Basicamente a EPIC implementou situações que levavam a que as pessoas comprassem itens ao engano.
245 milhões de dólares! Este foi o valor da multa, acompanhada de ordem de tribunal para a correção da situação, que foi aplicada à Epic Games.
O motivo? Práticas enganosas que levavam as pessoas a efetuarem compras sem quererem.
De acordo com as informações existentes, a Federal Trade Commission (FTC) processou a EPIC por esta permitir praticas enganosas nos seus jogos que levam os jogadores a comprarem conteúdos em Fortnite. Basicamente a Epic foi acusada de usar padrões obscuros para levar os utilizadores a acreditar que precisavam de algo, e levando-os a comprar o mesmo.
Mais ainda, a EPIC, ao bom estilo da Microsoft com as atualizações do Windows, configurou os botões de forma a serem contra-intuitivos, inconsistentes e enganosos. E tal leva os utilizadores a acabarem na loja do jogo, levando-os a acreditar terem de adquirir as coisas.
A piorar a coisa, a compra pode ser feita através de um único clique sem que haja aviso ou indicação ao utilizador de que está a efetuar uma compra.
FTC finalizes order requiring Fortnite maker Epic Games to pay $245 million for tricking users into making unwanted charges. FTC will use the money to provide refunds to consumers: https://t.co/Mp7JJyRk7y
— FTC (@FTC) March 14, 2023
Devido a tal, a FTC mostrou terem havido utilizadores que compraram itens dos quais não precisavam, sendo que o pior é que esta situação, como está montada, permite que menores realizem compras sem necessidade de consentimento dos pais.
E segundo a FTC acusa a EPIC de tentar bloquear as contas de diversos utilizadores que, de forma legal, contestaram as compras.
O valor da multa será usado para re-embolsar os queixosos.
Falando em práticas enganosas… Off topic: Já começaram a tirar o doce…https://www.gamevicio.com/noticias/2023/03/microsoft-confirma-o-fim-da-promocao-do-xbox-game-pass-por-r-5/
Pá… Mas alguém tinha dúvidas…
E se isto pega, esqueçam os 10 euros mês.
O serviço tem de começar a ser rentável e não a perder receita. Ou achas que a Microsoft vai gastar 75 bilhões para ter menos receita com o Gamepass do que tinha com as vendas?
Mário, pior que muitos duvidavam disso, msm que fosse óbvio. Não sei aí em Portugal, mas aqui no Brasil, há muita gente que chama a MS de Mamãesoft. Rs
Exatamente mamãesoft, escuto isso direto. Fora que a ms tem aquele programa de pontos lá que o cara pode trocar por gifts card e o pessoal acaba comprando card de Gp. A ms te paga pra jogar no Xbox. xD
Agora quero ver se ela cortar tudo isso como esses vão se comportar
Uma hora irá cortar provavelmente.
Nem precisa cortar, basta aumentar o valor pro cara passar 6 meses clicando no bing pra fazer ponto pra comprar 1 mês, que os manés ainda terão de pagar o resto do ano e vão passar o ano fazendo pesquisa no bing, que logo estará com anúncios até a tampa! 😂
Bem pontuado. Só em diminuir o retorno já mudaria o cenario.
Mas Mário, quem sempre defendeu Gamepass já fez o rolo pra estar assinado por 10 anos e estão pouco se lixando para os outros, o importante é eles terem jogos “de grátis”, é CoD garantido por um bom tempo. Agora, se o negócio não vingar com o CoD é ligeiro voltam aos 5 reais! 😂
Ainda não estão confirmados os termos do negócio da Activision, mas a regulação vai existir e segundo o que se sabe, a Microsoft tem de oferecer paridade a terceiros, pelo que o COD no Gamepass parece pouco provável.
