A Insomniac revelou as especificações de Spider Man para o PC… e elas são altas. Bastante altas mesmo!
A Insomiac. em conjunto com a Nixxes, revelaram as especificações de Spider Man para o PC. E a surpresa aqui não é elas serem altas… é elas serem efetivamente muito altas.
Eis a tabela, que analisaremos de seguida (Nota: Imagem externa. Por favor alertem em caso de problemas):
De todos os modos aqui presentes somente o modo 1080p 30 fps não se encontra referido.
Mas o jogo corre a 720p 30 fps, com o detalhe no mínimo num sistema bastante baixo. Um i3 com uma Geforce GTX 950 ou equivalente hardware da AMD, e com apenas 8 GB de RAM. Aqui um HDD dá conta do recado!
Se quisermos passar para 1080p 60 fps, com o detalhe em médio, já teremos de ter um processador i5 ou um Ryzen 5 1600, num sistema com 16 GB, e dotado de SSD. A gráfica, essa sobe para uma GTX 1060 com um minimo de 6 GB Vram ou uma Radeon RX 580.
Passar para 4K, mantendo os 60 fps, num nivel de qualidade equivalente ao da PS5, é algo que já exige um sistema bem potente. Algo que talvez surpreenda muita gente:
Aqui, para além dos 16 GB e do SSD, precisamos de um CPU bem jeitoso, como um i5 de 11ª Geração 11400 ou um Ryzen 5 3600. Já a gráfica, precisa de algo mais do que algo meramente jeitoso, sendo pedido uma RTX 3070 ou uma Radeon 6800 XT (Ouch!).
E é daqui para a frente que as coisas começam a doer. Porque para Ray Tracing, as especificações são ainda mais dolorosas.
Assim, para 1440p 60 fps ou 4K 30 fps (a qualidade PS5 para 30 fps com RT), mantemos os 16 GB e o SSD, mas o CPU esse sobe do i5 11400 para o i5 11600K, e na AMD do Ryzen 5 3600 para o Ryzen 7 3700X. A gráfica do lado da Nvidia mantem os requisitos na RTX 3070, mas do lado da AMD passa da 6800 XT para a 6900 XT.
Um sistema bem puxadinho… que claramente custa bem mais do que uma PS5, e para resultados equivalentes.
O último modo é exclusivo do PC… 4K 60 fps, com Ray Tracing elevado. O SSD continua a ser requisito, mas a memória passa de 16 GB para 32 GB, o processador passa para um i7 12700K, e o processador para um Ryzen 9 5900 XT. As gráficas passam do lado da Nvidia para a RTX 3080 e do da AMD para a Radeon 6950 XT.
Esta última configuração é o real ouch, ouch, ouch, uma vez que basicamente estamos a falar de um PC topo com uma configuração que representa uma ínfima percentagem do mercado PC, e que por norma nem é suportada de forma tão específica.
Será de se notar que estas especificações poderão descer com o uso de FSR ou DLSS, mas isso não é refletido aqui.
Vou chutar hoje que o cara vai rodar em 4k ultra com rt numa 3060 ti + 12400 ou 5600x utilizando dlss no modo balanceado. E a utilização da CPU vai estar abaixo de 40%. Quando vejo essas exigências bizarras de CPU, o resto da informação perde qualquer valor. Um 5600x vai rodar qualquer game em 60 fps nos próximos 10 anos ou mais.
As especificações do fabricante são dadas no sentido de garantir que o jogo corre em todas as situações nos padrões de qualidade referidos.
Com o uso de DLSS podes reduzir as exigências, mas estás a cortar na resolução real.
Quanto às exigências de CPU não sei e nem falo sem ver.
Off: Segundo analistas: Taxas de juro de 1.5% previstas para a Europa, 4% nos EUA e estouro da Economia no Brasil.
?
Aqui já estourou faz tempo. A taxa de juros do governo já está 13,25%, aqui já se acabou, só os entusiastas da desgraça do vizinho, e que esquecem da sua, não se deram conta ainda! 🤣
Ontem a moeda brasileira teve uma guinada na desvalorização justamente devido a previsão das taxas para a Europa.
Acrescenta aos juros crescentes na zona do Euro e EUA os “malabarismos” que andaram fazendo em nossa economia e temos a receita para o desastre. Dificilmente não enfrentaremos uma recessão em 2023.
E tem gente que propõe “crescimento com crédito”…
Vão tirar dinheiro da onde?
O Brasil é um lugar em que o poste mija no cachorro.
Pegaram os bancos estatais e deram crédito como se não houvesse amanhã (Quem precisa de Banco Central, se tens bancos estatais pra usar do jeito que quiser pra fazer populismo?), isso criou uma sensação de bonança por uma década, mas…
Foi distribuído crédito “sem lastro” a vontade, congelaram preços nos setores energéticos em anos eleitorais, e o resultado está aí…
Estamos desde 2014 tentando nos reerguer, e bastou uma crise sanitária pra nos mostrar o quanto estamos fragilizados política e economicamente.
Proposta de crescer com crédito, é tentar tratar um paciente envenenado com mais veneno.
Eu como microempreendedor, não tenho a menor espectativa de crescimento nos próximos anos.
E infelizmente desanimei a ponto de querer ir pra outro país, decisão essa que jamais passou pela minha cabeça.
Mas quando você vê uma eleição estilo South Park entre “o Babaca inútil vs
o Sanduíche de merda”, a vontade de fugir dessa situação só aumenta.
