Estão os jogos antigos a matar os jogos novos devido ao custo do hardware?

Os dados sobre fracas vendas de jogos e o crescimento do PC como plataforma, sem que no entanto haja um aumento equitativo da venda de hardware mostram uma ralidade inédita no universo dos videojogos. O custo do hardware está a matar o crescimento da industria, os novos jogos não vendem, e os Indies e jogos antigos, capazes de correr adequadamente no hardware existente, estão a tomar conta do mercado.

Os primeiros dados que referimos sobre este assunto foram publicados num artigo sobre o Tokyo Game Show, e onde relatamos que o mercado PC no japão teve um crescimento de 300%.

Ora esse crescimento não foi acompanhado de vendas de PCs, mas deveu-se isso sim, maioritariamente ao reativar de máquinas antigas e à venda de jogos Indie.

A situação despertou imediatamente alarmes, que nos fizeram pensar na realidade do mercado. O preço do hardware está incomportável, e o hardware de topo, quase indispensável hoje em dia para performances decentes, está pela hora da morte.

As consolas, essas não acompanham o PC, e mesmo essas não tiveram reduções no preço em quatro anos, sendo mesmo que a PS5 Pro tem um preço exorbitante que afasta tudo e todos da mesma.



Resumidamente, o mercado dos videojogos está caro, e isso tem levado as pessoas a procurar alternativas que tem passado pelo reativar de PCs e consolas antigas que se tem virado para os jogos que ali ainda saem, particularmente os Indie.

Ora um novo estudo apareceu agora, que corrobora esta realidade. E que refere nada mais nada menos do que o seguinte:

JOGOS COM SEIS OU MAIS ANOS, OCUPARAM MAIS DE 60% DO TEMPO DEDICADO AOS JOGOS DE 2022 ATE AO FINAL DE 2023.

 

O gráfico que se segue e que foi divulgado no âmbito desse estudo, não deixa margem para dúvidas.

Se em 2021 os jogos com mais de 6 anos ocupavam 45% do tempo de jogo, em 2023, esse valor subiu para 61%



Ora desses jogos 5 deles lançados há mais de uma década, tiveram mais tempo de jogo dedicado do que todos os jogos lançados em 2022 e 2023.. Juntos.

No global, esses jogos tiveram 25% do tempo global de jogo dedicado por todos os jogadores (17% para sermos exatos). Falamos de Fortnite, Roblox, League of Legends, Minecraft, e GTA V.

Ora não está em causa que estes jogos tem qualidade. Mas a questão é que há muitas alternativas mais recentes que só não pegam porque tem exigências de hardware superior. E isso, naturalmente, exige investimento.

Olhando novamente para o primeiro gráfico, vemos que apenas 23% do tempo está a ser dedicado a jogos com menos de 3 anos, o que inclui os novos lançamentos. É pouco, mas ainda assim é uma boa fatia!



Mas o estudo da Newzoo mostra que nem esse numero podemos considerar pois segundo eles 2/3 desse tempo estão a ser usados nos jogos de lançamentos anuais, como  COD e os jogos de desporto (FIFA, NBA, etc).

Segundo o estudo, os jogos verdadeiramente novos apenas tiveram dedicados 8% do tempo de jogo. O que implica que, mesmo aqueles que investem milhares em máquinas de topo são levados de arrasto pelo mercado, e acabam por não rentabilizar as suas máquinas, ao jogarem o mesmo que os outros.

É mau… muito mau! Mas na realidade, é ainda pior! E isto porque desse tempo, apenas 5 jogos usaram 3,5% desse tempo. Foram eles Diablo IV, Hogwarths Legacy, Baldurs Gate 3, Elden Ring e, surpresa, Starfield.

Retirando esses jogos, restam 4,5% de tempo de jogo. E é para esse valor que os mais de 14000 jogos lançados em 2023 estão a concorrer.

É uma realidade triste que seria bem diferente se o custo do hardware fosse outro. Mas apesar do Covid estar para trás, os preços não desceram… e a industria… está a sofrer!



E o que vemos são jogos a flopar uns atrás de outros, tudo porque o mercado está virado para os jogos antigos, consequência de ser lá que o grosso do mercado se encontra.



Subscreva
Notify of
guest
1 Comentário
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Trevisan
Trevisan
15 de Outubro de 2024 8:37

Jogos bugados, com crashs, cheios de DLC, caros, sem inovação, sem aquele fator de inovação gráfica. As pessoas pelo menos pegam alguns jogos que já estão todos completos, sem crashs e jogam. E o custo de tudo subiu. Jogos mais antigos tendem a ser mais baratos também.

error: Conteúdo protegido
1
0
Queríamos ouvir a tua opinião. Comenta!x