desafios, e a Microsoft terá problemas em todos eles. Vamos ver quais são eles:

O mercado das consolas tradicionais

Este é o mercado onde a Xbox está à mais tempo, e encontrou aqui uma barreira intransponível chamada Playstation. A consola da Sony possui o mercado, e não parece apresentar forma de o ceder. Para além do mais a Xbox anda à duas décadas e meia a tentar transpor a Playstation, e salvo umas alturas pontuais, o certo é que nunca o conseguiu.

O mercado de gaming do PC



Este tambem não é um mercado novo para a Microsoft, igualmente recheado de falhanços ao longo da história, onde se destaca os “Games for Windows”, e o Universal Windows Platform (UWP). A sua ultima aposta, é levar a plataforma Xbox para o PC; mas diga-se que, apesar do seu sucesso, sem o Steam, uma plataforma de terceiros, que leva comissões nas vendas, a Microsoft não se consegue aguentar.

O mercado das consolas portáteis

Aqui a Microsoft deparar-se-á com um total monopólio, quase instransponível, da Nintendo, sendo que a única outra marca que conseguiu um pedaçinho deste mercado foi a Playstation. Em 45 anos, ninguem tirou a Nintendo do topo deste mercado, apesar de tanto a Sony como a Valve terem tentado, duas marcas que tem domínio no mercado das consolas e do PC, respetivamente. A realidade é que um PC portátil é uma máquina pouco capaz face ao que é o PC, sendo assim pouco interessante face a uma consola de mesa, ou uma consola Nintendo.

Mercado mobile

Com o domínio da Apple no iOS e a Samsung no Android, a Microsoft nunca conseguirá superar estes concorrentes, ficando dependente das suas regras e percentagens. Mesmo a Epic com o jogo mais popular do mundo não conseguiu, e a Samsung até tem vindo a apertar as suas regras, aproximando-se daquilo que é a Apple.

O mercado de Streaming



Este é um mercado diferente, e um mercado onde não se possa dizer que a Microsoft tem concorrentes. Mas no entanto não é um mercado sem desafios! O streaming é uma alternativa de menor qualidade e extremamente dependente de serviços de terceiros e sua qualidade. É tambem algo que não se adequa ao mercado mobile, especialmente se os jogos não forem pensados e concebidos para mobile, o que tem claro severas implicações nos restantes mercados que não procuram esses jogos. Basicamente, pelo menos num futuro próximo, este mercado será limitado e não será por aqui que a Microsoft terá o boom que tanto deseja.

Basicamente, a Microsoft tem sérias barreiras em todos os mercados. Todos eles são dominados por terceiros, todos devidamente estabelecidos e por méritos próprios, sem imposição, mas por uma questão de qualidade reconhecida. E esse é o grande problema da Microsoft pois esta quando pretende entrar num mercado quer dominar o mesmo, sem nunca chegar a conquistar os utilizadores desse mercado.



13 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hercio
Hercio
8 de Agosto de 2024 7:53

Desculpa pelo off topic
Mas tenho uma preocupação
Não sei Se algum colega tem jogado Tekken 8 na PS5
Digo isto por que tenho tido uns laggs muito intensos quando jogo, mas quando faço test connection tenho mais de 130mb tanto para download como para upload
Já fiz o restar do router mas nada melhora( inclusive já desinstalei o jogo e voltei a instalar) , as vezes faço o primeiro jogo mas no segundo recebo muitos laggs.
Não sei se Sr Mário ou outros colegas podemos me dar uma diga de como melhorar a minha conexão.
Obrigado

Andrio
Andrio
Responder a  Hercio
9 de Agosto de 2024 11:11

Problema não é do ps5. O ps5 até tem um inputlag maior que o Pc, mas esses laggs online é problema do netcode do jogo em si. Eu joguei +ou- um mês de jogo e depois dropei pq o online não é bom. E pra complementar vem muita gente no wi-fi.

Jogo de luta com melhor netcode é o street fighter 6.

Hercio
Hercio
Responder a  Andrio
9 de Agosto de 2024 12:34

Obrigado pelo feedback
Quanto a net acho que a minha conexão e boa.
Eu utilizo wi-fi (infelizmente), o router está muito longe(na porta de entrada da casa).
O estranho, é antes do 1 update sempre joguei muito bem e sem laggs. Para ser sincero os laggs vem, desaparecem, mas depois de um novo upgrade voltam a aparecer.
Mas ultimamente está mesmo muito mal.

Deto
Deto
Responder a  Hercio
9 de Agosto de 2024 16:45

esse tipo de problema é bem mais complicado resolver nos consoles, vc sequer sabe o endereço, dns ou ip, do servidor do jogo

no PC vc pingaria no servidor tanto da conexão doméstica quanto de acesso 4G do celular quando da conexão de algum amigo e assim ficaria fácil diagnosticar.

o que eu faria no teu caso é ir na casa de um amigo e conectar o PS5 na conexão de internet dele, usando cabo ethernet, para ver como fica a conexão.

Juca
Juca
Responder a  Hercio
9 de Agosto de 2024 12:39

Hercio, não há muito o que fazer, as únicas dica gerais pra esses casos são: tentar jogar com o console conectado ao router pelo cabo de rede ao invés depor wifi, e colocar o IP do console em DMZ no Router (o que vai liberar todas as portas de comunicação do console no Firewall do roteador), se não resolver ou melhorar o problema, não tem muito o que fazer, pois deve ser um problema no próprio jogo (como o Andrio disse) ou no seu provedor (distância dos servidores do jogo, instabilidades…) e é algo difícil de se resolver.

Last edited 1 mês atrás by Juca
José
José
8 de Agosto de 2024 10:05

Basicamente a Microsoft não pesca nada disto e está a olhar para os lados e a tentar perceber porque é que os baldes dos outros têm peixe e o seu está vazio.
A sua solução é usar cinco canas de pescas sem isco…

Juca
Juca
Responder a  José
8 de Agosto de 2024 11:48

Lol

Juca
Juca
8 de Agosto de 2024 11:53

O caminho da MS é o mesmo usado como estratégia americana sempre, destruir as coisas que propagandeia proteger, para depois, tirando proveito, dizer que reconstroi. Não à toa tem tentado destruir um modelo de negócios sólidos por quase uma década.

Diz-se que a nova estratégia é, pasme, online grátis para o console, e 2 modelos de console um portátil outro desk, imagina, não aprenderam nada, e não tenho fé de que irão aprender.

Last edited 1 mês atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
8 de Agosto de 2024 15:24

advinha que modelo é esse da MS?

copiar o Steamdeck… quer apostar o que que agora a MS está com medo da Valve “roubar” o mercado de Windows para jogos?

que empresa bem lixo, sempre enchendo o saco de todo mundo igual playboy mimado com dinheiro do papai dizendo “também quero”

Não é a toa a Apple disse que nem se a MS desse o Bing pra eles, eles aceitariam.

Juca
Juca
Responder a  Deto
9 de Agosto de 2024 12:41

Desejo sucesso ao Steam Deck e a outros portáteis que se aventurarem a usar SO GNU-Linux! Quanto mais gente se habituar a “Linux”, melhor pra todos.

Juca
Juca
8 de Agosto de 2024 15:02

[OFF] Usuários de PC estão podendo usar o PSVR2 sem a necessidade de adaptador, desde que, suas GPUs possuam uma entrada/saída do tipo USB-C VirtualLink.

PS: Infelizmente, não é o caso da minha GPU.

Last edited 1 mês atrás by Juca
error: Conteúdo protegido