Essa questão da paridade é obscura, Mário. A MS pode simplesmente alegar que ofereceu para a Sony ter o Gamepass na sua plataforma (que é onde a MS sempre quis chegar) e que os clientes dela teriam acesso a CoD no PS pelo mesmo valor que teriam no Xbox, mas que a Sony intransigentemente não aceitou. Logo, só confia nesses papos quem não conhece criatividade de malandro pra deturpar as coisas, ou as pessoas de muito boa fé que acham que o malandro dessa vez vai agir com honestidade, pois está regenerado.
Dito isso, espero que venham multas gordas, mas depois do negócio feito, é hora de dar tchau… Pra rico, paga-se a multa, mas continua-se a fazer o que querem!
Bem, é no que a CMA aparentemente se meteu… E vai ter de verificar!
A questão é que o negócio uma vez feito, o máximo que acontecem são multas, não há reversão ou proibição de operação. E dinheiro pra “errar” a MS já demonstrou que tem!
Mas com esta medida vai haver uma enorme queda do número de assinantes, oh se vai.
Tomara que fique 100 euros por mês.
O serviço irá aumentar e aumentar e aumentar… Mas há àqueles que acreditam em jantares gratuitos, ainda mais vindo de empresa.
Agora com cod no gamepass a ms vai pintar e bordar.
Ou matar o serviço de vez
Não morre não, Edson, ela tem dinheiro pra manter isso por muito tempo, resta saber se os acionistas os vão cobrar em resultado, pois foram quase 100bi pra divisão xbox nos últimos anos que poderiam estar a ser distribuidos aos acionistascomo dividendos, e isso precisa dar retorno.
Tomara que criem tiers, pra indies sendo o preço atual, pra games AA e AAA da MS outro valor, e pra CoD e o AAAA da Initiative outro valor. Aumentando 70 dólares a cada tier, pra galerinha entender que paga, e pelo que não quer junto! 😂
A tendência é que aos poucos todos os jogos virem jogos como serviços com extras a serem pagos in-games, será uma playstore onde você já paga só pra acessar jogos free-to-play e depois paga pra um pay-to-win por uma “arminha com bug” que te dá vantagem sobre quem não paga, ou mesmo por querer comprar seasons pra poder acompanhar a galerinha em novos mapas e cenários, e pra ter roupinhas descoladas ou fantasias de personagens favoritos… É tudo meio tão óbvio, mas muita gente só acredita se ver o fato, fingem que não será nada disso!
Vix… Vai ter petição de “anti-consumidor” também?
rsrsrs
Aí é só pra Sony e a Nintendo que são malvadonas! 😂
Esse tipo de jogo deveria ser banido. É o câncer da indústria dos games.
As crianças estão todas viciadas nisso! Roblox é outra praga!
OFF:
Consegui uma maneira de tentar calcular, através de software, a resolução de input dos jogos antes de ela ser transformada para a resolução de saída da HDMI ( contagem de pixels) . Utilizei as fotos dos vídeos de Análises da VG Tech para testes.
Acredito que encontrei valores bem próximos. Vejam os resultados abaixo.
Com esses dados eu estou planejando fazer um vídeo que apresente a análise de FPS e Frametime juntamente com a resolução medida. O dado da resolução será inserido após a análise da ferramenta de FPS.
Para a ferramenta de análise de FPS utilizarei o TRDROP ( sim , eu sei que ele não é 100% preciso mas é o melhor free que encontrei).
Só que para isso, precisarei de vídeos de capturas do jogos em 4K – 60 FPS uncompressed ( lossless).
Eu não tenho placa de captura.
Por isso pergunto: Alguém teria uma placa de captura que poderia me enviar o vídeo para eu fazer as medições?
Acho que seria um projeto interessante, já até pesquisei qual software usar para capturar.
PS: Não tomem as medições muito a sério. Elas mais erram que acertam, terei que fazer umas estimativas e tratamento de dados para chegar a um valor razoável.
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The Witcher New Gen Version – Patch 4.01
PS5 – 3200 x 1800 e 1920 x 1080
XSX – 3200 x 1800 e 1920 x 1080
Comentários da VG Tech:
On version 4.01 both consoles are still targeting 3200×1800 via FSR 2 and use a dynamic resolution with the lowest internal resolution found on both consoles still being 1920×1080.