Joguei spider man na ps4 e depois ps5, e posso dizer que a versão ps4 era excelente mas a versão ps5 então é simplesmente maravilhosa. A ps5 custou me 500 euros e digo desde já que o PC para jogos desta envergadura nos dias de hoje principalmente não compensa. Aqui à uns anos um amigo meu que felizmente tem uma saude financeira boa e é uma pessoa bastante realista, quis me mostrar me witcher 3 a correr num PC de topo, lembro me que a gráfica era uma 2080 e lembro me da gráfica porque ele disse me o preço na altura e sei que era para cima de 1000 euros. Ora, witcher 3 corria a 1080p a 30fps na ps4, mas como todos sabemos houve uma altura que o pessoal andava sempre em confusões e guerras de resoluções e diferenças, então ele mudava a resolução para 4k e jogava um pouco, depois 2k, e assim sucessivamente, disse me ele com estas palavras “e anda me esta gente a garrear por causa de resoluções”. Só tenho pena de não ter conseguido jogar witcher 3 a 60fps pelo menos, porque de resto foi mais que suficiente para a altura e num sistema de 400 euros.
Vou acreditar que você foi ingênuo em dizer que o jogo corre em especificações e qualidades equivalentes ao PS5.
Um sistema bem puxadinho que entrega possibilidades e recursos gráficos além do PS5. No mínimo.
Dizes tu… Eu só digo o que os programadores dizem…
Uma 3070 é o que eu sempre imagine que séria necessário.
Agora é esperar os requisitos do Last of us part 1, jogo que segundo a Sony foi feito do inicio ao fim para o PS5, não era um remaster de PS4 que agora teve a versão remasterizada de PS5 portada para PC.
Curioso que em alguns foruns que o pessoal gostava tanto de pagar de “manjão” de tecnlogia falando que o PS5 equivalia a uma 2050, tá um silêncio… ninguém posta nada.
Sobre para “tudo no talo” precisar de uma 3080, bom, é um jogo de PS5… para ser PC low só se portassem a versão do PS4.
Agora tô curioso para saber qual a especificação da versão de PC de Last of Us… Talvez seja menor por não ter RT? mas tb podia ser mais, por ser um jogo “puro PS5”
A melhor parte desse port é o alex bukeke engolindo o recalque… pra quem defecava “spider watever” e “RT do spiderman é igual 2050” vai ser engraçado ele levando essa trolha reversa…
Tenho dúvidas se a comparação com o PS5 é válida, uma vez que o jogo não roda no console em resolução nativa em nenhum momento fora o modo 1080p. Todos os módos usam a injeção temporal para compor a resolução, enquanto esses números no PC são para resolução nativa. Como o PC também não tem restrição de largura de banda como o console, que precisa dividir o mesmo pool entre CPU e GPU, muitas configurações mais sutis tendem a ser mais altas. Exemplo, a melhor versão de console de RDR2, do Xbox One X, tem várias configurações equivalentes a medium e low do PC que no fim das contas nem são tão relevantes para olhos não treinados, mas estão lá. Sombras e AO geralmente estão entre essas configurações. Outro ponto importante, o RT nos consoles é bem fraco, os jogos geralmente mostram reflexos em baixíssima resolução, e até com redução de geometria. Esse deve ser outro ponto onde a configuração high deve ir bem além do PS5. Um zoom nos relfexos do Spider Man mostram gráficos bem simplórios em comparação com o resto do jogo.
Não existe mais aquele história de que um PC precisa ser 2x mais potente que um console para ter o mesmo resultado. Isso foi verdade na era do DX9 na época do 360/PS3, onde a API realmente era muito ineficiente e os consoles travaram a evolução do PC. Mas assim que o PS4/XONE chegaram ao mercado e os devs puderam usar DX11 na base do desenvolvimento, a vantagem dos consoles acabou. O hardware comum do PC já tinha a força bruta necessária para igualar e superar o console, e por mais ineficiente que o DX11 ainda fosse, ele já era muito superior ao DX9 ao qual os PCs ficaram presos por toda a vida dos consoles anteriores. Foi muito comum no início de geração ver vários cenários onde uma GTX750TI já estava igualando o PS4, quando na geração anterior o X360 iniciou superando os comparativos com o PC.
Eu não ficaria nada surpreso se os jogadores de PC conseguirem igualar as configs reais do PS5 sem RT com uma RX5700XT, e superando com a RX6700XT. A única vantagem que restou aos consoles é que as placas gráficas mais baratas tem pouca quantidade de VRAM. Motivo inclusive pelo qual a exigência mínima para God of War foi uma gráfica mais potente, por que nenhum cartão barato de potência equivalente tem 4GB de memória de vídeo.
Deve ser mentira da Nixxes, é para inflar o poder do PS5
Modo VRR a 100 FPS com RT no PS5 vc não sabia né?
É que não postam isso no Windows Club e os Youtubers líderes caixistas não falam.
Spiderman Remastered corre a 4K nativos a maior parte do tempo.
On PS5, there are three different visual presentations offer: the quality mode bumps this up to a full native 4K output most of the time though dynamic resolution scaling is in effect and it can drop to near 1512p levels in the worst case
..acho que o preço de um PC com a configuração pra bater um PS5 é que não pode ser comparado. Por mais que tenha diminuído a diferença por conta das API´s, ainda assim o console demonstra um custo benefício imbatível. Basta ver a configuração exigida pra jogar em 4K 60fps e com RT… pouquíssimas pessoas tem hardware como esse.