Basicamente a Apple vende os telefones com elevado lucro, e a Google obtém royalties de terceiros, sendo que os seus telefones também são vendidos com lucros. Já a Microsoft, Nintendo e Sony vendem as consolas com prejuizo, pelo que precisam das receitas das vendas de jogos para poderem contrabalançar os custos.
A Google está em tribunal com a Apple a Google acusando a Google de cobrar taxas demasiadamente elevadas de 30% por todas as vendas e transações efetuadas nas suas lojas. No caso da Apple a coisa vai mais longe pois a Apple não permite lojas de aplicativos de terceiros.
Mas porque motivo a Epic não meteu a Nintendo, Microsoft e Sony ao barulho? Afinal estas também tem as suas lojas fechadas e cobram igualmente 30% de margem. A explicação foi dada durante o julgamento do júri Epic vs Google em San Francisco na passada sexta-feira, onde o diretor financeiro da Epic, Randy Gelber, explicou o motivo porque apenas colocou como alvo os detentores de plataformas móveis.
Basicamente o que este refere é que a estrutura de custos nas consolas e nos smartphones é completamente diferente. Não só estas empresas possuem redes internas próprias que oferecem maior qualidade, como as consolas são, por norma, vendidas com prejuízo. Nesse sentido a taxa de 30% é necessária para cobrir essas perdas, sob pena de os custos das mesmas terem de subir para valores que afastariam os clientes.
Estas empresas tem ainda toda uma rede de apoio ao cliente para onde estes ligam quando tem problemas, sejam os jogos que estão a ser executados na consola da marca, ou de terceiros.
No caso dos jogos de smartphone, a dimensão e complexidade dos mesmos é claramente menor, pelo que os 30% acabam por ser uma taxa elevada. Mais ainda, no que toca ao atendimento aos clientes, estes não ligam para a Google ou para a Apple, mas sim para o criador do software.
Finalmente, a Epic refere ainda que os smartphones são vendidos com margens de lucro altíssimas, não sendo assim subsidiados como as consolas.
Excelentes argumentos, com uma perspectiva que certamente quem meteu a Sony em tribunal alegando que os 30% de margem eram altos demais negligenciou.
Epic é o tempo todo jogando o barro na parede.
Pior que isso é verdade e eu concordo com ele apesar de achar que eles não processam Sony e/ou Nintendo e/ou MS pq no outro dia as três tiram eles da Store e eles vão a falência já que a maioria do faturamento deles é nos três consoles.
De qualquer jeito frente ao que Nintendo e Sony oferecem, a apple e google ganham muito dinheiro com a lojinha deles.
Será Deto?!?! O que vejo de criança e adolescente jogando esses f2p em celular e comprando cosmético a preço de jogo inteiro, não tá no gibi… Tenho uma sobrinha que já gastou bem uns 1000 reais (valor de 3 jogos ao menos) só no roblox no celular… Pra família toda ela sempre pedia de presente créditos de Roblox… Conheço outros 3 viciados em Fortinite ou Roblox que jogam em telefone móvel tb.
A malta jovem não quer saber de Spider Mans ou de Starfields.
Quer Roblox e Fortnite, pelo que como prendas de natal querem é crédito em loja para comprarem addons.
É uma mudança radical de paradigma que até considero preocupante pelo consumismo desmedido em algo que na prática é… Zero.
Pode ser que os filhos de pais que nunca jogaram nada na vida joguem esses F2P
Os filhos de pais que jogam God of War ou Starfield estão jogando nos vídeo games também.
Esse é meu palpite sobre essa onda de crianças jogando f2p no celular.
Não estão… A camada mais jovem está toda vidrada neste tipo de jogos.
Isto vai ter repercussão daqui a uns anos pois eles são o futuro.
Tenho impressão que isso muda, basta lembrar que viemos de enduro, river raid, megamania e tantos outros jogos repetitivos ao extremo…
Não sei, Deto, o pai dessa minha sobrinha tem Switch e PS5, e até vejo ela jogar ou comentar sobre Mario Kart e Zelda, mas PS5 acredito que ela só joga quando vem pra cá pra minha casa, mesmo assim, costuma ser o Roblox, ou algo de VR como músicas da Billie Eilish no Beat Saber… Sei que ela joga muito é um joguinho de fazer pizza e o roblox no celular, isso quanto não quer que joguemos com ela um tal de gartic ou codename… Lol
Essa geração gosta desses jogos fuleiras non sense e toscos… Mas pode ser a idade, sei lá… Também jogávamos atari e nintendinho e repetição era meio que uma regra… Lógico, estou falando do meu micro mundo, mas quando converso com amigos e conhecidos, os filhos estão mais ou menos na mesma, até os desenhos que gostam são parecidos como a tal Lady bug…
Os maiores (quase adultos) não, já gostam de jogos mais elaborados e jogam em PC, Switch e PS.