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Returnal
PS5 – 2880 x 1620
Comentários da VG Tech:
PS5 renders at a native resolution of 1920×1080 and uses temporal upsampling to reconstruct a 2880×1620 resolution.
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Stray
PS5 – 2300 x 1300 e 3700 x 2080
Comentários da VG Tech:
PS5 uses a dynamic resolution with the highest native resolution found being 3840×2160 and the lowest resolution found being approximately 2304×1296.
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Uncharted 4 Remastered – ps5
30 FPS – 3620 x 2040
60 FPS – 2560 x 1444
120 FPS – 1800 x 1012
Comentários da VG Tech :
PS5 in the 30fps Fidelity Mode renders at a native resolution of 3840×2160.
PS5 in the 60fps Performance Mode renders at a native resolution of 2560×1440.
PS5 in the 120fps Performance+ Mode renders at a native resolution of 1920×1080.
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SIFU
PS5 – 3500 x 1970
Comentários da VG Tech:
The only resolution found on PS5 was 3840×2160.
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Metro Exodus
PS5 – 2561 x 1440 (Volga)
XSX – 2832 x 1600 (Volga)
XSS – 1689 x 907 e 1056 x 592
Comentários da VG Tech:
Volga Level Opening Train Scene – PS5: 2560×1440, Series X: 2844×1600
Xbox Series S uses a dynamic resolution with the highest native resolution found being approximately 1621×912 and the lowest resolution found being approximately 1056×594.
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RE4 Remake
PS5 – FPS – 3434 x 1931
PS5 – RES – 3740 x 2100
XSX – FPS – 3212 x 1807
XSX – RES – 3740 x 2100
XSS – FPS – 1920 x 1080
XSS – RES – 2560 x 1440
Comentários da VG Tech:
PS5 in Prioritise Frame Rate Mode renders at a resolution of approximately 3435×1932.
Xbox Series X in Prioritise Frame Rate Mode renders at a resolution of approximately 3214×1808.
PS5 and Xbox Series X in Prioritise Resolution Mode render at a resolution of 3840×2160.
Xbox Series S in Prioritise Frame Rate Mode renders at a resolution of 1920×1080.
Xbox Series S in Prioritise Resolution Mode renders at a resolution of 2560×1440.
Super interessante. Alguem capaz de ajudar aqui o titio? 😉
Hehehe.
Acho que vou ter que arrumar um Pc…
Cara, que trabalhão hein!
Resultados interessantes
Interessante, bem próximo mesmo! Infelizmente também não tenho placa de captura, e nem os 3 consoles, que poderia ajudar num processo comparativo. Mas parabéns pelo processo, parece estar no rumo certo.
Valeu. Vou tentar ver se consigo uma placa.
Off Topic_ E provavelmente os homens colocarão mais hardwares ainda: https://www.gamevicio.com/noticias/2023/03/xbox-faz-teaser-de-novo-hardware-durante-a-gdc/
A propaganda é a alma do negócio, então é sempre interessante para a empresa manter um Hipe com a marca, mesmo que não tenham nada de muito concreto. Pela situação do Xbox series S penso que se for um novo hardware por agora seria algo relativo a Cloud Game (em reforço a grande aposta que é o Gamepass).
Para Streaming não vejo sentido, porque já cancelaram até um projeto, e depois, porque basta um app pra fazer isso em qualquer dispositivo… Mas da MS pode-se esperar qualquer coisa, são os criadores do DirectX! 😂
Pode não ser nada! A Microsoft teria muito desagrado dos utilizadores da S caso eles fossem forçados a ir para streaming.
Mas pá… é a Microsoft. O utilizador pouco interessa face à receita!
