Era inevitável: Nintendo processou os criadores do emulador YUZU

O histórico da Nintendo neste tipo de atitudes é enorme.

O YUZU era um dos mais populares e funcionais emuladores da Nintendo Switch… Mas agora, os seus programadores foram processados por alegação que o software contorna a encriptação de software da Nintendo, e que tal é um passo para facilitar a pirataria.

Repare-se que a Nintendo não teve qualquer base legal para pegar no YUZU, o que mostra que este emulador consegue a sua emulação sem violar nenhuma propriedade intelectual da Nintendo. No entanto, há uma coisa que ele tem forçosamente de fazer, pois seria impossível funcionarem isso, que é ultrapassar a encriptação que a Nintendo coloca nos jogos.

E se algo funciona num emulador… é porque esta foi contornada!

Daí que a acusação da Nintendo cai sobre essa parte, alegando que a mesma facilita a pirataria e, consequentemente, os prejudica.



Seja como for, uma corporação como a Nintendo contra particulares ou pequenas empresas, nunca é uma luta igual, pelo que a Yuzu concordou em chegar a um acordo extra judicial perante o pagamento de 2,4 milhões de dólares em compensações.



6 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
10 de Março de 2024 7:28

Imagino que a Nintendo será ainda mais ativa na próxima geração. Uma pena, porque suas políticas de preço são completamente excludentes. Diferente do resto da indústria, jogo da Nintendo dificilmente cai de valor.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
10 de Março de 2024 11:58

Esse assunto é complexo. Concordo que o preço dos jogos, no geral é caro, mas valorizar a mão de obra e o retorno financeiro daquilo que se sabe ser bom é algo natural, e porque não dizermos, justo dentro da ótica capitalista. Acredito que o maior problema nos preços da Nintendo é falta de concorrência em produtos similares para seu público alvo. As thirdies se focaram muito nos AAAs com realismo e a Nintendo navega em águas calmas faz tempo com seus jogos de plataforma 3D, jogos de Kart e com temáticas mais aos gosto infanto juvenil. Pro resto das plataformas a busca do realismo e de jogos de matança meio que cria uma concorrência tão acirrada que ou caem os preços ou não vendem ou podem vender mal.
A Emulação tem seu valor na medida que obras antigas deixam de ser acessíveis ou que as empresas dificultam o acesso a quem já pagou por ela como videogames antigos que vão se quebrando, leitores de disco que não têm mais reparo e etc. Agora, pra videogames em atividade, é a mais pura sacanagem. E a Nintendo está certa em ir atrás.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
10 de Março de 2024 13:23

Nunca parei pra pensar nos motivos. Só não gosto da política. Ao meu ver o mercado gamer é no geral bastante acessível. Exceto a Nintendo. Uma pena que a mesma não se esforce para mudar.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
10 de Março de 2024 14:45

Acho que a falta de flexibilidade da Nintendo tem suas desvantagens, mas também suas vantagens. Mas entendo perfeitamente sua opinião, a Nintendo poderia tentar deixar seus jogos mais acessíveis financeiramente, sobretudo com o passar do tempo.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Juca
Juca
10 de Março de 2024 12:07

Pelo que eu entendi, há nas próprias instruções do Yuzu ensinando a fazer “dumping” de firmware do Switch, para se obter uma chave de desincriptação dos softwares que rodam no Switch, e isso fere o conceito de mera emulação. Obviamente que as atualizações apoiadas por financiamento a novos jogos refletiam a simples intenção de se lucrar com pirataria, falseada pelas “boas intenções” de permitir liberdade de onde jogar e etc, fingindo-se ser sem fins lucrativos.

O acordo conseguido pela Nintendo é muito mais educativo (pros outros) que compensatório (pra ela, pois o prejuízo dela com a pirataria deve ser bem maior), é mera demonstração de que vai atrás de qualquer um, embora ela saiba que é impossível acabar com tudo. É como uma polícia ostensiva, estando sempre patrulhando para marcar presença tentando inibir o crime, embora saibamos que esse nunca acaba.

Last edited 7 meses atrás by Juca
José Galvão
José Galvão
13 de Março de 2024 9:52

Eu acho que o grande problema do emulador foi que, é um emulador de uma plataforma ativa no mercado, e pior ainda, tinha features atrás de uma paywall, não é por acaso que arranjaram mais de 2 milhões para pagar a indemnização.

error: Conteúdo protegido