Não é bem assim não viu. Meu sobrinho de 12 estar aqui em casa durante essa semana e eu coloquei ele pra jogar spider 2. Brincado com ele eu disse q spider 2 é melhor que os joguinhos de celular e que ele jogar e ele disse que não kkkk
Os joguinho de celular e cod são bem melhores segundo ele.
É uma geracao totalmente diferente da nossa e de fato tenho minhas dúvidas até quando vídeo game da forma como gostamos vão durar.
Off sobre insomniac. Parece que uma build de spider 2 para Pc foi vazada também. Cara o jogo mal saiu e já tinha uma build pra Pc? Sony, Sony…
Pois é… como é que o pessoal da Insomniac me faz um jogo de PS que precisa de devkit pra rodar rodando num PC? Se uma First Party faz jogo de PC pra depois portar para DevKit de PS5 as coisas ficam complicadas…
Eu também fiquei surpreendido. Mas acredito que os jogos são feitos no PC por simplicidade. E só depois portados para a consola, e optimizados para o hardware.
Funciona… Mas não creio ser a melhor optimização possível pois essa é a metodologia das thirds.
Todo o esqueleto do jogo é feito no PC até os first. É onde é trabalhado a engine e a modelagem 3D dos elementos, físicas de combate e ambiente. Depois isso é migrado para os devkits para otimização e polimento específicos do console.
Quem imaginou que os jogos eram inteiramente feitos no Devkit e depois migrados para o PC foi de base.
Na realidade é mais fácil depois do jogo pronto de virar ele para o PC que qualquer outra coisa, e a um baixo custo, especialmente depois da geração One/PS4 onde veio a implementação da arquitetura X86.
Não sei não heim…
Até hoje não saiu um port de Bloodborne.
Days Gone, GOW 2018 e Horizon Zero Down, foram ports problemáticos e difíceis.
Se fossem todos feitos no PC e portados pro devkit, os ports pra PC já teriam saído redondos no Day One. E todo mundo sabe que não foi esse o caso.
Essa “facilidade toda” de portar jogos de PS5 para PC, veio com jogos em que o desenvolvimento começou na era Jim Ryan como CEO.
Demons Souls e Ghost of Tsushima por exemplo, nem data pra Port tem, Tlous 2 teve um port bem demorado, mas em contra partida Tlous part I saiu praticamente pronto pra PC.
Agora já no caso do Xbox a parada é diferente, o devkit deles desde do One
já era multiplataforma, e sem contar que já usam Direct X nativamente.
Não, todo esqueleto do jogo é feito com o devkit do console. Ou vc acha que existe devkit por qual motivo? A prova maior disso é R&C, onde vc precisa de uma 3080 pra equiparar em QI e em transições nem o direct storage acompanha. Sim, é feito no PC com um devkit, se não fosse o devkit, por qual raios os ports dos jogos pra PC saem problemáticos muitas vezes? E por qual raios uma third, como a Rockstar não lança o GTA6 day one no PC? Só por otimização? Mas como? P jogo não foi inteiramente desenvolvido num PC, não é mais fácil?
So Microsoft just allocated a bunch of chips to the cloud during Covid instead of consumers, then when supply loosened people went with their preferred choice (Sony).
https://www.neogaf.com/threads/ampere-analysis-in-2023-ps5-sold-22-5m-units-this-year-65-yoy-xbox-series-7-6m-15-yoy-and-switch-16-4m-18-yoy-ww.1665193/#post-268757006
Não sei se é verdade, mas é engraçado se for isso mesmo… Pq o Phill andava a um tempo falando que Sony e Nintendo estão “out of touch”
Que os competidores eram Amazon e Google (dessas quem talvez seja mesmo é a Apple)
Lembrando também do e-mail do phill arrotando que a Nintendo não via que “o futuro dela é não ter um hardware próprio”
Nintendo ai explodindo de ganhar dinheiro vendendo jogo com orçamento de AA faturando como AAAA, lucrando vendendo console com “hardware sucata” a preço de lançamento…
É engraçado e ao mesmo tempo combina com a total falta de visão dos engravatados da MS em todos os mercados que eles atuam que não sejam sentados em cima de monopolios… basicamente pq com monopolio não precisa ter visão
Olhando para o passado podemos ver vários produtos em que a Microsoft foi pioneira. E todos flops.
Isto porque a Microsoft sempre os introduziu não quando o mercado os queria, mas quando eles acharam que o deveriam impingir.
Me chamam de fanboy de PS por odiar a MS. Sim, eu acho a MS um câncer em qualquer negócio que se mete. Eles sempre visaram o maior lucro com o menor esforço possível.
Essa ideia e imagem existe em mais pessoas do que julgas. E aumentou tremendamente quando a Microsoft acabou com o beta testers do Windows e passou a fazer simulações em máquinas virtuais das atualizações do Windows.
A consequência é que atualmente cada nova atualização traz problemas novos, às vezes piores do que os que ia corrigir.