Rapah… Esse povo que faz essas bondades improváveis, os Robin Woods de games parece que não falham uma… Quando se vêem a apontar o dedo pro outro a reclamar de prática anticonsumidor por parte do outro, pode ir atrás que normalmente eles é que estão a fazer… Não me levem a mal, a Epic tem grande importância na indústria pela sua Engine acessível mas essa de “dar” jogos pra fazer frente à Steam tem de se bancar de algum lugar, então, vamos tirar dinheiro de quem compra e gasta com jogos pra dar jogos pra aqueles que não comprar jogos ou só os compram em promoções com preço de mixaria por que isso é que é melhor pra indústria… Uma verdadeira piada! E aí, é multa pouca!
OFF
Visão interessante da Digital Foundry sobre o futuro de Ray Tracing.
https://twitter.com/CarlosEduardoCD/status/1640389917787267072?s=20
Nem tenho dúvidas de que estão certos, mas enquanto precisar haver modo 60 com gente a reclamar de resolução baixa, vai ser difícil… O negócio precisa deixar pra trás a fluidez por agora, ou aceitar jogos 1080p@60 pra RT ou 1440p@30, óbvio com reconstrução pra 4k possível. Se bem que vem FSR 3 aí pra multiplicar frames, e ao menos pra singleplayer dê pra enganar os olhos “com fraps” mais exigentes.
Não consigo ver isto… Que raio?
Pede-me para remover o two factor authentication, mas eu não estou logado.
Está no DF Direct de hoje : https://www.youtube.com/watch?v=7PGov9Zn-u8
A partir dos 5 minutos e 49 segundos. O exemplo do DX11 citado pelo Rich parece complementar bem o raciocínio.
Eu lamento, mas discordo completamente do que ele refere.
Sim, o que ele refere é verdade, quando o DX11 apareceu ele resolveu os problemas da tesselização.
Mas o que ele esquece é que a Tesselização já estava presente desde o DirectX 9.0
Aliás o formato de Tesselização que se tornou depois um standard com o DirectX 9.0 e que viu o Boom com o DirectX 11 foi a quarta implementação para algo do género. Antes tínhamos tido o TrueForm da ATI, o Displacement Mapping da Matrox Parhelia e os RT-Patches da NVIDIA.
Todas estas situações implementaram Tesselização, mas falharam, e foram precisas melhorias severas no hardware para que a coisa se tornasse um standard. Mesmo o formato final sofreu alterações do DirectX 9 para o 10 e para o 11 a nível do suporte hardware.
E nesse sentido, ele ignorar isso nesta comparação com o RT não faz sentido.
Por exemplo, no DX 9.0 tu não tinhas controle sobre onde os vértices adicionais eram colocados. E nesse sentido, para conseguires o efeito desejado andavas ali a duplicar vértices sem sentido e sem garantias.
A piorar a coisa, o acréscimo de vértices excessivo colocados de forma Linear e em reta entre os pontos originais davam formas interpoladas a situações intermédias que criavam efeitos de formas indesejáveis, por vezes retilíneos e chatos sem relevos onde deveriam.
A solução da NVIDIA tentou resolver isso com superfícies de Bezier usando um Patch biquadrático que permitia rasterização directa e permitindo a criação de curvas.
E isto acabou por ser parte da solução, mas apenas quando isso foi implementado diretamente no hardware.
Resumidamente, a Tesselização teve de crescer até se tornar um standard sem problemas. O DX 11 calhou de ser o passo final nesse sentido.
Mas o RT ainda sofre com problemas de performance, pelo que eu não teria a certeza que iremos ver a solução para o seu uso e o seu uso generalizado nesta geração. Até porque isso implicaria muito certamente dizer adeus a eventuais resoluções nativas altas.
Talvez a analogia do Rich irá se completar quando futuras gerações de VGAs com Ray Tracing conseguirem suportar tais efeitos, sem serem tão caras computacionalmente como é atualmente.
Eu não olhei com detalhes, mas parece que o Mark Cerny lançou patentes nesse sentido.
Então é um falso silogismo. Tendo em vista que a questão da tesselização dependeu também bastante da evolução dos hardwares, logo, pra que se tenha o mesmo com RT a virar um padrão serão necessárias gerações de evolução de software e hardware assim como no tesselation, e o momento atual do RT está longe de ser o momento equivalente ao tesselation no DX11.
[OFF] Novos sistema de diálogos pra NPCs vem por aí… Spiderman 2 parece que vai estrear um e a Ubisoft está lançando um sistema de IA pra diálogos de NPCs também…
https://www.dualshockers.com/marvels-spider-man-2-and-wolverine-feature-new-dialogue-technology/
https://www.thegamer.com/ubisoft-ai-tool-npc-dialogue/
Será que vai chegar o momento em que a voz do protagonista será a do próprio jogador a interagir com os NPCs?!?!
[OFF] Depois que as vendas de GPU despencam é mole falar isso! Hipocrisia em alto grau!
https://www.eurogamer.pt/criptomoedas-nao-trazem-nada-de-util-para-a-sociedade-diz-a-nvidia
Será que vão fazer os Chatbots darem golpe pelo zapzap agora? 😬
[OFF2] Um pouco mais de hipocrisia agora na terra da liberdade e da livre concorrência…
https://www.polygon.com/23653413/tiktok-ban-why-ceo-shou-zi-chew-explained
Fala a senhora da razão que deve esta chorando horrores por não está vendendo suas placas para os mineradores, assim a força baixar os preços da placa sem mineração.
Precisamos do Ben Mendes na cola desses anjinhos!
Sobre o Tikteko prefiro me abster de comentar, porque tenho zero conhecimento dessa plataforma.
Tik tok é uma porcaria, mas minha crítica fica porque eles enchem os demais países com essas redes porcarias aí quando uma de fora faz sucesso por lá eles acham ruim, inventam que é espionagem e etc…
https://www.ign.com/articles/former-playground-games-studio-head-gavin-raeburn-forms-new-studio
O esperado…
E vamos ver isso ser recorrente em um futuro mais próximo
Tomara que saiam jogos legais daí, o histórico de trabalho é bom!
OFF
Em tempo, a análise do NXGamer de Resident Evil 4 (https://youtu.be/JeWIQyiGK9k) confirma o que foi dito aqui no PCmanias, que o PS5 tem pior qualidade de imagem principalmente no modo de resolução devido ao filtro de sharpening (aos 2 minutos do vídeo), bem como efeitos de shimmering em áreas escuras (parece que já identificados pela Capcom, e que serão corrigidos). O NXGamer também destaca que nesse modo de resolução o PS5 possui média de 15% a mais de fps que o Xbox Series X, logo presumo que existe margem para consertar tais defeitos.
Já no modo de performance, o Michael diz que os problemas com anti-aliasing não produzem uma diferença tão notória de imagem entre as duas plataformas, mas eles ainda sim existem. E destacou que o PS5 possui maior resolução, com 1944p vs 1836p no Xbox Series X. Em termos de fps, destacou que ambas versões estão próximas.
Aqui cabe uma reflexão interessante. VGTech e NXgamer destacaram que havia problema com o filtro de sharpening no PS5. A Digital Foundry não foi tão detalhista, mas pelo menos deixou claro que o anti aliasing no PS5 estava inferior (o que é verdade). Mas os três foram unânimes em dizer que a resolução do PS5 estava maior. Já o El Analista de Bits e uma tal ferramenta de inteligência artificial de um canal brasileiro não falaram nada sobre os problemas de anti aliasing e se limitaram a dizer que a resolução está maior no Xbox.
Bom, fica de reflexão.
Essa inteligência artificial do DG só funciona para o Medeiros!
Interessante, o AA, pode, por vezes consumir muito e resultar numa imagem menos serrilhada talvez possa justificar parcialmente menor “qualidade de imagem” no PS apesar de ter maior contagem de pixels ou performance, resta saber se depois de corrigidos os problemas com os filtros de sharpening, de lente e aberração cromática as imagens ficarão mais equivalentes mantendo-se as performances atuais.
Na minha análise por software, a resolução do Ps5 está mais alta no modo performance.
Se é que minha análise vale alguma coisa hehehe 😀
Claro que vale… Pelo menos para nós. E com tanta disparidade, errares nem é sequer anormal.
Isto não me surpreende pois o filtro de sharpening estava visível na imagem do VGTech. O Tio Hildo tinha confirmado as resoluções, e eu também as medi e sem ter tido tanto cuidado na precisão, pude confirmar de forma simples e clara que a resolução da PS5 era superior. E isso faz-se facilmente ao numa mesma zona e para o mesmo número de pixels contar o número de escadas do aliasing em cada versão.
Mário, mas como funciona essa contagem quando um checkboarding está envolvido? Como determinam a resolução nativa original que dá um resultado em checkboarding pra contar pixels? Tens algum artigo que possa recomendar sobre o assunto, mesmo que não sejas de tua autoria? Só por curiosidade minha mesmo.
A metodologia é sempre a mesma. Mas a reconstrução pode falsear impedindo a amostra de ser a ideal. Mas consegues contar sempre, é uma questão de procurar boas amostras.
Com tantos ‘offs’ no dia de hoje não posso deixar de apresentar o meu. OFF- Brasileiros vocês sabiam que a verdadeira capital de Portugal não é Lisboa e sim a cidade de Coimbra. Que surpresa!
Não sabia, Júlio, nós brasileiros somos mal informados… Mas ó o Wikipédia nos ensina errado, diz que Coimbra foi a capital de Portugal, antes de Lisboa… Isso é alguma treta interna cultural daí de Portugal? 🙂
“…foi a capital de Portugal antes de Lisboa, até 1255…”
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coimbra
O Wikipedia é uma fonte de informação aberta que por vezes diz muita asneira por ter informação incompleta.
Aliás sem o contexto todo, então poderiamos dizer que ainda hoje a capital de Portugal é Coimbra.
Basicamente Portugal teve o seu nome devido à cidade no Porto. A Cidade do Porto e de Gaia, antigamente chamada de Cale criaram o maior entreposto comercial da zona conhecido como Portus Cale. Mas a cidade berço foi Guimarães. Foi dali que D. Afonso Henriques partiu para as conquistas aos mouros definindo o território de Portugal.
Coimbra foi uma das cidades conquistadas, e tornou-se uma das cidades mais importantes do país devido à sua universidade. E tornou-se em 1125 oficialmente capital do reino de Portugal. Até 1225 isso manteve-se tendo Coimbra sido um grande entreposto comercial e fundamental na conquista do resto do país. A corte esteve inclusive aí instalada até 1225, altura em que se mudou para Lisboa.
E apesar de Lisboa ser a nossa capital atual, oficialmente nunca se mudou o estatuto oficial de Coimbra, pelo que no fundo se Lisboa é na prática a nossa capital, Coimbra ainda consta dos documentos da época, que nunca foram alterados, como a capital do país.
Compreendido, Mário, então politicamente seria Lisboa, mas Legalmente ainda pode ser considerada Coimbra, pela relevância histórica e por ainda existirem documentos legais que embasem essa corrente de pensamento? É isso? É que no Brasil o sistema de legal funciona de forma que uma Lei nova sobreponha a validade da antiga ao tratar de um mesmo assunto (revoga a anterior que seja contrária quando aborda o mesmo assunto, sem precisar citar isso), logo, pra cá, se hovesse uma lei que dizendo que a nova capital seria, por exemplo, São Paulo, todas as leis anteriores sobre isso perderiam validade legal e se tornariam apenas conteúdo histórico. Mas imagino que o sistema Legal Português, seja diferente, como é o da Inglaterra.
Coimbra é efetivamente capital no papel… Mas apenas porque os papeis nunca foram alterados.
Mas ninguém reconhece isso, sabendo que se trata apenas de uma questão burocrática… Lisboa é a nossa capital!